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Gasto de combustível

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    Gasto de combustível

    Estava no café com um amigo e o meu namorado e ouvimos uma discussão entre dois homens. Um dizia que numa descida um carro gastava menos com uma mudança engatada, o outro dizia que gastava menos com o carro desengatado. Afinal quem tem razão? Eu acho que desengatado o carro gasta menos combustível, não está em esforço. O meu amigo não concorda comigo, e vocês o que acham?

    #2
    Ainda há poucos dias apareceu a mesma dúvida no Geral, não me recordo do nome do tópico agora...

    Adiante, o teu amigo tem razão.

    Desengatado continua a injectar combustível para o motor não parar, gasta pouco sim, mas continua a gastar.

    Engatado (e sem pressão no acelerador) o movimento da roda é transmitido ao motor e este não precisa de combustível, o consumo aqui é zero (ou perto de zero, pode injectar algum combustível para algumas correcções).

    O corte de combustível acontece na maioria dos carros recentes e é um perigo e uma irresponsabilidade andar com o carro desengatado...

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por CarpeDiem

      Estava no café com um amigo e o meu namorado e ouvimos uma discussão entre dois homens. Um dizia que numa descida um carro gastava menos com uma mudança engatada, o outro dizia que gastava menos com o carro desengatado. Afinal quem tem razão? Eu acho que desengatado o carro gasta menos combustível, não está em esforço. O meu amigo não concorda comigo, e vocês o que acham?
      Ambos estão certos e ambos estão errados!
      O motivo é que nos novos sistemas de injecção o consumo pode ser inferior que se o motor estivesse ao ralenti. O consumo só será 0,00 estando engatado e sem pisar o acelerador.
      Em carburados é o inverso dos sistemas de injecção electrónico!

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por J.Garcia

        Em carburados é o inverso dos sistemas de injecção electrónico!
        Oh, isso já não se usa...

        Dá lá a vitória ao amigo da menina faxabôr :/

        Comentário


          #5
          O meu CB confirma: 2,4 desengatado e 0,0 em sexta a deslizar monte abaixo.

          Comentário


            #6
            É como foi dito e não entro em pormenores técnicos porque não os sei, mas o que é certo é que o carro engatado numa velocidade elevada a descer sem carregar no acelerador, o computador de bordo marca 0.0, enquanto que se na mesma situação com o carro desengatado, ou seja em ponto-morto, o computador vai subindo gradualmente os valores no consumo instantâneo.

            Resumindo, o teu amigo tem razão. ;)

            Comentário


              #7
              consta-se k engatado a descer, gasta uma menor percentagem de combustivel. pelo menos é o k dizem os especializados na matéria!

              Comentário


                #8
                Pelo que me lembro da ultima discussão do género, ficou "provado" que depende do carro, por isso estavam os dois a teimar, para nada. :D
                Acontece!

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Torres

                  Pelo que me lembro da ultima discussão do género, ficou "provado" que depende do carro, por isso estavam os dois a teimar, para nada. :D
                  Acontece!
                  Carburadores é o não falta por aqui. Mesmo gastando menos que engatado, como já aqui afirmaram, é perigoso fazê-lo.

                  Comentário


                    #10
                    Mas a questão dele é se gasta mais ou menos, não se é perigoso ou não ;)

                    Comentário


                      #11
                      Ok, então expliquem-me lá pk razão qd se tem pouca gasolina no carro se põe em ponto morto até chegar à bomba? É para quê?é que eu já vi montes de gente a fazer isto, e a resposta é sp a mesma.:D

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por CarpeDiem

                        Ok, então expliquem-me lá pk razão qd se tem pouca gasolina no carro se põe em ponto morto até chegar à bomba? É para quê?é que eu já vi montes de gente a fazer isto, e a resposta é sp a mesma.:D
                        Ou são carros antigos (a carburador) ou então estão a fazer mal

                        Comentário


                          #13
                          Se for carborador acho que é a mesma coisa.. Apenas desengatado o atrito é menor logo pode atingir mais velocidade ou percorrer mais espaço sem ser preciso acelerar.

                          Comentário


                            #14
                            não sei...sei que a resposta é para não gastar o pouco que têm no tanque

                            Comentário


                              #15
                              Então se desengatado não é preciso acelerar como é que gasta mais? [8D]está a ficar interessante!!!

                              Comentário


                                #16
                                Ele já explicou..

                                "Desengatado continua a injectar combustível para o motor não parar, gasta pouco sim, mas continua a gastar.

                                Engatado (e sem pressão no acelerador) o movimento da roda é transmitido ao motor e este não precisa de combustível, o consumo aqui é zero (ou perto de zero, pode injectar algum combustível para algumas correcções).

                                O corte de combustível acontece na maioria dos carros recentes e é um perigo e uma irresponsabilidade andar com o carro desengatado..."

                                Comentário


                                  #17
                                  O carro ao ralenti gasta muito...basta ver o vacuometro dos bmw por exemplo, obviamente k o carro engatado não gasta se for a descer(carros de injecçao), mas isso de ir desengatado ate a bomba tem o seu qb de psicológico ou como ja foi dito é a carburador.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por air

                                    Apenas desengatado o atrito é menor logo pode atingir mais velocidade ou percorrer mais espaço sem ser preciso acelerar.
                                    Hmm, isto já é outra questão.

                                    Deixando os carros a carburador de lado que já não se usam:

                                    Um carro em ponto morto chega ao final de uma descida com maior velocidade do que um que vá engatado. Acho que não há dúvidas aqui.

                                    Continuando, apesar do que vai engatado não gastar absolutamente nada na descida, (e partindo do princípio que ainda não se atingiu o destino) como vai com uma velocidade mais baixa os consumos dali para a frente vão ser diferentes nos 2 casos.

                                    Atenção, [u]diferentes</u>, não necessariamente superiores, dependendo da situação (e da gestão e do esforço a que o motor está sujeito) até pode ter consumos menores.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por CarpeDiem

                                      Ok, então expliquem-me lá pk razão qd se tem pouca gasolina no carro se põe em ponto morto até chegar à bomba? É para quê?é que eu já vi montes de gente a fazer isto, e a resposta é sp a mesma.:D
                                      Psicológico, o motor desengatado não faz barulho e o carro fica mais solto, então é prática comum pensar que gasta menos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem o que acontece é o seguinte num carro engatado a andar quando está a consumir menos é quando atinge o binário maximo ou seja qdo a cambota roda á mesma velocidade das rodas,sempre na ultima mudança o proprio embalar do carro reduduz o esforço da explosão .(normalmente a 70, 80 ou ate 90klm/h)

                                        Um carro em ponto morto logicamente gasta muito menos que o mesmo tempo que estaria engatado a andar.

                                        Alias isto é basico mas o carro a descer engatado basta mais combustivel pk tem mais rotações um carro em ponto morto tá a gastar o minimo para só para se manter a funcionar portanto é a forma de gastar menos.;)


                                        Essa do carro a descer gastar zero é para quem acredita no pai natal:D:D:D motor a trabalhar e gastar zero era bom mas é ficção cientifica

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                          Bem o que acontece é o seguinte num carro engatado a andar quando está a consumir menos é quando atinge o binário maximo ou seja qdo a cambota roda á mesma velocidade das rodas,sempre na ultima mudança o proprio embalar do carro reduduz o esforço da explosão .(normalmente a 70, 80 ou ate 90klm/h)

                                          Um carro em ponto morto logicamente gasta muito menos que o mesmo tempo que estaria engatado a andar.

                                          Alias isto é basico mas o carro a descer engatado basta mais combustivel pk tem mais rotações um carro em ponto morto tá a gastar o minimo para só para se manter a funcionar portanto é a forma de gastar menos.;)


                                          Essa do carro a descer gastar zero é para quem acredita no pai natal:D:D:D motor a trabalhar e gastar zero era bom mas é ficção cientifica
                                          Faria tudo sentido não fosse os carros com injecção electrónica terem corte de injecção de combustível ;)

                                          E não tem a ver com a velocidade (directamente pelo menos) mas sim com as rotações.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mas esse corte de injecção de combustivel é parcial um motor sem combustivel não trabalha simplesmente , desliga.

                                            E a descer o motor não vai desligado... vai a trabalhar e a gastar combustivel.

                                            O que marca os computadores de bordo é mto enganatório, nem sempre corresponde á verdade.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Aliás por essa logica uma pessoa fazia 100klm a descer o o consumo era zero e isso é impossivel com o motor ligado

                                              Comentário


                                                #24
                                                das maiores dicussões da história deste forum...

                                                foram páginas e páginas de discussão...

                                                no final, após vastas e extensas descrições da engenharia automóvel, conclui-se que NIN!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Como o worldtiki disse.

                                                  Mas atenção, por exemplo, numa descida pouco inclinada, se eu engatar a 6ª no meu carro, ele pode comessar a gastar, para não ir abaixo...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Rasec

                                                    das maiores dicussões da história deste forum...

                                                    foram páginas e páginas de discussão...

                                                    no final, após vastas e extensas descrições da engenharia automóvel, conclui-se que NIN!
                                                    ????

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                      Mas esse corte de injecção de combustivel é parcial um motor sem combustivel não trabalha simplesmente , desliga.

                                                      E a descer o motor não vai desligado... vai a trabalhar e a gastar combustivel.

                                                      O que marca os computadores de bordo é mto enganatório, nem sempre corresponde á verdade.
                                                      Parcial? s:

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por worldtiki

                                                        citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                        Mas esse corte de injecção de combustivel é parcial um motor sem combustivel não trabalha simplesmente , desliga.

                                                        E a descer o motor não vai desligado... vai a trabalhar e a gastar combustivel.

                                                        O que marca os computadores de bordo é mto enganatório, nem sempre corresponde á verdade.
                                                        Parcial? s:
                                                        sim a descer o motor vai sempre a trabalhar logo há explosao como tal vai a gastar combustivel.
                                                        A menos que descam com o carro desligado[8D]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por NLS___87

                                                          Como o worldtiki disse.

                                                          Mas atenção, por exemplo, numa descida pouco inclinada, se eu engatar a 6ª no meu carro, ele pode comessar a gastar, para não ir abaixo...
                                                          Desde que o motor teja ligado vai sempre a gastar copmbustivel

                                                          Os unicos que podem nao consumir sao os hibridos pk tambem tem um motor eectrico mas isso é outra história.


                                                          Num carro normal desde que o motor trabalhe há explosao logo tem obviamente que haver combustivel a entar nos cilindros.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                                            Num carro normal desde que o motor trabalhe há explosao logo tem obviamente que haver combustivel a entar nos cilindros.
                                                            Não há explosão... nem precisa de haver :/

                                                            Comentário

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