Anúncio

Collapse
No announcement yet.

caixa automatica - acesso garagem "el corte ingles" lisboa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    caixa automatica - acesso garagem "el corte ingles" lisboa

    boas,

    para quem conhece POR EXEMPLO o acesso às garagens do el corte ingles em Lisboa,
    ou quaisquer outros acessos a garagens MUITO estreitos,
    os carros equipados com caixas automaticas (robotizadas, dupla embraiagem, etc)
    sofrem mais ou menos que as caixas manuais ?

    ou seja, uma pessoa que todos os dias tenha de tirar o carro da sua garagem, e a mesma é muito estreita,
    e num carro com caixa manual obriga a usar (e abusar) da embraiagem / acelarador,
    num carro com caixa auto como é ?
    melhor ou pior ?
    colocar em modo manual ? e usar sempre 1ª ?
    ao fim de 100.000kms tem mais ou menos desgaste ?

    ou está é uma duvida sem qualquer fundamento, pois naõ existe qualquer problema ?
    consegue-se "dosear" o acelarador tão bem como numa manual ?

    Obrigado a todos pelo esclarecimento

    #2
    A tiptronic ca de casa e que da um jeito para sair do el corte ingles com transito, aquelas subidas tipo caracol com para arranca e apenas se doseia o acelerador

    Comentário


      #3
      O pior das garagens de centros comerciais e prédios são os elementos da direcção.
      Numa caixa manual vais fazer as manobras muito mais rapidamente.
      Quanto a desgaste diria que não existe diferenças de fundo.
      As automáticas e tipo DSG são mais valia na aceleração quanto a manobras no meu entender ficam a perder se bem que é tudo uma questão de habituação. Mas ter 20 anos de caixa manual não é o mesmo que ter 2 ou 3 anos de caixa auto.

      Comentário


        #4
        e em termos de desgaste ? é igual ?

        Comentário


          #5
          É uma questão difícil de responder e naturalmente depende também do tipo de caixa automática em questão.
          Se for uma manual robotizada o desgaste será idêntico à de uma manual em termos de embraiagem (dependendo da forma como o condutor da manual conduz naturalmente).

          Se for automática com conversor de binário acredito que tenha menos desgaste, pois não há o contacto físico dos discos de embraiagem, cujo material de atrito se vai desgastando ao "patinar".
          Contudo, também não é muito recomendável (numa caixa auto tradicional com conversor) segurar de forma prolongada o carro numa subida íngreme com o acelerador (por ex), pois o aquecimento que se gera no interior pode acabar por degradar o lubrificante ATF mais rapidamente...

          E naturalmente que grandes declives (como as rampas de acesso) devem ser ultrapassados na mudança mais baixa possível (1ª)
          A grande maioria das caixas faz isso (arrancar em 1ª velocidade), mesmo que esteja seleccionada a posição "D" e não especificamente a 1ª mudança no modo manual (se tiver).
          Editado pela última vez por PRAP; 29 January 2013, 23:06.

          Comentário


            #6
            Não sei responder à tua questão. Eu no meu caso faço bastantes vezes essa subida com caixa manual, e por vezes faço-a com caixa auto, e fico sempre a pensar "isto é tão mais fácil"

            Comentário


              #7
              No Corsa ca de casa com a Easytronic, no manual avisa para nao segurar muito tempo o carro so com acelerador que pode sobreaquecer o sistema de transmissao e danifica-lo. Agora, em acessos a garagens nao vejo grande problema, mesmo que seja feita exigencias ao sistema sao coisas de segundos, nao é um uso muito prolongado.

              Claro que podes precisar de dar mais acelerador dependo do carro, na casa do meu pai no Algarve a saida (e entrada logicamente) é daquelas que so se vê o capot e o ceu, o Corsa tenho de usar bem o acelerador (e na segunda entrada o carro fica-se a meio, pará completamente por nao ter força para acabar a subida... true history), ja a Golf da minha cunhada na mesma situaçao, com o 1.9 TDI PD130 e caixa auto, quase nem se usa o acelerador, se parar a meio da subida e largar o travao ela começa a andar muito devagarinho mas aguenta-se bem.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                para quem conhece POR EXEMPLO o acesso às garagens do el corte ingles em Lisboa,
                ou quaisquer outros acessos a garagens MUITO estreitos,
                os carros equipados com caixas automaticas (robotizadas, dupla embraiagem, etc)
                sofrem mais ou menos que as caixas manuais ?
                Tenho experiência própria dessa rampa com duas caixas automáticas diferentes - uma VAG de conversor de binário clássica, outra Nissan CVT.

                Qualquer delas funciona confortávelmente e sem esforço mecânico aparente. Basta ir ajustando um pouco o volante e doseando o acelerador. Sem problemas, mesmo que se forme um pouco de fila para sair.

                Penso até que o desgaste será menor do que o provocado por ir fazendo pontos de embraiagem sucessivos numa caixa manual.

                Comentário


                  #9
                  obrigado a todos pelas respostas.
                  estou esclarecido

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X