Bom, aqui vai mais um estudo pouco sério e sem credibilidade nenhuma, pois vem da Alemanha, onde tudo é manipulado em favor da produção da casa, como todos sabemos muito bem. Aliás, basta ver o resultado final!
Trata-se do resumo dos testes de 100.000 km efectuados pela Auto Bild. Sendo, portanto, um exemplar em concreto, os resultados não são para serem levados a sério, ok?
A lista começa do pior para o melhor (as notas vão do 6 = muito mau ao 1 = muito bom):
20. Peugeot 307 HDi 110 FAP, 2002
Resumo: volante bimassa e turbo tiveram de ser substituídos. Defeitos importantes na transmissão. Teve de ser rebocado 2 vezes. Pontos de penalização: 46. Nota global: 6
19. Renault Mégane II 1.6 16V, 2003
Resumo: até aos 60.000 km portou-se bem, a partir daí começaram as chatices. Diversos pequenos problemas: regulação em altura dos faróis de xénon, vidros eléctricos, piscas laterais e cobertura do tecto de abrir. Pontos de penalização: 33. Nota global: 4-
18. Opel Astra G 1.6 16V, 1999
Resumo: carro globalmente robusto, mas com diversos problemas menores: 1 rolamento da roda, 1 EGR, 1 defeito no aquecimento dos bancos, 1 farol que deixou entrar humidade, 1 sensor da cambota. Pontos de penalização: 29. Nota global: 4
17. Opel Astra H 1.9 CDTI, 2004
Resumo: Aos 47.000 km teve de ser rebocado por causa de um artigo que custa cêntimos: uma peça de plástico da mola da embraiagem tinha rebarbas, impedindo-a de funcionar devidamente e imobilizando o carro. A Opel trocou a caixa de velocidades e a embraiagem sem necessidade. Pontos de penalização: 28. Nota global: 4+
17. (ex-aequo) VW Golf V 1.4 16V, 2003
Resumo: um dos cordões que seguram a chapeleira que se rompeu, forras das portas descoladas e uma luz avisadora que a oficina da marca nunca conseguiu fazer apagar - diversos pequenos defeitos e uma má assistência estragaram o resultado global de um carro basicamente fiável. Pontos de penalização: 28. Nota global: 4+
15. Alfa Romeo 147 2.0 TS, 2001
Resumo: o Alfa 147 fez desaparecer antigos estereótipos sobre a qualidade dos veículos italianos. Cumpriu o teste sem grandes avarias ou reparações. Aos 18.351 km foi necessário substituir o interruptor da luz de marcha-atrás, aos 34.755 foi trocada a centralina. Aos 100.000 km, o sincronizador da 3.ª velocidade apresentava um desgaste elevado. Pontos de penalização: 23. Nota global: 3-
14. Hyundai i30 CW 1.6 Style, 2009
Resumo: as lâmpadas foram as únicas coisas que avariaram no Hyundai, mas foi em série! Devido à falta de espaço no compartimento do motor, era necessário ir à oficina de cada vez que tinha de ser mudada uma lâmpada. Aos 90.000 km começou a surgir ferrugem no canto do tejadilho, porta do passageiro e no portão traseiro. Pontos de penalização: 23. Nota global: 3
13. Nissan Almera 1.8 Elegance, 2000
Resumo: Globalmente fiável. Aos 66.907 km foi trocado um sensor da árvore de cames, aos 86.523 km teve de ser mudada a EGR e aos 89.965 km as pastilhas de travão da frente. Decepcionante a ferrugem que começava a surgir no interior dos espaços ocos do carro. Pontos de penalização: 15. Nota global: 2-
12. Kia Soul 1.6 Spirit, 2009
Resumo: 100.000 km sem avarias, mas a qualidade deixa algo a desejar. Capot trocado aos 41.134 km devido ao verniz que começava a estalar em diversos pontos. Pior: ao desmontar o carro verificou-se ferrugem em diversos cantos internos da carroçaria, a caixa de velocidades perde óleo e os resultados no teste de emissões não foram brilhantes, devido a sujidade no catalisador. Pontos de penalização: 13. Nota global: 2-
11. Honda Civic 1.8i Sport, 2006
Resumo: Globalmente fiável. Problemas com a tampa do depósito da gasolina, que aos 21.290 km deixou de fechar. Aos 98.320 a bateria precisou de ser substituída. Após a desmontagem final notou-se ferrugem nas arestas da carroçaria e sinais de desgaste nos apoios da cambota. Pontos de penalização: 12. Nota global: 2-
11. (ex-aequo) Toyota Auris 1.6 Executive, 2007
Resumo: Sem problemas de maior. Aos 28.011 km foi trocada a chapa de protecção que cobre o sistema de escape, discos e pastilhas dos travões da frente trocados aos 64.549 km, lâmpadas de xénon de ambos os faróis trocadas aos 65.955 km. Após a desmontagem: ferrugem superficial em 18 pontos e uma alavanca da caixa de velocidade com fortes sinais de corrosão. Pontos de penalização: 12. Nota global: 2-
9. Ford Focus I 1.6i SW, 1999
Resumo: durante o teste a chapeleira emitiu um bater irritante, até ser trocada aos 66.099 km. Aos 87.867 teve de ser trocada a ponta e a secção central do silenciador de escape. Tirando isso, não houve visitas extraordinárias à oficina. Pontos de penalização: 8. Nota global: 2+
8. Opel Astra I 1.7 CDTI, 2010
Resumo: a Opel conseguiu eliminar os problemas de ferrugem das gerações anteriores, sendo este o melhor Opel jamais testado nos testes de longa duração. Uma visita não programada à oficina, porque um tubo de combustível trocado durante a manutenção causou um soluçar do motor. Um elevador de vidro avariado, um monitor do GPS tremeluzente e o cruise control que se desactivava sem intervenção do condutor foram as únicas ococrrências registadas. Pontos de penalização: 6. Nota global: 2+
7. Fiat Bravo 1.9 MJT Emotion, 2008
Resumo: não fosse uma marta* ter roído o tubo que leva ar ao turbo, o Bravo teria chegado ao final do teste praticamente sem registos de maior. Aos 62.223 km foram trocados os discos e pastilhas dos travões da frente e aos 92.337 km as pastilhas de trás. Aos 95.750 km foi trocado o tubo acima referido e aos 103.000 km uma lâmpada traseira. Pontos de penalização: 4. Nota global: 1-
6. Kia Cee'd 1.6 CRDi EX, 2007
Resumo: um resultado muito convincente. Para além de uma lâmpada fundida, da troca dos discos e pastilhas dos travões da frente aos 83.135 km, não foi preciso trocar mais nada. No entanto, após a desmontagem verificaram-se pequenos vestígios de ferrugem nas dobradiças das portas e nas calhas dos vidros. Pontos de penalização: 3. Nota global: 1
5. VW Golf VI 1.4 TSI Comfortline, 2009
Resumo: quase nada a registar. Aos 55.466 km foi trocado um dos cordões de suporte da chapeleira e aos 83.435 km os discos e pastilhas dos travões da frente, devido ao desgaste. O cilindro da embraiagem foi mudado aos 91.137 km. Pontos de penalização: 2. Nota global: 1
5. (ex-aequo) Toyota Prius III Life, 2009
Resumo: o Prius percorreu os 100.000 km praticamente sem sinais de desgaste, quer a nível mecânico, quer ao nível dos interiores. Único problema: 2 lâmpadas fundidas. Pontos de penalização: 2. Nota global: 1
2. Toyota Prius II HSD Executive, 2004
Resumo: também apenas 1 lâmpada fundida - a da chapa de matrícula. No entanto, uma peça de suporte totalmente deteriorada na tampa da bagageira e vestígios de ferrugem junto à borracha vedante da porta do condutor são a nódoa na impecável "camisa branca" de qualidade do Prius. Pontos de penalização: 1. Nota global: 1
2. (ex-aequo) Mazda3 1.6 MZR High-Line, 2009
Resumo: sem grandes intervenções. Pastilhas dos travões da frente trocadas aos 62.089 km, como parte do programa de manutenção. Aos 82.987 km foram trocadas as 4 válvulas de ar dos pneus incluindo os respectivos sensores. Para além disso, foi substituído um gancho da chapeleira. Pontos de penalização: 1. Nota global: 1
1. BMW 130i, 2007
Resumo: o carro das zero falhas! Para além dos discos e pastilhas dos travões da frente e de escovas limpa-vidros, não foi preciso trocar nada. Nem mesmo a desmontagem final revelou quaisquer sinais de desgaste. Igualmente exemplar: após 100.000 km apenas foi necessário acrescentar 1 litro de óleo. Pontos de penalização: 0. Nota global: 1+
* Pequeno animal que causa anualmente milhões de euros de prejuízo na Alemanha porque gosta de roer tubos e borrachas no compartimento do motor dos carros
Kompaktklasse im Dauertest - Bilder - autobild.de
Trata-se do resumo dos testes de 100.000 km efectuados pela Auto Bild. Sendo, portanto, um exemplar em concreto, os resultados não são para serem levados a sério, ok?
A lista começa do pior para o melhor (as notas vão do 6 = muito mau ao 1 = muito bom):
20. Peugeot 307 HDi 110 FAP, 2002
Resumo: volante bimassa e turbo tiveram de ser substituídos. Defeitos importantes na transmissão. Teve de ser rebocado 2 vezes. Pontos de penalização: 46. Nota global: 6
19. Renault Mégane II 1.6 16V, 2003
Resumo: até aos 60.000 km portou-se bem, a partir daí começaram as chatices. Diversos pequenos problemas: regulação em altura dos faróis de xénon, vidros eléctricos, piscas laterais e cobertura do tecto de abrir. Pontos de penalização: 33. Nota global: 4-
18. Opel Astra G 1.6 16V, 1999
Resumo: carro globalmente robusto, mas com diversos problemas menores: 1 rolamento da roda, 1 EGR, 1 defeito no aquecimento dos bancos, 1 farol que deixou entrar humidade, 1 sensor da cambota. Pontos de penalização: 29. Nota global: 4
17. Opel Astra H 1.9 CDTI, 2004
Resumo: Aos 47.000 km teve de ser rebocado por causa de um artigo que custa cêntimos: uma peça de plástico da mola da embraiagem tinha rebarbas, impedindo-a de funcionar devidamente e imobilizando o carro. A Opel trocou a caixa de velocidades e a embraiagem sem necessidade. Pontos de penalização: 28. Nota global: 4+
17. (ex-aequo) VW Golf V 1.4 16V, 2003
Resumo: um dos cordões que seguram a chapeleira que se rompeu, forras das portas descoladas e uma luz avisadora que a oficina da marca nunca conseguiu fazer apagar - diversos pequenos defeitos e uma má assistência estragaram o resultado global de um carro basicamente fiável. Pontos de penalização: 28. Nota global: 4+
15. Alfa Romeo 147 2.0 TS, 2001
Resumo: o Alfa 147 fez desaparecer antigos estereótipos sobre a qualidade dos veículos italianos. Cumpriu o teste sem grandes avarias ou reparações. Aos 18.351 km foi necessário substituir o interruptor da luz de marcha-atrás, aos 34.755 foi trocada a centralina. Aos 100.000 km, o sincronizador da 3.ª velocidade apresentava um desgaste elevado. Pontos de penalização: 23. Nota global: 3-
14. Hyundai i30 CW 1.6 Style, 2009
Resumo: as lâmpadas foram as únicas coisas que avariaram no Hyundai, mas foi em série! Devido à falta de espaço no compartimento do motor, era necessário ir à oficina de cada vez que tinha de ser mudada uma lâmpada. Aos 90.000 km começou a surgir ferrugem no canto do tejadilho, porta do passageiro e no portão traseiro. Pontos de penalização: 23. Nota global: 3
13. Nissan Almera 1.8 Elegance, 2000
Resumo: Globalmente fiável. Aos 66.907 km foi trocado um sensor da árvore de cames, aos 86.523 km teve de ser mudada a EGR e aos 89.965 km as pastilhas de travão da frente. Decepcionante a ferrugem que começava a surgir no interior dos espaços ocos do carro. Pontos de penalização: 15. Nota global: 2-
12. Kia Soul 1.6 Spirit, 2009
Resumo: 100.000 km sem avarias, mas a qualidade deixa algo a desejar. Capot trocado aos 41.134 km devido ao verniz que começava a estalar em diversos pontos. Pior: ao desmontar o carro verificou-se ferrugem em diversos cantos internos da carroçaria, a caixa de velocidades perde óleo e os resultados no teste de emissões não foram brilhantes, devido a sujidade no catalisador. Pontos de penalização: 13. Nota global: 2-
11. Honda Civic 1.8i Sport, 2006
Resumo: Globalmente fiável. Problemas com a tampa do depósito da gasolina, que aos 21.290 km deixou de fechar. Aos 98.320 a bateria precisou de ser substituída. Após a desmontagem final notou-se ferrugem nas arestas da carroçaria e sinais de desgaste nos apoios da cambota. Pontos de penalização: 12. Nota global: 2-
11. (ex-aequo) Toyota Auris 1.6 Executive, 2007
Resumo: Sem problemas de maior. Aos 28.011 km foi trocada a chapa de protecção que cobre o sistema de escape, discos e pastilhas dos travões da frente trocados aos 64.549 km, lâmpadas de xénon de ambos os faróis trocadas aos 65.955 km. Após a desmontagem: ferrugem superficial em 18 pontos e uma alavanca da caixa de velocidade com fortes sinais de corrosão. Pontos de penalização: 12. Nota global: 2-
9. Ford Focus I 1.6i SW, 1999
Resumo: durante o teste a chapeleira emitiu um bater irritante, até ser trocada aos 66.099 km. Aos 87.867 teve de ser trocada a ponta e a secção central do silenciador de escape. Tirando isso, não houve visitas extraordinárias à oficina. Pontos de penalização: 8. Nota global: 2+
8. Opel Astra I 1.7 CDTI, 2010
Resumo: a Opel conseguiu eliminar os problemas de ferrugem das gerações anteriores, sendo este o melhor Opel jamais testado nos testes de longa duração. Uma visita não programada à oficina, porque um tubo de combustível trocado durante a manutenção causou um soluçar do motor. Um elevador de vidro avariado, um monitor do GPS tremeluzente e o cruise control que se desactivava sem intervenção do condutor foram as únicas ococrrências registadas. Pontos de penalização: 6. Nota global: 2+
7. Fiat Bravo 1.9 MJT Emotion, 2008
Resumo: não fosse uma marta* ter roído o tubo que leva ar ao turbo, o Bravo teria chegado ao final do teste praticamente sem registos de maior. Aos 62.223 km foram trocados os discos e pastilhas dos travões da frente e aos 92.337 km as pastilhas de trás. Aos 95.750 km foi trocado o tubo acima referido e aos 103.000 km uma lâmpada traseira. Pontos de penalização: 4. Nota global: 1-
6. Kia Cee'd 1.6 CRDi EX, 2007
Resumo: um resultado muito convincente. Para além de uma lâmpada fundida, da troca dos discos e pastilhas dos travões da frente aos 83.135 km, não foi preciso trocar mais nada. No entanto, após a desmontagem verificaram-se pequenos vestígios de ferrugem nas dobradiças das portas e nas calhas dos vidros. Pontos de penalização: 3. Nota global: 1
5. VW Golf VI 1.4 TSI Comfortline, 2009
Resumo: quase nada a registar. Aos 55.466 km foi trocado um dos cordões de suporte da chapeleira e aos 83.435 km os discos e pastilhas dos travões da frente, devido ao desgaste. O cilindro da embraiagem foi mudado aos 91.137 km. Pontos de penalização: 2. Nota global: 1
5. (ex-aequo) Toyota Prius III Life, 2009
Resumo: o Prius percorreu os 100.000 km praticamente sem sinais de desgaste, quer a nível mecânico, quer ao nível dos interiores. Único problema: 2 lâmpadas fundidas. Pontos de penalização: 2. Nota global: 1
2. Toyota Prius II HSD Executive, 2004
Resumo: também apenas 1 lâmpada fundida - a da chapa de matrícula. No entanto, uma peça de suporte totalmente deteriorada na tampa da bagageira e vestígios de ferrugem junto à borracha vedante da porta do condutor são a nódoa na impecável "camisa branca" de qualidade do Prius. Pontos de penalização: 1. Nota global: 1
2. (ex-aequo) Mazda3 1.6 MZR High-Line, 2009
Resumo: sem grandes intervenções. Pastilhas dos travões da frente trocadas aos 62.089 km, como parte do programa de manutenção. Aos 82.987 km foram trocadas as 4 válvulas de ar dos pneus incluindo os respectivos sensores. Para além disso, foi substituído um gancho da chapeleira. Pontos de penalização: 1. Nota global: 1
1. BMW 130i, 2007
Resumo: o carro das zero falhas! Para além dos discos e pastilhas dos travões da frente e de escovas limpa-vidros, não foi preciso trocar nada. Nem mesmo a desmontagem final revelou quaisquer sinais de desgaste. Igualmente exemplar: após 100.000 km apenas foi necessário acrescentar 1 litro de óleo. Pontos de penalização: 0. Nota global: 1+
* Pequeno animal que causa anualmente milhões de euros de prejuízo na Alemanha porque gosta de roer tubos e borrachas no compartimento do motor dos carros
Kompaktklasse im Dauertest - Bilder - autobild.de
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