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Quanto custa um carro barato ?

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    Quanto custa um carro barato ?

    Parece uma pergunta meio tonta, mas de facto é um tema com várias graduações.

    Ontem falei com uma pessoa que conheço, que comprou um carro por 200 euros e neste momento utiliza-o como carro de trabalho.

    Ou seja anda largas dezenas de km diárias, com chuvadas como as que têm estado e até ver o carro aguenta-se.

    Falo de um Kadet station 1,6d de 1986, que ele comprou porque pegou à primeira e que depois de mudar óleo, filtro do óleo, do gasóleo e de ar, implicou cerca de 50 euros mais de investimento (mão-de-obra não houve porque foi ele que fez tudo). O carro que anda pouquinho (54 cv) ainda por cima é bastante económico, além de ter bastante espaço para bagagens o que no caso é importante

    Em tempos de crise é porreiro saber que há possibilidades destas.

    #2
    Tenho um familiar que comprou um fiat Uno por 100€, e anda com ele muitas vezes, está inspecionado, legal e a funcionar.

    Comentário


      #3
      Um ex-user deste fórum, meu amigo pessoal, passou por uma situação idêntica. Curiosamente, também foi com uma carrinha Opel Kadett 1.6 D, embora ainda mais antiga, da geração anterior a essa (Kadett D).

      A verdade é que nos cerca de 6 meses que foi utilizada nunca deu qualquer problema, tendo ainda atingido algumas vezes os 150 km/h de ponteiro na Via do Infante! Foi uma coisa destas:

      Comentário


        #4
        À minha esposa deram-lhe um assim:
        Só falta meter embraiagem nova, inspecionar e fazer seguro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Parece uma pergunta meio tonta, mas de facto é um tema com várias graduações.

          Ontem falei com uma pessoa que conheço, que comprou um carro por 200 euros e neste momento utiliza-o como carro de trabalho.

          Ou seja anda largas dezenas de km diárias, com chuvadas como as que têm estado e até ver o carro aguenta-se.

          Falo de um Kadet station 1,6d de 1986, que ele comprou porque pegou à primeira e que depois de mudar óleo, filtro do óleo, do gasóleo e de ar, implicou cerca de 50 euros mais de investimento (mão-de-obra não houve porque foi ele que fez tudo). O carro que anda pouquinho (54 cv) ainda por cima é bastante económico, além de ter bastante espaço para bagagens o que no caso é importante

          Em tempos de crise é porreiro saber que há possibilidades destas.
          Já conduzi uma igual em diversas situações e a fazer uns quantos milhares de quilómetros.

          Era uma autêntica arrastadeira, mas tanque de combate.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
            Já conduzi uma igual em diversas situações e a fazer uns quantos milhares de quilómetros.

            Era uma autêntica arrastadeira, mas tanque de combate.
            A percepção do que é um carro rápido mudou muito nas últimas 3 décadas.

            De quaquer forma naquela altura um carro destes pesaria uns 900 kg e visto desta forma os redondos 54 cv não serão assim tão pouco.

            Comentário


              #7
              Monetariamente falando são a melhor forma de andar de carro com baixos custos. Se formos adeptos do DIY...

              Baixo custo de aquisição, peças baratas e se avariar ou não passar na próxima IPO manda-se abater e compra-se outro.

              Tive 2 assim, um Corsa A (dado pelo meu avô porque não o aceitaram numa retoma na FIAT, pela Strada) e um R5 TD (498€).

              Comentário


                #8
                Segundo a pessoa em causa, este carro vale sempre os 200 euros, porque é quanto dão por ele ao peso no ferro-velho

                Comentário


                  #9
                  Ainda no outro dia vi no OLX um Fiat Tipo por 200€ com bom aspecto. Tinha um pisca frontal com o vidro partido e uma ou outra mazela exterior, mas nada que comprometesse.

                  Conheço quem já tenha comprado carros destes valores e se tenha dado bem.

                  Comentário


                    #10
                    Também pode acontecer o oposto:

                    Umas pessoas próximas, para o filho recém-encartado, compraram um Punto com uns anos largos por 500 Euros. Ao fim de 2 ou 3 semanas de condução (e o miúdo é cuidadoso que já andei ao lado dele). Carro deixou de meter mudanças, simplesmente. Diagnóstico: caixa partida! Custa mais a reparação que o valor do carro! Fizeram-lhe uma revisão aquando da compra (óleo, filtros e penso que 2 pneus), foi mudado o registo de propriedade e agora isto!!!

                    Ou seja, pode correr muito bem, bem, mal... ou muito mal!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                      Também pode acontecer o oposto:

                      Umas pessoas próximas, para o filho recém-encartado, compraram um Punto com uns anos largos por 500 Euros. Ao fim de 2 ou 3 semanas de condução (e o miúdo é cuidadoso que já andei ao lado dele). Carro deixou de meter mudanças, simplesmente. Diagnóstico: caixa partida! Custa mais a reparação que o valor do carro! Fizeram-lhe uma revisão aquando da compra (óleo, filtros e penso que 2 pneus), foi mudado o registo de propriedade e agora isto!!!

                      Ou seja, pode correr muito bem, bem, mal... ou muito mal!
                      Aconteceu-me, meti mãos à obra e mudei a caixa, num R5 TD que é bem mais dificil de trabalhar sem elevador.

                      Valor da caixa adquirida na sucata - 65€
                      Valor da embraiagem (Sachs) - < 100€
                      Valvolina - 15€

                      MO - 0€

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                        Aconteceu-me, meti mãos à obra e mudei a caixa, num R5 TD que é bem mais dificil de trabalhar sem elevador.

                        MO - 0€
                        Também depende da pessoa.
                        Por exemplo se fosse eu já tinha que ser: Mão de Obra-xxxx€ porque não percebo nada de mecânica. No caso do amigo do petrus pode também ter sido isso. O jovem e os pais podem não perceber mecânica e então é logo um 31

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                          Também depende da pessoa.
                          Por exemplo se fosse eu já tinha que ser: Mão de Obra-xxxx€ porque não percebo nada de mecânica. No caso do amigo do petrus pode também ter sido isso. O jovem e os pais podem não perceber mecânica e então é logo um 31
                          Eu também não percebia.

                          Tive a sorte de ter um vizinho com as ferramentas, paciência e pouca vontade de trabalhar. Sentava-se e dizia "Desaperta ali, depois ali, agora além...) 1 semana depois tinha o bólide na estrada.

                          Mas nesta altura já tinha trocado 2 motores, várias caixas de direcção e muita manutenção normal. Não havia dinheiro para ir ao mecânico...

                          Por isso é que eu disse no meu primeiro post, "Para quem seja adepto do DIY".
                          Editado pela última vez por Ruie34; 24 January 2013, 11:48.

                          Comentário


                            #14
                            Os primeiros carros que tive eram nessa ordem de valores, mas eram carros para aprender acerca de mecanica, por isso o estado não era o melhor.
                            Um foi um Alfa Sprint Veloce 1.3 que veio a andar de Cascais até Sacavém, o segundo foi um Mini 1275 GT...
                            Ainda andaram alguns anos, e fizeram alguns kms, mas normalmente quando se paga pouco no acto de compra...
                            Ambos já tiveram o seu funeral

                            Comentário


                              #15
                              eu acho que os carros são baratos ( há carros ate a 300 euros impecáveis ) o caro é mantelo, gasolina carisima, seguro, inspecção, imposto, material de desgaste, reparações ,etc.

                              Comentário


                                #16
                                A namorada de um amigo eu comprou um Fiat Uno por 200 euros, e só teve que mudar uma coisa básica ( não me recordo ). e está para as curvas como se diz

                                Mas também carros desse valor são por norma " velhos" e secalhar com algum orçamento para voltarem a andar... seja como for nada que não se encontre numa sucata

                                Comentário


                                  #17
                                  Há uns tempos atrás andei com a panca de um Golf 2 GTD, mas depois analisei bem as coisas e já tenho clássicos que chegue
                                  Mas é um facto que para a rotina diária qualquer coisa serve (quase). O importante acabam por ser os consumos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um amigo meu "comprou" um Ibiza TDI comercial de 2000 a circular perfeitamente, inspecionado e bla bla bla por... 80€, sim 80€ foi qt custou o jantar que pagou ao antigo proprietário, seu amigo de infância.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu vendi uma PS3 no OLX, e um gajo ofereceu-me um Fiat Uno á troca...


                                      (mas não aceitei...)
                                      Editado pela última vez por ElementZ; 24 January 2013, 22:38.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu acho que entre 500 e 1000 euros se consegue comprar um carro jeitoso.
                                        É só ir aos sites do costume.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Comprar um carro nessa ordem de valores, será sempre uma lotaria.

                                          Tanto há bastantes exemplos de pessoas a quem lhes correu bem, como também há o contrário.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                            Eu acho que entre 500 e 1000 euros se consegue comprar um carro jeitoso.
                                            É só ir aos sites do costume.
                                            E ter uma ponta de sorte!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não acho que seja assim tão dificl encontrar uma coisa boa.

                                              Pode é ser dificil encontrar milagres.

                                              Escort, cinquecentos, puntos, japunas de fins dos anos 80, inicios de 90....

                                              Agora....318is, saxo 16v?! Isso nao.

                                              E há mtos carritos desses, de velhotes ( mas mesmo) que estão estimados.

                                              Comentário


                                                #24
                                                tive um carro barato à venda e ninguem lhe pegou

                                                Renault 19 rti por 400 euros.

                                                Nos ultimos 3 anos, gastei em reparações/manutenções 1300 euros.

                                                com mais 200 euros, ficava completamente revisto de mecanica.

                                                e só os estofos em pele que o carro tem, valem grande parte dos 400 euros


                                                como não apareceu ninguem, vai ficar na garagem e vou cancelar a matricula.

                                                creio que será sempre de dar uma vista de olhos mais profunda nestes carros... "limões" há sempre, até em carros novos.

                                                sb

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Como já disseram, é preciso sorte, acima de tudo.

                                                  Cá em casa fez-se isso, na altura em que tirei a carta.
                                                  Compramos um Toyota de 86 por um valor muito baixo mas já precisou de muita coisa com custos elevados e o que vai safando é mesmo o meu irmão perceber de mecânica para desenrascar em determinadas situações.
                                                  O lado bom são os baixos custos de utilização (90€ anuais para IUC, Seguro, IPO) e consumos relativamente comedidos. As performances () até são relativamente boas comparando a alguns carros novos.

                                                  Na altura podíamos ter comprado algo mais recente (até porque os restantes carros eram de 90' e 94') mas foi uma opção...
                                                  Actualmente vemos a situação de forma diferente e, havendo possibilidade, iremos para algo recente e com garantia, de preferência. Aliás, já o fizemos, ao trocar a Express de 94 por uma Scudo com 2 anos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    eu tenho um Corolla 1.3 DX de 86 e para mim, o conjunto motor e caixa bate completamente o R19. (perde em tudo o resto).

                                                    O problema dos japoneses, é claramente o custo das peças. Podem ser mais fiaveis, mas quando há stress, fica mais caro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Carros baratos existem muitos no mercado de usados , o problema esta na manutençao , gasolina , seguros , inspecçao , IUC , etc ........ Ainda na semana passada fomos buscar um Civic de 1996 por 1000 eur que mete utilitarios muito mais recentes em sentido.......

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SB Ver Post
                                                        eu tenho um Corolla 1.3 DX de 86 e para mim, o conjunto motor e caixa bate completamente o R19. (perde em tudo o resto).

                                                        O problema dos japoneses, é claramente o custo das peças. Podem ser mais fiaveis, mas quando há stress, fica mais caro.
                                                        O meu é também um DX de 86, de 3 portas, tem prestações bastantes boas (75cv para ~900km) mas tem pequenas manias que não compreendo (nem ninguém).
                                                        (A caixa não é muito boa para cidade, é preciso esticar bem a 1º em determinadas situações)

                                                        Com a história dos japunas temos outro problema entre mãos, o Nissan Bluebird 1.6, esse sim cá em casa há 18 anos, parou do nada e deve ser Bobine da Ignição avariada. Na Nissan e no Cardoso e Maia não há, resta um senhor em Espinho que costuma ter disso...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por andresantos Ver Post
                                                          Um amigo meu "comprou" um Ibiza TDI comercial de 2000 a circular perfeitamente, inspecionado e bla bla bla por... 80€, sim 80€ foi qt custou o jantar que pagou ao antigo proprietário, seu amigo de infância.
                                                          Se o quiseres, pago um jantar aos dois pelo carro

                                                          A definição de carro barato pode ser diferente de pessoa para pessoa.
                                                          Hoje em dia já se compram uns "chaços" por 300/400€ a precisar apenas de uma revisão, bons para fazer pequenos trajectos, tipo casa-comboio ou barco ou assim...
                                                          Conheço quem tenha Bons carros mas durante a semana ande de AX(com uns toques, até ficou bonito) ou ZX...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                            Se o quiseres, pago um jantar aos dois pelo carro

                                                            A definição de carro barato pode ser diferente de pessoa para pessoa.
                                                            Hoje em dia já se compram uns "chaços" por 300/400€ a precisar apenas de uma revisão, bons para fazer pequenos trajectos, tipo casa-comboio ou barco ou assim...
                                                            Conheço quem tenha Bons carros mas durante a semana ande de AX(com uns toques, até ficou bonito) ou ZX...
                                                            O bom carro é para mostrar aos amigos ao fim de semana?

                                                            Comentário

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