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Problema Mégane - Só acontece na garagem

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    Problema Mégane - Só acontece na garagem

    Boas,

    Tenho um mégane de 2004 (1.5 DCI 80cvs) que já vai com 235mil kms, e ultimamente tem me acontecido um problema bastante "estranho". O carro sempre dormiu na rua, e agora que começou a dormir numa garagem, quando arranco tanto em 1º e 2º, o carro a acelerar parece que falha a injecção ou que algo está entupido durante meio segundo, e depois volta outra vez, com mais força fazendo um arranque desagradável. Isto acontece só enquanto o motor está frio, quando começa a aquecer deixa de fazer. O "estranho" aqui é que se o carro dormir na rua, deixa de ter este problema.

    Alguma ideia do que poderá ser? Saudades de dormir na rua?

    Obrigado

    #2
    Boas

    Isso de dormir na garagem e falhar pode ser coincidencia, pode ser alguma falha do injector ou na rampa. O melhor é mesmo fazer o diagnostico´

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      #3
      Ja tive um probe desses em que foi resolvido com a substituição da peça que actua na borboleta do ar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Tux Ver Post
        Ja tive um probe desses em que foi resolvido com a substituição da peça que actua na borboleta do ar.
        Se se trata de um carro de injecção a gasóleo não tem borboleta de ar, poderá ser é um problema no MAF.

        Comentário


          #5
          Para fazer um update, descobri um video em que acontece o mesmo que acontece no meu:



          No momento em que o ralenti desce, se eu tentar arrancar o carro não responde e mal o ralenti volta a subir o carro arranca.

          Volto a referir que só acontece a frio, será velas?

          Comentário


            #6
            Velas não é...os motores diesel só usam as velas para arrancar. O motor tem algum erro registado na centralina? Alguma luz acesa?

            Comentário


              #7
              Isso deve ser é injectores, problemas de MAF, só se nota a certa velocidade...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                Velas não é...os motores diesel só usam as velas para arrancar. O motor tem algum erro registado na centralina? Alguma luz acesa?
                Boas, não acende nenhuma luz, centralina não sei. Se ligar uma ficha OBD com o programa Torque será que dá para ver?. Já verifiquei que problema das velas não é, provavelmente deve ser mesmo algum injector a não funcionar correctamente. Aconselharam-me a colocar 1 litro de óleo em 20 litros de gasóleo para ver se ajuda a limpar o injector.

                Mais alguma sugestão?

                Obrigado

                Comentário


                  #9
                  Usares o Torque e veres valores maf e dos injectores

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                    #10
                    Viva,

                    Isso pode ser algum sensor que regista a temperatura do motor e está a enviar a informação errada para a centralina, causando esse engasgar. Por vezes, não é detectado pelas ferramentas de diagnóstico, só mesmo quando avaria por completo.
                    Também pode ser a centralina ou sensor do pedal do acelerador.

                    Mas eu não percebo nada de Renault's, mas já tive situações parecidas com os carros daqui de casa (BMW e90 320d e honda jazz)


                    Sendo o teu carro de 2004 e se nunca trocou tubos de vácuo, aconselho-te a trocá-los, porque isso influencia a bomba dos travões, por exemplo, EGR, turbo, etc.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Skylip Ver Post
                      Boas, não acende nenhuma luz, centralina não sei. Se ligar uma ficha OBD com o programa Torque será que dá para ver?. Já verifiquei que problema das velas não é, provavelmente deve ser mesmo algum injector a não funcionar correctamente. Aconselharam-me a colocar 1 litro de óleo em 20 litros de gasóleo para ver se ajuda a limpar o injector.

                      Mais alguma sugestão?

                      Obrigado
                      Óleo no depósito de gasóleo? Não faças isso...se o motor não regista nenhum erro, eu não me preocupava muito com isso.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Velas não é...os motores diesel só usam as velas para arrancar. O motor tem algum erro registado na centralina? Alguma luz acesa?
                        As velas de incandescência não se desligam logo após a ignição do motor.

                        Elas permanecem ligadas mesmo com o motor ligado até este atingir uma determinada temperatura (embora muito antes da temperatura normal de funcionamento do motor).

                        Em relação ao problema descrito eu aponto para qualquer coisa na admissão... MAF?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dx20 Ver Post
                          As velas de incandescência não se desligam logo após a ignição do motor.

                          Elas permanecem ligadas mesmo com o motor ligado até este atingir uma determinada temperatura (embora muito antes da temperatura normal de funcionamento do motor).

                          Em relação ao problema descrito eu aponto para qualquer coisa na admissão... MAF?
                          Até digo mais, nos motores mais recentes de injecção directa common-rail, só para temperaturas muito baixas é que as velas trabalham. E quando o motor está a trabalhar elas desligam-se...se não se desligassem a luz de resistência ficaria ligada.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Óleo no depósito de gasóleo? Não faças isso...se o motor não regista nenhum erro, eu não me preocupava muito com isso.
                            Sei que é prática comum de alguns taxistas, mas também nunca me convenceu. Já se soube de problemas por causa disso. Há outras formas de limpar os injectores, talvez mais caras, mas mais seguras, certamente.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Até digo mais, nos motores mais recentes de injecção directa common-rail, só para temperaturas muito baixas é que as velas trabalham. E quando o motor está a trabalhar elas desligam-se...se não se desligassem a luz de resistência ficaria ligada.
                              Esta é a ideia que tenho.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                Até digo mais, nos motores mais recentes de injecção directa common-rail, só para temperaturas muito baixas é que as velas trabalham. E quando o motor está a trabalhar elas desligam-se...se não se desligassem a luz de resistência ficaria ligada.
                                Explica-me lá o que é que varia num CR face a um de injeção indireta de 1989.

                                Em que PV = n RT

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dx20 Ver Post
                                  Explica-me lá o que é que varia num CR face a um de injeção indireta de 1989.

                                  Em que PV = n RT
                                  No ciclo teórico pouco varia...mas como os motores são muito mais que um ciclo PV...

                                  Para começar, mudam as pressões de injecção. Os sistemas de injecção CR injectam o gasóleo com tanta pressão (chegam aos 2000bar), permitindo aos injectores enviarem o gasóleo em partículas muito mais pequenas (que se inflamam melhor) e direccionam o gasóleo para zonas pretendidas na câmara de combustão...

                                  A somar a isso, os motores mais modernos geram muito mais turbulência no interior da câmara de combustão que os antigos a injecção indirecta. Os fabricantes tinham tanta dificuldade em garantir a turbulência necessária à combustão que utilizavam a tal câmara de pré-combustão. Tal, muitas vezes não era suficiente, tanto que as velas, em motores de injecção indirecta, são absolutamente necessárias. Nos motores mais recentes, a criação de turbulência muito mais eficaz e os injectores de pressões colossais conseguem praticamente tratar do assunto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Sei que é prática comum de alguns taxistas, mas também nunca me convenceu. Já se soube de problemas por causa disso. Há outras formas de limpar os injectores, talvez mais caras, mas mais seguras, certamente.
                                    Nos motores mais antigos acredito que possa não fazer mal...mas nos mais recentes deve ser a morte do artista Já tinha ouvido falar em misturar gasolina, agora óleo nunca...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      No ciclo teórico pouco varia...mas como os motores são muito mais que um ciclo PV...

                                      Para começar, mudam as pressões de injecção. Os sistemas de injecção CR injectam o gasóleo com tanta pressão (chegam aos 2000bar), permitindo aos injectores enviarem o gasóleo em partículas muito mais pequenas (que se inflamam melhor) e direccionam o gasóleo para zonas pretendidas na câmara de combustão...

                                      A somar a isso, os motores mais modernos geram muito mais turbulência no interior da câmara de combustão que os antigos a injecção indirecta. Os fabricantes tinham tanta dificuldade em garantir a turbulência necessária à combustão que utilizavam a tal câmara de pré-combustão. Tal, muitas vezes não era suficiente, tanto que as velas, em motores de injecção indirecta, são absolutamente necessárias. Nos motores mais recentes, a criação de turbulência muito mais eficaz e os injectores de pressões colossais conseguem praticamente tratar do assunto.
                                      Pois, mas na prática estão sempre dependentes do ciclo teórico!

                                      Mudam as pressões de injeção... Pois claro! E até mudam as taxas de compressão. Para baixo, para valores fracamente menores. Aliás nunca antes atingidos, num ciclo (prático, lá está) diesel. E além disso as pressões de injeção, não têm nada a ver com as pressões de compressão no interior do cilindro, como aliás saberás.

                                      A turbulência dá pressão? Pois claro que não! Mas eu até conheço muita gente que pensa assim...
                                      A turbulência vai gerar maior rapidez na propagação da explosão, em que (mais uma vez), o PV = n RT nada tem a ver com a velocidade.

                                      Tudo isso que dizes trata de vários assuntos, conforme, e bem, referes, mas não consegue resolver outro, o calor. E esse só pode ser resolvido pelas velas de incandescência, seja em CR seja no AX 14 TRD.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        Até digo mais, nos motores mais recentes de injecção directa common-rail, só para temperaturas muito baixas é que as velas trabalham. E quando o motor está a trabalhar elas desligam-se...se não se desligassem a luz de resistência ficaria ligada.
                                        Estás a querer dizer que se um carro diesel CR estiver parado de um dia para o outro e se à torreira de uns bons 40º, eu o for pôr a trabalhar ele pode não ligar as velas de incandescência? Isso é como meter um motor Otto a funcionar sem velas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por dx20 Ver Post
                                          Estás a querer dizer que se um carro diesel CR estiver parado de um dia para o outro e se à torreira de uns bons 40º, eu o for pôr a trabalhar ele pode não ligar as velas de incandescência? Isso é como meter um motor Otto a funcionar sem velas...
                                          Sim, não liga as velas. Comparações com o Otto são desnecessárias...porque não tem nada a ver.

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                                            #22
                                            Já tive um problema semelhante num megane dci, quando estava frio o carro as vezes "soluçava" por uns instantes, quando estava quente não tinha problema nenhum. O problema era a valvula EGR, que foi substituida. Mas neste caso até poderá ser a EGR apenas suja que também pode causar isso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              Sim, não liga as velas. Comparações com o Otto são desnecessárias...porque não tem nada a ver.
                                              Digamos que é tão somente o elemento que permite a combustão.

                                              NO Otto faz a própria ignição e no Diesel de onde vem o calor? Dos 40º lá de fora!

                                              Conheço muitos carros que não informam (não ligam a luz das velas de incandescência), mas que mal lhes abres a porta do condutor (nem precisas de colocar a chave na ignição) já eles estão a ligar as velas. Só tens que dar à chave porque as velas já trabalharam.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por dx20 Ver Post
                                                Pois, mas na prática estão sempre dependentes do ciclo teórico!

                                                Mudam as pressões de injeção... Pois claro! E até mudam as taxas de compressão. Para baixo, para valores fracamente menores. Aliás nunca antes atingidos, num ciclo (prático, lá está) diesel. E além disso as pressões de injeção, não têm nada a ver com as pressões de compressão no interior do cilindro, como aliás saberás.

                                                A turbulência dá pressão? Pois claro que não! Mas eu até conheço muita gente que pensa assim...
                                                A turbulência vai gerar maior rapidez na propagação da explosão, em que (mais uma vez), o PV = n RT nada tem a ver com a velocidade.

                                                Tudo isso que dizes trata de vários assuntos, conforme, e bem, referes, mas não consegue resolver outro, o calor. E esse só pode ser resolvido pelas velas de incandescência, seja em CR seja no AX 14 TRD.
                                                Mas qual ciclo teórico? O ciclo teórico diesel nem sequer é executado pelos motores diesel actuais, mas sim o ciclo misto.

                                                Para já, não há nenhuma explosão dentro do motor, mas sim uma combustão controlada. A turbulência vai permitir aumentar a eficiência da combustão na medida em que permite renovar os reagentes para a frente de chama.

                                                As taxas de compressão podem mudar, ou não. Para valores francamente menores? Tiraste essa afirmação com base em quê? Arranjo-te um motor moderno com a mesma taxa de compressão de um motor de injecção indirecta...

                                                Mas! Mesmo que isso seja verdade

                                                Taxas de compressão maiores prejudicam a turbulência criada na admissão, na medida em que, ao promoverem um maior aquecimento do gás, aumentam a dissipação de turbulência existente no gás, pois a viscosidade cinemática do ar aumenta com o aumento de temperatura.

                                                Portanto só me estás a dar razão E esta é uma das razões para, sim, existir uma tendência para se baixar um pouco as taxas de compressão.

                                                Dito isto, os motores de injecção indirecta necessitavam muito mais do auxilio de velas e da própria câmara de pré-combustão. Os mais recentes não precisam nem da pré-câmara, e até podem não precisar de velas. E, quer acredites ou não, tem tudo a ver com as maiores pressões de injecção (que permitem, mais uma vez, que o combustível injectado tenha gotículas muito mais pequenas, facilitando a sua inflamação), e com a maior geração de turbulência dentro da câmara de combustão, seja através das cavidades do squish (na imagem que pus), seja através de outros mecanismos de criação de turbulência.



                                                Só para veres como estás errado, existem alguns motores que já nem têm velas...alguns motores Ford DI, por exemplo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                  Mas qual ciclo teórico? O ciclo teórico diesel nem sequer é executado pelos motores diesel actuais, mas sim o ciclo misto.

                                                  Para já, não há nenhuma explosão dentro do motor, mas sim uma combustão controlada. A turbulência vai permitir aumentar a eficiência da combustão na medida em que permite renovar os reagentes para a frente de chama.

                                                  As taxas de compressão podem mudar, ou não. Para valores francamente menores? Tiraste essa afirmação com base em quê? Arranjo-te um motor moderno com a mesma taxa de compressão de um motor de injecção indirecta...

                                                  Mas! Mesmo que isso seja verdade

                                                  Taxas de compressão maiores prejudicam a turbulência criada na admissão, na medida em que, ao promoverem um maior aquecimento do gás, aumentam a dissipação de turbulência existente no gás, pois a viscosidade cinemática do ar aumenta com o aumento de temperatura.

                                                  Portanto só me estás a dar razão E esta é uma das razões para, sim, existir uma tendência para se baixar um pouco as taxas de compressão.

                                                  Dito isto, os motores de injecção indirecta necessitavam muito mais do auxilio de velas e da própria câmara de pré-combustão. Os mais recentes não precisam nem da pré-câmara, e até podem não precisar de velas. E, quer acredites ou não, tem tudo a ver com as maiores pressões de injecção (que permitem, mais uma vez, que o combustível injectado tenha gotículas muito mais pequenas, facilitando a sua inflamação), e com a maior geração de turbulência dentro da câmara de combustão, seja através das cavidades do squish (na imagem que pus), seja através de outros mecanismos de criação de turbulência.



                                                  Só para veres como estás errado, existem alguns motores que já nem têm velas...alguns motores Ford DI, por exemplo
                                                  Qualquer ciclo prático está sempre dependente do respetivo ciclo teórico, seja ele qual for.

                                                  A turbulência vai provocar uma melhor eficiência, conforme referes, devido à maior velocidade do ar, o que provoca consequentemente uma maior rapidez de na combustão, conforme referi.

                                                  Eu nunca vi taxas de compressão tão baixas (nos diesel) como as atuais. Até há para aí um motor qualquer (agora não te sei dizer qual é) que fica abaixo dos 12:1. Antigamente andavam na casa dos 20:1 para cima. E conforme saberás os motores turbocomprimidos apresentam, geralmente, taxas de compressão inferiores. Ora como atualmente não há diesel sem turbo, logo as taxas têm tendência a descer.

                                                  Não digo que não consigas arranjar um motor atual com uma taxa de compressão igual à de um de injeção indireta. Será no fundo uma comparação entre o o que tem a maior taxa da atualidade e o que tinha a menor do passado. Ou seja, incomparável.

                                                  Eu estou-te a dar razão?! Então tu perguntas de onde é que eu tirei essa informação (a da descida das taxas de compressão) colocando em causa a veracidade disso e depois vens dizer que "E esta é uma das razões para, sim, existir uma tendência para se baixar um pouco as taxas de compressão."

                                                  Tu é que me estás a dar razão!


                                                  Olha há bocado quando disse que havia alguns carros que mal se abria a porta do condutor já estavam a aquecer as velas estava-me precisamente a referir a um Ford.

                                                  E mais uma vez, a turbulência não gera pressão. A turbulência só tem a ver com a rapidez do processo. O T, no PV = n RT é de temperatura e não de turbulência! O T, por muito grande que P seja, (que não o é devido ao abaixamento das taxas de compressão), tens que o ir buscar... Às velas de incandescência!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por dx20 Ver Post
                                                    Qualquer ciclo prático está sempre dependente do respetivo ciclo teórico, seja ele qual for.

                                                    A turbulência vai provocar uma melhor eficiência, conforme referes, devido à maior velocidade do ar, o que provoca consequentemente uma maior rapidez de na combustão, conforme referi.

                                                    Eu nunca vi taxas de compressão tão baixas (nos diesel) como as atuais. Até há para aí um motor qualquer (agora não te sei dizer qual é) que fica abaixo dos 12:1. Antigamente andavam na casa dos 20:1 para cima. E conforme saberás os motores turbocomprimidos apresentam, geralmente, taxas de compressão inferiores. Ora como atualmente não há diesel sem turbo, logo as taxas têm tendência a descer.

                                                    Não digo que não consigas arranjar um motor atual com uma taxa de compressão igual à de um de injeção indireta. Será no fundo uma comparação entre o o que tem a maior taxa da atualidade e o que tinha a menor do passado. Ou seja, incomparável.

                                                    Eu estou-te a dar razão?! Então tu perguntas de onde é que eu tirei essa informação (a da descida das taxas de compressão) colocando em causa a veracidade disso e depois vens dizer que "E esta é uma das razões para, sim, existir uma tendência para se baixar um pouco as taxas de compressão."

                                                    Tu é que me estás a dar razão!


                                                    Olha há bocado quando disse que havia alguns carros que mal se abria a porta do condutor já estavam a aquecer as velas estava-me precisamente a referir a um Ford.

                                                    E mais uma vez, a turbulência não gera pressão. A turbulência só tem a ver com a rapidez do processo. O T, no PV = n RT é de temperatura e não de turbulência! O T, por muito grande que P seja, (que não o é devido ao abaixamento das taxas de compressão), tens que o ir buscar... Às velas de incandescência!
                                                    Não é bem assim. Ao aumentares P aumentas também T... E até te posso que o meu dci tem as velas todas queimadas, ou seja, só lá estão a ocupar espaço e no entanto o motor pega sempre bem mesmo com temperaturas negativas

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                                                      Não é bem assim. Ao aumentares P aumentas também T... E até te posso que o meu dci tem as velas todas queimadas, ou seja, só lá estão a ocupar espaço e no entanto o motor pega sempre bem mesmo com temperaturas negativas
                                                      Então, no teu caso, as velas não estão, nitidamente a fazer lá nada.

                                                      Nem sei para quê que as Renault as instalou...

                                                      Eu nunca disse que o P aumentava...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por dx20 Ver Post
                                                        Digamos que é tão somente o elemento que permite a combustão.

                                                        NO Otto faz a própria ignição e no Diesel de onde vem o calor? Dos 40º lá de fora!

                                                        Conheço muitos carros que não informam (não ligam a luz das velas de incandescência), mas que mal lhes abres a porta do condutor (nem precisas de colocar a chave na ignição) já eles estão a ligar as velas. Só tens que dar à chave porque as velas já trabalharam.
                                                        É a compressão que cria as condições necessárias à inflamação do combustível. As velas de incadescência (quando usadas) apenas aquecem a câmara.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por dx20 Ver Post
                                                          Então, no teu caso, as velas não estão, nitidamente a fazer lá nada.

                                                          Nem sei para quê que as Renault as instalou...

                                                          Eu nunca disse que o P aumentava...
                                                          Se calhar para países mais frios fazem falta.

                                                          Ao diminuíres o volume, a pressão aumenta e consequentemente a temperatura também...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            É a compressão que cria as condições necessárias à inflamação do combustível. As velas de incadescência (quando usadas) apenas aquecem a câmara.
                                                            Ora aí está!

                                                            Comentário

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