Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Eu conduzi: Audi A4 2.0 TDI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Eu conduzi: Audi A4 2.0 TDI

    Saudações a todos os camaradas de fórum

    Tal como já tinha referido no tópico da avensis, devido a ter experimentado mtas das opções deste segmento, decidi postar aqui as minhas impressões sobre aquelas q tive oportunidade de conduzir mais tempo.
    Experimentei o Audi A4 limousine 2.0 tdi 140 cv c suspensão desportiva e num preto brilhante cujo brilho era enebriante

    Estética interior/exterior

    Como sempre esta é a parte mais subjectiva. Eu confesso. Eu sou um admirador da estética desta geração/fecelift do A4, acho q têm um ar mto distinto e agressivo. As opticas dianteiras e traseiras são do outro mundo, acho q dão uma vida diferente ao carro, pq de resto é igual À anterior geração.
    Cmo sempre achei, a estética dos A4 está mto dependente das jantes q utiliza, o q experimentei tinha umas de 5 braços, mas tive sempre q me lembrar q a versão q podia adquirir têm aquelas feias q mais parecem tampões.
    No interior n há mto a dizer,praticamente tudo está igual, menos o volante, a mim a estética ainda me agrada mto, mas eu confesso q sou um tradicionalista, por isso n sei se serei o melhor exemplo, uma palavra para o desenho dos comandos do ar condicionado q para mim continuam a ser dos melhores e mais user/friendly de mtas das propostas, e além disso funciona mto bém.
    E tbem gostei mto do desenho das manetes dos piscas.
    O cb embora seja opção, têm um painel c óptima legibilidade.
    Basicamente como em mtos outros carros, há quem goste e quem n goste.

    DinÂmica/ uso no dia a dia
    Qdo fui experimentar o A4 n tava c grandes esperanças, ía apenas pq gostava mto da estética e queria ver até q pto era confortavel...
    Para grande surpresa minha!
    Foi o carro dos 8 q experimentei, ao qual me adaptei imediatamente, foi onde me senti melhor ao volante. A posição de condução q encontrei foi óptima (para mim), e rapidamente a encontrei.
    A sensação qo A4 me transmitiu em estrada, na maioria ic´s e AE´s, foi a de que os meus limites chegariam sempre antes dos do carro. A sensação é de q o chassis tá colado ao chão. Ficava sempre ca impressão de q podia ter feito a curva mais depressa. É no entanto, pco confortável, a anos luz do avensis ou laguna, e os bancos n ajudam, pq sao duros, embora porporcionem um optimo apoio (n sei se eram os de série). Na altura ainda fiquei na esperança, q o desconforto fosse devido À suspensão desportiva, mas mais tarde experimentei o de um colega com o outro motor 1.9 tdi, e mesmo ca suspensão normal o carro é mto "seco". Sente-se bem a dureza da suspensão qdo passamos plas juntas de dilatação dos viadutos, as pancadas são bem secas.
    Qto ao seu uso, privei um dia co A4, e começou o meu martirio lgo de manhã ao saber q praticamente tudo era opção!
    Qto a mim, é inexplicavel q num carro de 40000 eurios o encosto de braço dianteiro seja opção! Outra parvoice é o carro trazer de série o indicador da autonomia mas o cb é opcional. Enfim tudo o q voçes consigam imaginar é opção, até o radio c regulação do volume no volante!
    Qto ao resto, a mala é boa, embora o seu desenho interior seja um pco irregular. O carro tem alguns espaços pa arrumar csas, e o espaço é apenas o suficiente atrás. Os botões parecem-me tdos mto bem colocados, e para quem tá habituado a carros alemães a nossa mão já vai ao sitio certo procurar os botões. O qualidade "percebida no A4 pareceu-me mto interessante, "sente-se" q o carro é mto bem construido, e os materiais mto bons, no entanto n senti a sensação de tanque cmo na 1ª geração. O rádio,pqra mim, é um pco fraquito, mas se calhar este é um pormenor q n interessa a mta gente. Os espelhos pecam por ser pequenos(mas lindos), problema já recorrente no grupo vag. A direcção do carro é mto interessante, bastante informativa. O cruise control do audi n me pareceu ao pratico cmo o de outros, mas tbem utilizei-o pco. O habitáculo é bem insonorizado, eo a/c é o melhor dos q experimentei. O volante cai na mão, cmo se tivesse sido feito À medida.
    A ideia q quero deixar aqui, é q qdo cheguei pa entregar o carro e me lembrei de mtas das csas q tinha gostado no seu uso, a realidade c q me deparei foi q mtas das csas n sao de série!

    Motor
    Vou começar assim...esta ***** nca mais pára de puxar!
    O motor deste A4é muito interessante, é um pco "pontudo" nada parecido c outras propostas do segmento q têm motores mto "redondos", foi dos q conduzi aquele onde menos senti aquela faltazinha de força antes das 2000 rpm´s.
    O A4 acelera c um fulgor mto impressionante em qquer uma das suas seis mudanças (desconfio eu q a sua caixa seja mais curat q a do Passat, a facilidade c q subiu a A8 sempre a cavalgar foi impressionante. Este motor associado ao bom chassis deixou-me c vontade de experimentar o de 170 embora o vendedor me tenha avisado q a suspensão s-line da versão mais potente n deixa escapar nem uma carica no piso:D:D.
    Os meus colegas já me tinham avisado q este seria o motor ao qual acharia mais graça, e d facto parece-me óptimo, a seu casamento ca caixa parece-me perfeito, já agra, o comando da caixa e o tamanho da manete tbem caiem mto bem na mão.
    Durante o dia fiz consumos bastante interessante tendo em conta q "puxei" mto, o cb apresentava 7,4 no final de 150 km de viagem, com velocidades mtas vezes a chegar aos 180 e 160 km/h. Aliás a facilidade c q se roda a 180 neste carro é impressionante, n queroeu dizerq noutros n seja, mas de facto de tdos os q conduzi este é o q incute um sentimento mais aguçado de segurança. Cheira-me q os pneus tbem faziam a diferença.

    Pa resumir e acabar co testamento, a ideia q me fica é a de um carro q transmite mto bem a ideia de "status" tão apreciada no nosso pequeno cantinho À beira-mar plantado. Têm um habitaculo um pco acanhado, mas mto bem construido e agradavel para quem n gosta de desenhos mto extravagantes (belo a/c o melhor de tdos os q experimentei, excepto o do vectra q tava avariado). O chassis e o motor estão mto bem, c particular ênfase para o segundo, anda mto bem gasta pco para o andamento q consegue e é mais silencioso q o seu "irmão" de marca 1.9. No entanto, é carissimo para o equipamento q oferece, problema recorrente nas marcas de "status". O vendedor foi simpático e pareceu-me bem informado.
    Saí deste ensaio c um sorriso na boca, mto por causa da posição de condução e do motor. Mais tarde iria descobrir q o A4 deixara de ser opção, e voltaria lá para experimentar o A3.

    Como sempre, peço q os user comentem, dizendo os q já experimentaram ou possuem esta viatura, se as suas impressões são similares. Para q tdos possam ficar com uma ideia geral sobre mais uma das viaturas do nosso parque automóvel.

    PS. Em azul escuro, c suspensão rebaixada e jantes de 10 raios fica lindo lindo, só uma sugestão pa quem tá a pensar comprar um. Cuidado cas espandiloses.:D:D

    #2
    Obrigado pela descrição!

    Pq é q o A4 deixou de ser opção?

    Comentário


      #3
      A certa altura os preços acordados entre a gestora de frotas e a marca mudaram.
      E o carro em questão ficou fora do plafond respectivo.

      Comentário


        #4
        ok!

        Comentário


          #5
          Excelente descrição, apesar de conduzir uma carrinha da geração anterior as semelhanças são muitas, concordo contigo praticamente em tudo, só desconheço esse motor. De resto, a qualidade que percepcionaste é real, se visses as esfregas que o meu leva e os poucos cuidados que lhe dispenso e não tem um único indício de velhice ao fim de 100000 km a não ser a suspensão, nem acreditavas. Nem um ruido parasita, aqueles interiores parecem feitos para durar uma vida, em relação aos opcionais é mesmo assim, também não tenho xenons, cruise control, sensores de estacionamento, faróis automáticos e por aí fora mas o conforto a bordo é tão grande que não se dá pela falta disso.

          Os 180 kmh sem stresses também confirmo, poucos carros oferecem a sensação de segurança a essa velocidade, muitas vezes chego lá sem dar por nada, a pensar que vou mais devagar. E a estabilidade em curva é brutal (mesmo na Avant), nunca consegui que o ESP ligasse, eu bem tento mas...

          A única coisa que realmente me desagrada no A4 é a estética exterior, não acho feio mas também está longe de ser lindo, enfim sempre achei os A4 carros um bocadinho "anónimos" estéticamente falando, a exemplo do Golf V, falta-lhes um bocado de alma, de identidade própria.

          Mas é pena que tenha ficado fora da tua lista de opções, certamente não te arrependerias.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por ESPRIT

            A certa altura os preços acordados entre a gestora de frotas e a marca mudaram.
            E o carro em questão ficou fora do plafond respectivo.
            é pena,eu acho este ultimo A4 uma proposta muito equilibrada,a versao s-line é muito bonita

            Comentário


              #7
              Se voçe têm pena, imagine eu! Lol.

              Comentário


                #8
                Eu acho esta ultima versao linda, ao contrario de mta gente. Mas pronto gostos sao gostos...

                Comentário


                  #9
                  Tambem tens a versao 1,9 de 115 cvs e já deve dar para o plafond

                  Comentário


                    #10
                    Tbem já n dá, essa foi a escolha de mtos colegas pq assim podiam ter a Avant.

                    Comentário


                      #11
                      Conheço o A4 e parece-me que aquilo que escreveste corresponde muito razoavelmente ao que eu acho do carro.

                      Tenho um A3 SB 2.0 tdi sport que tem muitissimas semelhanças. De facto é um carro mais indicado para quem não sobrevaloriza o conforto e quer um "papa-léguas" muito seguro.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por v7

                        Conheço o A4 e parece-me que aquilo que escreveste corresponde muito razoavelmente ao que eu acho do carro.

                        Tenho um A3 SB 2.0 tdi sport que tem muitissimas semelhanças. De facto é um carro mais indicado para quem não sobrevaloriza o conforto e quer um "papa-léguas" muito seguro.
                        Tbem experimentei o A3 e no fim só n fiquei c ele pq por razões profissionais preciso de uma mala grande, e embora esta n seja pequena, ficava logo ocupada cas csas do trabalho.
                        Já agora, pq escolheu a sport, é pq eu qdo tive a ver acho q vale mto mais comprar a ambiente c as jantes de 17.
                        É obvio q as pessoas escolhem o q querem.
                        Mas em termos de equipamento a ambiente é um melhor negocio!

                        Comentário


                          #13
                          Vamos lá ver se sei responder a isso :D

                          Em termos de comportamento tive a oportunidade de testar um A3 3 portas attraction e um sport seguidos. O que dá para ver bem as diferenças enre as suspensões e as jantes e pneus (205/55-16 e 225/45-17). Preferi claramente o Sport e achei a diferença a curvar significativa.

                          A suspensão do A3 SB Sport é ligeiramente menos dura do que a do A3 3 portas, nomeadamente creio que eles alteraram uns casquilhos o que faz com que o carro "lide" melhor com os ressaltos longitudinais (creio que é isto).

                          As outras diferenças do sport para o attraction, que são bancos, volante, CB, etc. também me levaram a achar que o "sport" era mesmo o "meu número". O "ambiente" creio que partilhava mais da filosofia do attraction do que da do sport, sendo no entanto mais requintado e sofisticado (custando o mesmo +/- que o sport).

                          O que eu mais valorizo num carro é a componente dinâmica, a robustez e qualidade dos interiores, a ergonomia e nem tanto o equipamento ou o conforto (aqui importa dizer que acho importante mas que não me importo de ter um carro mais duro se isso significar mais segurança)

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por v7

                            Vamos lá ver se sei responder a isso :D

                            Em termos de comportamento tive a oportunidade de testar um A3 3 portas attraction e um sport seguidos. O que dá para ver bem as diferenças enre as suspensões e as jantes e pneus (205/55-16 e 225/45-17). Preferi claramente o Sport e achei a diferença a curvar significativa.

                            A suspensão do A3 SB Sport é ligeiramente menos dura do que a do A3 3 portas, nomeadamente creio que eles alteraram uns casquilhos o que faz com que o carro "lide" melhor com os ressaltos longitudinais (creio que é isto).

                            As outras diferenças do sport para o attraction, que são bancos, volante, CB, etc. também me levaram a achar que o "sport" era mesmo o "meu número". O "ambiente" creio que partilhava mais da filosofia do attraction do que da do sport, sendo no entanto mais requintado e sofisticado (custando o mesmo +/- que o sport).

                            O que eu mais valorizo num carro é a componente dinâmica, a robustez e qualidade dos interiores, a ergonomia e nem tanto o equipamento ou o conforto (aqui importa dizer que acho importante mas que não me importo de ter um carro mais duro se isso significar mais segurança)
                            Com certeza.
                            Eu gosto de conforto e equipamento e por isso a ambiente era para mim a melhor, traz mais equipamento q a sport e é mais barato.
                            A ambiente traz cc, farois automaticos e interiores em madeira e a sport nem vê-los.
                            Mas como disse, cda cliente valoriza equipamentos diferentes.
                            A versão atraccion, nem quero comentar, pq é claramente daquelas versões, para quem quer ter um A3 À força.

                            Comentário


                              #15
                              Excelente descrição que fazes do carro.

                              Tenho um A4 pré-restyling (geração B6), e concordo em quase tudo o que dizes. A qualidade de construção tem-me surpreendido bastante, é de facto muito boa, o interior é fenomenal, tanto em ergonomia como em agradabilidade estéctica (então à noite... [B)]), e a posição de condução é excelente.
                              O comportamento em estrada é de facto bastante bom, incutindo uma grande confiança e sensação de segurança a quem o conduz. Rola-se a 160-170-180 kms/h com uma facilidade incrivel...

                              Apenas discordo no capitulo do conforto. O meu não tem a suspensão sport, e eu acho que o conforto do carro é bem agradável. Logicamente não é o mais confortável, mas tem uma relação conforto/comportamento de que eu tanto aprecio -> consegue ser confortável e ao mesmo tempo faz sentir a estrada. Não engana no que está a pisar.
                              Quanto ao equipamento, julgava que o CB já vinha de série nesta geração B7. De qualquer das formas o meu foi oferecido (ou não) no meio de tanta negociação :D:D.
                              Não gastei muito dinheiro em extras, apenas no pack exclusive (1000€) que trazia alarme, sensores de estacionamento, apoio de braços à frente, pack iluminação interior e madeira de nogueira.


                              Comentário


                                #16
                                Obrigado pelas palavras.

                                Acho q num carro do segmento e preço do Audi A4 o apoio de braço n devia ser um extra.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boa análise.

                                  Comentário


                                    #18
                                    ó espirit.
                                    se não é indiscrição.....que raio fazes tu??
                                    quem me dera trabalhar num sítio em que tivesse direito a carro da empresa como complemento do salário...
                                    chiça.....
                                    ld

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por michaelreznor

                                      ó espirit.
                                      se não é indiscrição.....que raio fazes tu??
                                      quem me dera trabalhar num sítio em que tivesse direito a carro da empresa como complemento do salário...
                                      chiça.....
                                      ld
                                      Ah ah.
                                      Sou Eng.º Mec.
                                      E acredita q a única csa acima da média no emprego é o carro.
                                      E n confundam carro de trabalho, c carro por regalia, o meu carro é para trabalhar.
                                      Espero um dia ter um como "prémio".

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por ESPRIT


                                        Acho q num carro do segmento e preço do Audi A4 o apoio de braço n devia ser um extra.
                                        Estou completamente de acordo.

                                        Foi uma das razões que me levou a optar pelo pack exclusive, tal como o alarme.
                                        Mas assim, o apoio até vem com iluminação interior e tudo





                                        Comentário


                                          #21
                                          O cb n é de série.
                                          O q é de série é só a informação de autonomia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                            citação:Originalmente colocada por michaelreznor

                                            ó espirit.
                                            se não é indiscrição.....que raio fazes tu??
                                            quem me dera trabalhar num sítio em que tivesse direito a carro da empresa como complemento do salário...
                                            chiça.....
                                            ld
                                            Ah ah.
                                            Sou Eng.º Mec.
                                            E acredita q a única csa acima da média no emprego é o carro.
                                            E n confundam carro de trabalho, c carro por regalia, o meu carro é para trabalhar.
                                            Espero um dia ter um como "prémio".
                                            ah bom!
                                            pensei que o carro era para ti...como complemento do teu salário...
                                            pode ser que um dia te deixem ficar com ele
                                            de qualquer maneira não deixa de ser uma sorte fazer o que queremos do que não é nosso.
                                            este 'fazer o que queremos' limita-se a 'usá-lo' bem.
                                            sem preocupações...
                                            ld

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sim.
                                              Mas, espero q venha um dia a ter carro de serviço, só q dou-lhe um conselho ao qual mtos dos meus colegas são imunes espero nca me esquecer q o carro é da empresa (neste caso até é da gestora de frota) e n meu e nca cair na tentação de o pavonear cmo outros fazem.
                                              Sou mto acusado por colegas, de dizer q eles se gabam de csas q não são deles, mas enfim.
                                              A minha empresa é rica, por isso proporciona o uso de carros um segmento acima daquele q seria normal, mas acreditem q é a única csa em q dá mais do q aquilo a q é obrigada, a frota de 1300 carros faz c q seja um alvo apetecivel para as empresas de frotas, e cmo tal estas esforçam-se por agradar (frotas grandes = conseguir melhores negócios).
                                              E n pensem sempre mal de pessoas q têm um carro cmo complemento de salário, se tiverem acesso Às contas de uma grande empresa, vão ver, q isso é bem mais fácil do q pagar-lhes mais, e n se esqueçam q carros, telemoveis e cartões de crédito podem ser "tirados" a qquer altura, e um aumento de ordenado dificilmente pode ser alterado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Muito boa descrição sim sr.
                                                Por acaso é realmente notório o avanço,falo por experiênica própria e em relação ao A3 no que diz respeito ao comportamento/conforto.

                                                Ontem fui experimentar 1 S3 de 2002 com 60,000 km e 225cv,bem o carro a puxar parece 1 canhão,puxa mesmo bem mas desiludiu-me completamente no capitulo dinamico,que carro mais sem sal,detestei e mtoooo desconfortável e cheio de barulhos parasitas,completamente inadmissivel.

                                                Entretanto tenho uma tia com 1 A3 Sportback e nota-se bem a evolução,nada a ver[8D]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tava À espera de um comportamento semelhante entre os 2, e n foi isso q vi, n sei se a afinação da sportback será diferente da do A3 3p.
                                                  Mas a do A4 e a da sportback estão longe de ser iguais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    tb acho a a estetica exterior ficou a perder, nao com a nova grelha mas akela traseira.... [)][)]

                                                    de resto 5*

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X