O objetivo é reduzir o número de mortos nos centros urbanos, mas também a poluição. Proposta tem agora um ano de recolha de assinaturas para poder ser discutida no Parlamento Europeu
A União Europeia quer reduzir o limite urbano de velocidade de 50 para 30 km/h. Por enquanto é ainda apenas uma proposta, mas em caso de aprovação, como é bem provável que aconteça vai afetar todos os estados-membros. Esta proposta da EU vem no seguimento de várias petições de comunidades online que querem ver reduzidos os acidentes nos centros urbanos mas também baixar a poluição.
Esta medida tem sido adotada por vários estados-membro, mas em situações pontuais como acontece por exemplo nas avenidas laterais da Avenida da Liberdade. Mas a União Europeia quer que passe a ser lei em todos os centros urbanos.
Vários estudos mostram que um peão tem fortes possibilidade de sobreviver se for atropelado a 30 km/h, o que se torna difícil a uma velocidade de 50 km/h. Porém, várias associações europeias de automobilistas já vieram alertar para os engarrafamentos que esta medida pode originar, com o respetivo aumento da poluição.
Heike Aghte, a líder de um comité europeu que propôs a redução da velocidade urbana para 30 km/h tem agora um ano para conseguir recolher um milhão de assinaturas de sete estados-membros da União Europeia para que a sua proposta siga por diante e que seja discutida em plenário, só depois podendo ser efetivada por todos os países da União Europeia.
A União Europeia quer reduzir o limite urbano de velocidade de 50 para 30 km/h. Por enquanto é ainda apenas uma proposta, mas em caso de aprovação, como é bem provável que aconteça vai afetar todos os estados-membros. Esta proposta da EU vem no seguimento de várias petições de comunidades online que querem ver reduzidos os acidentes nos centros urbanos mas também baixar a poluição.
Esta medida tem sido adotada por vários estados-membro, mas em situações pontuais como acontece por exemplo nas avenidas laterais da Avenida da Liberdade. Mas a União Europeia quer que passe a ser lei em todos os centros urbanos.
Vários estudos mostram que um peão tem fortes possibilidade de sobreviver se for atropelado a 30 km/h, o que se torna difícil a uma velocidade de 50 km/h. Porém, várias associações europeias de automobilistas já vieram alertar para os engarrafamentos que esta medida pode originar, com o respetivo aumento da poluição.
Heike Aghte, a líder de um comité europeu que propôs a redução da velocidade urbana para 30 km/h tem agora um ano para conseguir recolher um milhão de assinaturas de sete estados-membros da União Europeia para que a sua proposta siga por diante e que seja discutida em plenário, só depois podendo ser efetivada por todos os países da União Europeia.
Sinceramente duvido que alguma vez passe.
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