Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E vocês ? tratam bem do vosso carro? Fazem toda a manutenção necessária ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    E vocês ? tratam bem do vosso carro? Fazem toda a manutenção necessária ?

    Boas.

    Muitas vezes vê-se aqui relatos de pessoas que têm carros que quase não levam manutenção e aguentam tudo, além de mau tratamento na condução, etc. Por outro lado temos pessoas que tratam do carro a 100 %, pelo menos o carro " principal " .

    E vocês, dão-lhe toda a manutenção necessária ? respeitam os intervalos de manutenção ? Se sim, ou se não, quais as razões ? E tratam bem do carro durante a condução ou é tipo " a partir " ?

    #2
    Faço todas as manutenções preconizadas pela marca, sempre feitas na marca. Avarias que ocorrem também resolvidas com peças originais na marca. Tenho cuidado QB com o carro mas nada de exagerado, aliás em termos de lavagens, passam meses sem o lavar. Não ando a partir, mas também não sou daqueles que fico a espera minutos antes de arrancar até aquecer, ou fico parado minutos depois de andar para arrefecer.

    Comentário


      #3
      Na viatura de trabalho faço sempre as manutenções a tempo e horas, às vezes até encurtando os prazos. Sempre que há peças que exijam substituição também não ando "até partir", mais cedo ou mais tarde, consoante disponibilidade de tempo e dinheiro, troco.

      A nível de motor, interior e exterior tenho cuidado na limpeza e manutenção.

      A nível de condução, é mais vocacionada para o poupar do que para o partir, portanto penso que por aqui também não dê nenhum desgaste anormal à viatura.

      Na outra viatura de casa acontece o mesmo, manutenção a tempo e horas e peças de desgaste substituídas quando necessário.
      A nível exterior é que precisava de maiores cuidados, sendo que peco aqui, mas dadas as circunstâncias e o facto de a viatura já ter quase 15 anos não me parece que alguma vez vá levar a "volta" que precisava.
      A nível de condução também é suave e não é por aí, só o pior é que sobe passeios com frequência.

      Conheço muita gente que os carros é só "andar para a frente" e nunca avariam... alguns com centenas de milhar de km... fico espantado!

      Comentário


        #4
        A questão já não e nova, mas cá vai:

        Trato o carro razoavelmente bem, mas não sou mandado por el! Cumpro os intervalos de manutenção (durante a garantia na marca) e à medida que a idade avança e o dinheiro é menos dou por mim a conduzir cada vez mais para o consumo, para poupar os pneus...

        Conclusão: estou a ficar escravo do carro e não senhor dele, mas é apenas porque preciso dele e custou muito a pagar!!!

        Comentário


          #5
          Sou eu que decido o que mudar e quando e não a sua santidade "A Marca" .

          Encurto os prazo de manutenção e opto por material de qualidade.

          Comentário


            #6
            Marca: quando preconizado.

            Não encurto nada, quando é necessário (atempadamente claro), troco.

            De resto, os carros são bem tratados, por isso, não existe grande stress.

            Comentário


              #7
              A manutenção é realizada em mecânico de confiança, com muitas das peças compradas por mim.

              Normalmente não interfiro com os prazos de manutenção, é quase tudo colocado de acordo com o preconizado pela marca. Excepção feita ao lubrificante da caixa e diferencial (se for o caso) em que normalmente é mudado a cada 50k km. E confesso que não faço um controlo rigoroso no que toca à idade do anti-congelante...

              Cuidados... Não os esticar quando estão frios e esperar alguns momentos antes de desligar (os turbinados principalmente). O pé por norma é bem pesado, excepção feita ao Corolla porque a gasolina está cara.
              De resto, o meu (Corolla) é lavado uma ou duas vezes por ano. Normalmente é o mecânico que os lava por fora...

              Resumindo, gosto de os trazer na melhor forma, mecanicamente falando, porque costumo apertar bem com eles... No que toca à aparência, não ligo muito.

              Comentário


                #8
                O meu Renault Twingo de 95 conta agora com 110.000Km's, a nivel de motor tenho o máximo de cuidado com ele... desconheço os valores de fabrica, mas estou sempre atento a barulhos estranhos, oleos, agua, etc... O meu carrinho ja vai com 18 anos, já fiz viagens de 600Km's com ele sempre a 120 e carregado... ou tive muita sorte ou sou eu que tenho cuidado, de vez em quando ainda dou uma graçinha e levo-o aos 170, e o carro em troca faz massagens gratis! lol

                Twingo à 18 anos a desfazer preconceitos!

                Comentário


                  #9
                  Manutenção prevista é cumprida a rigor.

                  O interior está sempre impecavelmente limpo, já o exterior nem por isso.

                  Regra geral, conduzo de forma tranquila, contribuindo para a poupança da mecânica e dos consumos.

                  Comentário


                    #10
                    Sou um bocado deixar andar principalmente com coisinhas tipo oleo de travões , oleo de caixa automatica etc...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                      Manutenção prevista é cumprida a rigor.

                      O interior está sempre impecavelmente limpo, já o exterior nem por isso.

                      Regra geral, conduzo de forma tranquila, contribuindo para a poupança da mecânica e dos consumos.

                      há pessoal que não liga ao aspecto exterior, mas para mim a parte interior têm de estar sempre limpa. Acho isso mais uma questão de higiene

                      Comentário


                        #12
                        Eu confesso que se não cumprir a manutenção obrigatória e preventiva, não fico de consciência tranquila

                        Comentário


                          #13
                          Manutenções faço-as a tempo e horas e trato bem dela sem cair em exageros, ela é que está cá para me servir e não o contrário!

                          Comentário


                            #14
                            Fiz há 1 mês uma revisão de 3.700€ num carro com 12 anos.
                            Respondi à questão?

                            http://forum.autohoje.com/boxes/1087...post1067032170

                            Comentário


                              #15
                              Sempre...
                              vê aqui: http://forum.autohoje.com/boxes/1149...erramenta.html

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                Fiz há 1 mês uma revisão de 3.700€ num carro com 12 anos.
                                Respondi à questão?

                                http://forum.autohoje.com/boxes/1087...post1067032170
                                Ou seja, deixas andar até cair e depois pagas a conta toda de uma vez

                                Comentário


                                  #17
                                  eu sou um desses,faço a manutenção a tempo e horas,e mal ouço algum barulho estranho não deixo andar com muitos fazem procuro logo o meu mecânico para saber o que se passa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A marca recomenda-me fazer revisões de 30 em 30k kms, eu faço de 15 em 15 porque só faço 15k kms por ano e não quero deixar o óleo e filtros 2 anos no automóvel visto fazer várias vezes trajectos curtos.. Até agora fiz 2 revisões e coloquei tudo o que era para levar, gosto de cumprir a minha parte para que não dê falhas, espero que ele cumpra a dele (até agora não me posso queixar muito)

                                    Gosto também de ter o carro sempre limpo mas por vezes é complicado, antes lavava-o todos os fins-de-semana, agora faço-o de duas em duas semanas normalmente

                                    Como já disseram, ele é que me tem de "servir", eu faço o possivel para que ele tenha boas condições para o fazer, e chega bem

                                    Comentário


                                      #19
                                      Regra geral, cuido de tudo a tempo e horas e com material de qualidade, mas não ando com o carro ao colo.

                                      Respeito sempre as mudas de óleo a cada 15 mil kms.
                                      A correia de distribuição e bomba de água, uns dizem que é aos 120 mil kms, outros aos 90 mil kms, eu troquei aos 103 mil kms.

                                      Sou um bocado descuidado com certas coisas, acho que nunca olhei para o óleo dos travões nem faço ideia como está o óleo da caixa e muito menos sei quando é que tenho de trocar isso, mas como o carro "só" tem 128 mil kms, ainda não me preocupei muito.
                                      Também ando descuidado com o filtro de gasóleo que era para trocar aos 120 mil kms e tenho os tais 128 mil kms.

                                      Respeito as regras de descanso do turbo após a viagem e o não puxar a frio, mas também não deixo de fazer uma ultrapassagem porque o carro tá frio (situações ocasionais).

                                      Regra geral, sou bastante respeitador da manutenção do carro, mas descuido-me com certos pormenores, nomeadamente os "menos comuns". O que é comum (óleo, filtros, pastilhas, etc) mudo sempre que é necessário.

                                      Comentário


                                        #20
                                        No minimo o meu carro vai uma vez por ano à oficina e com carta branca para meter o que for necessário e só de qualidade média-alta (nada de marcas brancas em material).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu nunca cumpri uma unica manutenção prevista em veiculo algum que tenha passado cá por casa.

                                          As manutenções nos meus veiculos resumem-se a trocas de óleo e filtros de ar de 10.000 em 10.000 km, no carro actual pela marca era para ser de 20.000 em 20.000 km.
                                          Troco pastilhas e discos a cada 30.000 km ou antes se achar necessário.
                                          Aos 50.000 troco o filtro de combustivel, aos 80.000 troco o sistema de correias de destribuição/bomba de água.
                                          Aliás cá em casa nunca nenhum carro cumpriu alguma vez a manutenção da marca, foi sempre assim como descrito acima.
                                          Alfas 33/Sprint Véloce/145 Fiat128/uno/puntos sempre se deram bem e sem nenhum problema.
                                          Não troco uma peça só porque diz no livrinho ou o mecanico da marca diz que se deve trocar aos x km.
                                          Normalmente mantenho-me ao corrente do desgaste das peças e se achar que estão com boa ou má cara, assim atraso ou adianto a troca.

                                          Quanto a condução, ando com cuidado na estrada embora goste de andar depressa de vez em quando, quando tinha os Alfas aquilo era a loucura.. lol
                                          Os meus veiculos apesar de serem mais virados para os ambientes urbanos, já andaram um pouco por todo o lado, desde subir barragens e andarem lá pelo meio da lama onde quero ir vou e não é o veiculo ser ou não apropriado que me impede.


                                          ps: Para mim quando me dizem que em marcas de renome ou não que cada vez que vão á marca e cumprem esses esquemas, deixam um ou mais que um ordenado na oficina, eu apenas digo isto, pagaram mais para ter um carro de marca x ou y, gastam outro tanto para o manter fiável segundo a marca e no fim acabam com os bolsos mais vazios e sem a fiabilidade que esses esquemas deveriam promover.
                                          Editado pela última vez por m4nn1pul0; 04 January 2013, 14:02.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                            No minimo o meu carro vai uma vez por ano à oficina e com carta branca para meter o que for necessário e só de qualidade média-alta (nada de marcas brancas em material).
                                            É de ti que eles gostam

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu tenho cuidados com o meu carro.

                                              E não sou de andar com ele até partir, muito pelo contrário, gosto muito de poupar o carro e a minha carteira principalmente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Por norma, troco óleo, filtro de óleo e filtro de ar a cada 15000.

                                                Filtro de habitáculo troco a cada 30 mil.


                                                O resto é mediante inspecção visual (pneus, pastilhas, discos, amortecedores, etc)....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu ando mesmo com o carro ao colo já que se o estou na pagar, é para tratar bem dele. Faço as manutenções sempre a tempo e horas, e quando é preciso algo, vai logo para a oficina. Depois de uma viagem longa e/ou exigente, assim que estaciono deixo o motor aí 1 min a trabalhar e depois desligo. Mesmo não tendo turbo, é um procedimento que convém fazer. Nunca puxo por ele a frio, e até a água dos vidros é destilada ou detergente apropriado, de modo a não fanar as tubagens. Vejo ar dos pneus de 3 em 3 semanas, não ando com ele sempre a rasgar mas também não ando sempre a molengar, tenho cuidado com as lombas e buracos, e nunca subo passeios.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tito23 Ver Post
                                                    Por norma, troco óleo, filtro de óleo e filtro de ar a cada 15000.

                                                    Filtro de habitáculo troco a cada 30 mil.


                                                    O resto é mediante inspecção visual (pneus, pastilhas, discos, amortecedores, etc)....
                                                    Sorte a tua. No meu, o filtro do habitaculo ao fim de 1 ano já está todo podre e sujo. E o próprio filtro do ar, vou passar a mudar de 6 em 6 meses ou de 7500 em 7500 KM, de modo a estar sempre limpinho.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                      Regra geral, cuido de tudo a tempo e horas e com material de qualidade, mas não ando com o carro ao colo.

                                                      Respeito sempre as mudas de óleo a cada 15 mil kms.
                                                      A correia de distribuição e bomba de água, uns dizem que é aos 120 mil kms, outros aos 90 mil kms, eu troquei aos 103 mil kms.

                                                      Sou um bocado descuidado com certas coisas, acho que nunca olhei para o óleo dos travões nem faço ideia como está o óleo da caixa e muito menos sei quando é que tenho de trocar isso, mas como o carro "só" tem 128 mil kms, ainda não me preocupei muito.
                                                      Também ando descuidado com o filtro de gasóleo que era para trocar aos 120 mil kms e tenho os tais 128 mil kms.

                                                      Respeito as regras de descanso do turbo após a viagem e o não puxar a frio, mas também não deixo de fazer uma ultrapassagem porque o carro tá frio (situações ocasionais).

                                                      Regra geral, sou bastante respeitador da manutenção do carro, mas descuido-me com certos pormenores, nomeadamente os "menos comuns". O que é comum (óleo, filtros, pastilhas, etc) mudo sempre que é necessário.
                                                      Atenção a isso... Tenho um amigo com um carro igual ao teu que partiu a caixa aos 120k km. Começou a fazer uns barulhos estranhos e 2 ou 3 km depois estava apeado.

                                                      É um fluído que nunca facilito, até porque é dificil termos um contacto visual com ele.

                                                      Este carro não leva nem 1/3 da tareia que levava o Puto TD 70 que ele vendeu com 200k km. Esse chegava a fazer 400 km com o pé literalmente no fundo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                        É de ti que eles gostam
                                                        Só o faço numa oficina onde tenho plena confiança. Tem corrido sempre bem e já lá vão uns bons anos. A oficina ate se da ao luxo de nunca me pedir pagamento tal é tambem a confiança em mim. Mas é só naquela, todas as outras situações fora dela só com orçamento prévio em folha azul de 25 linhas...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Sorte a tua. No meu, o filtro do habitaculo ao fim de 1 ano já está todo podre e sujo. E o próprio filtro do ar, vou passar a mudar de 6 em 6 meses ou de 7500 em 7500 KM, de modo a estar sempre limpinho.
                                                          Acabo por trocar 1 vez por ano pois os carros cá de casa fazem 30/35 mil km/ano

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Querem uma opinião feminina?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X