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Conduzir carro português na Suíça

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    Conduzir carro português na Suíça

    Olá colegas!

    Gostaria de saber por quanto tempo pode um português circular com o seu automóvel na Suíça? E se for um automóvel registado em nome de pai/mãe, há problema?

    Relativamente à carta de condução, a nossa é válida lá, certo?

    Obrigado. Cump's.

    #2
    A carta é válida e desded que tenhas os documentos, não existe qualquer problema por o carro não estar em teu nome.

    Quanto ao período, julgo que é semelhante ao período em Portugal, contudo, sendo que não existe registo da entrada do carro na Suiça, podes sempre alegar que entraste com ele no dia anterior....

    Comentário


      #3
      Não existe registo de entrada na Suiça? Pensei que eles na fronteira controlassem isso. Não faço ideia, pois a única vez que fui à Suíça foi de avião.
      Eu pergunto isto porque ouvi dizerem que era apenas de um ano este período de circulação de carros portugueses na Suíça..

      Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
      A carta é válida e desded que tenhas os documentos, não existe qualquer problema por o carro não estar em teu nome.

      Quanto ao período, julgo que é semelhante ao período em Portugal, contudo, sendo que não existe registo da entrada do carro na Suiça, podes sempre alegar que entraste com ele no dia anterior....

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
        A carta é válida e desded que tenhas os documentos, não existe qualquer problema por o carro não estar em teu nome.

        Quanto ao período, julgo que é semelhante ao período em Portugal, contudo, sendo que não existe registo da entrada do carro na Suiça, podes sempre alegar que entraste com ele no dia anterior....


        Nao é bem assim.

        Primeiro que nada vai depender do permi/visto de residencia no pais.
        Segundo, a carta de conducao portuguesa tem uma validade em terra Helveticas, podendo alterar consoante o cantao onde se esteja a morar.
        Terceiro, nao se tem problemas em conduzir o carro mesmo ele nao estando no nome de quem o vai a conduzir.

        Este assunto ja vou discutido por varias vezes neste forum. No topico dos Emigrantes e num outro, que se nao estou enganado é Portugal esta fraco, Suiça a vista.

        No entanto alguns links que podem ser uteis

        Echange permis étrangers : Canton de Vaud

        Importation de véhicules : Canton de Vaud

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
          Não existe registo de entrada na Suiça? Pensei que eles na fronteira controlassem isso. Não faço ideia, pois a única vez que fui à Suíça foi de avião.
          Eu pergunto isto porque ouvi dizerem que era apenas de um ano este período de circulação de carros portugueses na Suíça..
          Depende, podes ter a sorte de nao ser controlado, como podes ter o AZAR de o ser. Mas por norma eles nao registam as matriculas que entram Nao precisam de o fazer, porque as multas por ca sao muito pesadas caso as coisas estejam fora da lei e podem trazer alguns pequenos "problemitas"

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
            [/B]Nao é bem assim.

            Primeiro que nada vai depender do permi/visto de residencia no pais.
            Segundo, a carta de conducao portuguesa tem uma validade em terra Helveticas, podendo alterar consoante o cantao onde se esteja a morar.
            Terceiro, nao se tem problemas em conduzir o carro mesmo ele nao estando no nome de quem o vai a conduzir.

            Este assunto ja vou discutido por varias vezes neste forum. No topico dos Emigrantes e num outro, que se nao estou enganado é Portugal esta fraco, Suiça a vista.

            No entanto alguns links que podem ser uteis

            Echange permis étrangers : Canton de Vaud

            Importation de véhicules : Canton de Vaud
            Daquilo que li, ao fim de 12 meses tem de se trocar a carta portuguesa por uma Suíça? Mas posso continuar a possuir a portuguesa?

            Relativamente à circulação, não consegui perceber por quanto tempo se pode circular com um carro português na Suíça..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
              Daquilo que li, ao fim de 12 meses tem de se trocar a carta portuguesa por uma Suíça? Mas posso continuar a possuir a portuguesa?

              Relativamente à circulação, não consegui perceber por quanto tempo se pode circular com um carro português na Suíça..
              Ao fim de 12 meses, tem de se trocar a carta Portuguesa pela Suiça.
              A carta Portuguesa é retida nos serviços e enviada para PT e entregam te a carta Suiça na hora.

              O limite de conduzir sera valido enquanto tiveres carta Portuguesa tambem. Nao quer dizer que depois disso nao possas conduzir o carro, mas nao deves

              Mas isto é tudo muito bonito, mas é como disse logo no inicio. Depende do tipo de permi/visto que se obtenha

              Passo a explicar :

              Permi L - visto temporario, nao necessita de trocar cartas, nao necessita de trocar placas de matricula.
              Permi B - Tem 12 meses para trocar a carta, as placas de matricula terao de ser trocadas o mais rapido possivel e dà um bocadito de trabalho. Escusado seja dizer que se for apanhado a conduzir um carro Portugues com carta Suiça, tem 3 a 4 dias para legalizar toda a situaçao e pagar tudo na hora. Passados esses 12 meses ja nao pode trocar a carta. Vai ter de tirar a carta aqui e custa no minimo a modica quantia de 4000.- CHF se nunca chumbar.

              Em alguns cantoes, a validade da carta portuguesa é de 24 meses assim como o tempo limite de estada do carro com matriculas portuguesas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                Ao fim de 12 meses, tem de se trocar a carta Portuguesa pela Suiça.
                A carta Portuguesa é retida nos serviços e enviada para PT e entregam te a carta Suiça na hora.

                O limite de conduzir sera valido enquanto tiveres carta Portuguesa tambem. Nao quer dizer que depois disso nao possas conduzir o carro, mas nao deves

                Mas isto é tudo muito bonito, mas é como disse logo no inicio. Depende do tipo de permi/visto que se obtenha

                Passo a explicar :

                Permi L - visto temporario, nao necessita de trocar cartas, nao necessita de trocar placas de matricula.
                Permi B - Tem 12 meses para trocar a carta, as placas de matricula terao de ser trocadas o mais rapido possivel e dà um bocadito de trabalho. Escusado seja dizer que se for apanhado a conduzir um carro Portugues com carta Suiça, tem 3 a 4 dias para legalizar toda a situaçao e pagar tudo na hora. Passados esses 12 meses ja nao pode trocar a carta. Vai ter de tirar a carta aqui e custa no minimo a modica quantia de 4000.- CHF se nunca chumbar.

                Em alguns cantoes, a validade da carta portuguesa é de 24 meses assim como o tempo limite de estada do carro com matriculas portuguesas.
                Mas então fica-se sem a carta portuguesa eternamente? Não se pode ficar com as duas? Um dia mais tarde que um emigrante regresse a Portugal anda com a carta Suíça?

                Relativamente aos automóveis, não é unâmime a circulação em todos os cantões? Pode-se circular 24 meses em Vaud e 12 meses em Zurich, por exemplo? Eu pergunto isto porque é frequente a um recém-emigrante levar a viatura portuguesa enquanto não estabiliza a sua vida, e posteriormente manda o carro português para Portugal e compra um suíço...

                Comentário


                  #9
                  Nao. No dia que voltares ao teu pais, diriges te ao IMTT da tua area de residencia e voltas a trocar a carta Suiça pela Portuguesa. Nunca na vida te deixavam ficar com as 2

                  Sim, é normal um emigrante levar a sua viatura. Nao que valha a pena, mas e normal. No cantao de Vaud, Geneve, Fribourg e Neuchatel sei que sao os 12 meses. No cantao de Valais por exemplo acho que ja passa a 24 meses.

                  No entanto nao es obrigado a "mandar" o carro para Portugal. Podes sempre legalizar o teu carro por ca, que por vezes é a forma mais economica, caso seja um carro recente.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                    Nao. No dia que voltares ao teu pais, diriges te ao IMTT da tua area de residencia e voltas a trocar a carta Suiça pela Portuguesa. Nunca na vida te deixavam ficar com as 2

                    Sim, é normal um emigrante levar a sua viatura. Nao que valha a pena, mas e normal. No cantao de Vaud, Geneve, Fribourg e Neuchatel sei que sao os 12 meses. No cantao de Valais por exemplo acho que ja passa a 24 meses.

                    No entanto nao es obrigado a "mandar" o carro para Portugal. Podes sempre legalizar o teu carro por ca, que por vezes é a forma mais economica, caso seja um carro recente.
                    Não achas então que há um excesso de zelo por parte dos Suíços? Podiam perfeitamente deixar o pessoal usar a carta de condução portuguesa, sendo Portugal um país da U.E.
                    Quanto é que ficaria +/- legalizar um Golf V 2.0 Tdi? Ainda por cima é comercial, lol.

                    Comentário


                      #11
                      Nao existe excesso de zelo, existem leis que sao para cumprir. Quem nao as cumpre paga caro por isso.

                      A Suiça nao faz parte a UE. Aqui as leis sao outras. Alias, quem vem para aqui a pensar que esta em PT, vai ter um choque psicologico muito grande

                      Legalizar nao sei, mas nunca menos de 1500CHF. Se vale a pena o legalizares? NAO!

                      Um carro desses aqui é considerado um cancro, charuto, velho e pronto para abate Mesmo estando em bom estado nao te vale mais que 2 ou 3 mil CHF. Especialmente sendo comercial, vale ainda menos

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                        Nao existe excesso de zelo, existem leis que sao para cumprir. Quem nao as cumpre paga caro por isso.

                        A Suiça nao faz parte a UE. Aqui as leis sao outras. Alias, quem vem para aqui a pensar que esta em PT, vai ter um choque psicologico muito grande

                        Legalizar nao sei, mas nunca menos de 1500CHF. Se vale a pena o legalizares? NAO!

                        Um carro desses aqui é considerado um cancro, charuto, velho e pronto para abate Mesmo estando em bom estado nao te vale mais que 2 ou 3 mil CHF. Especialmente sendo comercial, vale ainda menos
                        A ideia de o legalizar nunca seria para o revender, seria para o utilizar pois sei que está bem estimado e tem imenso equipamento... (e anda q.b.).
                        Velho e pronto para abate? Enquanto estive na Suíça em Setembro vi centenas de VW Golf V... É certo que vi muitos GTi's e R32, mas o modelo é o mesmo...

                        Comentário


                          #13
                          Os carros aqui tem pouco valor comercial em usado. Dai eu ter dito o que disse. GTI's e R32 vem se, claro, sao bons carros, mas ja se encontram a preços "acessiveis" principalmente o GTI.

                          Quanto ao equipamento, se for material original VW, tens sorte. Se for After-Market e alteracoes a nivel de suspensoes aconselho te, caso queiras o legalizar ca, arranjar os certificados das peças, para ficar averbado ao livrete. Inclusive jantes se forem de medidas diferentes.

                          Em relaçao ao andar......... nao te serve de muito por aqui, o limite maximo é de 120 km/h em AE e é para ser cumprido em 99,9% das vezes que la se anda

                          Aproveito para informar todos os que estao a ler ou vao ler isto, que esta uma nova lei a ser discutida, que se a velocidade maxima for excedida em 60 km/h da direito a carta fora e a 1 ano de prisao

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                            Os carros aqui tem pouco valor comercial em usado. Dai eu ter dito o que disse. GTI's e R32 vem se, claro, sao bons carros, mas ja se encontram a preços "acessiveis" principalmente o GTI.

                            Quanto ao equipamento, se for material original VW, tens sorte. Se for After-Market e alteracoes a nivel de suspensoes aconselho te, caso queiras o legalizar ca, arranjar os certificados das peças, para ficar averbado ao livrete. Inclusive jantes se forem de medidas diferentes.

                            Em relaçao ao andar......... nao te serve de muito por aqui, o limite maximo é de 120 km/h em AE e é para ser cumprido em 99,9% das vezes que la se anda

                            Aproveito para informar todos os que estao a ler ou vao ler isto, que esta uma nova lei a ser discutida, que se a velocidade maxima for excedida em 60 km/h da direito a carta fora e a 1 ano de prisao
                            O meu carro está 100% original. Contudo, continuo a achar que a melhor coisa será despachá-lo ao fim de 12 meses... isto caso fique na Suíça, claro, lol.
                            Quanto aos limites de velocidade é uma triste realidade... Conduzi de Sankt-Gallen para Zurich e era desesperante a quantidade de radares... Questiono-me o motivo pelo qual os suíços têm tantos carros de 3000, 4000 e 5000cc de cilindrada...

                            Comentário


                              #15
                              World's Biggest Speeding Fine:

                              650k € de multa por andar a 290km/h na Suiça.
                              E ainda ficou sem carro.

                              Pelo que li no artigo, os valores são obtidos a partir do rendimento de cada um? Isto é verdade? Quer dizer um probretanas do caraças, com uma multa idêntica pagava uns 100€?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                World's Biggest Speeding Fine:

                                650k € de multa por andar a 290km/h na Suiça.
                                E ainda ficou sem carro.

                                Pelo que li no artigo, os valores são obtidos a partir do rendimento de cada um? Isto é verdade? Quer dizer um probretanas do caraças, com uma multa idêntica pagava uns 100€?
                                No nosso país apanhas uma coima de €500 por andares a 100km/h numa estrada nacional larga e ampla, com visibilidade... isto num país em que o salário mínimo é €485...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                  O meu carro está 100% original. Contudo, continuo a achar que a melhor coisa será despachá-lo ao fim de 12 meses... isto caso fique na Suíça, claro, lol.
                                  Quanto aos limites de velocidade é uma triste realidade... Conduzi de Sankt-Gallen para Zurich e era desesperante a quantidade de radares... Questiono-me o motivo pelo qual os suíços têm tantos carros de 3000, 4000 e 5000cc de cilindrada...
                                  Têm carros de 4000 e 5000 cc porque podem e querem! Agora o limite é 120 logo nao se ultrapassa e ponto.
                                  Radares isso uma pessoa habitua-se basta ser civilizado em relação as regras de transito!
                                  E há que ter atenção na Suíça as passadeiras pois da multa caso nao se pare para deixar passar as pessoas.
                                  acho que podes pedir uma matricula provisória na Suíça ou seja o carro fica com uma vinheta na matricula.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                    O meu carro está 100% original. Contudo, continuo a achar que a melhor coisa será despachá-lo ao fim de 12 meses... isto caso fique na Suíça, claro, lol.
                                    Quanto aos limites de velocidade é uma triste realidade... Conduzi de Sankt-Gallen para Zurich e era desesperante a quantidade de radares... Questiono-me o motivo pelo qual os suíços têm tantos carros de 3000, 4000 e 5000cc de cilindrada...
                                    Se subisses aos Alpes com um 2000cc atmosférico a gasolina,já sabias para que serve a alta cilindrada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                                      Têm carros de 4000 e 5000 cc porque podem e querem! Agora o limite é 120 logo nao se ultrapassa e ponto.
                                      Radares isso uma pessoa habitua-se basta ser civilizado em relação as regras de transito!
                                      E há que ter atenção na Suíça as passadeiras pois da multa caso nao se pare para deixar passar as pessoas.
                                      acho que podes pedir uma matricula provisória na Suíça ou seja o carro fica com uma vinheta na matricula.
                                      Aqui o peao tem prioridade e nao se fala mais no assunto. Aqui as leis de transito sao rigidas e para cumprir. E nao é uma triste realidade, a triste realidade é ir a PT e ver limites de 50km/h dentro de localidades e ninguem as respeitar, nem mesmo as autoridades.... A triste realidade é fazer a A1 a 130 km/h e apenas se conseguir ultrapassar camioes, porque de resto toda a gente passa por nos.... Enfim....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                        Se subisses aos Alpes com um 2000cc atmosférico a gasolina,já sabias para que serve a alta cilindrada.
                                        Eu vou la com o meu 2.0 atmosferico sem problemas Nao o faço a mesma velocidade que um motor 3.0 T o faz mas vou

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                          Nao existe excesso de zelo, existem leis que sao para cumprir. Quem nao as cumpre paga caro por isso.

                                          A Suiça nao faz parte a UE. Aqui as leis sao outras. Alias, quem vem para aqui a pensar que esta em PT, vai ter um choque psicologico muito grande

                                          Legalizar nao sei, mas nunca menos de 1500CHF. Se vale a pena o legalizares? NAO!

                                          Um carro desses aqui é considerado um cancro, charuto, velho e pronto para abate Mesmo estando em bom estado nao te vale mais que 2 ou 3 mil CHF. Especialmente sendo comercial, vale ainda menos


                                          Não digas isso que o pessoal de cá ainda te manda uma bomba pelo correio.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                                            Têm carros de 4000 e 5000 cc porque podem e querem! Agora o limite é 120 logo nao se ultrapassa e ponto.
                                            Radares isso uma pessoa habitua-se basta ser civilizado em relação as regras de transito!
                                            E há que ter atenção na Suíça as passadeiras pois da multa caso nao se pare para deixar passar as pessoas.
                                            acho que podes pedir uma matricula provisória na Suíça ou seja o carro fica com uma vinheta na matricula.
                                            Qual a vantagem da matrícula provisória?

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                              Se subisses aos Alpes com um 2000cc atmosférico a gasolina,já sabias para que serve a alta cilindrada.
                                              O meu tdi é um 2.0 e chega :p
                                              Atmosférico é que não lol

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                Não digas isso que o pessoal de cá ainda te manda uma bomba pelo correio.
                                                Xiuuuuuuuuuuuuuu Cala te que o meu esta incluido no rol das sucatas, podres e que ja deviam ter sido abatidas

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                                  Qual a vantagem da matrícula provisória?
                                                  Site officiel ... >
                                                  Thèmes >
                                                  Mobilité >
                                                  Automobile >
                                                  Plaques d'immatriculation >
                                                  Plaques provisoires ...
                                                  Explications


                                                  Les véhicules automobiles dont le lieu de stationnement se situe en Suisse pour une durée limitée ou qui n'y séjournent plus que pour peu de temps sont immatriculés provisoirement.
                                                  Les véhicules non dédouanés, dont le détenteur n'est pas au bénéfice des privilèges diplomatiques, ne peuvent être immatriculés qu'à titre provisoire et seulement avec l'accord des autorités douanières.


                                                  Sont réservées les dispositions concernant les véhicules qui sont admis en circulation internationale sous le couvert de permis étrangers et de plaques étrangères.
                                                  Assurance


                                                  Pour obtenir l'immatriculation provisoire, le détenteur doit remettre à l'autorité une attestation spéciale d'assurance, de durée limitée.
                                                  Pendant la durée de l'immatriculation provisoire, indiquée sur le permis de circulation, la suspension ou la cessation de l'assurance ne produit effet à l'égard des lésés que si le permis et les plaques ont été déposés auprès de l'autorité ou saisis par elle, mais au plus tôt le lendemain de leur expédition, de leur dépôt ou de leur saisie.
                                                  De même, la garantie d'assurance s'éteint au plus tôt à l'égard des lésés le quinzième jour après l'échéance de la durée de l'immatriculation provisoire, indiquée dans le permis de circulation.


                                                  Si, pendant la durée de l'immatriculation provisoire, indiquée sur le permis de circulation, l'assureur annonce la suspension ou la cessation de l'assurance, l'autorité prend les mesures appropriées pour saisir le permis et les plaques.
                                                  Validité


                                                  Pour les véhicules automobiles immatriculés provisoirement, il est délivré un permis de circulation spécial. Sa durée de validité est limitée conformément aux dispositions présentées ci-après, de telle sorte qu'elle expire au plus tard le jour indiqué par l'attestation d'assurance et toujours à la fin d'un mois.
                                                  La validité du permis prendra fin au plus tard douze mois après sa délivrance. Toutefois, la validité des permis délivrés en octobre ou en novembre peut s'étendre jusqu'à la fin de l'année suivante. Il est possible de prolonger jusqu'aux termes indiqués ci-dessus les permis qui ont été établis pour une période de plus courte durée.
                                                  L'immatriculation provisoire d'un véhicule peut être prolongée par l'autorité compétente si des raisons suffisantes le justifient. Lorsque la durée de validité d'une immatriculation provisoire expire pendant un séjour à l'étranger, les autorités douanières peuvent, en cas de retour au pays, autoriser l'utilisation du véhicule pendant 48 heures au maximum, à la condition que soit conclue une assurance-frontière au sens de l'article 45de l'Ordonnance sur l'assurance des véhicules (OAV).
                                                  Pendant la durée de l'immatriculation provisoire, le véhicule est réputé avoir son lieu de stationnement sur le territoire du canton qui était compétent pour délivrer le permis. Toutefois, la compétence de prolonger l'immatriculation provisoire appartient au canton sur le territoire duquel le véhicule serait nouvellement stationné.
                                                  Avant de délivrer le permis, l'autorité peut exiger le paiement des émoluments et de l'impôt dû pour toute la durée du permis ou des sûretés équivalentes. Des cautions supplémentaires ne sauraient être demandées.
                                                  Pour les véhicules automobiles immatriculés provisoirement, l'autorité délivre des plaques spéciales, conformes à
                                                  l'annexe 2, lettre A de l'Ordonnance sur l'assurance des véhicules (OAV). La validité des plaques de contrôle échoit en même temps que celle du permis de circulation. Il n'est pas nécessaire de les restituer à l'autorité qui les a délivrées, lorsque la durée de l'immatriculation provisoire, indiquée dans le permis de circulation, est échue. Toutefois, elles seront saisies d'office en cas d'usage abusif.


                                                  Chaque plaque est munie d'une vignette de contrôle conforme à l'annexe 2, lettre B de l'Ordonnance sur l'assurance des véhicules (OAV). La vignette de contrôle indique l'année et le mois à la fin desquels expire la validité de l'immatriculation provisoire.
                                                  Plaques


                                                  Les émoluments pour la remise ou l'échange de plaques sont les suivants :

                                                  Pour véhicules munis de deux plaques
                                                  60.–
                                                  Pour véhicules munis d'une seule plaque
                                                  30.–
                                                  Pour collectionneurs de plaques, la plaque
                                                  30.–
                                                  Plaque pour cyclomoteur
                                                  20.–
                                                  Remplacement de plaque en cas de vol ou de perte, par plaque
                                                  30.–
                                                  Plaque adhésive pour bateau
                                                  30.–
                                                  En cas de perte ou de vol de plaques, l'annonce àRIPOL est facturée
                                                  20.–
                                                  Commande de plaques urgentes (livraison dans les 7 jours) en supplément
                                                  20.–
                                                  Plaque perdue ou retrouvée à la charge du détenteur
                                                  20.–
                                                  Espero que explique o pretendido

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                                    Qual a vantagem da matrícula provisória?
                                                    Atencao que o teu carro na suiça é um carro comum... Nao é como aqui dito "lixo". Esta mania da malta emigrada de dizer q lá fora é tudo bombas e em portuga vem o lixo... Eu sou amante de relojoaria e vou de vez em quando a Geneve. Um dos sitios mais ricos do mundo... Ves tanto carro podre ou mais que em portugal... Se nao acreditas vai ao google maps e faz passeio turistico como road view... Nao acredites em tudo q se diz. Alias para o dinheiro q o portugues tem ate temos carros bom demais. Todos os estrangeiros q conheço q visitam lisboa ou porto acham sempre q a gente vive bem ( se eles subessem como os carros iludem). E sem saberem o preço deles em usados se não diriam que isto é um País de capitalistas.

                                                    Experimenta ir ao road view. Ainda à pouco por graça "estive " em geneve a percorrer imensos kms e vi muito carro lixo aos nossos olhos anterior a 1990 (e nao refiro-me a carros de colecção)


                                                    Vw, Opel As**** (que cá ja nem se vê la ve-se imensos) , etc... Corsas 1 geracao a pontape...

                                                    Claro q tambem se vê o topo (mas esses de dia em garangens como Bugatti, etc...) . Mas sao raridade por muito q te digam q se vê Bugattis a pontapes.. O emigra gosta de exagerar...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por vidabela Ver Post
                                                      Vw, Opel As**** (que cá ja nem se vê la ve-se imensos) , etc... Corsas 1 geracao a pontape...

                                                      Claro q tambem se vê o topo (mas esses de dia em garangens como Bugatti, etc...) . Mas sao raridade por muito q te digam q se vê Bugattis a pontapes.. O emigra gosta de exagerar...
                                                      Tens de me dizer onde viste isso, porque ando aqui a 3 anos e meio e se vi 1 ou 2 de cada desses que falas foi demais.....
                                                      E se achas que aqui um Golf V TDI é um carro comum....... eu nao vejo muitos.....

                                                      Assim como Bugatis, em 3 anos apenas consegui ver 2 Mas sei que existem pelo menos mais 2 so aqui num raio de 50 kms.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                        Tens de me dizer onde viste isso, porque ando aqui a 3 anos e meio e se vi 1 ou 2 de cada desses que falas foi demais.....
                                                        E se achas que aqui um Golf V TDI é um carro comum....... eu nao vejo muitos.....

                                                        Assim como Bugatis, em 3 anos apenas consegui ver 2 Mas sei que existem pelo menos mais 2 so aqui num raio de 50 kms.

                                                        Geneve em frente à ROLEX SA
                                                        OPEL Asc o n a em 300 metros vi 4. Opel corsa 1 geracao carragas. MB 190 D (carro anos 80) uns 3 ou 4. Etc... Rover de inicio 90 varios...

                                                        Queres mais... VW Golf geracao 2 e 3 carradas (as antigas mesmo) . Posso dizer-te q nao sou rico e em varios kms nao vi um carro sinceramente melhor que o meu (nao perguntes qual é q nao digo )
                                                        Sinceramente... Admite o exagero... Ate te digo que fico supreendido pela quantidade de sucata em suiça. Ate pq sabemos o qunato as pessoas ganham...
                                                        Editado pela última vez por vidabela; 25 January 2013, 19:48.

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                                                          #29
                                                          Ahhhhhh e agora nao vou exagerar.....

                                                          Maseratis, Ferraris, Porsches GT2/GT3, BMW M's, Merc's AMG, R8's, Bentleys e outras coisas assim do genero para mim sao mato. Ja nem ligo quando vejo. A cada esquina esta 1 quase....

                                                          As vezes é mesmo mais dificil encontrar um Fiat Punto MK1 do que um Mercedes SLS ou C63 AMG.

                                                          Enfim.......

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Entao diz-me onde... Local !!!!
                                                            Ate podes dizer o nome de uma rua onde trabalhas (ou perto)...
                                                            Se estas a ser sincero a resposta é imediata. Se tiveres razao sou o 1 a dizer que estou enganado...

                                                            Felizmente é facil tirar isso a limpo.
                                                            Pq esta tudo mapeado com road view... Vais-me enfiar para uma rua de embaixada Mesmo assim ...

                                                            Sinceramente detesto exageros... Acredito q se veja varios dos topos de gama (mal era, em portugal se fores ao norte tambem) mas vê-se muito carro q em portugal custam menos de 1500€ (mesmo muitos carros)
                                                            Editado pela última vez por vidabela; 25 January 2013, 19:59.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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