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GPL ou diesel... hum..

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    GPL ou diesel... hum..

    Olá meus caros, tenho andado faraónicamente ausente aqui do fórum, contudo a vida nem sempre nos dá para vir cá quando queremos...

    Mas o que me faz vir cá hoje é desejar-vos umas belas entradas e que 2013 seja O ano

    O outro assunto é o seguinte... a minha Lybra já conta com 330.000km feitos a semana passada, tem um consumo, digamos, elevado para o que eu desejava, eu sei... já fez nas minhas mãos mais de 250.000 e só agora é que reparei nesse "pormenor"... bem... +/-... eu gosto da carrinha, tem as suas qualidades e defeitos, o que não vou discutir aqui visto que o assunto é outro a intenção é ficar com a Lybra e adquirir um outro carro, económico e que dê para o dia-a-dia, digamos que faço neste momento cerca de 50.000km/ano, o que é considerável...

    Então, de há umas semanas para cá acendeu-se a luz do GPL como alternativa ao gasóleo, é válida, mas tem alguns mas...

    O maior mas prende-se com os consumos... é o assunto que mais voltas dá à minha cabeça.

    A minha Lybra faz cerca de 6.5, é a média... se andar mais rápido chega aos 7.2, se andar caracol, não faz menos de 5.9, o que é muito, em comparação com o Stilo do meu pai em que fazia facilmente e em ritmos vivos, cerca de 5.2, tenho essa fonte de comparação. Os motores são semelhantes, 1.9 JTD só que na Lybra o motor é o de 116cv com 300NM e no Stilo é o de 115cv com 280Nm, penso eu de que... dai que a Lybra teria mais condições teóricas de fazer consumos melhores.

    Adiante.. consumos das alternativas... sei que há os diesel 1.6 ou 2.0 que fazem uns consumos interessantes, segundo as marcar os 1.6 pode-se fazer cerca de 4.5 e os 2.0 cerca de 5.5, mas são consumos de catalogo, reais disseram-me que é sempre +/- mais 1 litro aos cem.

    Contas feitas dá 5.5 e 6.5, sensivelmente os consumos que faço com a minha Lybra, contudo acho que comigo esses consumos não seriam tão elevados...

    Um pequeno pormenor... a minha condução é cerca de 70% AE, 20% nacionais e 10% urbano, mais coisa menos coisa.. em AE as minha velocidades muito raramente é acima dos 135km/h, o normal é os 120 a 125km/h +/- o que é mais uma razão para eu estar-me a queixar dos consumos

    Em frente...

    Estive a ver carros a gasolina, 1.4 turbo.... 2.0 atmosféricos... vi entre esses... consumos cerca de 7 a 9 litros.

    Feitas as contas o GPL ganha ligeiramente, conseguiria poupar cerca de 1.4€ por cada 100km, o que anualmente faz uma poupança de €700, a amortização do investimento GPL é atingida em pouco mais de 2 anos, a minha intenção é ficar com o novo carro bem mais do que 2 anos. Um detalhe... o carro a comprar será usado, não novo. novo perde a garantia em GPL, e consegue-se usados, com poucos km, muito mais baratos do que os novos, assim ainda se poupa alguma coisa.. só contas

    Bem... para os diesel man e os GPL man.. lol.. o que me aconselham?

    Já agora, os modelos que tive em consideração:

    Gasolina para GPL - VW Sciroco 1.4 TSI, VW Passat 2.0 TSI, BMW 320i, Audi A5 1.8T, são alguns exemplos
    Diesel - Volvo V40 1.6 (novo modelo), Audi A4 variant TDI, BMW 320d, Peugeot 508 2.0 HDI

    Bom.. o texto alonga-se como se não houvesse amanhã acho que perceberam a ideia, contudo rondarei o tópico para uma discussão sobre este assunto.

    Abraços e boas entradas

    #2
    Os TSI levam um kit de GPL mais caro, à volta de 2 mil €, pois são motores de injecção directa. Atenção a esse tipo de motores, pois nem todos podem levar com kit GPL, só mesmo os TSI e pouco mais.

    Os 1.8T dão-se bem com GPL, os 1.6 vag, os 1.6 ou 2.0 TS da Alfa também, mesmo os 1.4tbi no mito e no giu também.
    Os volvo também são sempre uma boa alternativa.

    Se para ti o GPL não é problema, então seria o caminho a seguir, como já fizeste as contas, rapidamente tens o investimento amortizado. Podes contar com um aumento de consumo à volta dos 15%, sem diferenças notórias na potencia.
    E dependendo da tua zona ou de cartões de desconto que possas ter, o preço roda os 70/75 cêntimos por litro, sem grandes variações já desde há uns 2 anitos.

    Existem excelentes opções no mercado de usados a gasolina, conseguem-se fazer grandes negócios, ainda para mais numa altura de crise como a que atravessamos.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
      Os TSI levam um kit de GPL mais caro, à volta de 2 mil €, pois são motores de injecção directa. Atenção a esse tipo de motores, pois nem todos podem levar com kit GPL, só mesmo os TSI e pouco mais.

      Os 1.8T dão-se bem com GPL, os 1.6 vag, os 1.6 ou 2.0 TS da Alfa também, mesmo os 1.4tbi no mito e no giu também.
      Os volvo também são sempre uma boa alternativa.

      Se para ti o GPL não é problema, então seria o caminho a seguir, como já fizeste as contas, rapidamente tens o investimento amortizado. Podes contar com um aumento de consumo à volta dos 15%, sem diferenças notórias na potencia.
      E dependendo da tua zona ou de cartões de desconto que possas ter, o preço roda os 70/75 cêntimos por litro, sem grandes variações já desde há uns 2 anitos.

      Existem excelentes opções no mercado de usados a gasolina, conseguem-se fazer grandes negócios, ainda para mais numa altura de crise como a que atravessamos.
      Subscrevo!

      Comentário


        #4
        Existe um melhor mercado a nivel de carros a gasolina , digo isto apenas e só pela enorme desvalorizaçao que levam e pelo facto que o diesel é que é bom e encontras normalmente carros a gasolina muito mais baratos que a versao diesel e com muito mais equipamente e menos kilometros que a versao diesel !

        Ve tambem os volvo S80 T5

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          #5
          Volvos há um que me tira do sério, contudo os consumos devem ser altos... Volvo S60 R awd com 300 cv e com poucos km...

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            #6
            Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
            Volvos há um que me tira do sério, contudo os consumos devem ser altos... Volvo S60 R awd com 300 cv e com poucos km...
            Isso é como achar uma agulha no palheiro... Por acaso ao pé de minha casa há um!

            Comentário


              #7
              Os automóveis a gasolina levam um rombo valente no mercado de usados (que até é o que se tem vindo a discutir no tópico ao lado, em relação ao 30d vs 28i da BMW).
              Visto já teres feitos as continhas todas, avançaria para uma situação a GPL. Os Volvos costumam-se dar bastante bem.
              Olha este por exemplo:
              Volvo V70 2.5 T Summum (200 cv), € 18.400, Lisboa - Standvirtual

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                Volvos há um que me tira do sério, contudo os consumos devem ser altos... Volvo S60 R awd com 300 cv e com poucos km...
                Por acaso á beira do meu shopping aparece la um volvo pretinho S60 R e era um rapaz novo , mas que carrao !

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                  Isso é como achar uma agulha no palheiro... Por acaso ao pé de minha casa há um!
                  Sim, é... mas eu sei onde há um, por isso falei desse

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                    Os automóveis a gasolina levam um rombo valente no mercado de usados (que até é o que se tem vindo a discutir no tópico ao lado, em relação ao 30d vs 28i da BMW).
                    Visto já teres feitos as continhas todas, avançaria para uma situação a GPL. Os Volvos costumam-se dar bastante bem.
                    Olha este por exemplo:
                    Volvo V70 2.5 T Summum (200 cv), € 18.400, Lisboa - Standvirtual
                    Esse seria uma opção diogomsl, contudo aquela traseira...

                    Comentário


                      #11
                      Não contes trocar Diesel por GPL e poupar em combustível, sobretudo porque quando o combustível for barato não te vais preocupar tanto em conduzir para poupar...

                      Neste aspecto são mais ou menos a mesma coisa. O GPL ganha em custo de aquisição (mais ainda em usados), custo de manutenção e geralmente motores francamente superiores em tudo (sobretudo se optares por sobrealimentados).

                      Atenção no entanto que em motores mais recentes, de injecção directa, ainda está complicado instalar GPL.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                        Esse seria uma opção diogomsl, contudo aquela traseira...
                        Tens este então: Volvo S60 2.5 T 300cv SpaceBall R Line +, € 22.490, Arrifana - Santa Maria Feira - Standvirtual

                        Comentário


                          #13
                          SRLA, a intenção é poupar € e não nos consumos. Mesmo que gaste mais pode compensar, é ai que eu quero tentar chegar, é ai que está a minha grande dúvida

                          A minha condução não é molenga, mas não muito rápida, é moderada a moderada + por vezes, com uma utilização massiva em AE.

                          Comentário


                            #14

                            Gosto especialmente desse modelo

                            Comentário


                              #15
                              Volvo S60 R AWD 300cv, € 24.900, Livramneto - Standvirtual

                              Poucos KM, muito confortável e rápido. Se bem que em todo o caso eu escolhia o A5 1.8t ;)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Freddy Ver Post
                                Volvo S60 R AWD 300cv, € 24.900, Livramneto - Standvirtual

                                Poucos KM, muito confortável e rápido. Se bem que em todo o caso eu escolhia o A5 1.8t ;)
                                Está caro não está?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Freddy Ver Post
                                  Volvo S60 R AWD 300cv, € 24.900, Livramneto - Standvirtual

                                  Poucos KM, muito confortável e rápido. Se bem que em todo o caso eu escolhia o A5 1.8t ;)
                                  Vais buscá-lo aos Açores?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Referia-me mesmo a esse anuncio Freddy, o Audi é uma das opções, gosto do A5 também, são duas portas, pena não haver com 5 portas a gasolina, há se for novo, mas aqui a intenção é ser usado.

                                    Abraço

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esse já está à venda, talvez há meio ano!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                        Vais buscá-lo aos Açores?
                                        Esqueci-me desse pequeno pormenor

                                        Comentário


                                          #21
                                          Why not Braz?

                                          Diogomsl, o preço daria para regatear, como o mercado está, para o carro que é dificilmente vende-se a não ser para meter a GPL, daria sempre para negociar um bom preço, contudo.. penso que não estará caro, mas isso sou eu a dizer

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                                            Why not Braz?
                                            Só o que gastas em transporte...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Confesso que há uma coisa que me faz confusão...

                                              O objectivo da compra de um carro a GPL, como disseste, é gastar menos que a Lybra.

                                              Ora, se queres gastar menos que a Lybra, como podes pensar nos Volvo de 5 cilindros?
                                              Como podes pensar nos R de 300cv?

                                              Quando se opta pela compra de um veículo a GPL pelo lado racional dos gastos em combustivel - ou posterior alteração - é expectável que se compre um carro com um motor pequeno/médio para que, de facto, o gasto seja menor do que um motor a gasóleo.

                                              A manutenção Volvo é já de si elevada...são 5 cilindros e pelo menos 250cv no estábulo a consumir...não faz sentido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mas...queres poupar ou gastar mais? Um Volvo S60R, é menino para fazer 11€/100km (0.80 litro de GPL), enquanto a carrinha dele, se a media for de 6.5, esta a fazer 9.4€/100km (1.45€ litro de gasoleo).

                                                Diria que a media dele, para poupar, deve andar na casa dos 9-11L de consumos, a GPL.

                                                Renault Mégane GT-Line Energy TCe 115 Configu, € 19.900, Barcelos - Standvirtual
                                                Honda Civic 1.8 Elegance, € 16.950, Torres Vedras - Standvirtual
                                                Audi S3 2.0TFSI GPL, € 21.500, Ortigosa - Standvirtual
                                                Audi A4 1.8 T SporT, € 7.250, SRA.HORA - Standvirtual
                                                BMW 318 i Berlina, € 16.900, Vila Nova De Famalicão - Standvirtual
                                                http://www.standvirtual.com/carros/Mazda/6/P7404066/
                                                http://www.standvirtual.com/carros/Opel/Astra/P7387033/
                                                http://www.standvirtual.com/carros/Fiat/Bravo/P7410195/
                                                http://www.standvirtual.com/carros/H.../1.8/P7389254/

                                                Editado pela última vez por Drifter; 31 December 2012, 19:34.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                                                  SRLA, a intenção é poupar € e não nos consumos. Mesmo que gaste mais pode compensar, é ai que eu quero tentar chegar, é ai que está a minha grande dúvida

                                                  A minha condução não é molenga, mas não muito rápida, é moderada a moderada + por vezes, com uma utilização massiva em AE.
                                                  E eu estava a falar mesmo em €, não em litros porque esses são garantidamente muito superiores a GPL do que a gasóleo.

                                                  Como regra geral, o litro do GPL custa metade do litro de gasóleo, mas um motor a GPL facilmente bebe o dobro de um motor Diesel por isso vai dar ao mesmo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                    Confesso que há uma coisa que me faz confusão...

                                                    O objectivo da compra de um carro a GPL, como disseste, é gastar menos que a Lybra.

                                                    Ora, se queres gastar menos que a Lybra, como podes pensar nos Volvo de 5 cilindros?
                                                    Como podes pensar nos R de 300cv?

                                                    Quando se opta pela compra de um veículo a GPL pelo lado racional dos gastos em combustivel - ou posterior alteração - é expectável que se compre um carro com um motor pequeno/médio para que, de facto, o gasto seja menor do que um motor a gasóleo.

                                                    A manutenção Volvo é já de si elevada...são 5 cilindros e pelo menos 250cv no estábulo a consumir...não faz sentido.
                                                    Esse seria uma escolha irreal, do coração, mas aqui tenho de ter uma escolha racional, o que me deixa fulo contudo com um carro de 300cv acho que não vivia muito mais tempo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                      E eu estava a falar mesmo em €, não em litros porque esses são garantidamente muito superiores a GPL do que a gasóleo.

                                                      Como regra geral, o litro do GPL custa metade do litro de gasóleo, mas um motor a GPL facilmente bebe o dobro de um motor Diesel por isso vai dar ao mesmo.

                                                      Pois... isso é que me deixa baralhado porque reparem... se trocar por um diesel mais económico do que o meu, fica mais barato essa escolha? Ou a escolha do GPL, mesmo comparando com um diesel mais económico do que o meu actual? Ficará ela por ela como diz o SRLA??

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E porque não a Lybra a GPL? O motor não é compatível?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                                          E porque não a Lybra a GPL? O motor não é compatível?
                                                          Pelo que percebi, a Lybra é a Diesel.

                                                          Ja agora, Stratos, qual o orçamento?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não.

                                                            Existe já tecnologia para colocar um motor diesel a GPL, no entanto o sistema faz uma mistura de 90% gasóleo e 10% GPL, não compensa.

                                                            Comentário

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