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Peugeot 206 1.1 - manutenção

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    Peugeot 206 1.1 - manutenção

    Ora boas. Cá em casa mora um 206 1.1 de 1999. O carro tem cerca de 114.000km, fazendo atualmente cerca de 6 a 7.000km/ano. Quanto a manutenção, ele dantes fazia num mecânico qualquer que os meus sogros conheciam, mas eu não confio muito no trabalho dele e decidi tomar conta da coisa. O status do carro é:

    - Com 83.000km e 9 ou 10 anos, mudou a correia de distribuição (sei porque foi colocado um autocolante no compartimento do motor - isto foi antes de eu conhecer a minha mulher);
    - Há pouco mais de um ano, meti amortecedores novos (Bilstein B4);
    - Os pneus estão OK e são recentes (Goodyear Duragrip);
    - Este mês começou a perder óleo dos travões por um dos traseiros. Além de mudar ambos os bombitos, meti maxilas novas (Bendix). Como os discos estavam já com a espessura mínima, meti discos e pastilhas novas (ambos da Ferodo). Naturalmente, também mudei o óleo dos travões...;
    - Em março, levei-o à revisão a um mecânico meu conhecido e mudei: óleo do motor, filtro de óleo, velas, filtro de combustível, filtro de ar e óleo da caixa de velocidades;
    - No verão, partiu-se a bomba de óleo da direção assistida e meteu-se uma nova, além do óleo respetivo;
    - Ainda no verão, tive que desmontar o alternador para mudar algumas peças do seu interior e ficar OK. Mudou-se também a correia dos acessórios e a polie do alternador que se partiu não faço ideia como;
    - Mudei duas lâmpadas que se fundiram;
    - Levou uma embraiagem por volta dos 100.000km (da Valeo);
    - Levou uma bateria há cerca de dois anos.

    Com base nisto, não planeio vender o carro tão cedo. Tem cumprido bem a função e está mais que bom para a utilização que tem tido. Por isso, dado que o manual de manutenção está um pouco deteriorado, vinha saber se me podem ajudar a estabelecer um plano de manutenção preventiva. Vou fazê-lo em base de tempo, pois o carro faz muito poucos km por ano em, muitos deles, em cidade. Sugestões e correções são mais que benvindas!

    - Anualmente: óleo e filtro de óleo. Óleo Semissintético 10W40
    - Bianulamente: óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro do habitáculo, velas e óleo dos travões
    - Correia da distribuição: Tenciono fazê-lo quando o carro fizer 160.000km ou 16 anos (o que ocorrer primeiro). Acham cedo ou tarde?
    - Restantes elementos de desgaste - controlar e substituir quando necessário.

    Aguardo a vossa opinião e agradeço a paciência.

    #2
    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Ora boas. Cá em casa mora um 206 1.1 de 1999. O carro tem cerca de 114.000km, fazendo atualmente cerca de 6 a 7.000km/ano. Quanto a manutenção, ele dantes fazia num mecânico qualquer que os meus sogros conheciam, mas eu não confio muito no trabalho dele e decidi tomar conta da coisa. O status do carro é:

    - Com 83.000km e 9 ou 10 anos, mudou a correia de distribuição (sei porque foi colocado um autocolante no compartimento do motor - isto foi antes de eu conhecer a minha mulher);
    - Há pouco mais de um ano, meti amortecedores novos (Bilstein B4);
    - Os pneus estão OK e são recentes (Goodyear Duragrip);
    - Este mês começou a perder óleo dos travões por um dos traseiros. Além de mudar ambos os bombitos, meti maxilas novas (Bendix). Como os discos estavam já com a espessura mínima, meti discos e pastilhas novas (ambos da Ferodo). Naturalmente, também mudei o óleo dos travões...;
    - Em março, levei-o à revisão a um mecânico meu conhecido e mudei: óleo do motor, filtro de óleo, velas, filtro de combustível, filtro de ar e óleo da caixa de velocidades;
    - No verão, partiu-se a bomba de óleo da direção assistida e meteu-se uma nova, além do óleo respetivo;
    - Ainda no verão, tive que desmontar o alternador para mudar algumas peças do seu interior e ficar OK. Mudou-se também a correia dos acessórios e a polie do alternador que se partiu não faço ideia como;
    - Mudei duas lâmpadas que se fundiram;
    - Levou uma embraiagem por volta dos 100.000km (da Valeo);
    - Levou uma bateria há cerca de dois anos.

    Com base nisto, não planeio vender o carro tão cedo. Tem cumprido bem a função e está mais que bom para a utilização que tem tido. Por isso, dado que o manual de manutenção está um pouco deteriorado, vinha saber se me podem ajudar a estabelecer um plano de manutenção preventiva. Vou fazê-lo em base de tempo, pois o carro faz muito poucos km por ano em, muitos deles, em cidade. Sugestões e correções são mais que benvindas!

    - Anualmente: óleo e filtro de óleo. Óleo Semissintético 10W40
    - Bianulamente: óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro do habitáculo, velas e óleo dos travões
    - Correia da distribuição: Tenciono fazê-lo quando o carro fizer 160.000km ou 16 anos (o que ocorrer primeiro). Acham cedo ou tarde?
    - Restantes elementos de desgaste - controlar e substituir quando necessário.

    Aguardo a vossa opinião e agradeço a paciência.

    Óleo sintético! Ainda por cima num carro que faz cidade..

    Facilmente encontras online o manual com a manutenção programada e é só seguir. Correia nesse motor(60cv) é a cada 120000kms ou 10 anos, o que chegar primeiro.

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      #3
      Ok eblase. Mas de certeza que é preciso sintético neste carro? É que tenho ideia que ele levava semi... Mas vou tentar confirmar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
        Ok eblase. Mas de certeza que é preciso sintético neste carro? É que tenho ideia que ele levava semi... Mas vou tentar confirmar.
        Segundo Deus, tens estas opções:



        Contudo, podes ver o que diz o manual do 206. Passa também pelo tópico dos óleos:
        http://forum.autohoje.com/boxes/335-...-new-post.html

        Comentário


          #5
          Ok, dado que em Lisboa não é vulgar a temperatura ir abaixo de -20ºC, creio que o 10W40 semissintético deve cumprir bem a função dele. Vou manter, até porque creio já ter lido que, depois de "habituarmos" um motor a um óleo, passar para um de viscosidade menor pode ser "perigoso".

          Obrigado pelos conselhos, eblase!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
            depois de "habituarmos" um motor a um óleo, passar para um de viscosidade menor pode ser "perigoso".
            Isso não tem ponta por onde se lhe pegue de verdade.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
              Ok, dado que em Lisboa não é vulgar a temperatura ir abaixo de -20ºC, creio que o 10W40 semissintético deve cumprir bem a função dele. Vou manter, até porque creio já ter lido que, depois de "habituarmos" um motor a um óleo, passar para um de viscosidade menor pode ser "perigoso".

              Obrigado pelos conselhos, eblase!
              Com os preços Texoleo, não é desculpa usar óleos inferiores

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Com os preços Texoleo, não é desculpa usar óleos inferiores
                Não conhecia esse site. Já usaste? Costumam ser certos no tempo de entrega? Obrigado!
                É que mais um mês ou dois, tenho que levar o Prius e eles têm lá óleo da Toyota a um preço excelente.

                EDIT: Outra questão: alguém sabe fazer reset do indicador de km até à revisão do Peugeot 206? Obrigado!
                Editado pela última vez por LuisMiguel; 23 December 2012, 22:23.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                  Não conhecia esse site. Já usaste? Costumam ser certos no tempo de entrega? Obrigado!
                  É que mais um mês ou dois, tenho que levar o Prius e eles têm lá óleo da Toyota a um preço excelente.

                  EDIT: Outra questão: alguém sabe fazer reset do indicador de km até à revisão do Peugeot 206? Obrigado!

                  Sim já usei 3 ou 4 vezes. Entregas rápidas como a malta gosta. Agora só compro óleos ali. É pena não haver 'kits óleo+filtro' e assim ainda ter que recorrer às casas tradicionais para comprar só o filtro (e ficarem a olhar a ver se pergunto pelo óleo lol).

                  Sim aqueles preços são justos!

                  Sobre o reset, amanhã coloco aqui. Se alguém quiser chegar à frente...... força

                  Comentário


                    #10
                    how to reset service indicator, light on a 2002 Peugeot 206 1.6 - YouTube


                    Desligas ignição;
                    Pressionas e manténs pressionado;
                    Ligas a ignição - aparece aquela contagem decrescente;
                    Quando chegar a zero, já está - podes largar o botão.

                    Desliga a ignição e volta a ligar para confirmar que já te aparece os km até à próxima manutenção

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por radix Ver Post
                      how to reset service indicator, light on a 2002 Peugeot 206 1.6 - YouTube


                      Desligas ignição;
                      Pressionas e manténs pressionado;
                      Ligas a ignição - aparece aquela contagem decrescente;
                      Quando chegar a zero, já está - podes largar o botão.

                      Desliga a ignição e volta a ligar para confirmar que já te aparece os km até à próxima manutenção

                      Já experimentei e funciona. Obrigado!

                      Comentário

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