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Portugueses são os europeus que usam menos o carro ao longo do tempo

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    [Mercado] Portugueses são os europeus que usam menos o carro ao longo do tempo

    Os portugueses são, entre os europeus, aqueles que, ao longo do tempo, utilizam menos o carro, refere um estudo conduzido pela Cetelem sobre o automóvel na Europa.
    O Observador Cetelem 2013, divulgado hoje, refere que, face ao aumento dos custos com o automóvel, o consumidor racionaliza o seu uso ao longo do tempo, com os portugueses a liderarem este item, enquanto que para os alemães "a viatura é sagrada".
    Aliás, o estudo indica que "quem diz menor utilização da viatura, diz menos quilómetros percorridos anualmente", ou seja, "passados dez anos, a quilometragem média anual não deixa de diminuir na Europa" e principalmente em Portugal.
    O documento sublinha que os portugueses estão também entre os primeiros no adiamento da troca, na compra de veículos mais pequenos, nas compras de veículos de ocasião, como "estratégias para contornar o aumento do custo do automóvel".
    O Observatório da Cetelem indica que "73% dos europeus adiam a sua compra para um momento futuro, contentando-se em manter a sua viatura atual, ou preferindo não se comprometer com esta despesa, sinal de que a condicionante económica é forte".
    O estudo adianta também que Portugal está entre os países que menos importância dá à compra de veículo através da Internet e atribuem muita importância ao vendedor no ato de escolha do carro.
    Para além disso estão disponíveis para recolher a viatura num entreposto, mesmo que estes estejam a centenas de quilómetros de distância, só para conseguirem o melhor preço.
    Os portugueses, refere o estudo, são os que menos procuram reparar ou fazer a manutenção da viatura no concessionário que a vendeu, preferindo, por exemplo, comprar as peças e pagar só a mão-de-obra.
    O estudo europeu identifica também cinco alavancas para retirar ou atenuar a crise da indústria automóvel, uma recessão que se vem acentuando desde 2007.
    A degradação do contexto económico acrescido da saturação dos parques, adianta o estudo, faz com que as perspetivas de retoma "sejam, de momento, muito fracas", pelo que o documento identifica cinco alavancas para relançar o crescimento das vendas na Europa, a partir do inquérito efetuado em oito países.
    Entre as medidas evidenciadas pelo Observador Automóvel da Cetelem para impulsionar o mercado automóvel europeu, destaca-se a necessidade de baixar preços devido às "limitações financeiras" dos consumidores e, ao mesmo tempo, as marcas devem dar a noção de prazer de condução em todas as gamas, e não só nas altas.
    O estudo chega também à conclusão que a Internet é um canal com potencial para a venda de automóveis, mas que ainda está pouco explorado.
    As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, foram efetuadas pela Cetelem em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE, sendo que os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio-Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia.
    No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos (amostras representativas das respetivas populações nacionais).

    Portugueses são os europeus que usam menos o carro ao longo do tempo | Económico

    Vem aí a era do low cost.

    #2
    Estudos são estudos mas engraçado, afinal, e segundo muita gente, a alemanha é mais burra que nós...afinal até usam mais o carro....

    Quanto à notícia, fiquei surpreendido com alguns excertos :

    " Os portugueses, refere o estudo, são os que menos procuram reparar ou fazer a manutenção da viatura no concessionário que a vendeu, preferindo, por exemplo, comprar as peças e pagar só a mão-de-obra. "

    Ora, desconhecia completamente deste facto.



    Quanto a isto : " Entre as medidas evidenciadas pelo Observador Automóvel da Cetelem para impulsionar o mercado automóvel europeu, destaca-se a necessidade de baixar preços devido às "limitações financeiras" dos consumidores e, ao mesmo tempo, as marcas devem dar a noção de prazer de condução em todas as gamas, e não só nas altas. "

    Fiquei surpreendido porque a meu ver, boa parte das escolhas era feita com base na estética. Ou não fosse o Sandero pouco vendido e o Duster um certo sucesso tendo em conta que é aquilo que se chama de low cost, a propósito da ultima frase do post do 500c

    Temos actualmente o C-Elysée da Citroen, que duvido que venha a ter sucesso, não devido ao seu espaço, eventualmente conforto e preço, mas sim devido à estética mais " banalizada ". Nada que não se assista há anos em alguns modelos de algumas marcas, mas vamos ver como a coisa desenvolve.
    Editado pela última vez por EscapeLivre; 21 January 2013, 09:51.

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      #3
      Em época de fartura vêm ao de cima as peneiras, mas em tempo de vacas magras as compras tenderão a ser mais racionais. Além disso low cost não significa ter uma estética horrivel.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por 500c Ver Post
        Em época de fartura vêm ao de cima as peneiras, mas em tempo de vacas magras as compras tenderão a ser mais racionais. Além disso low cost não significa ter uma estética horrivel.
        Sim mas o sandero, ao contrário do duster, está muito mal conseguido. De outra forma penso que as vendas seriam bem melhores.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Sim mas o sandero, ao contrário do duster, está muito mal conseguido. De outra forma penso que as vendas seriam bem melhores.
          Estás a falar do velho Sandero?
          O novo está muito bem conseguido.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 500c Ver Post
            Estás a falar do velho Sandero?
            O novo está muito bem conseguido.
            Sim falo do " velho " já que o novo ainda nem aqueceu o lugar, e, de facto está bem melhor. Vamos ver se vende ou não.

            Comentário


              #7
              Acredito que o novo Sandero seja um sucesso de vendas. Está bem interessante dentro do segmento que se insere.
              Realmente noto que toda a gente usa muito menos o carro.
              Ainda me lembro dos tempos em que ía com o meu pai, passear de carro, fazer quilómetros com apenas esse intuito, passear pelo prazer da condução. Eu infelizmente já não me posso dar a esse luxo, pelo menos regularmente...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TheEmpress Ver Post
                Acredito que o novo Sandero seja um sucesso de vendas. Está bem interessante dentro do segmento que se insere.
                Realmente noto que toda a gente usa muito menos o carro.
                Ainda me lembro dos tempos em que ía com o meu pai, passear de carro, fazer quilómetros com apenas esse intuito, passear pelo prazer da condução. Eu infelizmente já não me posso dar a esse luxo, pelo menos regularmente...
                E basta ver também que todas as tascas e cafés tinham os carros parados à porta para evitar andar 500m a pé, e actualmente além de não se ir tanto ao café, os que vão, vão a pé...

                Comentário


                  #9
                  Os carros têm estado nas minhas mãos uma média de 6 anos, já de si razoável, mas que neste momento tenderei a aumentar.

                  Felizmente ainda vou fazendo 50kms para "ir tomar café" só pelo prazer de conduzir. Se tivesse tempo conduziria bem mais.

                  No geral tenho de concordar com o estudo e revejo-me nas conclusões.

                  Comentário


                    #10
                    Eu atualmente faço 1/5 dos quilómetros que fazia à 4/5 anos por não ter tanto trabalho. Normalmente troco de 10 em 10 mas pondero pela primeira vez trocar de 15 em 15 ou então comprar usado em vez de novo.

                    Comentário


                      #11
                      Um artigo do género "captain obvious to the rescue"

                      O pessoal tem falta de guito, e o custo de vida teve aumento considerável nos últimos anos. Não sei que resultados esperariam.
                      Automóveis sempre foram excelentes absorventes do papel-moeda. Só que agora, sentimos muito mais no pêlo.

                      E os low-cost são verdadeiramente uma falácia.
                      Porque não têm nada de low-cost quando se trata de os manter. Pagam tanto como os outros na bomba, nos seguros, na manutenção. Onde é que está mesmo o low-cost?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                        Um artigo do género "captain obvious to the rescue"

                        O pessoal tem falta de guito, e o custo de vida teve aumento considerável nos últimos anos. Não sei que resultados esperariam.
                        Automóveis sempre foram excelentes absorventes do papel-moeda. Só que agora, sentimos muito mais no pêlo.

                        E os low-cost são verdadeiramente uma falácia.
                        Porque não têm nada de low-cost quando se trata de os manter. Pagam tanto como os outros na bomba, nos seguros, na manutenção. Onde é que está mesmo o low-cost?
                        No preço final pedido ao consumidor, por uma motorização idêntica numa carroçaria e respectivo logotipo diferente?,

                        Comentário


                          #13
                          "O estudo adianta também que Portugal está entre os países que menos importância dá à compra de veículo através da Internet e atribuem muita importância ao vendedor no ato de escolha do carro.

                          Para além disso estão disponíveis para recolher a viatura num entreposto, mesmo que estes estejam a centenas de quilómetros de distância, só para conseguirem o melhor preço.

                          Os portugueses, refere o estudo, são os que menos procuram reparar ou fazer a manutenção da viatura no concessionário que a vendeu, preferindo, por exemplo, comprar as peças e pagar só a mão-de-obra."

                          Tradicional.

                          Comentário


                            #14
                            Ou seja, esse estudo concluiu que os Portugueses são dos mais pobres da Europa e aqueles que mais contas têm de fazer à vida para comprar ou reparar um carro?!? No shit Jose....

                            E será que esse estudo adianta que face ao salário médio, os Portugueses têm os carros mais caros da Europa? Ou nem por isso...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por crash Ver Post
                              Um artigo do género "captain obvious to the rescue"

                              O pessoal tem falta de guito, e o custo de vida teve aumento considerável nos últimos anos. Não sei que resultados esperariam.
                              Automóveis sempre foram excelentes absorventes do papel-moeda. Só que agora, sentimos muito mais no pêlo.

                              E os low-cost são verdadeiramente uma falácia.
                              Porque não têm nada de low-cost quando se trata de os manter. Pagam tanto como os outros na bomba, nos seguros, na manutenção. Onde é que está mesmo o low-cost?
                              No preço de venda.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                No preço final pedido ao consumidor, por uma motorização idêntica numa carroçaria e respectivo logotipo diferente?,
                                É.

                                Mas tendo em conta aquilo que os low-cost perdem para os ... high-cost(?), e sabendo que custos de utilização/manutenção são ela por ela, equacionar um carro de serviço ou usado até 3 anos não seria verdadeiramente mais racional?

                                Comentário


                                  #17
                                  Impossivel !!

                                  Entao é certo que o portugues faz muitissimos kilometros , pois por isso mesmo é que só compram diesel !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                    É.

                                    Mas tendo em conta aquilo que os low-cost perdem para os ... high-cost(?), e sabendo que custos de utilização/manutenção são ela por ela, equacionar um carro de serviço ou usado até 3 anos não seria verdadeiramente mais racional?
                                    Nos restantes mercados automóveis europeus, acredito que sim, factor fiscal e respectivo poder de compra dos consumidores, mas o facto comercial deveras engraçado é que de facto nestes ditos mercados, o crescimento sustentado e constante de diversos logotipos automóveis associados ao conceito Low-Coste é impressionante, é observar os números absolutos e respectiva quota de mercado,

                                    Comentário

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