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O tópico da posição de condução

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    O tópico da posição de condução

    Boa Noite,

    Procurei muito e não achei nenhum tópico que debatesse este tema com a devida atenção.

    Basicamente, gostaria que aqui fosse debatido tudo o que tem a ver com as diferentes posições de condução, das diferentes marcas automóveis e as experiências que todos tivemos com cada uma dessas marcas, e diferentes estilos de posição de condução.

    E perguntam vocês qual a importância disto...bem é simples, julgo que muitos como eu, irão apreciar o feedback que aqui possam ter acerca das diferentes experiências de condução que todos temos e tivemos, e que tanta diferênça fazem ao longo das nossas viagens.

    Começo por abrir o debate com algo que me aflige bastante:

    Tendo eu comprado o meu primeiro carro Italiano, eis que me deparei pela primeira vez na minha vida, aos 28 anos com dores que me apanham tanto a perna esquerda como o pé esquerdo!

    Já fui ao médico, já fiz exames e foi-me diagnosticada uma inflamação do artelho do pé que eu assumo que esteja relacionada com a posição de condução do meu actual carro italiano que me deixa algo desconfortável, parece que vamos com as pernas demasiado encolhidas e os braços demasiado esticados!

    Além disto, também tenho verificado que o angulo do descanso do pé é algo diferente da maioria das viaturas que por ai anda...

    E vocês? Que dizem disto, acham que poderei ter uma estatura não adequada para andar num carro italiano que tem uma posição de condução do género: Long Arms-Short Legs?...

    Está aberta a discussão.

    #2
    em qualquer automovel meto sempre a regulação do banco o mais baixa possivel,habituei-me á posição de condução baixa do celica e hoje a primeira coisa que faço quando entro num carro é regular o banco até ao minimo,alías o banco do A4 está o mais baixo possivel e é assim que me sinto melhor a conduzir.
    os carros que conduzi que tinham a pior posição de condução foram o citroen ax e o saxo,era demasiado alta sem regulação e o volante quase que roçava nos joelhos.

    Comentário


      #3
      Bom tema para debater.

      Tenho um carro italiano. e gosto imenso da posição de se conduzir, no inicio fazia-me um pouco impressão o acelerador estar um pouquinho mais torto e longe do travão mas habituei-me e já lido bastante bem com aquilo.

      Tenho 1.73 de altura, mas conduzo com o banco um pouco puxado para a frente.

      Comentário


        #4
        Assim por alto dos carros que passaram cá por casa e eu experimentei, posso dizer que o Kia Sportage tinha uma posição de condução péssima, em menos de 100KM tinha de parar para sair do carro e esticar as pernas pois doía-me bastante a zona dos joelhos.

        E isto não se passou só comigo, com o meu pai era a mesma coisa.

        De resto em termos de queixas, a Mazda 5 tem-me deixado umas dores nas costas sempre que pego nela, não costuma ser sempre mas acontece.

        No meu carro pessoal, um Golf IV, tanto os bancos em tecido azuis standard como os que tenho agora em pele têm sido excelentes, mesmo a posição de condução é bastante agradável, sou capaz de passar o dia inteiro a conduzir e sair do carro como se nada fosse.

        Tenho 1,87m de altura, é o banco mais baixo possível e quase todo para trás. ;)

        Comentário


          #5
          Nas alturas! Quanto mais alto melhor...

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            #6
            A Fiat é pra esquecer, é mau em tudo, andei com um Stilo 2 semanas o volante era muito cheio por mais que o baixasse ñ encontrava um ponto certo de condução, bancos horriveis sem apoio lateral, suspensão adornava muito.

            Comentário


              #7
              Do 207 cá de casa, a única queixa são os pedais ridiculamente juntos. Quando ando com as botas da Timberland, não é difícil estar a acelerar e por descuido o pé tocar logo no acelerador. Para o ponta-tacão não é mau, mas eu não tenho o RC

              Além disso o pedal do acelerador está muito para a direita estando quase escondido por trás da parte da consola central. Muitas das vezes, se eu quiser tirar o pé do acelerador rápido bato ou encalho no plástico do prolongamento da consola e perco algum tempo nisso até levar o pé ao travão.

              De resto, nada a assinalar da posição de condução. O banco tem as regulações suficientes e o volante tem a posição certa, mas devia poder regular-se em profundidade e ser mais pequeno.

              Tentei encontrar umas fotos que ilustrassem o local do acelerador, mas não consegui muito bem. Mas pronto, basicamente o prolongamento da consola faz uma curva e o acelerador fica lá para trás.

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                #8
                Curiosamente reparei há pouco tempo que conduzo ligeiramente incliniado para o lado direito.. Não sei se tem a ver com o facto de normalmente estar com a Maria no lugar do pendura..

                Comentário


                  #9
                  Eu cá fico-me pela posição de condução do meu pai .

                  Temos alturas semelhantes, conduzo uma vez por semana se tanto e por 10km não faz diferença...

                  Mas ainda sonho com o dia em que terei uns banquinhos eléctricos com memória . Posso ter uma memória para andar em cidade, e outra para andar em AE, já para não falar da utilidade ter um espelho com posição própria para a marcha atrás. Estacionar uma berlina não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas também não é uma caixa de fósforos.

                  Comentário


                    #10
                    Vocês deviam era conduzir um LR Defender TD5...
                    O volante está muito para a direita e os pedais muito para a esquerda(quando alguem se senta num pela primeira vez, normalmente carrega com o pé esquerdo no pedal do travão em vez do pedal da embraiagem). Ou seja vamos a conduzir completamente torcidos, se a isto juntarmos o "excepcional" conforto da suspensão...
                    Já me esquecia, cada vez que viramos o volante para a direita batemos com o cotovelo esquerdo no vidro da janela, a não ser que esteja calor... Vamos com a janela aberta!

                    PS: Apesar disto tudo não tenho nada contra o Defender... Já me diverti muito a conduzi-los e ainda hei-de ter um!

                    Comentário


                      #11
                      No topo das piores posições de condução de carros que já conduzi, estão o Renault Modus e o "seminovo" Ford Fiesta (antes deste restyling).

                      Horríveis na verdadeira essência da palavra!!

                      Comentário


                        #12
                        Encostado no banco toco com o pulso no topo do volante, com o pé esquerdo a fundo na embraiagem a perna esquerda fica ligeiramente flectida, o banco está ligeiramente regulado para cima. E é isto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          Encostado no banco toco com o pulso no topo do volante, com o pé esquerdo a fundo na embraiagem a perna esquerda fica ligeiramente flectida, o banco está ligeiramente regulado para cima. E é isto.
                          Tal como ensinam nas escolas de condução. É assim que me guio para todos os carros também, sendo que a altura do banco depende muito de carro para carro, consoante a forma como "vejo" a estrada.

                          Comentário


                            #14
                            Não consigo conduzir muito atrás. Tenho 1.78M e conduzo com o banco mais ou menos ao meio, quase em baixo em altura e com o encosto direito. Uns dizem que conduzo muito encolhido, dada a minha altura e ao mais não sou muito alto. Está na média.

                            Já o meu pai quando anda no meu carro chega o banco mais para trás, ele mede 1.66M mais ou menos.

                            Detesto ter o banco com aquela posição "à guna", gosto de estar com os braços fletidos, melhor resposta ao volante.

                            Se bem que há pessoas mais baixas que conduzem com o banco tão para trás e inclinado que chegam com as pontas dos pés aos pedais e com os braços completamentes estendidos. É uma posição considerada errada, mas pronto, cada um sabe como dá mais jeito.

                            Quem conduz assim, mais tarde por consequência, arranjam más posições fora do carro.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                              Tal como ensinam nas escolas de condução. É assim que me guio para todos os carros também, sendo que a altura do banco depende muito de carro para carro, consoante a forma como "vejo" a estrada.
                              Normalmente gosto de estar com o banco para cima, tenho a sensação de ficar com melhor visibilidade. E aliado a isto há a regulação dos espelhos que também tem muito que se lhe diga.

                              Comentário


                                #16
                                Excelente tópico.
                                Hoje posso dizer que o conjunto banco/posição de condução é o 1º item a considerar numa futura compra.
                                Para quem tem 1.94m de altura como eu, posso dizer que mais de 90% dos carros em que me sentei são muito maus neste ponto.
                                Há uma tendência quase generalizada na marcas em optarem por posições altas.
                                Eu gosto do banco colado na chapa porque sou muito alto, mas na maior parte dos carros isto não é possivel. Alguns são mesmo muito maus.

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                                  #17
                                  Eu não tenho carta, mas nos carros que já peguei e em que viajei a pendura, os que mais gostei foram sem dúvida os Mercedes. Gosto muito da posição de condução ou de pendura dos W210 ou W202, o tablier é alto e o pilar A e o para-brisas são muito chegados a quem vai sentado, o volante é baixo e direito, os pedais são grandes mas com alguma distancia ao chão, a única coisa que podiam melhorar um pouco era o apoio de braço, de resto a caixa também está bem posicionada. São os que mais gosto, se bem que nos bancos de trás dos w210 e w211 as primeiras viagens podem tornar-se desconfortáveis porque os bancos têm uma posição anormal comparadamente com os segmentos mais baixos mas ao fim de viagens longas a diferença está lá.
                                  No meu passat gosto do banco o mais para baixo possível, com o encosto regulado pelo pilar B, e não muito inclinado para trás, já no lugar do condutor gosto um pouco mais para cima, de resto tudo igual, não gosto muito do quadrante que é muito grande e o tablier fica baixo à vista, não gosto do acelerador. Adorava a e46 do meu pai, o quadrante era alto, o volante direito e baixo, os pedais eram igualmente bons!
                                  No focus de 2006 do meu pai não gosto muito, os bancos são duros, não têm apoio lombar, o do pendura não regula nem em altura, nem no encosto de cabeça, o que se torna desconfortável! A posição de condução é boa, mas aquela sensação de estar muito alto em relação ao tablier continua lá
                                  Tenho 1.78

                                  Comentário


                                    #18
                                    É preferível estar "alto" do que enterrado no carro e só ser ver a cabeça (e o boné). Os carros não são monolugares, uma posição mais alta permite uma visão mais ampla do que nos rodeia.

                                    Comentário


                                      #19
                                      a posição de condução mais estranha que alguma vez vi é a de um cunhado meu,o tipo chega o banco todo para trás e como se isso não bastasse deita o banco quase todo,ao ponto de ter o banco tão deitado que as costas dele nem encostam no banco,faz-me mesmo impressão aquilo!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        É preferível estar "alto" do que enterrado no carro e só ser ver a cabeça (e o boné). Os carros não são monolugares, uma posição mais alta permite uma visão mais ampla do que nos rodeia.
                                        Gosto tanto de ver o pessoal a conduzir assim. Parece que o carro está a ser guiado por uma criança.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu não me fiz entender, o que não gosto não é a posição de condução, mas sim a disposição dos interiores, os Mercedes mais antigos tinham o tablier muito alto e chegado aos ocupantes, o que eu gosto bastante. Os bmw também têm o quadrante muito alto, mesmo numa posição normal, o quadrante fica quase ao nivel do olhar, era a isso que me referia! Também não gosto de ver carros em que apenas se vê a cabeça e mal...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                            É preferível estar "alto" do que enterrado no carro e só ser ver a cabeça (e o boné). Os carros não são monolugares, uma posição mais alta permite uma visão mais ampla do que nos rodeia.
                                            A maioria dos carros permite regular o banco e o volante pelo menos em altura!

                                            No corsa encontrei a minha posição de condução com o banco quase no fundo e algo chegado à frente pois não gosto de conduzir esticado. As costas também gosto que estejam numa posição de 100/110% mais ou menos.

                                            O único carro que me deixava dores nas costas era o cooper de 2002 que tive.
                                            Já o clubman é bem mais confortável.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu uso o banco o mais baixo possível e as costas bastante direitas. Os braços têm que ficar ligeiramente fletidos em todo o perímetro do volante.
                                              Quanto à distância aos pedais, normalmente ajusto carregando com o pé direito a fundo na embraiagem.

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                                                #24
                                                http://forum.autohoje.com/forum-gera...ht=posi%E7%E3o

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                                                  #25
                                                  Eu gosto de conduzir baixo. Aprecio a envolvência e continuo a ver o suficiente, pelos retrovisores laterais, central, pelo pára-brisas e pelo óculo traseiro. Obviamente, não é baixo com as pernas todas esticadas, tipo kart. Fico com as pernas ligeiramente flectidas, os pulsos talvez um nadinha mais para trás do que o recomendado (não tenho braços particularmente compridos). Tenho 1.74.

                                                  O meu Rover 400 não me agrada, nesse aspecto, visto que fico sempre demasiado alto. O pedal da embraiagem também está um pouco alto demais, a coluna da direcção é grossa e fico com o porta-chaves pendurado no joelho (!). O banco não tem grande apoio lateral, embora seja fofinho. As versões com bancos em pele estão um pouco melhor servidas, embora a questão do pedal da embraiagem e coluna da direcção se mantenha. Lá consegui arranjar um bom compromisso, mas não é como mais gosto de conduzir.

                                                  A minha 416 Tourer não tem nada a ver. Tem uma posição de condução a roçar o perfeito - tudo perfeitamente alinhado, pedais ao mesmo nível, bancos com bom apoio, regulação eficaz em altura. Só é pena não serem em veludo, como o do 400, aí seriam perfeitos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Gosto de conduzir com o banco o mais em baixo possível. Pernas ligeiramente arqueadas de modo a conseguir pressionar os pedais até ao fundo sem dificuldade, os pés apoiados apenas com a parte exterior do calcanhar, excepto nos aceleradores tipo tábua. Punho a tocar no topo do volante.
                                                    Volante o mais em baixo possível, sem as mãos roçarem nas pernas.

                                                    Carro com a pior posição de condução que conduzi até hoje, sem dúvida o Corsa D. Principalmente por culpa dos bancos...

                                                    A melhor, talvez a do e34 que no entanto tinha a base do banco algo estreita, o que causava alguma fadiga em viagens longas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Cheira-me a mais um topico que não vai passar de um desabafo pessoal sem rigor nenhum e esteriotipos "absurdos" como já vi em meia duzia de opiniões.
                                                      Digo isto porque normalmente as pessoas nem sabem sequer o que é uma boa posição, acham que o estarem confortaveis é o indicador de correto ou bom mas e se estão com má postura por vicios que se ganham?

                                                      Que eu saiba existe uma regulamentação para isso e não existe nenhum carro que seja adequado a 100% das pessoas. Obviamente que saem beneficiados os que têm mais amplitude de afinações ou os que tiverem os bancos melhores mas todos têm de passar nas normas.

                                                      Normalmente ir baixo é logo uma má posição para pessoas que não são muito altas, as mãos devem ir mais baixas que os ombros e tanto as pernas como os braços de devem ir fletidos.

                                                      Um carro é estudado ergonomicamente e tem regras para tal, obviamente que a postura que cada um toma ao volante a sua compatibilidade e noção de conforto são questões pessoais e muitas vezes erradas e que não se adecuam a outros. Normalmente uma postura ou posição diferente cria dores ou desconforto mas isso não significa que estejamos pior sentados em termos ergonomicos isso apenas significa que não estamos habituados e moldados.

                                                      Ando muitas vezes com carros diferentes e noto desconforto sempre que mudo e os carros são os mesmos.
                                                      Editado pela última vez por Cagi; 30 January 2013, 22:23.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                        Excelente tópico.
                                                        Hoje posso dizer que o conjunto banco/posição de condução é o 1º item a considerar numa futura compra.
                                                        Para quem tem 1.94m de altura como eu, posso dizer que mais de 90% dos carros em que me sentei são muito maus neste ponto.
                                                        Há uma tendência quase generalizada na marcas em optarem por posições altas.
                                                        Eu gosto do banco colado na chapa porque sou muito alto, mas na maior parte dos carros isto não é possivel. Alguns são mesmo muito maus.
                                                        A posição de condução é... a possível

                                                        Só faço uma regulação: inclinação das costas. Inclino até o "pulso" estar nas 12H00.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                                          Cheira-me a mais um topico que não vai passar de um desabafo pessoal sem rigor nenhum e esteriotipos "absurdos" como já vi em meia duzia de opiniões.
                                                          Digo isto porque normalmente as pessoas nem sabem sequer o que é uma boa posição, acham que o estarem confortaveis é o indicador de correto ou bom mas e se estão com má postura por vicios que se ganham?

                                                          Que eu saiba existe uma regulamentação para isso e não existe nenhum carro que seja adequado a 100% das pessoas. Obviamente que saem beneficiados os que têm mais amplitude de afinações ou os que tiverem os bancos melhores mas todos têm de passar nas normas.

                                                          Normalmente ir baixo é logo uma má posição para pessoas que não são muito altas, as mãos devem ir mais baixas que os ombros e tanto as pernas como os braços de devem ir fletidos.

                                                          Um carro é estudado ergonomicamente e tem regras para tal, obviamente que a postura que cada um toma ao volante a sua compatibilidade e noção de conforto são questões pessoais e muitas vezes erradas e que não se adecuam a outros. Normalmente uma postura ou posição diferente cria dores ou desconforto mas isso não significa que estejamos pior sentados em termos ergonomicos isso apenas significa que não estamos habituados e moldados.

                                                          Ando muitas vezes com carros diferentes e noto desconforto sempre que mudo e os carros são os mesmos.
                                                          Exacto. Por acaso tenho a mania de baixar um pouco demasiado o volante, não por razões de "estilo" (muito menos parecer guna ) mas porque acho mais relaxante conduzir dessa forma. Quanto ao banco baixo o qb, costas mais ou menos direitas e normalmente puxado para trás quase até ao máximo (dependendo do carro claro)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                            É preferível estar "alto" do que enterrado no carro e só ser ver a cabeça (e o boné)
                                                            Palmas!

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