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Questões mais técnicas acerca de injeção electrónica.

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    Questões mais técnicas acerca de injeção electrónica.

    Boas pessoal, venho aqui hoje na esperança de obter resposta a umas questões mais técnicas acerca da injeção electrónica e seus sensores.
    Aceito todas as respostas mas se houver alguém mais batido nisto melhor.
    Acho que o texto ainda vai ser um pouco longo...
    O carro é um Laguna 1.8 de 1996 multiponto. Quando o fui ver o motor estava super certinho, silencioso, puxava muito bem mas ultimamente...

    Passado um mês ou dois comecei por reparar que ele não estava a puxar como antes. Depois também comecei por reparar que os gases no escape saiam aos soluços e o carro começou a vibrar mais ao relanti e antes nem se sentia o trabalhar.
    Antes de me meter em coisas mais caras, troquei o óleo, velas, filtros, etc... Não melhorou muito. Basicamente estou a manter a velocidade e se carrego a fundo ele não dá o kick que dava antes. Ele até fica na mesma rotação uns bons segundos e depois lá começa lentamente a acelerar. Noto mais esforço para desenvolver.
    Por vezes vou a acelerar devagar, levemente mesmo e se pressiono rápido o acelerador dá um kick, vê-se as rotações a subir rápido umas 200 rpm e afroucha acelerando devagar. Ainda hoje fiz o teste para mostrar ao meu irmão: estava a acelerar devagar, passou as 2000rpm e afundei e ele nada, continuou como se eu não estivesse a acelerar a fundo. Afrouchei apenas um bocado e voltei a acelerar não tirando completamente o pé do acelerador e ele na mesma. Só á terceira, quando tirei mesmo o pé do acelerador e calquei de uma vez é que ele deu o kick, acelerando até melhor que antes mas nada como no principio quando o comprei.

    Ora bem, no começo destes sintomas acabei por ficar sem catalisador, partiu-se e tirei-o.
    Entretanto fui á Renault na esperança que me resolvessem o problema. Carro na Clip e dizem que a sonda lambda não oscilava correctamente. Eu tinha colocado uma daquelas universais uns dias antes mas pronto, eles é que sabem toca a meter. Trezentos e alguns euros mais leve, e o carro na mesma. Reclamei e disseram que com esta sonda nova já "queimava" bem e que teria de meter o escape todo novo para tentarem encontrar o problema.

    Esqueci a ideia de lá voltar...

    Entretanto arranjei o Autodata e mais umas coisas na net acerca deste motor e toca de usar o multimetro e é aqui que preciso de ajuda.
    Todos os sensores estão dentro dos valores e apenas 2 me estão a fazer confusão e não dão os valores certos e não queria mandar vir sem ter a certeza.

    1º Sensor TPS. Em repouso devia dar 4000 ohms. A mim não me dá nada... Abrindo devagar a borboleta deu-me a impressão de haver quebras mas como só com a CLIP ou osciloscopio seria mais certo ainda não troquei com medo de gastar mais dinheiro em vão.
    2º Sensor que está na ponta contrária á correia de distribuição. No sitio onde haveria de estar o distribuidor que é o sensor de arvore de cames. No Autodata e no outro manual o procedimento de teste diz que a relanti deve oscilar entre 0 e 5 volts mas a mim dá-me entre 6 e 9, bem acima do referido no manual.

    E é isto pessoal, como também já troquei as bobines por umas da Beru já está quase nos 500 euros e já não sei se arrisque nestes dois sensores ou no mais provável para mim que é o TPS pois basicamente parece que não assimila que estou a acelerar. Mesmo na A1 em 5ª onde ele desenvolvia super bem se carregasse a fundo, basicamente agora para que desenvolva tenho de carregar só um bocado no acelerador porque se carrego demais é pior.

    Que acham? Acham que poderá ser outra coisa qualquer? Agradeço desde já as sugestões e ideias.

    #2
    Não faço ideia em relação á avaria, mas tenho a certeza que esse carro não vai passar na inspecção sem o catalisador... lol

    Comentário


      #3
      O meu até passa mas quero meter o catalisador porque já me disseram que poderá ser a falta dele que faz isto... Não sei...
      Mais umas coisas que aconteceram que poderá ajudar ao diagnóstico.

      Uma vez a puxar a 3ª levei-o ao corte. Será que poderá ter sido disso?
      Outra vez ao meter a 5ª e a soltar a embreagem o carro mandou um solavanco... Nunca tinha acontecido. Até fiquei com medo nessa vez e fiquei a pensar se algo não se tivesse passado...

      Até porque tenho outras suspeitas como a bomba de gasolina pois ouço um zumbido lá para trás. Outros sintomas são que a rotação por vezes demora a descer das 1100 ao parar para as 900 e quando o faz, por vezes estremece todo. O relanti está sempre quieto e só aconteceu ficar maluco umas quantas vezes. Á muito que anda quietinho... Ele sempre treme. Acontece também tremer mais se ligar as luzes mas a rotação mantém-se nas 900 á mesma. O AC é que o ligando faz disparar o relanti, normal, mas fica meio doido e baixa e sobe... Não é constante e é mais espaçado.
      Também suspeito que o carro possa ter saido do ponto pois por vezes faço uma condução mais agressiva com reduções e tal e possa ter havido algo que marou. Nada foi mexido na distribuição daí a minha dúvida: será possivel mesmo assim?
      Abraços
      Editado pela última vez por nribeiro; 25 January 2013, 21:11.

      Comentário


        #4
        Não passa não, se o inspector notar que falta o catalisador é carimbo vermelho e ou chumbo.
        O carro até pode estar a debitar o co2 correto mesmo sem catalisador, basta notarem na inspecção por baixo que falta lá a peça e... bye... bye...

        Faláste nas sondas que trocaste por umas universais, tambem podem contribuir para isso não serem as mais indicadas, eu se fosse a ti esperava que viesse alguem aqui responder que possuisse um carro igual ao teu.

        Isso do relanti descer ao ligares as luzes ou qualquer gadget é normal.
        O ar condicionado então pode-te roubar até 10% da potencia.

        Tens de te lembrar que com tudo isso desligado o motor trabalha sem esforço, quando ligas um interruptor dos vidros/luzes/rádio ou outro periférico hás-de notar tambem que o motor treme sempre e varia as rotaçõe um pouco, pois estás a exigir mais do circuito electrico e a obrigar o motor a se esforçar mais para compensar essa solicitação do circuito electrico.

        É como não sei se alguma vez andáste de bicicleta com um dínamo acoplado.
        Tu se pedalásses com o dínamo e uma lampada ligada min., conseguias pedalar bem o dínamo exercia uma força que actuava como um travão, mal tu ligasses os max. e luz traseira notavas logo que tinhas de te esforçar ainda mais para manter o ritmo e velocidades constantes.

        No carro é a mesma coisa quanta mais energia exigires do circuito(alternador/bateria, maior será a força que se oporá ao motor.
        Editado pela última vez por m4nn1pul0; 25 January 2013, 21:30.

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          #5
          m4nn1pul0 se eu digo que passa é porque passa. Aliás, não sei se ajuda. Na primeira IPO o inspector perguntou-me se o carro esteve parado. Eu respondi que não sabia. Ele disse que eu devia ir para AE puxar um pouco por ele. Não sei a causa para isso nem que gases acusou. Certo é que falta de puxar não era já que no dia anterior na IC19 andou a abrir a noite. Tinha o catalisador e daí não saber o porquê da pergunta.
          Certo é que o carro puxava muito bem.
          E depois começaram as cenas que descrevi antes...
          O carro até chumbou dessa vez porque eu disse para ele ser rigoroso.
          Alguns minutos depois fui lá, mesmo inspector e passou e nem entrei lá com o carro.
          Mas como disse vou meter o catalisador. A sonda é nova como referi antes metida na Renault e que demorou 10 dias a chegar vinda de França segundo eles.

          O estado das velas era todo por igual por isso não sei como "não queimava bem" segundo a Renault.
          Notei foi uns pontos amarelos no electrodo de uma delas.

          Abraços
          Editado pela última vez por nribeiro; 26 January 2013, 00:00.

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