Boas pessoal, venho aqui hoje na esperança de obter resposta a umas questões mais técnicas acerca da injeção electrónica e seus sensores.
Aceito todas as respostas mas se houver alguém mais batido nisto melhor.
Acho que o texto ainda vai ser um pouco longo...
O carro é um Laguna 1.8 de 1996 multiponto. Quando o fui ver o motor estava super certinho, silencioso, puxava muito bem mas ultimamente...
Passado um mês ou dois comecei por reparar que ele não estava a puxar como antes. Depois também comecei por reparar que os gases no escape saiam aos soluços e o carro começou a vibrar mais ao relanti e antes nem se sentia o trabalhar.
Antes de me meter em coisas mais caras, troquei o óleo, velas, filtros, etc... Não melhorou muito. Basicamente estou a manter a velocidade e se carrego a fundo ele não dá o kick que dava antes. Ele até fica na mesma rotação uns bons segundos e depois lá começa lentamente a acelerar. Noto mais esforço para desenvolver.
Por vezes vou a acelerar devagar, levemente mesmo e se pressiono rápido o acelerador dá um kick, vê-se as rotações a subir rápido umas 200 rpm e afroucha acelerando devagar. Ainda hoje fiz o teste para mostrar ao meu irmão: estava a acelerar devagar, passou as 2000rpm e afundei e ele nada, continuou como se eu não estivesse a acelerar a fundo. Afrouchei apenas um bocado e voltei a acelerar não tirando completamente o pé do acelerador e ele na mesma. Só á terceira, quando tirei mesmo o pé do acelerador e calquei de uma vez é que ele deu o kick, acelerando até melhor que antes mas nada como no principio quando o comprei.
Ora bem, no começo destes sintomas acabei por ficar sem catalisador, partiu-se e tirei-o.
Entretanto fui á Renault na esperança que me resolvessem o problema. Carro na Clip e dizem que a sonda lambda não oscilava correctamente. Eu tinha colocado uma daquelas universais uns dias antes mas pronto, eles é que sabem toca a meter. Trezentos e alguns euros mais leve, e o carro na mesma. Reclamei e disseram que com esta sonda nova já "queimava" bem e que teria de meter o escape todo novo para tentarem encontrar o problema.
Esqueci a ideia de lá voltar...
Entretanto arranjei o Autodata e mais umas coisas na net acerca deste motor e toca de usar o multimetro e é aqui que preciso de ajuda.
Todos os sensores estão dentro dos valores e apenas 2 me estão a fazer confusão e não dão os valores certos e não queria mandar vir sem ter a certeza.
1º Sensor TPS. Em repouso devia dar 4000 ohms. A mim não me dá nada... Abrindo devagar a borboleta deu-me a impressão de haver quebras mas como só com a CLIP ou osciloscopio seria mais certo ainda não troquei com medo de gastar mais dinheiro em vão.
2º Sensor que está na ponta contrária á correia de distribuição. No sitio onde haveria de estar o distribuidor que é o sensor de arvore de cames. No Autodata e no outro manual o procedimento de teste diz que a relanti deve oscilar entre 0 e 5 volts mas a mim dá-me entre 6 e 9, bem acima do referido no manual.
E é isto pessoal, como também já troquei as bobines por umas da Beru já está quase nos 500 euros e já não sei se arrisque nestes dois sensores ou no mais provável para mim que é o TPS pois basicamente parece que não assimila que estou a acelerar. Mesmo na A1 em 5ª onde ele desenvolvia super bem se carregasse a fundo, basicamente agora para que desenvolva tenho de carregar só um bocado no acelerador porque se carrego demais é pior.
Que acham? Acham que poderá ser outra coisa qualquer? Agradeço desde já as sugestões e ideias.
Aceito todas as respostas mas se houver alguém mais batido nisto melhor.
Acho que o texto ainda vai ser um pouco longo...
O carro é um Laguna 1.8 de 1996 multiponto. Quando o fui ver o motor estava super certinho, silencioso, puxava muito bem mas ultimamente...
Passado um mês ou dois comecei por reparar que ele não estava a puxar como antes. Depois também comecei por reparar que os gases no escape saiam aos soluços e o carro começou a vibrar mais ao relanti e antes nem se sentia o trabalhar.
Antes de me meter em coisas mais caras, troquei o óleo, velas, filtros, etc... Não melhorou muito. Basicamente estou a manter a velocidade e se carrego a fundo ele não dá o kick que dava antes. Ele até fica na mesma rotação uns bons segundos e depois lá começa lentamente a acelerar. Noto mais esforço para desenvolver.
Por vezes vou a acelerar devagar, levemente mesmo e se pressiono rápido o acelerador dá um kick, vê-se as rotações a subir rápido umas 200 rpm e afroucha acelerando devagar. Ainda hoje fiz o teste para mostrar ao meu irmão: estava a acelerar devagar, passou as 2000rpm e afundei e ele nada, continuou como se eu não estivesse a acelerar a fundo. Afrouchei apenas um bocado e voltei a acelerar não tirando completamente o pé do acelerador e ele na mesma. Só á terceira, quando tirei mesmo o pé do acelerador e calquei de uma vez é que ele deu o kick, acelerando até melhor que antes mas nada como no principio quando o comprei.
Ora bem, no começo destes sintomas acabei por ficar sem catalisador, partiu-se e tirei-o.
Entretanto fui á Renault na esperança que me resolvessem o problema. Carro na Clip e dizem que a sonda lambda não oscilava correctamente. Eu tinha colocado uma daquelas universais uns dias antes mas pronto, eles é que sabem toca a meter. Trezentos e alguns euros mais leve, e o carro na mesma. Reclamei e disseram que com esta sonda nova já "queimava" bem e que teria de meter o escape todo novo para tentarem encontrar o problema.
Esqueci a ideia de lá voltar...
Entretanto arranjei o Autodata e mais umas coisas na net acerca deste motor e toca de usar o multimetro e é aqui que preciso de ajuda.
Todos os sensores estão dentro dos valores e apenas 2 me estão a fazer confusão e não dão os valores certos e não queria mandar vir sem ter a certeza.
1º Sensor TPS. Em repouso devia dar 4000 ohms. A mim não me dá nada... Abrindo devagar a borboleta deu-me a impressão de haver quebras mas como só com a CLIP ou osciloscopio seria mais certo ainda não troquei com medo de gastar mais dinheiro em vão.
2º Sensor que está na ponta contrária á correia de distribuição. No sitio onde haveria de estar o distribuidor que é o sensor de arvore de cames. No Autodata e no outro manual o procedimento de teste diz que a relanti deve oscilar entre 0 e 5 volts mas a mim dá-me entre 6 e 9, bem acima do referido no manual.
E é isto pessoal, como também já troquei as bobines por umas da Beru já está quase nos 500 euros e já não sei se arrisque nestes dois sensores ou no mais provável para mim que é o TPS pois basicamente parece que não assimila que estou a acelerar. Mesmo na A1 em 5ª onde ele desenvolvia super bem se carregasse a fundo, basicamente agora para que desenvolva tenho de carregar só um bocado no acelerador porque se carrego demais é pior.
Que acham? Acham que poderá ser outra coisa qualquer? Agradeço desde já as sugestões e ideias.
Comentário