Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida sobre portagens.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida sobre portagens.

    Boas pessoal,

    Então é assim, tenho aqui um colega meu a indicar que a distinção de classes sobre veiculos nas portagens inside sobre a altura dos veiculos.

    Ora eu, como sou um gajo que não vale a pena segundo uma alma iluminada, perguntei se não seria pela distinção do veiculo, género cilindrada ou o facto de alguns carros serem considerados veiculos de luxo (sei que existia uma distinção destas á algum tempo)

    O veiculo em questão é um Jipe e segundo o meu colega o ónus da questão inside sobre o facto de este ter mais uns centimetros no capot, sob a forma de uma entrada de ar, e o mesmo indica que para os veiculos passarem para classe 1 basta apenas cortar uns centimetros ao veiculo rebaixando-o.

    Ora a minha questão é, como é que se faz a classificação dos veiculos nas portagens?

    É pelas alturas destes?Ou existe algo mais elaborado por detrás?

    Cumps.

    #2
    Os critérios utilizados para a classificação de veículos, para efeitos de pagamento de taxas de portagem, são aqueles fixados na Base XIV, do DL 294/97, de 24 de Outubro. De acordo com o referido Decreto-Lei, existem dois critérios para definição desta classificação: [b]- altura do veículo medida à vertical do primeiro eixo[/b];- número total de eixos do veículo. A classificação é, assim, a seguinte:“1 – As classes de veículos para efeitos de aplicação das tarifas de portagem por quilómetro de auto-estrada são, por ordem crescente do respectivo valor do tarifário, as seguintes:



    Classe
    Designação

    1
    Motociclos e veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a 1,1 m, com ou sem reboque.

    2
    Veículos com dois eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1m.

    3
    Veículos com três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1m.

    4
    Veículos com mais de três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1m.

    Para melhor esclarecimento, apresentamos abaixo a tabela de classificação de veículos:


    Veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a 1,10m, com ou sem reboque
    * Os motociclos são considerados classe 1 para efeitos de cobrança manual, no entanto, ao aderirem à cobrança electrónica - Via Verde - passam a ser considerados classe 5.

    Veículos com dois eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10 m

    Veículos com três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10 m

    Veículos com mais de três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10 m

    O regime tarifário especial aplicável aos veículos descritos no Decreto-Lei 39/2005, de 17 de Fevereiro é o seguinte, para conhecimento,
    “1 - Os utilizadores dos veículos que pretendam usufruir da alteração prevista no presente diploma deverão, cumulativamente:
    a) Ser aderentes de serviço electrónico de cobrança;
    b) Fazer prova perante a entidade gestora dos sistemas electrónicos de cobrança dos requisitos exigidos nos artigos anteriores.
    2 - Para efeitos do disposto na alínea b) do número anterior, a prova deverá ser efectuada mediante documento oficial emitido pela entidade competente.”
    O documento oficial com a lista de veículos que cumprem e que não cumprem os requisitos previstos no Decreto-Lei nº 39/2005 poderá ser consultado no site da Direcção Geral de Viação.
    Caso o número de homologação que consta no livrete do veículo não faça parte desta lista deverá dirigir-se à Direcção Geral de Viação a fim de solicitar o documento comprovativo."

    Comentário


      #3
      Altura sobre o eixo dianteiro.

      Comentário


        #4
        Então sempre se confirma a altura, mas digamos, isso não é um tanto ao quanto injusto?!

        Comentário


          #5
          tanto ou qto....é totalmente injusto..o q tem a altura a ver como resto. Por isso é q durante anos uns monovolumes eram classe I outros classe II (cá em casa n há nem nunca houve minivans!)

          Comentário


            #6
            É que é assim, eu se quiser rebaixo um jipe, o coitado que vier ao meu lado com um jipe igual mas mais alto, se for preciso paga ele classe II e eu classe I...hmmm não é muito proporcional.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Killerace

              Então sempre se confirma a altura, mas digamos, isso não é um tanto ao quanto injusto?!
              Injusto??????

              Não seria mais anormal se fosse justo... neste país?

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Killerace

                É que é assim, eu se quiser rebaixo um jipe, o coitado que vier ao meu lado com um jipe igual mas mais alto, se for preciso paga ele classe II e eu classe I...hmmm não é muito proporcional.
                Não funciona assim Killerace [}]
                Essa altura é definida na ficha de homolgação do carro!
                Ou seja, antes do modelo ser vendido já se sabe qual a classe na AE

                Outra coisa:
                As Sharan e afins, só pagam classe 1 se tiverem via verde, caso contrário classe 2

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira

                  citação:Originalmente colocada por Killerace

                  É que é assim, eu se quiser rebaixo um jipe, o coitado que vier ao meu lado com um jipe igual mas mais alto, se for preciso paga ele classe II e eu classe I...hmmm não é muito proporcional.
                  Não funciona assim Killerace [}]
                  Essa altura é definida na ficha de homolgação do carro!
                  Ou seja, antes do modelo ser vendido já se sabe qual a classe na AE

                  Outra coisa:
                  As Sharan e afins, só pagam classe 1 se tiverem via verde, caso contrário classe 2
                  Ah ok, assim já me pareçe certo, é que tenho aqui umas alminhas a dizer que basta comprar a versão X sem uns apetrechos ou a versão Y com outros e que uns esquivam-se e outros não.

                  Assim já me pareçe mais, lógico.

                  Comentário


                    #10
                    Se bem me recordo a Kia lançou a Cardinal como classe 2.

                    Depois quando se apercebeu que faltavam pouco cm's, lançou outra homolgação com a suspenção mais rebaixada e passou a ser classe 1.

                    Comentário


                      #11
                      O pior caso foi o Smart For Two...

                      Que a medição na vertical do eixo dianteiro dava um valor de Classe 2!!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira

                        citação:Originalmente colocada por Killerace

                        É que é assim, eu se quiser rebaixo um jipe, o coitado que vier ao meu lado com um jipe igual mas mais alto, se for preciso paga ele classe II e eu classe I...hmmm não é muito proporcional.
                        Não funciona assim Killerace [}]
                        Essa altura é definida na ficha de homolgação do carro!
                        Ou seja, antes do modelo ser vendido já se sabe qual a classe na AE

                        Outra coisa:
                        As Sharan e afins, só pagam classe 1 se tiverem via verde, caso contrário classe 2
                        Pode ser pedida á Brisa uma reapreciação do veículo para efeitos de altura ao solo.

                        Um caso prático eram os Range Rover de suspensão pneumática P38. Eram classificados de origem como classe 2 mas houve vários proprietários que pediram uma reapreciação pois quando se tinha a suspensão no modo mais baixo (parque) o carro era classe 1.

                        O que sucede em muitos desses Land que ainda por aí andam é que pagam classe 1 mas quando passam na via verde acende a luz amarela.

                        Mas o melhor nestes casos é ligar para a central Brisa da tua área que eles esclarecem a dúvida.

                        Comentário


                          #13
                          Dá uma vista de olhos no "sítio" da BRISA. Dápara aí seleccionar a viatura e ver a que clasee é que ela pertence por defeito.

                          http://www.brisa.pt/Brisa/vPT/Apoio+...s+de+Veiculos/

                          Abraços

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X