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E o exercito nas estradas? --- Movimento acabar com a chacina nas estradas

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    E o exercito nas estradas? --- Movimento acabar com a chacina nas estradas

    A funcção dos media é informar.

    E ano após ano , nestes periodos em que mais gente anda nas estrada, os media lá nos dizem que, comparado com a no anterior, aumentaram ou diminuiram os mortos eos feridos em acidentes de viação.

    Estas informações são-nos servidas como se devessemos fazer um "Yeees, Boa! " quando as ultimas estatisticas demonstram uma diminuição da mortandade em não-sei-quantos por cento a menos que no mesmo periodo do ano anterior .

    Morrerem ou ficarem desgraçadas não sei quantas pessoas é por si só uma tragédia que se perpetua ano após ano.

    Os numeros são colossais , devastadores.
    Enquanto escrevo isto fui pesquisar. Só em 2011 morreram 690 pessoas nas estradas portugesas !!!
    Recordo que o extremista Anders Breivik matou 69 pessoas na ilha Norueguesa de Utoya , e todos somos unanimes no quanto isso foi uma tragédia.
    Ora, nas estradas Portuguesas, só em 2011, foi uma chacina comparável a 10 Anders Breivik´s à Solta !!!
    Neste caso as armas são automoveis. E andamos todos armados!

    "É necessário recuar até 1960 para se encontrar um valor inferior a 700 vítimas mortais", congratula-se a autoridade de segurança, " >>> Será que os familiares e amigos das quase 700 pessoas que perderam a vida tambem se congratulam e partilham este optimismo ?

    Após esta introdução , só deixo esta pergunta no ar: Está a ser feito o suficiente ? Claro que não !!!

    Opinar é fácil, e não estou a fazer mais do que isso. Mas tenho a minha opinião... E tudo o que acontece, só acontece porque um dia alguém opinou sobre o assunto !

    Já fiz muitos milhares de Kms em datas "criticas" de natal , ano novo, agosto.... e contam-se pelos dedos as vezes em que vi a policia nas ruas .


    Não me interessa se estamos bem posicionados face à média europeia no que toca a chacina nas estradas , nem me interessa se temos diminuido estatisticamente nos valores da chacina anos após ano.
    Há demasiado sangue derramado nas estradas, e demasiada gente a ficar desgraçada para o resto da vida.
    E para grandes males, grandes remédios ... para parar a chacina que se vive todos os anos nas nossas estradas, medidas mais duras deveriam ser aplicadas.

    Os Portugueses já mostraram ser um povo com uma fantástica capacidade mobilização, a prova disso têm sido as recentes manifestações.

    Proponho / opino que haja uma mobilização geral , um movimento nacional para acabar com este flagelo nacional.
    E porque não o Exército a patrulhar as nossas estradas , sobretudo nestas alturas mais criticas ?
    Isto por todos não custa nada, e isto feito em turnos possibilitaria que todos pudessem disfrutar da quadra na mesma.

    Exército, bombeiros, PSP , GNR, Marinha, Força Aeria ...
    Tudo o que seja fardados deste pais podiam fazer umas horinhas nas estradas nacionais.
    Patrulhar e sensibilizar, por forma a dar força a esta causa nacional.
    E para sensibilizar não são necessários meios das forças fardadas. Podem muito bem haver forças civis a desempenhar estas tarefas.
    Os civis poderiam ainda auxiliar os profissionais / fardados em equipas mistas , por forma a que pudessem ser formadas um maior numero de equipas .
    E os nossos politicos ? Adorava vê-los a fazer campanha nestes dias, campanha por um pais melhor.
    Todos podem participar: Os camionistas, os taxistas, os estivadores , os professores, os reabalhadores do comércio, os trabalhadores dos shoppings e das grandes superficies, os ferroviários, os agricultores, Todos !

    Somos um pais na cauda das estatisticas de quase tudo de bom , quando comparado com o resto da europa em que estamos integrados...
    Mas o amanhã é uma página em branco, e podiamos ser bons nisto. E era bonito sermos lideres nisto. E podia ser o mote para sermos melhores em muitas outras coisas.
    Podiamos ser um exemplo em muita coisa.
    E a cada ano haveriam mais uns 690 individuos que poderiam participar e fortalecer estas causas




    #2
    Nao os vês porque a policia nao quer uma diminuição de vitimas, se o objectivo fosse esse porque nao meter carros em sítios críticos e fazer prevenção em vez de esconder radares em sítios bem longe de perigosos

    Comentário


      #3
      E o que é que o exército faria exactamente?

      Na década de 90 era normal morrerem mais de 3000 pessoas /ano, é um verdadeiro flagelo no nosso país.

      Mas não é a por o exército na estrada que vais resolver o problema. É informando as pessoas, criando formação aos mais novos acerca dos reais riscos de andar na estrada e a responsabilidade que é conduzir.

      Quando houve aquele acidente com a Kangoo em que morreram 6 ou 7 jovens, e um jornal pôs na capa a viatura com os corpos ainda dentro da mesma, houve muita gente indignada com a violência da imagem. Porque as pessoas não querem abrir os olhos para a realidade! Deviam mostrar, claramente, os riscos de andar ao volante.

      Um amigo meu estava a ver daqueles vídeos de acidentes na Rússia comigo, e comentou que eles lá na Rússia conduziam "muita mal"; ao que eu lhe respondi que em Portugal morrem imensas pessoas na estrada e que só não há vídeos porque pouca gente grava.

      Este é um dos problemas, pensamos que calha sempre aos outros...um dia calha a nós.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
        E o que é que o exército faria exactamente?

        Na década de 90 era normal morrerem mais de 3000 pessoas /ano, é um verdadeiro flagelo no nosso país.

        Mas não é a por o exército na estrada que vais resolver o problema. É informando as pessoas, criando formação aos mais novos acerca dos reais riscos de andar na estrada e a responsabilidade que é conduzir.

        Quando houve aquele acidente com a Kangoo em que morreram 6 ou 7 jovens, e um jornal pôs na capa a viatura com os corpos ainda dentro da mesma, houve muita gente indignada com a violência da imagem. Porque as pessoas não querem abrir os olhos para a realidade! Deviam mostrar, claramente, os riscos de andar ao volante.

        Um amigo meu estava a ver daqueles vídeos de acidentes na Rússia comigo, e comentou que eles lá na Rússia conduziam "muita mal"; ao que eu lhe respondi que em Portugal morrem imensas pessoas na estrada e que só não há vídeos porque pouca gente grava.

        Este é um dos problemas, pensamos que calha sempre aos outros...um dia calha a nós.
        Totalmente de acordo ! Acho que não é com violência (pegando no termo"exercito") que se iria combater. Mas sim nas sabias palavras do user Movyk "Deviam mostrar, claramente, os riscos de andar ao volante."

        Comentário


          #5
          Portugal já teve boas campanhas relativas à segurança rodoviária.

          Infelizmente não se têm visto nenhumas ultimamente.

          Segurança Rodoviária - "Quanto mais depressa, mais devagar" - YouTube

          Uma francesa que acho muito boa:

          campanha rodoviária francesa - YouTube

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            #6
            No fundo o que se anda a fazer em termos de anti tabagismo, devia fazer-se no mundo automóvel também ...
            Campanhas de sensibilização, e decorar as estradas e viaturas com avisos como os dos maços de tabaco.

            E os carros dos recem-encartados deveriam andar com um pino cor de laranja em cima ...
            Ah! e os carros de quem cometesse infracções graves teriam que andar com duas orelhinhas como este :




            Ha uns 20 anos vi uma campanha muito boa, ainda não tinha carta e ia no banco de trás do carros dos meus pais , e até hoje ficou-me na memória:
            Foi para os lados de leiria ou nazaré, em que na beira da estrada colocaram carros acidentados em sítios com grande visibilidade e frases chocantes.
            Não sei se falinhas mansas resultam face a um problema desta dimensão, por isso se calhar mais vale que as imagens sejam marcantes
            Editado pela última vez por Civismo; 29 December 2012, 22:10.

            Comentário


              #7
              Marcar as viaturas dos recém-encartados é absolutamente ridículo. É uma forma dos saloios deste país terem carta branca para buzinarem a torto e a direito e dificultarem a aprendizagem e integração desse condutor. Já aconteceu em Portugal, e foi retirado por isso mesmo.

              Quem comete infracções graves não tem de andar com orelhas no carro, tem sim de ficar sem carta.

              Comentário


                #8
                O exército não tem preparação para tal.
                Basicamente isto é o mesmo que na saúde, o tipo come e fuma que nem um porco e no final quem tem que tratar do corpo dele são os outros.

                O problema dos acidentes nalguns casos podem ser as vias e condições de visibilidade, mas eu apontaria que na maioria é um misto de inspecções a veículos duvidosas/problemas mecânicos negligenciados pelo condutor bem como gente encartada ilegalmente (além é claro do álcool, mas quem tem carta à partida devia ser uma pessoa de bem e responsável)
                Há gente nas estradas independentemente dos anos que conduz, se amanhã fosse a um exame de condução sério, reprovam e ficavam proibidos de conduzir.
                Editado pela última vez por neapo; 29 December 2012, 22:15.

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                  #9
                  Eu não tenho soluções miraculosas, e assumo que hajam opiniões bem melhores que a minha.
                  É bom que estas coisas se falem , como esta aqui a acontecer

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                    A funcção dos media é informar.


                    Os Portugueses já mostraram ser um povo com uma fantástica capacidade mobilização, a prova disso têm sido as recentes manifestações.

                    Até fiz chichi pelas perninhas abaixo de tanto me rir.....acha que meia dúzia de pessoas na rua quando o país está a saque é, e cito, "fantástica capacidade de mobilização" ??????

                    Não moramos no mesmo país de certeza......capacidade de mobilização seria conseguir colocar na rua pelo menos os desempregados e só esses já passam de um milhão.....qualquer manifestação neste país, atendendo ao que nos estão a fazer, com menos de 2 milhões de pessoas é um fracasso tremendo!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                      Até fiz chichi pelas perninhas abaixo de tanto me rir.....acha que meia dúzia de pessoas na rua quando o país está a saque é, e cito, "fantástica capacidade de mobilização" ??????

                      Não moramos no mesmo país de certeza......capacidade de mobilização seria conseguir colocar na rua pelo menos os desempregados e só esses já passam de um milhão.....qualquer manifestação neste país, atendendo ao que nos estão a fazer, com menos de 2 milhões de pessoas é um fracasso tremendo!
                      As manifestações a que te referes são uma perda de tempo a meu ver. Os ladrões estão identificados: 20 milhões por mês para reformas milionárias é só ir a casa desta gente de forma calma e penhorar os seus bens. No dia em que eu vir pessoas a tentarem reaver o que foi roubado ao Estado por essa gente, então sim saberei que o país acordou.

                      Comentário


                        #12
                        Estamos a desviarmo.nos do assunto

                        Comentário


                          #13
                          A solução é muito simples. É darem a carta de condução como se daria licensa de porte de arma. Testes psiquiatricos para estudar situações como os casos das pessoas que nao travam porque têm prioridade, mesmo que isso provoque acidantes. Estudar os reflexos e os niveis de atenção das pessoas (mete-me impressao gente que nao liga as luzes de noite e nao repara, ou pessoas que vao km's com o pisca ligado). Teste de aptidões de condução.

                          Em suma, precisamos de uma revolução na atribuição de carta de condução, pois não é por se ter dinheiro que se deve ter direito a conduzir carro na estrada publica. Já me basta os que pensam que por terem dinheiro podem comprar carro GRANDE e estacionar a frente da sua casa(pois nao há garagem nem estacionamento, sendo que pra se passar ou se partem espelhos ou chama-se o reboque.



                          Pra que querem mais patrulhamento? Para haver mais multas de velocidade? Os acidentes acontecem por 3 grandes motivos: alcool,desatenção e falta de manutenção do veiculo.
                          Mais patrulhs só significa carros a andar mais devagar, nada mais.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Marcar as viaturas dos recém-encartados é absolutamente ridículo. É uma forma dos saloios deste país terem carta branca para buzinarem a torto e a direito e dificultarem a aprendizagem e integração desse condutor. Já aconteceu em Portugal, e foi retirado por isso mesmo.

                            Quem comete infracções graves não tem de andar com orelhas no carro, tem sim de ficar sem carta.
                            Partilho da mesma opinião que tu.
                            Discriminar, seja de que maneira for, algum tipo de condutores, só piora, não beneficia ninguém.

                            Campanhas de sensibilização também não sei até que ponto resultariam.
                            Muitas pessoas andam "loucas" na estrada porque está na sua génese, nem têm que chegar cedo a lado nenhum, muitos nem vão a lado nenhum , simplesmente só sabem conduzir pata-a-fundo.
                            A minha namorada quando a conheci era sempre assim, e nas ocasiões que eu andei com ela no carro dela, ela não tinha horas para chegar a lado nenhum.
                            Agora está mais calma.

                            Não sei o que possa fazer ver as pessoas...
                            Multas também está visto que não resulta...

                            Comentário


                              #15
                              Está na génese porque ainda não caíram na real: ainda não presenciaram ou tiveram um acidente grave.

                              Em vez de esperarmos que todos os Fitiparvos caiam na real com base na experiência, podia-se acelerar o processo e aplicar campanhas agressivas acerca da gravidade dos acidentes rodoviários.

                              Bastava para muito boa gente ver um ou outro relatório de acidentes produzidos pelas companhias de seguros para no dia a seguir melhorarem substancialmente o seu comportamento. Alguns secalhar nem dormiam...

                              Eu não quero com isto parecer moralista, também cometo excessos...e penso que todos cometemos. Acima de tudo é preciso ter a completa noção que conduzir um carro é uma enorme responsabilidade! E isso, muita gente ainda não sabe.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                No fundo o que se anda a fazer em termos de anti tabagismo, devia fazer-se no mundo automóvel também ...
                                Campanhas de sensibilização, e decorar as estradas e viaturas com avisos como os dos maços de tabaco.

                                E os carros dos recem-encartados deveriam andar com um pino cor de laranja em cima ...
                                Ah! e os carros de quem cometesse infracções graves teriam que andar com duas orelhinhas como este :




                                Ha uns 20 anos vi uma campanha muito boa, ainda não tinha carta e ia no banco de trás do carros dos meus pais , e até hoje ficou-me na memória:
                                Foi para os lados de leiria ou nazaré, em que na beira da estrada colocaram carros acidentados em sítios com grande visibilidade e frases chocantes.
                                Não sei se falinhas mansas resultam face a um problema desta dimensão, por isso se calhar mais vale que as imagens sejam marcantes
                                Desculpa mas isso não faz qualquer sentido. Nem toda a gente que comete contra-ordenações graves e muito graves o faz de propósito. Nem toda a gente , aliás quase ninguém tem acidentes com culpa porque quer. E quem tem o azar de estar numa destas 2 situações, não tem que ter orelhas de rato, burro ou bolinhas amarelas ou vermelhas na traseira. E um recém encartado não quer dizer forçosamente que seja mais perigoso na estrada que muito bom pseudo condutor que por aí anda.

                                Tu não vês que em Portugal, velhos e novos, homens e mulheres, tanta gente, anda diariamente a falar ao telemóvel, a não agradecer quando lhes cedem passagem por boa vontade, a não fazer piscas nas rotundas, a andar na faixa do meio, a ultrapassar barbaramente e de forma estúpida os carros de instrução apenas para se mostrarem (pseudo) superiores ? E aqueles que em dias de chuva andam com faróis apagados ou em mínimos ? E aqueles que em dias de nevoeiro nem usam os faróis ou usam mínimos faróis de nevoeiro ? E como diz o Movyk, muitos condutores em portugal simplesmente não sabem o que andam a fazer na estrada....esta é a pura verdade....não têm noção da responsabilidade que é andar com um carro " nas mãos ".

                                É isso que tem que mudar, e é isso que não vai mudar tão cedo, infelizmente. As pessoas confiam demais nos ABS e ESP e menos na decência.
                                Editado pela última vez por EscapeLivre; 30 December 2012, 00:52.

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                                  #17
                                  É estúpido praticamente aqui dizerem que só tem acidentes quem tem carta há pouco tempo
                                  Mas quanto a essa questão a minha opinião é que a carta devia ser como a minha licença de avião, em que tive de fazer uma viagem de 200kms sozinho e aterrar em 2 pistas, o exame de carro devia ter aí 300kms, por exemplo uma viagem Lisboa pombal e volta, por exemplo ir para cima pela auto estrada e para baixo vir pela nacional, andar no transito, porque muita gente nunca fez estas coisas e quando faz a primeira vez que anda sozinho da uma trapalhada

                                  Agora os acidentes na sua maior parte nao tem haver com a estrada, mas sim com os abusos dos condutores, eu passo os limites, mas se as vezes venho abaixo do limite em sítios que vejo que o limite é muito, pó exemplo se houver muito transito ou estiver a chover muito

                                  Depois a policia nao faz prevenção faz caça há multa, eles deviam estar nos sítios perigosos e visíveis e nao escondidos e em rectas com 3 faixas que só servem para apanhar o pessoal em excesso de velocidade

                                  Comentário


                                    #18
                                    Vão sempre morrer pessoas na estrada, como vão sempre morrer pessoas ponto. É um bocado ingénuo esperar acabar por completo com as mortes.

                                    690 em largos milhões de pessoas que andam na estrada dá bem menos de 1% de incidência o que não me parece nada mau. Eu arrisco-me a dizer que se não fossem as melhorias feitas a nível dos automóveis propriamente ditos (melhores chassis, melhores pneus, ESP, air-bags etc) os números até teriam aumentado bastante nos últimos anos fruto da introdução das portagens nas ex-SCUT.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                      Vão sempre morrer pessoas na estrada, como vão sempre morrer pessoas ponto. É um bocado ingénuo esperar acabar por completo com as mortes.
                                      Daqui por uns dez anos devem entrar em força os veículos autónomos, guiados por computador, e serem completamente proíbidos em estradas públicas carros e motas guiados por pessoas.

                                      As estatisticas de acidentes deverão ser parecidas com as dos elevadores.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                        Daqui por uns dez anos devem entrar em força os veículos autónomos, guiados por computador, e serem completamente proíbidos em estradas públicas carros e motas guiados por pessoas.

                                        As estatisticas de acidentes deverão ser parecidas com as dos elevadores.
                                        Os carros autónomos, os "comboios" de veículos e toda uma panóplia de sistemas de segurança activa deverão ser implementados mas as pessoas não vão ser proibidas de conduzir!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                          Vão sempre morrer pessoas na estrada, como vão sempre morrer pessoas ponto. É um bocado ingénuo esperar acabar por completo com as mortes.

                                          690 em largos milhões de pessoas que andam na estrada dá bem menos de 1% de incidência o que não me parece nada mau. Eu arrisco-me a dizer que se não fossem as melhorias feitas a nível dos automóveis propriamente ditos (melhores chassis, melhores pneus, ESP, air-bags etc) os números até teriam aumentado bastante nos últimos anos fruto da introdução das portagens nas ex-SCUT.
                                          Só há portagens nas ex-SCUT há um ano.

                                          Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                          Daqui por uns dez anos devem entrar em força os veículos autónomos, guiados por computador, e serem completamente proíbidos em estradas públicas carros e motas guiados por pessoas.

                                          As estatisticas de acidentes deverão ser parecidas com as dos elevadores.
                                          Daqui a 10 anos até já pode haver veículos autónomos, mas duvido que os tradicionais sejam proibídos tão cedo.

                                          E não serão só as estatísticas de acidentes que se vão parecer com as dos elevadores. A experiência de viajar num automóvel também...

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                                            #22
                                            Para reduzir a sinistralidade é preciso perceber quais são os principais factores que levam a que aconteça. Neste caso os principais serão sempre o excesso de velocidade, falar ao telemóvel e conduzir embriagado/substâncias ilícitas.
                                            Excesso de velocidade é incontornável, excepto se o combustível passar a custar 4€/litro.
                                            Falar ao telemóvel é incontornável, excepto se as pessoas forem julgadas por crime e terão de pagar multas de 10000€ se forem apanhadas.
                                            Conduzir embriagado/substâncias ilícitas é incontornável, excepto se as pessoas que o façam sejam presas.

                                            O nosso povo não tem princípios morais nem de responsabilidade civil e preocupação com o outro (na generalidade), logo só com punição severa é que conseguiríamos reduzir (e não acabar) com este flagelo. Caso contrário, a montanha vai parir sempre um rato.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                              Os carros autónomos, os "comboios" de veículos e toda uma panóplia de sistemas de segurança activa deverão ser implementados mas as pessoas não vão ser proibidas de conduzir!
                                              Nem podiam ser proibidas de conduzir... Só se oferecerem veiculos autónomos como fizeram com os computadores no programa e-escola, etc...

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                                                #24
                                                E acham que o exército iria fazer alguma coisa?
                                                Apesar de sermos um povo com uma fantástica capacidade de mobilização, também somos um pouco comodistas, e esperamos que as coisas rolem.
                                                Campanhas a favor da segurança rodoviária? Acho muito bem que as façam, e vejo-as, comento-as e aplaudo (no sentido de ser a favor delas) sempre.
                                                O que é que o exército iria fazer para além da PSP e GNR? Iriam estar numa auto-estrada com uma automática a disparar até que abrandassem para os 120km/h? O sentido de responsabilidade e dever tem que estar também do lado dos cidadãos, que pela sua própria cabecinha têm que pensar que nestas épocas festivas andam mais pessoas na estrada, e que por culpa de um descuido, uma infracção, negligência, podem fazer pagar com a vida, não só a sua própria, mas também dos outros!

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                                                  #25
                                                  Ao contrario do que dizem nao é o excesso de velocidade o mau da fita

                                                  Por exemplo na a6 andar a 180 pode ser seguro, vê se um carro de 10 em 10 kms
                                                  secalhar na a5 andar a 120 entre o viaduto e caravelos pode ser perigoso

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                                    E acham que o exército iria fazer alguma coisa?
                                                    Apesar de sermos um povo com uma fantástica capacidade de mobilização, também somos um pouco comodistas, e esperamos que as coisas rolem.
                                                    Campanhas a favor da segurança rodoviária? Acho muito bem que as façam, e vejo-as, comento-as e aplaudo (no sentido de ser a favor delas) sempre.
                                                    O que é que o exército iria fazer para além da PSP e GNR? Iriam estar numa auto-estrada com uma automática a disparar até que abrandassem para os 120km/h? O sentido de responsabilidade e dever tem que estar também do lado dos cidadãos, que pela sua própria cabecinha têm que pensar que nestas épocas festivas andam mais pessoas na estrada, e que por culpa de um descuido, uma infracção, negligência, podem fazer pagar com a vida, não só a sua própria, mas também dos outros!
                                                    O que o exercito podia fazer era basicamente aumentar o numero de pessoas da autoridade presentes na estrada, para estarem nos tais sítios críticos e perigosos onde a gnr e a psp não estao por estarem ocupados nas caças à multa. E, se for com este intuito até acho bem... Quanto mais patrulha houver nas estradas mais "calmo" anda o pessoal.
                                                    Também acho que o sentido de responsabilidade e de decência tem de estar dentro da cabeça de cada um, mas havendo falta de melhor, nem acho mal...
                                                    Isto é apenas a opinião de um rapaz com carta há mês e meio.

                                                    Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                    Ao contrario do que dizem nao é o excesso de velocidade o mau da fita

                                                    Por exemplo na a6 andar a 180 pode ser seguro, vê se um carro de 10 em 10 kms
                                                    secalhar na a5 andar a 120 entre o viaduto e caravelos pode ser perigoso
                                                    Eu também não acho bem falarem em excesso de velocidade, devia falar-se, isso sim, de velocidade excessiva. Por vezes até se pode ir dentro dos limites legalmente exigidos mas essa velocidade pode ser excessiva para o sitio onde estamos, o que também acontece ao contrario...
                                                    Editado pela última vez por PCaB; 30 December 2012, 22:26.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                      Ao contrario do que dizem nao é o excesso de velocidade o mau da fita

                                                      Por exemplo na a6 andar a 180 pode ser seguro, vê se um carro de 10 em 10 kms
                                                      secalhar na a5 andar a 120 entre o viaduto e caravelos pode ser perigoso
                                                      O problema mesmo não costuma ser o excesso de velocidade ( embora causa acidentes claro ) mas sim, e principalmente, a velocidad excessiva.

                                                      E depois há também uma coisa que penso que ainda não foi falada, que é o estado de tantos e tantos carros que por aí andam....travões, pneus, suspensões.....há carros que parecem bombas relógio de tão perigosos serem

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Concordo que havia de se implementar exames psicológicos e psiquiátricos rigorosos para todos os que desejassem ter carta de condução. Lembro-me de aqui há uns anos tive uns alunos num curso profissional e eram pessoas muito complicadas, estavam na casa dos 17-18 anos e, os rapazes o que queriam era tirar a carta de condução! Pus-me a pensar e perante gente mesmo muito mal formada a tantos níveis se seria seguro andarem na estrada... e durante o ano, lá fui fazendo a minha pedagogia da responsabilidade na vida societária e também na estrada... mas de pouco resultou ( e confesso que insisti sempre muito nisso), pois davam exemplos verdadeiramente suicidas para contraporem ao que eu dizia. RESULTADO, há pouco tempo soube que muitos já cometeram atrocidades na estrada, com muitos acidentes, mortes e coisas arrepiantes.
                                                        Agora pergunto, o que aqui falhou???? Era previsivel que isto fosse acontecer e, a mim não me espantou nada que esta gente se tenha tornado em assassinos da estrada, porque a vivência deles é exatamente para os excessos, delinquência e fora da lei, instigados pelo meio social em que vivem.
                                                        O que é que acham que neste caso concreto, poderia ter sido feito mais ???? É aqui que há falhas na formação de cidadania, com resultados à vista.


                                                        .

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                          Ao contrario do que dizem nao é o excesso de velocidade o mau da fita

                                                          Por exemplo na a6 andar a 180 pode ser seguro, vê se um carro de 10 em 10 kms
                                                          secalhar na a5 andar a 120 entre o viaduto e caravelos pode ser perigoso
                                                          Também concordo que a velocidade excessiva é pior que o excesso de velocidade.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PCaB Ver Post
                                                            O que o exercito podia fazer era basicamente aumentar o numero de pessoas da autoridade presentes na estrada, para estarem nos tais sítios críticos e perigosos onde a gnr e a psp não estao por estarem ocupados nas caças à multa. E, se for com este intuito até acho bem... Quanto mais patrulha houver nas estradas mais "calmo" anda o pessoal.
                                                            Também acho que o sentido de responsabilidade e de decência tem de estar dentro da cabeça de cada um, mas havendo falta de melhor, nem acho mal...
                                                            Isto é apenas a opinião de um rapaz com carta há mês e meio.
                                                            Mas não é com o Exército e a Força Aérea que vão diminuir os acidentes.
                                                            Vai ser a fazer campanhas de sensibilização como anúncios publicitários, panfletos, diálogo com as pessoas, campanhas, etc..
                                                            Isto apenas uma opinião de um homem com carta há 26 anos

                                                            Comentário

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