Antes de mais, aproveito para desejar a todos um bom ano.
Pretendo adquirir uma carrinha do segmento D sendo que depois de ponderar e excluir outros modelos, restringi as opções à Mercedes C250 Cdi Station e à Volvo V60 D5.
Faço cerca de 30.000 kms/ano, sobretudo em AE. Valorizo o bem-estar e o conforto a bordo, não dou especial importância ao espaço interior e bagageira. Tenho curiosidade em conhecer a Mercedes, nunca tive nenhum. Por outro lado, tive um S60 D5 de 2002 e uma óptima experiência com a Volvo, tanto ao nível do serviço pós-venda (apesar da manutenção cara), como do carro em si: quando saiu, o S60 perdia os comparativos todos das revistas da especialidade, por diversas razões respeitáveis, mas para mim era, à época, dos melhores automóveis do segmento e o D5 um motor fabuloso.
Prefiro as caixas manuais às automáticas, com excepção da ZF de 8v da BMW, que tive oportunidade de testar num F30 e achei super competente. Contudo, dados os conhecidos problemas do N47, a BMW não é opção (não há orçamento para 6 cilindros).
Impressões sobre os testes a cada uma das carrinhas:
Volvo V60 D5: gosto imenso do design exterior, o interior é muito agradável e aparenta qualidade. Não gostei do painel de instrumentos, tem pouca informação e o espaço entre os instrumentos está mal aproveitado. O sistema multimédia funciona bem, mas parece-me menos completo e intuitivo que o da classe C. Os bancos são muito bons, mas piores do que os do meu antigo S60. Testei o D5 na versão de 205 cv, o motor continua progressivo, mas claramente mais disponível desde baixa rotação, funcionando bem em todos os regimes. Em estrada, o conforto de rolamento é bom, mesmo com as jantes de 18'' que equipam a carrinha de teste. Dinamicamente, a V60 é apenas razoável, pois adorna um pouco em curva, algo resolvido com a suspensão desportiva de série na versão R-design, que testei numa D4, e que penaliza significativamente o conforto. Não testei o chassis four-C. A direcção é demasiado assistida e pouco comunicativa e a caixa tem um curso longo, mas é confortável. A V60 que testei tinha montado o pack driver support (cruise control adaptativo, assistente mudança de faixa e alerta de aproximação de veículos) que aumenta a sensação de segurança e confiança de quem segue ao volante.
Mercedes C250 cdi: a carrinha que testei estava equipada com pack avantgarde, estofos em pele, GPS e tecto panorâmico, o que melhora o ambiente a bordo. É menos bonita do que a V60, mas melhorou imenso com o restyling de 2011. O interior tem uma qualidade percebida superior ao da V60, o painel de instrumentos tem toda a informação que se espera de um sistema de multimédia recente. Em estrada, achei o motor algo ruidoso, receio que se mostre demasiado intrusivo a velocidades mais elevadas. Face ao 5 cilindros da Volvo, o motor da C é menos suave e "redondo", parecendo contudo mais forte no regime de binário máximo. Dinamicamente, a C pareceu-me superior à V60, mesmo sem o pack AMG. Contudo, a caixa manual é algo lenta e pouco precisa. Testei a 7G num C220 cdi e, embora seja bastante melhor que a manual e, provavelmente, valha a diferença, não estou disposto a pagar o incremento de preço. Consegui consumos mais baixos na Classe C do que na V60. O conforto da classe C é exímio, gostei bastante da carrinha.
Para às condições de aquisição que consegui e com equipamento semelhante (estofos em pele, faróis xénon, sistema de navegação, sensores de estacionamento,...), a C250 cdi fica cerca de 2.750 Euros mais cara que a V60 D5.
O objectivo é manter a carrinha entre 8 a 10 anos.
Estou bastante indeciso entre as 2 e procuro argumentos que me façam inclinar para uma das opções. Qual vos parece melhor?
Pretendo adquirir uma carrinha do segmento D sendo que depois de ponderar e excluir outros modelos, restringi as opções à Mercedes C250 Cdi Station e à Volvo V60 D5.
Faço cerca de 30.000 kms/ano, sobretudo em AE. Valorizo o bem-estar e o conforto a bordo, não dou especial importância ao espaço interior e bagageira. Tenho curiosidade em conhecer a Mercedes, nunca tive nenhum. Por outro lado, tive um S60 D5 de 2002 e uma óptima experiência com a Volvo, tanto ao nível do serviço pós-venda (apesar da manutenção cara), como do carro em si: quando saiu, o S60 perdia os comparativos todos das revistas da especialidade, por diversas razões respeitáveis, mas para mim era, à época, dos melhores automóveis do segmento e o D5 um motor fabuloso.
Prefiro as caixas manuais às automáticas, com excepção da ZF de 8v da BMW, que tive oportunidade de testar num F30 e achei super competente. Contudo, dados os conhecidos problemas do N47, a BMW não é opção (não há orçamento para 6 cilindros).
Impressões sobre os testes a cada uma das carrinhas:
Volvo V60 D5: gosto imenso do design exterior, o interior é muito agradável e aparenta qualidade. Não gostei do painel de instrumentos, tem pouca informação e o espaço entre os instrumentos está mal aproveitado. O sistema multimédia funciona bem, mas parece-me menos completo e intuitivo que o da classe C. Os bancos são muito bons, mas piores do que os do meu antigo S60. Testei o D5 na versão de 205 cv, o motor continua progressivo, mas claramente mais disponível desde baixa rotação, funcionando bem em todos os regimes. Em estrada, o conforto de rolamento é bom, mesmo com as jantes de 18'' que equipam a carrinha de teste. Dinamicamente, a V60 é apenas razoável, pois adorna um pouco em curva, algo resolvido com a suspensão desportiva de série na versão R-design, que testei numa D4, e que penaliza significativamente o conforto. Não testei o chassis four-C. A direcção é demasiado assistida e pouco comunicativa e a caixa tem um curso longo, mas é confortável. A V60 que testei tinha montado o pack driver support (cruise control adaptativo, assistente mudança de faixa e alerta de aproximação de veículos) que aumenta a sensação de segurança e confiança de quem segue ao volante.
Mercedes C250 cdi: a carrinha que testei estava equipada com pack avantgarde, estofos em pele, GPS e tecto panorâmico, o que melhora o ambiente a bordo. É menos bonita do que a V60, mas melhorou imenso com o restyling de 2011. O interior tem uma qualidade percebida superior ao da V60, o painel de instrumentos tem toda a informação que se espera de um sistema de multimédia recente. Em estrada, achei o motor algo ruidoso, receio que se mostre demasiado intrusivo a velocidades mais elevadas. Face ao 5 cilindros da Volvo, o motor da C é menos suave e "redondo", parecendo contudo mais forte no regime de binário máximo. Dinamicamente, a C pareceu-me superior à V60, mesmo sem o pack AMG. Contudo, a caixa manual é algo lenta e pouco precisa. Testei a 7G num C220 cdi e, embora seja bastante melhor que a manual e, provavelmente, valha a diferença, não estou disposto a pagar o incremento de preço. Consegui consumos mais baixos na Classe C do que na V60. O conforto da classe C é exímio, gostei bastante da carrinha.
Para às condições de aquisição que consegui e com equipamento semelhante (estofos em pele, faróis xénon, sistema de navegação, sensores de estacionamento,...), a C250 cdi fica cerca de 2.750 Euros mais cara que a V60 D5.
O objectivo é manter a carrinha entre 8 a 10 anos.
Estou bastante indeciso entre as 2 e procuro argumentos que me façam inclinar para uma das opções. Qual vos parece melhor?
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