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Mercedes C250 cdi Station vs Volvo V60 D5

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    Mercedes C250 cdi Station vs Volvo V60 D5

    Antes de mais, aproveito para desejar a todos um bom ano.

    Pretendo adquirir uma carrinha do segmento D sendo que depois de ponderar e excluir outros modelos, restringi as opções à Mercedes C250 Cdi Station e à Volvo V60 D5.

    Faço cerca de 30.000 kms/ano, sobretudo em AE. Valorizo o bem-estar e o conforto a bordo, não dou especial importância ao espaço interior e bagageira. Tenho curiosidade em conhecer a Mercedes, nunca tive nenhum. Por outro lado, tive um S60 D5 de 2002 e uma óptima experiência com a Volvo, tanto ao nível do serviço pós-venda (apesar da manutenção cara), como do carro em si: quando saiu, o S60 perdia os comparativos todos das revistas da especialidade, por diversas razões respeitáveis, mas para mim era, à época, dos melhores automóveis do segmento e o D5 um motor fabuloso.

    Prefiro as caixas manuais às automáticas, com excepção da ZF de 8v da BMW, que tive oportunidade de testar num F30 e achei super competente. Contudo, dados os conhecidos problemas do N47, a BMW não é opção (não há orçamento para 6 cilindros).

    Impressões sobre os testes a cada uma das carrinhas:

    Volvo V60 D5: gosto imenso do design exterior, o interior é muito agradável e aparenta qualidade. Não gostei do painel de instrumentos, tem pouca informação e o espaço entre os instrumentos está mal aproveitado. O sistema multimédia funciona bem, mas parece-me menos completo e intuitivo que o da classe C. Os bancos são muito bons, mas piores do que os do meu antigo S60. Testei o D5 na versão de 205 cv, o motor continua progressivo, mas claramente mais disponível desde baixa rotação, funcionando bem em todos os regimes.
    Em estrada, o conforto de rolamento é bom, mesmo com as jantes de 18'' que equipam a carrinha de teste. Dinamicamente, a V60 é apenas razoável, pois adorna um pouco em curva, algo resolvido com a suspensão desportiva de série na versão R-design, que testei numa D4, e que penaliza significativamente o conforto. Não testei o chassis four-C. A direcção é demasiado assistida e pouco comunicativa e a caixa tem um curso longo, mas é confortável. A V60 que testei tinha montado o pack driver support (cruise control adaptativo, assistente mudança de faixa e alerta de aproximação de veículos) que aumenta a sensação de segurança e confiança de quem segue ao volante.

    Mercedes C250 cdi: a
    carrinha que testei estava equipada com pack avantgarde, estofos em pele, GPS e tecto panorâmico, o que melhora o ambiente a bordo. É menos bonita do que a V60, mas melhorou imenso com o restyling de 2011. O interior tem uma qualidade percebida superior ao da V60, o painel de instrumentos tem toda a informação que se espera de um sistema de multimédia recente. Em estrada, achei o motor algo ruidoso, receio que se mostre demasiado intrusivo a velocidades mais elevadas. Face ao 5 cilindros da Volvo, o motor da C é menos suave e "redondo", parecendo contudo mais forte no regime de binário máximo. Dinamicamente, a C pareceu-me superior à V60, mesmo sem o pack AMG. Contudo, a caixa manual é algo lenta e pouco precisa. Testei a 7G num C220 cdi e, embora seja bastante melhor que a manual e, provavelmente, valha a diferença, não estou disposto a pagar o incremento de preço. Consegui consumos mais baixos na Classe C do que na V60. O conforto da classe C é exímio, gostei bastante da carrinha.

    Para às condições de aquisição que consegui e com equipamento semelhante (estofos em pele, faróis xénon, sistema de navegação, sensores de estacionamento,...), a C250 cdi fica cerca de 2.750 Euros mais cara que a V60 D5.

    O objectivo é manter a carrinha entre 8 a 10 anos.

    Estou bastante indeciso entre as 2 e procuro argumentos que me façam inclinar para uma das opções. Qual vos parece melhor?
    Editado pela última vez por CPA; 01 January 2013, 18:22.

    #2
    Boas,

    Ambas as carrinhas são excelentes!

    Para mim a Volvo é muito mais bonita, mais agressiva, contudo a Mercedes, se for com o pack AMG também não lhe fica atrás.

    Não conheço o motor da Volvo e conheço o motor da Mercedes, pelo que só me vou pronunciar sobre este.

    O motor 250 CDI, também o achei algo ruidoso, mas todos os Mercedes que conheço, o são, claro que a carrinha poderia estar mais insonorizada.

    Para mim este motor é uma decepção em baixas, esperava muito mais, para um 204 CV, mas à medida que sobe de rotação, mostra pulmão.

    Atenção que têm existido problemas nestas viaturas ao nível dos injectores (que Mercedes tem substituido a custo zero) e na bomba de água.

    Quanto ao dinamismo, cuidado que a Mercedes tem tracção traseira, pelo que pode ser um pouco mais perigosa do que a Volvo.

    Como é para manter tantes anos, a minha opinião é que a melhor aquisição é a Mercedes, pois:

    - terá em teoria maior capacidade de fazer grandes quilometragens,
    - os materias serão mais duráveis no tempo,
    - o valor de uma Mercedes será sempre muito maior do que o da Volvo aquando da venda.

    Se eu adquirisse uma viatura para manter os anos frisados e para prefazer a quilometragem anual referida, sem dúvida nenhuma que o veículo a comprar seria uma Mercedes C 250 CDI , com pack AMG.

    Tenho um Mercedes, que fez agora oito anos, com cerca de 220.000 Km´s e está impecável.

    Cumprimentos e boa compra. Depois há que fazer aqui um diário de bordo.

    Comentário


      #3
      Melhor, com sinceridade, não te consigo dizer, porque não tenho esse conhecimento. Mas a V60 sempre me encheu as medidas (tirando a mala pequena, que para ti não parece ser problema), e desta forma, seria a minha escolha (e com o D3, por uma questão de €, além de que na minha opinião, é mais que suficiente para o peso - mas respeito quem precise de mais performance).

      O meu Pai esteve (há 1 ano) comprador de um desses dois carros, e em termos comparativos, disse-me que a mercedes punha a volva a um canto (opinião dele, baseada em parâmetros que ele valoriza). No fim de contas, a minha Mãe deu-lhe a volta e comprou o 520d, mas seria o mercedes C 220cdi se não fosse o factor Mãe.

      Comentário


        #4
        aqui fica uma ideia a ponderar e como tal um argumento a ter em conta

        lembro que na altura em que saiu a versão w204 terem dito que o veículo levou mais de 7 anos a ser desenvolvido e aperfeiçoado
        (lembro-me de um detalhe interessante relativo ao botões da consola central, nomeadamente no som que fazem)
        se de argumentos andas à procura penso que nos detalhes está a diferença
        Já para não falar nos valores de retoma daqui a 10 anos serem claramente superiores aos de um volvo colmatando sem dúvida o valor um pouco mais elevado do merc.

        Comentário


          #5
          Eu sempre gostei da V60, acho simplesmente a carrinha mais bonita de todas. Mas neste caso a Mercedes encaixa numa melhor escolha quer pela qualidade quer pela fiabilidade. O meu cunhado trabalha na Mercedes e de vez em quando traz-me alguns modelos para experimentar, e a ideia com que fiquei do 250 cdi (no caso era um E coupe amg descapotável caixa manual) foi do enorme fosso entre as relações tornando a caixa muito lenta. A volvo acho pobre de interior em relação à Mercedes e o resto já todos disseram

          Comentário


            #6
            O motor do Volvo é algo guloso face ao que oferece. Mas tem uma sonoridade... Ah ! ... Em termos de comodidade, o Volvo está também em bom plano.


            Agora, se na mesa estivesse um MB Classe 220 CDI (que chega e sobra para as encomendas) e a caixa auto 7G-Tronic, era esta a minha escolha.

            Comentário


              #7
              Eu sempre fui apreciador do design e motor Mercedes, pelo que seria a minha escolha.
              O meu cunhado tem uma C250 com caixa automática, mas a anterior à 7G-Tronic. Concordo contigo na parte do ruído, mas no interior não deixa trespassar metade de metade do barulho. A 7G-Tronic está passos à frente da anterior da Mercedes, mas ainda a alguns passos da DSG (para mim das melhores caixas automáticas do mercado, em conjunto com a da BMW).
              A diferença a nível de andamento para o C220 não é assim nada de especial. Claro que a sentes, mas por exemplo para mim, não é significativa. Tal como o DeCeIi, escolheria uma C220 com 7G-Tronic, acrescentando o pack AMG.

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                #8
                Para mim, entre essas duas, não hesitaria um segundo: Volvo!

                E isto porquê? Pela maior raridade deste carro, já que eu sou bastante sensível ao factor "exclusividade". Não é que a Volvo seja um extra-terrestre, mas principalmete comparada com a Mercedes é muito mais distinta, pois os 3 premium alemães têm aquele carimbo do "toda a gente tem um" - então se for prata por fora com pele preta por dentro, está encontrado o óscar para "carro mais vulgar actualmente em produção"!

                Por outro lado, a suavidade de funcionamento superior do D5 é mais um factor de peso, principalmente para quem rola bastante. Consumos superiores? Sim, mas também não acredito que a V60 seja assim tão bêbada em termos absolutos, principalmente a velocidades estabilizadas, e o maior conforto acústico vale de muito, também.

                Se esses factores emocionais de "imagem" contam para ti, pode-se dizer que em termos genéricos um dono de um Volvo será mais visto como pessoa distinta e de bom gosto, ao passo que uma Mercedes, por mais bela que esteja, terá sempre associada o carimbo de "carro para táxi" ou "carro de empreiteiro", algo que nunca acontecerá com a Volvo.

                Maior valor residual da Mercedes? Quanto mais tempo passar, mais isso se relativiza, e como o carro é para manter durante vários anos... Para mim, repito, a escolha seria claríssima!
                Editado pela última vez por LinoMarques; 01 January 2013, 23:30.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Para mim, entre essas duas, não hesitaria um segundo: Volvo!

                  E isto porquê? Pela maior raridade deste carro, já que eu sou bastante sensível ao factor "exclusividade". Não é que a Volvo seja um extra-terrestre, mas principalmete comparada com a Mercedes é muito mais distinta, pois os 3 premium alemães têm aquele carimbo do "toda a gente tem um" - então se for prata por fora com pele preta por dentro, está encontrado o óscar para "carro mais vulgar actualmente em produção"!

                  Por outro lado, a suavidade de funcionamento superior do D5 é mais um factor de peso, principalmente para quem rola bastante. Consumos superiores? Sim, mas também não acredito que a V60 seja assim tão bêbada em termos absolutos, principalmente a velocidades estabilizadas, e o maior conforto acústico vale de muito, também.

                  Se esses factores emocionais de "imagem" contam para ti, pode-se dizer que em termos genéricos um dono de um Volvo será mais visto como pessoa distinta e de bom gosto, ao passo que uma Mercedes, por mais bela que esteja, terá sempre associada o carimbo de "carro para táxi" ou "carro de empreiteiro", algo que nunca acontecerá com a Volvo.

                  Maior valor residual da Mercedes? Quanto mais tempo passar, mais isso se relativiza, e como o carro é para manter durante vários anos... Para mim, repito, a escolha seria claríssima!
                  Assino por baixo, acrescentando apenas que, para mim, os bancos em pele da volvo são simplesmente os mais confortáveis que já me sentei..

                  A minha mãe tem uma Volvo XC70 D5, já tem 8 anos, 220mil km, e sem grandes cuidados com o interior, continua em perfeitas condições, e os bancos.. sao um mimo!

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                    #10
                    Originalmente Colocado por oscari Ver Post
                    Boas,

                    Ambas as carrinhas são excelentes!

                    Para mim a Volvo é muito mais bonita, mais agressiva, contudo a Mercedes, se for com o pack AMG também não lhe fica atrás.

                    Não conheço o motor da Volvo e conheço o motor da Mercedes, pelo que só me vou pronunciar sobre este.

                    O motor 250 CDI, também o achei algo ruidoso, mas todos os Mercedes que conheço, o são, claro que a carrinha poderia estar mais insonorizada.

                    Para mim este motor é uma decepção em baixas, esperava muito mais, para um 204 CV, mas à medida que sobe de rotação, mostra pulmão.

                    Atenção que têm existido problemas nestas viaturas ao nível dos injectores (que Mercedes tem substituido a custo zero) e na bomba de água.

                    Quanto ao dinamismo, cuidado que a Mercedes tem tracção traseira, pelo que pode ser um pouco mais perigosa do que a Volvo.

                    Como é para manter tantes anos, a minha opinião é que a melhor aquisição é a Mercedes, pois:

                    - terá em teoria maior capacidade de fazer grandes quilometragens,
                    - os materias serão mais duráveis no tempo,
                    - o valor de uma Mercedes será sempre muito maior do que o da Volvo aquando da venda.

                    Se eu adquirisse uma viatura para manter os anos frisados e para prefazer a quilometragem anual referida, sem dúvida nenhuma que o veículo a comprar seria uma Mercedes C 250 CDI , com pack AMG.

                    Tenho um Mercedes, que fez agora oito anos, com cerca de 220.000 Km´s e está impecável.

                    Cumprimentos e boa compra. Depois há que fazer aqui um diário de bordo.
                    Agradeço a opinião e o aviso sobre o problema dos injectores, tema que já tinha acompanhado em fóruns MB.

                    A ideia que tenho é de que em termos de fiabilidade mecânica, o D5 estará ao nível do bloco da Mercedes. O meu S60 fez 260.000 kms sem qualquer problema.

                    O tema do superior valor de retoma da Mercedes é inequívoco ainda que, como o LinoMarques comenta acima, seja relativizado com o passar dos anos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      Melhor, com sinceridade, não te consigo dizer, porque não tenho esse conhecimento. Mas a V60 sempre me encheu as medidas (tirando a mala pequena, que para ti não parece ser problema), e desta forma, seria a minha escolha (e com o D3, por uma questão de €, além de que na minha opinião, é mais que suficiente para o peso - mas respeito quem precise de mais performance).

                      O meu Pai esteve (há 1 ano) comprador de um desses dois carros, e em termos comparativos, disse-me que a mercedes punha a volva a um canto (opinião dele, baseada em parâmetros que ele valoriza). No fim de contas, a minha Mãe deu-lhe a volta e comprou o 520d, mas seria o mercedes C 220cdi se não fosse o factor Mãe.
                      Sim, a dimensão da mala não é uma preocupação.

                      Terei testado umas 4 vezes a D3/D4, na versão caixa manual e com a geartronic, na versão sem e com start/stop. Fiquei muito mal impressionado com um D3 pré-start/stop que testei num S60. Basicamente, o motor não existe até às 1750 rpm. Uma desilusão. O motor dispara a partir desse regime, mas esgota-se rapidamente. Já com uma D4 recente, fiquei com a nítida sensação que a performance melhorou bastante, mas, ainda assim, não o suficiente para o que queria.

                      Obrigado pela ajuda.

                      Comentário


                        #12
                        Existe sempre aquele estigma que mercedes é que é bom , melhor em tudo .

                        Neste caso tambem iria para a volvo ! Pelo facto de ser a mais bonita , muito mais exclusiva pois de 520D , c220 cdi e A4 está este portugal farto , como o leandro disse " Toda a gente tem um " ah e em cinza prata ou preto

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Militaogtc Ver Post
                          Eu sempre gostei da V60, acho simplesmente a carrinha mais bonita de todas. Mas neste caso a Mercedes encaixa numa melhor escolha quer pela qualidade quer pela fiabilidade. O meu cunhado trabalha na Mercedes e de vez em quando traz-me alguns modelos para experimentar, e a ideia com que fiquei do 250 cdi (no caso era um E coupe amg descapotável caixa manual) foi do enorme fosso entre as relações tornando a caixa muito lenta. A volvo acho pobre de interior em relação à Mercedes e o resto já todos disseram
                          Tenho a mesma opinião quanto à estética da V60 e concordo genericamente com a avaliação da caixa da Mercedes. Mas, sinceramente, não é um deal breaker.

                          Obrigado pelo input.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                            O motor do Volvo é algo guloso face ao que oferece. Mas tem uma sonoridade... Ah ! ... Em termos de comodidade, o Volvo está também em bom plano.


                            Agora, se na mesa estivesse um MB Classe 220 CDI (que chega e sobra para as encomendas) e a caixa auto 7G-Tronic, era esta a minha escolha.
                            Curiosamente, o antigo D5 de 163 cv não era, à época, nada guloso. A Volvo anunciava 6,5l de consumo combinado e o meu consumo real não andava longe. Já os 4,6l de consumo médio anunciados para a V60 D5 parecem-me totalmente absurdos, face à pequena experiência que tive com a carrinha.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Para mim, entre essas duas, não hesitaria um segundo: Volvo!

                              E isto porquê? Pela maior raridade deste carro, já que eu sou bastante sensível ao factor "exclusividade". Não é que a Volvo seja um extra-terrestre, mas principalmete comparada com a Mercedes é muito mais distinta, pois os 3 premium alemães têm aquele carimbo do "toda a gente tem um" - então se for prata por fora com pele preta por dentro, está encontrado o óscar para "carro mais vulgar actualmente em produção"!

                              Por outro lado, a suavidade de funcionamento superior do D5 é mais um factor de peso, principalmente para quem rola bastante. Consumos superiores? Sim, mas também não acredito que a V60 seja assim tão bêbada em termos absolutos, principalmente a velocidades estabilizadas, e o maior conforto acústico vale de muito, também.

                              Se esses factores emocionais de "imagem" contam para ti, pode-se dizer que em termos genéricos um dono de um Volvo será mais visto como pessoa distinta e de bom gosto, ao passo que uma Mercedes, por mais bela que esteja, terá sempre associada o carimbo de "carro para táxi" ou "carro de empreiteiro", algo que nunca acontecerá com a Volvo.

                              Maior valor residual da Mercedes? Quanto mais tempo passar, mais isso se relativiza, e como o carro é para manter durante vários anos... Para mim, repito, a escolha seria claríssima!


                              Subescrevo na integra o comentário do Lino.

                              E acredito que a Volvo e a correta escolha do estofo em pele (há vários tipos), fique bastante mais confortável. É conhecida a fama dos "sofás" que a Volvo tem.

                              Comentário


                                #16
                                Parabéns pela clareza com que o assunto foi exposto.

                                São duas opções interessantes. Num primeiro impulso talvez o volvo me atraísse mais, por ter um motor um nadinha mais encorpado e mais um cilindro.

                                Creio que serão ambos competentes para o que pretendes, embora acredito que no limite o Mercedes passe melhor por um longo e intenso período de utilização, como é sua tradição.

                                Há um aspecto que me parece relevante que creio que ainda não foi mencionado. Vou tentar ilustrá-lo com um caso próximo:

                                O meu sogro teve uma carrinha E220 durante uns 4 ou 5 anos. O carro de facto passa pelo tempo perfeitamente incolume e estava igual a quando o comprou, no entanto ele tentou-se por um jaguar XF e trocou o mercedes pelo jaguar recentemente.

                                Porquê ? não por o Jaguar ser melhor, ter mais qualidade, etc. mas porque é um carro que o atraía mais, que o entusiasmava ter, os mercedes são excelentes mas às vezes um bocadinho sensaborões, falta-lhe algum rasgo, alguma emoção, seja na condução, no design, nos interiores, no próprio capital de marca, é tudo bastante austero e neutro, feitos para durar.

                                Às vezes há de facto pequenas coisas que nos podem agradar mais e que fazem a diferença, o próprio facto de nunca teres tido um Mercedes pode ser um deles, mas isso é muito pessoal.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Parabéns pela clareza com que o assunto foi exposto.
                                  Totalmente. Infelizmente há muita gente que acha que a rapaziada no forum sabe ler mentes.. Esta introdução foi 5 estrelas!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Poderia escrever um GRANDE testamento, MAS, eu escolheria Volvo!

                                    Nem que seja, para não ser "mais um" no "trio alemão"!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Para mim, entre essas duas, não hesitaria um segundo: Volvo!

                                      E isto porquê? Pela maior raridade deste carro, já que eu sou bastante sensível ao factor "exclusividade". Não é que a Volvo seja um extra-terrestre, mas principalmete comparada com a Mercedes é muito mais distinta, pois os 3 premium alemães têm aquele carimbo do "toda a gente tem um" - então se for prata por fora com pele preta por dentro, está encontrado o óscar para "carro mais vulgar actualmente em produção"!

                                      Por outro lado, a suavidade de funcionamento superior do D5 é mais um factor de peso, principalmente para quem rola bastante. Consumos superiores? Sim, mas também não acredito que a V60 seja assim tão bêbada em termos absolutos, principalmente a velocidades estabilizadas, e o maior conforto acústico vale de muito, também.

                                      Se esses factores emocionais de "imagem" contam para ti, pode-se dizer que em termos genéricos um dono de um Volvo será mais visto como pessoa distinta e de bom gosto, ao passo que uma Mercedes, por mais bela que esteja, terá sempre associada o carimbo de "carro para táxi" ou "carro de empreiteiro", algo que nunca acontecerá com a Volvo.

                                      Maior valor residual da Mercedes? Quanto mais tempo passar, mais isso se relativiza, e como o carro é para manter durante vários anos... Para mim, repito, a escolha seria claríssima!
                                      Percebo o argumento e confesso que também valorizo, relativamente, o tema da exclusividade. Contudo, tenho sérias dúvidas que o conceito se possa aplicar tanto à C, como à V60. Esta última já pode ser adquirida com um 1.6 diesel...

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CPA Ver Post
                                        Percebo o argumento e confesso que também valorizo, relativamente, o tema da exclusividade. Contudo, tenho sérias dúvidas que o conceito se possa aplicar tanto à C, como à V60. Esta última já pode ser adquirida com um 1.6 diesel...
                                        E a C podes comprar com o 180cdi, que é 2.2 na mesma mas com 120 burritos..

                                        Não me parece que seja por ai... Para mim a Volvo neste momento está a sacar carros muito bonitos e elegantes.

                                        Eu gosto muito de ambos os modelos que falas, iria ter muita dificuldade em optar por um ou outro..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Com o meu dinheiro, dos dois, Mercedes.
                                          Relativamente ao Volvo, essa versão em específico ainda desvaloriza mais do que as outras devido ao seu preço mais elevado. Procurava um com um ano se quisesse mesmo o Volvo.

                                          acho o Classe E tão superior que não penso que se justifique a compra de um C tão caro.

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                                            #22
                                            Estive quase a avançar para a compra de uma V60 D3 em meados de 2011, na altura acabei por optar por outro Volvo, um XC60 apenas pela vontade de experimentar o "mundo dos Suv" e porque o negócio foi ireecusável.

                                            Por esta razão acabo por pender bastante para a solução V60, acho a estéctica arrebatadora se na confirguração certa. Nem todas ficam "tão" apelativas....

                                            O novo D4 ficou muito melhor e o D5 é, na minha opinião, um motor muito agradável de se utilizar. Sempre "cheio" e encorpado e o facto de ser um 5 cilindros permite-lhe um cantar com que, mesmo um bom 4 cilindros, nunca conseguirá, muito menos se em esforço...

                                            Não obstante, o restyling no C melhorou muito do que eu lhe criticava, ou seja, o desenho interior e qualidade perceptivel.

                                            Se optares por aqui, recomendo.te o biturbo C220cdi de 170 cv com a 7G tronic, segundo tenho ligo, tem uma utilização muito mais agradável que o "espalhafatoso" 250Cdi e as diferenças nas prestações são mais residuais do que se pode pensar.

                                            De qualquer forma, a conclusão principal é que, no matter what, vais ter um bom automóvel.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Parabéns pela clareza com que o assunto foi exposto.

                                              São duas opções interessantes. Num primeiro impulso talvez o volvo me atraísse mais, por ter um motor um nadinha mais encorpado e mais um cilindro.

                                              Creio que serão ambos competentes para o que pretendes, embora acredito que no limite o Mercedes passe melhor por um longo e intenso período de utilização, como é sua tradição.

                                              Há um aspecto que me parece relevante que creio que ainda não foi mencionado. Vou tentar ilustrá-lo com um caso próximo:

                                              O meu sogro teve uma carrinha E220 durante uns 4 ou 5 anos. O carro de facto passa pelo tempo perfeitamente incolume e estava igual a quando o comprou, no entanto ele tentou-se por um jaguar XF e trocou o mercedes pelo jaguar recentemente.

                                              Porquê ? não por o Jaguar ser melhor, ter mais qualidade, etc. mas porque é um carro que o atraía mais, que o entusiasmava ter, os mercedes são excelentes mas às vezes um bocadinho sensaborões, falta-lhe algum rasgo, alguma emoção, seja na condução, no design, nos interiores, no próprio capital de marca, é tudo bastante austero e neutro, feitos para durar.

                                              Às vezes há de facto pequenas coisas que nos podem agradar mais e que fazem a diferença, o próprio facto de nunca teres tido um Mercedes pode ser um deles, mas isso é muito pessoal.
                                              Obrigado pelo comentário e pelo contributo.

                                              É curioso teres comentado o tema da durabilidade a longo prazo e explico porquê: mantive o S60 durante cerca de 9 anos e, quando o entreguei, estava em bom estado. Há uns dias estive com o carro, que passou a ser utilizado ainda mais intensivamente pelo novo proprietário, e notei uma degradação brutal do interior em apenas 1 ano. Fiquei na dúvida se seria resultado de diferença de "tratamento" ou se os 9/10 anos constituem de facto uma fronteira entre um carro notoriamente usado mas em bom estado e um carro "velho". Talvez a Mercedes se destaque neste aspecto face ao resto do pelotão.

                                              Quanto aos pequenos aspectos pessoais que referes e que, não sendo tangíveis, influem na tomada de decisão, sinto que também me influenciam na minha escolha. Destaco dois:

                                              1. experiência com a marca: dei-me sempre optimamente com o pessoal da Volvo, seja no serviço pré-venda e pós-venda do S60, seja na recente visita aos diversos concessionários da marca em Lisboa. Comparando com a BMW, por exemplo, os vendedores mostraram-se muitíssimos mais atenciosos e prestáveis na disponibilização da informação que pretendia. Pode argumentar-se que quem vende menos carros tem mais disponibilidade para atender melhor. Ainda assim...

                                              2. estética: prefiro a linguagem estética da Volvo. A passagem de uma V60 faz-me sempre virar a cabeça, para tentar perceber se "ficará mais bonita com summum ou r-design", se "tem montadas umas sleipner um umas balder". Não sinto isso com a C Station. Comparativamente, sente-se na C alguma da vulgaridade que o LinoMarques comentava acima, algo que o restyling só parcialmente resolveu.

                                              Estes dois aspectos, que nada têm a ver com a qualidade intrínseca do "produto", podem fazer-me pender para a V60.
                                              Editado pela última vez por CPA; 03 January 2013, 02:00.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por B747 Ver Post
                                                Assino por baixo, acrescentando apenas que, para mim, os bancos em pele da volvo são simplesmente os mais confortáveis que já me sentei..

                                                A minha mãe tem uma Volvo XC70 D5, já tem 8 anos, 220mil km, e sem grandes cuidados com o interior, continua em perfeitas condições, e os bancos.. sao um mimo!
                                                Concordo inteiramente com o comentário sobre os bancos, nunca experimentei melhores do que os da Volvo.

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                                                  #25
                                                  Vou deixar a minha humilde opinião:

                                                  Sendo eu um merc fan assumido, e me identificar bastante com a filosofia da marca, acho que deverias ir para a V60! Estou bastante desiludido com as gerações actuais da mercedes (seja C, E, CLS, SL, SLK... á excepção do S). A marca entrou por um caminho que nao aprecio... as linhas elegantes que sempre caracterizaram um Merc (independentemente do modelo) perderam-se na transição W203 para W204, W211 para W212 e por ai adiante. Mesmo no W203 que tenho (esquecendo que é um 5 cilindros diesel) ha pormenores que desgosto em relação ao W202. Nota-se alguma falta de robustez em relação ao interior, e a qualidade a prova de bala que o W202 apresentava (seja de interiores ou whatever) temos alguma dificuldade em a visualizar no W203. Detesto mesmo o novo E, acho um conjunto de pontas afiadas num modelo que provavelmente é o que maior fama tem dentro da marca. O W204 apesar de tudo consigo gostar, não quebrou tanto as linhas elegantes e harmoniosas do W203, mas enfim... gostos não se discutem!
                                                  Passando ao motor... é aqui que a minha opinião se forma de maneira mais convicta: o 250CDI é um motor bastante ruidoso para os dias que correm, e como já afirmaram, é um pedaço pontudo para um diesel. Contudo, tem um pulmão espectacular... mas num carro que se quer para rolar maioritariamente em AE, o 5 cilindros volvo (que só andei a pendura num S60 D5 de 2002) tem um refinamento infinitamente superior, e falta de potencia é coisa que não irás sentir!
                                                  De qualquer maneira, escolhas o carro que escolheres, é certo que levarás um bom carro para casa

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                                                    #26
                                                    Um post exemplar, em que alguém assume o gosto por uma marca mas consegue dar uma opinião isenta, crítica e objectiva! Muito raro por cá!

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                                                      #27
                                                      Acho que deves ter em conta que a V60 e a MB C vão sofrer restylings durante este ano.

                                                      A V60 conta actualmente com o D5 de 215cv (e não de 205cv).

                                                      À partida iria para a C 250CDI auto por causa da desvalorização e por ser especial fã de caixas automáticas (nunca compres a Volvo com caixa auto - mais do que o aumento ridículo de preço, tens uma fiabilidade sofrível).

                                                      No entanto e querendo manter o carro por 9/10 anos, esse efeito dilui-se e muito.

                                                      A Auto-Sueco de Queluz tem uma D5 de serviço que está para vender há quase 2 anos. Tem cerca de 30.000kms e o preço já desceu duns iniciais € 45K para uns mais atractivos € 30K e pouco...

                                                      Sendo a opção Volvo eu tentaria sempre tentar transformar a desvantagem da maior "desvalorização" numa "vantagem" a meu favor, procurando bem versões de serviço onde possas negociar um maior desconto.

                                                      Se procurares Mercedes de serviço, muita atenção à proveniência. O novo programa deles de usados tem sido sobretudo alimentado pelos buy-backs das rent-a-cars...

                                                      Boa sorte e em qualquer dos casos ficas com um óptimo "rolador".

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                                                        #28
                                                        Só acho estranho a diferença de valores ser tão pequena...

                                                        Aqui há uns meses conseguia um excelente valor para um S60.

                                                        Gosto do mercedes, agora que ficou mais compostinho. Mas a volvo está muito bem conseguida. A parte do painel de instrumentos que também acho muito simplista e de "pedir" uma jante grandita, não achei mais nenhum defeito, pelo contrário!

                                                        O único contra que não deixou em aberto a compra S60 d5 (acho que ainda era chamado de d4...) foi a caixa auto...

                                                        As versões carrinhas ficam ainda melhor que a berlina na volvo

                                                        PS: belo dilema


                                                        Cump.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                          Só acho estranho a diferença de valores ser tão pequena...

                                                          Aqui há uns meses conseguia um excelente valor para um S60.

                                                          Gosto do mercedes, agora que ficou mais compostinho. Mas a volvo está muito bem conseguida. A parte do painel de instrumentos que também acho muito simplista e de "pedir" uma jante grandita, não achei mais nenhum defeito, pelo contrário!

                                                          O único contra que não deixou em aberto a compra S60 d5 (acho que ainda era chamado de d4...) foi a caixa auto...

                                                          As versões carrinhas ficam ainda melhor que a berlina na volvo

                                                          PS: belo dilema


                                                          Cump.
                                                          O D5 nunca se chamou D4. São ambos 5 cilindros, mas o primeiro é um 2.4 e o D3/D4 um 2.0. Não sei se isso explica a dúvida do teu primeiro parágrafo...

                                                          Há um dado adicional: a Mercedes está com uma política comercial muitíssimo agressiva.
                                                          Editado pela última vez por CPA; 03 January 2013, 15:36.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                            Estive quase a avançar para a compra de uma V60 D3 em meados de 2011, na altura acabei por optar por outro Volvo, um XC60 apenas pela vontade de experimentar o "mundo dos Suv" e porque o negócio foi ireecusável.

                                                            Por esta razão acabo por pender bastante para a solução V60, acho a estéctica arrebatadora se na confirguração certa. Nem todas ficam "tão" apelativas....

                                                            O novo D4 ficou muito melhor e o D5 é, na minha opinião, um motor muito agradável de se utilizar. Sempre "cheio" e encorpado e o facto de ser um 5 cilindros permite-lhe um cantar com que, mesmo um bom 4 cilindros, nunca conseguirá, muito menos se em esforço...

                                                            Não obstante, o restyling no C melhorou muito do que eu lhe criticava, ou seja, o desenho interior e qualidade perceptivel.

                                                            Se optares por aqui, recomendo.te o biturbo C220cdi de 170 cv com a 7G tronic, segundo tenho ligo, tem uma utilização muito mais agradável que o "espalhafatoso" 250Cdi e as diferenças nas prestações são mais residuais do que se pode pensar.

                                                            De qualquer forma, a conclusão principal é que, no matter what, vais ter um bom automóvel.
                                                            Obrigado pela sugestão.

                                                            Sim, algo que tenho recolhido dos diversos comentários, é que é mais ou menos consensual que serão duas boas opções.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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