Boas.
Tenho uma duvida que é o seguinte:
Tenho um Suzuki grand-vitara HDI com caixa de transferências e modo 4x2 e 4x4.
Leio muito que o modo 4x4 "altas" só em pisos de terra,neve,lama que esforça a caixa de transferências por bloquear a 50% nos 2 eixos.
Ja li que em muita chuva deve usar o modo "4x4" mesmo em estrada.
Ora, ainda este domingo fui aos Alpes em que chovia imenso e engrenei o modo 4x4 em estrada e o jipe fica muito mais seguro e neutro, não notei qualquer esforço nem reacção estranha e toquei nos 100km/h. Claro que em manobras de inversão de marcha,estacionamento, desligo o 4x4, pois com a direcção muito virada, faz o dito esforço.
Acabei por apanhar um nevão em que a mais valia do 4x4 veio totalmente ão de cima.
Pergunto: faz mesmo mal em estrada aberta com muita chuva circular com 4x4 num jipe como o meu?
Obrigado
Tenho uma duvida que é o seguinte:
Tenho um Suzuki grand-vitara HDI com caixa de transferências e modo 4x2 e 4x4.
Leio muito que o modo 4x4 "altas" só em pisos de terra,neve,lama que esforça a caixa de transferências por bloquear a 50% nos 2 eixos.
Ja li que em muita chuva deve usar o modo "4x4" mesmo em estrada.
Ora, ainda este domingo fui aos Alpes em que chovia imenso e engrenei o modo 4x4 em estrada e o jipe fica muito mais seguro e neutro, não notei qualquer esforço nem reacção estranha e toquei nos 100km/h. Claro que em manobras de inversão de marcha,estacionamento, desligo o 4x4, pois com a direcção muito virada, faz o dito esforço.
Acabei por apanhar um nevão em que a mais valia do 4x4 veio totalmente ão de cima.
Pergunto: faz mesmo mal em estrada aberta com muita chuva circular com 4x4 num jipe como o meu?
Obrigado
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