EDIT: Pelo que discuti aqui com alguns utilizadores, talvez eu não tenha sido enganado (pelo menos intencionalmente). Parece (é que estou a tentar discutir neste momento) que o ETKA é muito dubio e umas vezes indica o preço das unidades todas, noutras indica o preço por unidade e as unidades teoricamente necessárias.
Venho aqui contar uma triste história que se passou comigo no concessionário Santogal do grupo VW em Lisboa ao pé do IST.
Um dos carros do meu pai (o que eu conduzo ocasionalmente) é um Volkswagen Passat 1.9 TDI de 1998.
Gosto muito do carro. Tem um design muito limpo e conservador, ou seja, não é muito quadrado como os carros dos anos 80, nem muito "rasgado" como os carros de 2000 para a frente. Em termos de desenho está perfeito para mim!
Mas o carro têm um problema, têm jantes de aço com pneus 195/65 R15. Estas jantes dão um ar velho ao carro pelo que ando com ideias de as trocar. Umas jantes novas neste carro dão-lhe logo outro aspecto. Mas a ser feita esta troca, é para ser feita de uma "forma sustentável", ou seja, em vez de ir a correr trocar de jantes e de pneus, espero que estes precisem de ser trocados e vão logo 4 pneus + jantes. Isto porque eu queria passar a usar pneus 205/55 R16. Esta medida já está averbada no livrete, não é preciso estar a averbar nada. Além disso, com esta medida posso "subir" na gama para uns SportContact 2 por exemplo, pneus esses que não existem na medida que lá está.
Tenho várias opções. Umas réplicas? Não porque aquilo ao subir um passeio empena-se tudo. Umas jantes Xuning? Nem pensar... Umas jantes de "marca conceituada" como a OZ por exemplo? Não, o carro não tem muitas aspirações desportivas, e este tipo de jantes (qualidade à parte) chama muito a atenção dos amigos do alheio.
Por isso acho que a melhor aposta são numas jantes originais porque além de darem logo outro aspecto ao carro, são muito discretas. Gosto muito das MONTREAL:
Desculpem lá o esta "introdução", é só para vos situar .
Então na quinta-feira, andava eu a queimar um bocado de tempo, quando passo pelo concessionário e vejo um Golf VII TSI e fiquei com vontade de ir "chatear" para experimentar o carro. Mas como não tinha intenções de comprar, achei mais "sensato" ir à secção de peças perguntar o preço das jantes.
Antes de entrar na secção de peças, reparei lá numa tabela de preços e assim por alto vi valores de 100 e muitos € para trocar discos (os da frente ou os de trás, dependia), e valores de 300 e muitos € para trocar os amortecedores (aqui acho que eram os de trás, os da frente eram mais caros). Achei estes valores muito altos. Na secção de peças perguntei o preço das jantes e deram-me o preço de 428,29€ + IVA. No fim respondem-me "-Isto é o preço de uma, como o carro têm quatro rodas, têm de multiplicar o valor por quatro".
Eu apontei logo para o computador e disse que o ETKA indicava que a quantidade era 4. Argumentei que os discos se vendem aos pares e que se o funcionário fosse ver o preço dos discos, estava lá no ETKA a dizer que a quantidade era 2. O funcionário lá foi aos discos (frontais, que custavam cerca de 70€ + IVA) e não é que ele teve a lata de me dizer que "-Um disco custa 70€, dois custam 140€ + IVA".
Parece-me que isto é prática comum em alguns concessionários VW situados perto de grandes centros urbanos, promoções de pagar 2 peças e levar 1...
Aqui onde moro também existe um concessionário VW com essa mania. Podem-me responder que começa a ser coincidência a mais 2 concessionários VW funcionarem da mesma maneira e eu estou aqui a por em causa a imagem da Santogal, mas reparem bem, ele queria vender-me uma jante por 428,29€ + IVA, ou seja 526,80€!!!
Para mim existem 2 tipos de jantes, as normais, e as jantes das gamas de acessórios. As jantes das gamas de acessórios são "especiais", não existem no ETKA normal, mas sim noutro programa que mostra os acessórios todos. Estas jantes sim são muito caras e vendidas à unidade.
Então vamos ao site da SIVA ver preço de umas jantes para o novo Passat, por exemplo, umas VELOS:
SIVA Loja Online - Volkswagen: Descrição do produto
No site da SIVA, umas jantes destas custam 386,80€ cada uma. São carotas, mas também são jantes "especiais" da gama de acessórios. Não é estranho que umas jantes de 18" sejam mais baratas 140€ do que umas "normais" 2" mais pequenas?
Existem certas peças que são canceladas e onde antes eram vendidas ao par, agora são vendidas à unidade. Por exemplo, os amortecedores da mala. Os amortecedores eram vendidos ao par, no campo quantidade aparecia o numero 2. Entretanto foram cancelados e o ETKA diz para usar outro amortecedor, mas desta vez no campo quantidade aparece o numero 1. É um pouco chato isto acontecer em algumas peças, mas a VW é uma empresa que funciona para gerar dinheiro, não são nenhuma CP que só são prejuizo, pelo que consigo compreender esta "jogada" para com veiculos que já não são produzidos. Mas adiante, pela lógica do funcionário, antigamente eram precisos 2 amortecedores, agora já só é preciso 1...
O meu tio aqui à uns anos teve de trocar uma cabeça num PD130. Ele efectuou a reparação no concessionário VW da terra dele. A cabeça é apertada ao bloco com 10 parafusos, e esses parafusos não são "recicláveis". Sempre que se desapertam, só se volta a apertar com parafusos novos. Como não interessa vender 9 ou 11 por exemplo, o ETKA apresenta o preço para 10 parafusos. Esses parafusos custam para ai 50€ + IVA (os 10!), ou seja, quem vir esta peça no ETKA, ele indica esses tais 50€ + IVA. Seguindo a lógica do funcionário, um parafuso custa 50€, 10 custam 500€ + IVA. Mas ao meu tio não foi cobrado 50€ por parafuso. Descontos e IVA à parte, dividiram os 50€ por 10 e na factura foi apresentado 10 parafusos com o preço unitário de 5€ cada!
Quem me conhece, sabe que eu sou apologista de utilizar peças originais. Para mim existem 3 tipos de peças, as da concorrência, as originais (aquelas com o carimbo da marca) e aquelas a que eu chamo de "performance parts". Estas ultimas estão num patamar à parte, mas na minha opinião, as peças originais têm uma qualidade superior às da concorrência, fazendo com que em média a sua durabilidade seja superior.
Por exemplo, uma embraiagem Sachs. Imaginemos que para a Sachs uma embraiagem boa é uma cujas tolerâncias não excedam os 0,5mm (valores mandados ao calhas). Tudo o que tiver tolerâncias superiores a 0,5mm vai para o lixo/reciclagem, o que tenha menos está bom para vender. A VW (e quem diz a VW diz outra marca qualquer), como empresa têm um impacto muito mais forte sobre os fornecedores do que os particulares. Quem tem telemóvel da empresa facilmente comprova isto com os preços dos tarifários acordados com a empresa versus os preços dos tarifários particulares. Então a VW (ou outra marca qualquer) podem ser mais exigentes e dizer "-Para nós uma embraiagem só é boa se tiver tolerâncias que não excedam 0,25mm (mais uma vez valor mandado ao ar)". Então tudo o que tiver tolerâncias maiores que 0,5mm continua a ir para o lixo/reciclagem, o que tiver tolerâncias entre 0,5 e 0,25mm é vendido pela Sachs e vão parar às casas de peças e companhia, e tudo o que tiver tolerâncias inferiores a 0,25mm leva o carimbo da VW e das outras marcas e vão para os seus stocks indo ter depois aos concessionários.
Um maior controlo de qualidade torna a peça ligeiramente mais cara, mas no fim tem uma qualidade e durabilidade superior.
Existem mais industrias onde se faz isso. Nos pneus, temos uma fábrica da Continental/Mabor em Portugal. Aqui, a borracha com a melhor qualidade vai para a linha da Continental. O que não obedece aos padrões da Continental, vai para a linha da Mabor. Já na electrónica, a Intel faz a mesma coisa. Das melhores wafers saem os processadores Xeon (linha de servidores), das outras "menos boas" saem os processadores domésticos Core ix.
Até já encontrei na net, opiniões concordantes com a minha, por exemplo:
Fonte
Se formos a ver a coisa em condições, o preço não me parece a mim muito mau. 428,29€ + IVA dá 526,80€ pelas 4 jantes, 131,70€ por jante... Não me parece mau preço. Já os discos a 70€ + IVA ficam por 86,10€. No Mister Auto os discos andam à volta de 70€ já com IVA. Se pedirem com descrição, na VW facilmente conseguem 10% de desconto nas peças (mais depende do tipo de peça), ficando as jantes por 474,12€, 118,53€ por jante e os discos passam a custar 77,49€. Ao Mister Auto é preciso somar os portes, 5-7€ de diferença, penso que mais vale apostar no original. Não só pela "teórica" qualidade superior, mas sim pelo facto de ser plug & play. Pelo menos no grupo VAG, existem muitas peças que variam com o numero de chassis e/ou ano de construção... Se forem ver o site do Mister Auto, existem discos com vários tamanhos. 282, 280, 288... Qual escolher? Mais uma vez, por 5-7€ de diferença acho que compensa o original. Se forem ver filtros de ar ou combustivel por exemplo, também existem diferenças de alguns mm entre algumas marcas...
Criei este tópico a alertar para as práticas de alguns concessionários, para ninguém cair na armadilha deles. Não queria ver respostas do género "-Por isso é que só compro peças aqui numa casa de peças da zona", porque assim como existem os concessionários terriveis, também existem uns muito bons. E infelizmente este tipo de práticas alrgam-se a mais partes do sector automóvel, desde "Maneis GT" em nós pagamos novo e ele vai à sucata ou não muda nada, aos usados todos martelados e aos "com garantia é mais x", etc etc...
Desculpem lá o testamento, obrigado a quem consegiu ler tudo até ao fim eheheh.
Venho aqui contar uma triste história que se passou comigo no concessionário Santogal do grupo VW em Lisboa ao pé do IST.
Um dos carros do meu pai (o que eu conduzo ocasionalmente) é um Volkswagen Passat 1.9 TDI de 1998.
Gosto muito do carro. Tem um design muito limpo e conservador, ou seja, não é muito quadrado como os carros dos anos 80, nem muito "rasgado" como os carros de 2000 para a frente. Em termos de desenho está perfeito para mim!
Mas o carro têm um problema, têm jantes de aço com pneus 195/65 R15. Estas jantes dão um ar velho ao carro pelo que ando com ideias de as trocar. Umas jantes novas neste carro dão-lhe logo outro aspecto. Mas a ser feita esta troca, é para ser feita de uma "forma sustentável", ou seja, em vez de ir a correr trocar de jantes e de pneus, espero que estes precisem de ser trocados e vão logo 4 pneus + jantes. Isto porque eu queria passar a usar pneus 205/55 R16. Esta medida já está averbada no livrete, não é preciso estar a averbar nada. Além disso, com esta medida posso "subir" na gama para uns SportContact 2 por exemplo, pneus esses que não existem na medida que lá está.
Tenho várias opções. Umas réplicas? Não porque aquilo ao subir um passeio empena-se tudo. Umas jantes Xuning? Nem pensar... Umas jantes de "marca conceituada" como a OZ por exemplo? Não, o carro não tem muitas aspirações desportivas, e este tipo de jantes (qualidade à parte) chama muito a atenção dos amigos do alheio.
Por isso acho que a melhor aposta são numas jantes originais porque além de darem logo outro aspecto ao carro, são muito discretas. Gosto muito das MONTREAL:
Desculpem lá o esta "introdução", é só para vos situar .
Então na quinta-feira, andava eu a queimar um bocado de tempo, quando passo pelo concessionário e vejo um Golf VII TSI e fiquei com vontade de ir "chatear" para experimentar o carro. Mas como não tinha intenções de comprar, achei mais "sensato" ir à secção de peças perguntar o preço das jantes.
Antes de entrar na secção de peças, reparei lá numa tabela de preços e assim por alto vi valores de 100 e muitos € para trocar discos (os da frente ou os de trás, dependia), e valores de 300 e muitos € para trocar os amortecedores (aqui acho que eram os de trás, os da frente eram mais caros). Achei estes valores muito altos. Na secção de peças perguntei o preço das jantes e deram-me o preço de 428,29€ + IVA. No fim respondem-me "-Isto é o preço de uma, como o carro têm quatro rodas, têm de multiplicar o valor por quatro".
Eu apontei logo para o computador e disse que o ETKA indicava que a quantidade era 4. Argumentei que os discos se vendem aos pares e que se o funcionário fosse ver o preço dos discos, estava lá no ETKA a dizer que a quantidade era 2. O funcionário lá foi aos discos (frontais, que custavam cerca de 70€ + IVA) e não é que ele teve a lata de me dizer que "-Um disco custa 70€, dois custam 140€ + IVA".
Parece-me que isto é prática comum em alguns concessionários VW situados perto de grandes centros urbanos, promoções de pagar 2 peças e levar 1...
Aqui onde moro também existe um concessionário VW com essa mania. Podem-me responder que começa a ser coincidência a mais 2 concessionários VW funcionarem da mesma maneira e eu estou aqui a por em causa a imagem da Santogal, mas reparem bem, ele queria vender-me uma jante por 428,29€ + IVA, ou seja 526,80€!!!
Para mim existem 2 tipos de jantes, as normais, e as jantes das gamas de acessórios. As jantes das gamas de acessórios são "especiais", não existem no ETKA normal, mas sim noutro programa que mostra os acessórios todos. Estas jantes sim são muito caras e vendidas à unidade.
Então vamos ao site da SIVA ver preço de umas jantes para o novo Passat, por exemplo, umas VELOS:
SIVA Loja Online - Volkswagen: Descrição do produto
No site da SIVA, umas jantes destas custam 386,80€ cada uma. São carotas, mas também são jantes "especiais" da gama de acessórios. Não é estranho que umas jantes de 18" sejam mais baratas 140€ do que umas "normais" 2" mais pequenas?
Existem certas peças que são canceladas e onde antes eram vendidas ao par, agora são vendidas à unidade. Por exemplo, os amortecedores da mala. Os amortecedores eram vendidos ao par, no campo quantidade aparecia o numero 2. Entretanto foram cancelados e o ETKA diz para usar outro amortecedor, mas desta vez no campo quantidade aparece o numero 1. É um pouco chato isto acontecer em algumas peças, mas a VW é uma empresa que funciona para gerar dinheiro, não são nenhuma CP que só são prejuizo, pelo que consigo compreender esta "jogada" para com veiculos que já não são produzidos. Mas adiante, pela lógica do funcionário, antigamente eram precisos 2 amortecedores, agora já só é preciso 1...
O meu tio aqui à uns anos teve de trocar uma cabeça num PD130. Ele efectuou a reparação no concessionário VW da terra dele. A cabeça é apertada ao bloco com 10 parafusos, e esses parafusos não são "recicláveis". Sempre que se desapertam, só se volta a apertar com parafusos novos. Como não interessa vender 9 ou 11 por exemplo, o ETKA apresenta o preço para 10 parafusos. Esses parafusos custam para ai 50€ + IVA (os 10!), ou seja, quem vir esta peça no ETKA, ele indica esses tais 50€ + IVA. Seguindo a lógica do funcionário, um parafuso custa 50€, 10 custam 500€ + IVA. Mas ao meu tio não foi cobrado 50€ por parafuso. Descontos e IVA à parte, dividiram os 50€ por 10 e na factura foi apresentado 10 parafusos com o preço unitário de 5€ cada!
Quem me conhece, sabe que eu sou apologista de utilizar peças originais. Para mim existem 3 tipos de peças, as da concorrência, as originais (aquelas com o carimbo da marca) e aquelas a que eu chamo de "performance parts". Estas ultimas estão num patamar à parte, mas na minha opinião, as peças originais têm uma qualidade superior às da concorrência, fazendo com que em média a sua durabilidade seja superior.
Por exemplo, uma embraiagem Sachs. Imaginemos que para a Sachs uma embraiagem boa é uma cujas tolerâncias não excedam os 0,5mm (valores mandados ao calhas). Tudo o que tiver tolerâncias superiores a 0,5mm vai para o lixo/reciclagem, o que tenha menos está bom para vender. A VW (e quem diz a VW diz outra marca qualquer), como empresa têm um impacto muito mais forte sobre os fornecedores do que os particulares. Quem tem telemóvel da empresa facilmente comprova isto com os preços dos tarifários acordados com a empresa versus os preços dos tarifários particulares. Então a VW (ou outra marca qualquer) podem ser mais exigentes e dizer "-Para nós uma embraiagem só é boa se tiver tolerâncias que não excedam 0,25mm (mais uma vez valor mandado ao ar)". Então tudo o que tiver tolerâncias maiores que 0,5mm continua a ir para o lixo/reciclagem, o que tiver tolerâncias entre 0,5 e 0,25mm é vendido pela Sachs e vão parar às casas de peças e companhia, e tudo o que tiver tolerâncias inferiores a 0,25mm leva o carimbo da VW e das outras marcas e vão para os seus stocks indo ter depois aos concessionários.
Um maior controlo de qualidade torna a peça ligeiramente mais cara, mas no fim tem uma qualidade e durabilidade superior.
Existem mais industrias onde se faz isso. Nos pneus, temos uma fábrica da Continental/Mabor em Portugal. Aqui, a borracha com a melhor qualidade vai para a linha da Continental. O que não obedece aos padrões da Continental, vai para a linha da Mabor. Já na electrónica, a Intel faz a mesma coisa. Das melhores wafers saem os processadores Xeon (linha de servidores), das outras "menos boas" saem os processadores domésticos Core ix.
Até já encontrei na net, opiniões concordantes com a minha, por exemplo:
Obviamente, pois se a vw ia ter uma fabrica para tudo estavam bem lixados.hehehehe
Há peças que não há muita diferença entre oem e oe, no entanto, há peças que apesar do fabricante ser o mesmo, mesma referencia, o produto não é igual, não tem a mesma qualidade, no filtro o que poderia fazer a diferença seria o tipo de papel, mais propriamente os microns de filtragem, quanto mais microns, mais caro é o papel, no entanto, a mahle, mann, e outras têm bons produtos de concorrência, quem quiser pode comprar descansado que não vão estragar nada pois é material de muito boa qualidade, agora se estivermos a falar de um kit de distribuição, ai a diferença é bastante notória na correia, nos tensores nem tanto, mas na correia a diferença é significativa, pastilhas, amortecedores, casquilhos, tubos de água, em alguns casos vidros do carro, juntas(enorme diferença de qualidade!)
Por exemplo:
Oe Vs oem made in france vs oem made in belgium
Os filtros forem testados(laboratorio, a tal treta dos microns), os papeis não eram iguais mesmo no supostamente igual, o original usava um papel mas caro.
Mahle Vs mahle oem
Há carradas de testes sobre isso eu inclusive devido ao meu trabalho já verifiquei isso varias vezes, as diferenças variam muito de construtor para construtor e carro para carro, quem puder, o melhor é meter origem, não falha nunca
São diferenças que nem sempre se vêm á vista mas que existem e fazem ter preços diferentes, mas sim, a marca carrega nos calos, mas o que é bom paga-se.
Quem quiser ver testes(a filtros e não só), tem carradas de testes em laboratório neste site:
http://www.bobistheoilguy.com/forums/ub ... er=2375885
Há peças que não há muita diferença entre oem e oe, no entanto, há peças que apesar do fabricante ser o mesmo, mesma referencia, o produto não é igual, não tem a mesma qualidade, no filtro o que poderia fazer a diferença seria o tipo de papel, mais propriamente os microns de filtragem, quanto mais microns, mais caro é o papel, no entanto, a mahle, mann, e outras têm bons produtos de concorrência, quem quiser pode comprar descansado que não vão estragar nada pois é material de muito boa qualidade, agora se estivermos a falar de um kit de distribuição, ai a diferença é bastante notória na correia, nos tensores nem tanto, mas na correia a diferença é significativa, pastilhas, amortecedores, casquilhos, tubos de água, em alguns casos vidros do carro, juntas(enorme diferença de qualidade!)
Por exemplo:
Oe Vs oem made in france vs oem made in belgium
Os filtros forem testados(laboratorio, a tal treta dos microns), os papeis não eram iguais mesmo no supostamente igual, o original usava um papel mas caro.
Mahle Vs mahle oem
Há carradas de testes sobre isso eu inclusive devido ao meu trabalho já verifiquei isso varias vezes, as diferenças variam muito de construtor para construtor e carro para carro, quem puder, o melhor é meter origem, não falha nunca
São diferenças que nem sempre se vêm á vista mas que existem e fazem ter preços diferentes, mas sim, a marca carrega nos calos, mas o que é bom paga-se.
Quem quiser ver testes(a filtros e não só), tem carradas de testes em laboratório neste site:
http://www.bobistheoilguy.com/forums/ub ... er=2375885
Se formos a ver a coisa em condições, o preço não me parece a mim muito mau. 428,29€ + IVA dá 526,80€ pelas 4 jantes, 131,70€ por jante... Não me parece mau preço. Já os discos a 70€ + IVA ficam por 86,10€. No Mister Auto os discos andam à volta de 70€ já com IVA. Se pedirem com descrição, na VW facilmente conseguem 10% de desconto nas peças (mais depende do tipo de peça), ficando as jantes por 474,12€, 118,53€ por jante e os discos passam a custar 77,49€. Ao Mister Auto é preciso somar os portes, 5-7€ de diferença, penso que mais vale apostar no original. Não só pela "teórica" qualidade superior, mas sim pelo facto de ser plug & play. Pelo menos no grupo VAG, existem muitas peças que variam com o numero de chassis e/ou ano de construção... Se forem ver o site do Mister Auto, existem discos com vários tamanhos. 282, 280, 288... Qual escolher? Mais uma vez, por 5-7€ de diferença acho que compensa o original. Se forem ver filtros de ar ou combustivel por exemplo, também existem diferenças de alguns mm entre algumas marcas...
Criei este tópico a alertar para as práticas de alguns concessionários, para ninguém cair na armadilha deles. Não queria ver respostas do género "-Por isso é que só compro peças aqui numa casa de peças da zona", porque assim como existem os concessionários terriveis, também existem uns muito bons. E infelizmente este tipo de práticas alrgam-se a mais partes do sector automóvel, desde "Maneis GT" em nós pagamos novo e ele vai à sucata ou não muda nada, aos usados todos martelados e aos "com garantia é mais x", etc etc...
Desculpem lá o testamento, obrigado a quem consegiu ler tudo até ao fim eheheh.
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