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Afa Mito QV - Turbo partido?

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    Afa Mito QV - Turbo partido?

    Boas pessoal! Precisava de uma ajuda da vossa parte para tentar entender o que me aconteceu.
    Ontem por volta das 5 da tarde ia a caminho de casa e ouvi um barulho estranho, tipo algo a rebentar, seguido de mais uns sons que parecia que arrastava algo por debaixo do carro. Intrigado, olhei pelo retrovisor, pois não tinha dado conta que tivesse passado por cima de qualquer coisa.

    Continuei viagem e, a dada altura, como senti que parecia que algo de vez em quando fazia barulho (parecia uma lata ou algo no género) abri as janelas e senti que o motor estava a fazer um barulho estranho: cada vez que acelarava, a subida das rotações era acompanhado por um ruído que não consigo identificar nem explicar; apenas sei que não é nenhum assobio.

    Pus o carro na garagem e há pouco liguei-o e ouvi o mesmo barulho, tendo que esperar por segunda-feira para o levar à oficina.

    Pergunto: será o turbo que está nas couves? Efectivamente o manómetro da pressão do turbo não funciona, mas também é verdade que, aparentemente, não senti quebra de potência, pelo menos notória (e digo aparente, porque no percurso para casa após detectar o ruído, vim praticamente a pisar ovos). Da mesma forma tenho sempre cuidado em não esticar o motor a frio e a deixar o motor rodar uns segundos ao ralenti antes de desligar o motor.

    O carro tem 50 mil km e a garantia acabou em Maio passado, pelo que é um galo do caraças caso seja algo grave.

    Ah! Não houve quaisquer indícios de fumo branco, quer pelo escape quer pelo capôt.

    Opinem lá sobre a coisa, já que até segunda feira vou andar ansioso com isto.

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por Alfanino; 11 December 2012, 18:14.

    #2
    turbo partido supostamente devia fazer uma fumarada. Como esta a correia dos acessorios?

    a cerca de 2 meses ouvi um 1.9 de um grande punto com o turbo partido e fazia uma barulheira que se notava que algo andava a roçar dentro do turbo...mas deitava uma fumarada branca.

    ve as tubagens se tao todas bem postas

    Comentário


      #3
      Pode ser algum tubo que tenha rebentado.

      Comentário


        #4
        Vou ver isso. Também já me lembrei que fosse algum tubo que tivesse saído do local devido.

        Comentário


          #5
          Do turbo não deve ser porque em primeiro lugar um turbo partido costuma fazer uma fumarada descomunal e sentes logo a perda de potencia do motor. Por outro lado se ouves o mesmo barulho ao ligares o carro continuo a dizer que não deve ser do turbo porque por norma este só começa a funcionar perto das 2000 rotações do motor. Pode ser a EGR, pode ser alguma polie desvulcanizada que tambem costuma fazer barulho, pode ser a corrente destribuição do motor. Basicamente pode ser muita coisa. Um bom mecanico com muita experiencia de ouvido, descobre num instante o problema.

          Comentário


            #6
            Podem ter sido as pás do turbo a partir. Eu levava-o para a oficina mas era de reboque...

            Comentário


              #7
              Bem, uma inspecção visual da coisa, parece não haver nenhum tubo fora do sítio.
              Relativamente ao barulho de que falei, ao relanti não faz, necessito de acelarar um pouco.

              Comentário


                #8
                Se puderes fazer um video seria óptimo.

                Comentário


                  #9
                  verificas te os tubos a saida/entrada do IC?

                  Comentário


                    #10
                    Eis o vídeo:

                    Comentário


                      #11
                      Não consegues identificar a origem desse som?

                      Comentário


                        #12
                        Não, não consigo. Confesso que os meus conhecimentos de mecânica... é quase um burro a olhar para um palácio...

                        Comentário


                          #13
                          Parece um tubo roto. Mas no tópico inicial disseste que era um barulho metálico...

                          Comentário


                            #14
                            parece me fuga em alguma tubagem e nao turbo partido..senao ouvia-se tipo peças soltas a chocalhar alem da fumarada.

                            Comentário


                              #15
                              Pois, mas, para além do barulho que se ouve, a verdade é que, inicialmente, também ouvi esse barulho metálico de algo a chocalhar. O que me tranquiliza - ou não - é que o que tenho lido na net, há sempre emissão de fumo em ambundância, o que, efectivamente, não ocorreu. Mas amanhã já saberei o que efectivamente se passou com o QV.

                              Comentário


                                #16
                                Verifica o estado da correia da distribuição, nomeadamente se está marcada/cortada ou se está alguma peça a bater na mesma.

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso parece algo directamente relacionado com as correias ou rotação do motor ou bombas de agua etc. O turbo nao deverá fazer isso, porque a rotacao deste não é idêntica com a rotação do motor. Pode bem ser a bomba de agua por exemplo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Parece ter sido o turbo que foi á vida.

                                    O barulho é caracterisco de quando o eixo do turbo tem folga radial sobre os casquilhos, assim que atinge uma certa rotação começa a vibrar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      é de mim ou o barulho nao aumenta com a rotação?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Spyshagg Ver Post
                                        é de mim ou o barulho nao aumenta com a rotação?
                                        Aumenta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu, sinceramente, diria que poderá ser algum desaperto à saída dos colectores...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Turbo partido costuma fazer mais "chavascal" que isso. Eu ia mais para o tubo do intercooler que saíu do sítio.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Parece de facto do turbo, no entanto aposto que tens um tubo qualquer que não está no sitio, tubo este que fará parte do circuito do turbo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não é nenhum tubo fora do sitio nem colector nem nada que se pareça...

                                                Um exemplo:

                                                Golf MK5 1.9 TDi - Turbo Blown!! - YouTube

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A ver vamos... Amanhã logo se saberá! Esperemos que não seja nada de grave... Que óleo tens utilizado e quantos kms tens?!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu não quero vir meter mais confusão ao barulho, mas ouvi um carro a fazer um barulho idêntico com os colectores escape a começarem a soltar-se...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quanto muito, a mim parece-me que se ouve mais o turbo. Fuga nos colectores, talvez junta dos mesmos?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pronto, pessoal, já deixei o carro na Alfa e o Engenheiro, ao ouvir o barulho do motor, adiantou que poderá ser o turbo nas couves. Perguntei-lhe quanto importaria uma coisas dessas e ele disse-me que por volta dos 600 euros+IVA, mas que, uma vez que o carro tem as revisões em dia na marca e que a garantia acabou há pouco tempo, que vai tentar que a FIAT Portugal assuma parte da despesa. Já ia com esta fisgada, mas nem foi preciso tocar no assunto porque o senhor disponibilizou-se logo no sentido de solicitar essa comparticipação.

                                                        Respondendo ao HugoMjet, uso o óleo Selenia recomendado para motores MultiAir.
                                                        Editado pela última vez por Alfanino; 11 December 2012, 18:14.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ok...pode ser que a despesa não venha a ser assim tão avultada! Questionei sobre o óleo, porque tinha a ideia de que a MCoutinho Centro não utilizava Selénia, mas sim outra marca...(Shell??) Além disso, o quadrifoglio verde utiliza o Selénia K/Star PE ou o Selénia Abarth?!
                                                          Quantos kms tens?!
                                                          Editado pela última vez por HugoMJet; 10 December 2012, 10:24.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por HugoMJet Ver Post
                                                            Ok...pode ser que a despesa não venha a ser assim tão avultada! Questionei sobre o óleo, porque tinha a ideia de que a MCoutinho Centro não utilizava Selénia, mas sim outra marca...(Shell??) Além disso, o quadrifoglio verde utiliza o Selénia K/Star PE ou o Selénia Abarth?!
                                                            Quantos kms tens?!
                                                            Não sabia que a MCoutinho utilizava outro óleo que não Selénia. Mas eu fui à Renamotores e lá usam o Selénia Star Pure Energy para este motor.

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