Uma marca não muito conhecida por cá, mas existe.
A Holden, actualmente, sob a alçada da GM, é uma marca australiana fundada por James Alexander Holden. Tem sede em Melbourne, mais precisamente em Port Melbourne. A área de actuação desta marca é o seu próprio país, a Austrália, e o país vizinho, a Nova Zelândia.
Fundada em 1856 como fábrica de selas, mudou para o ramo automóvel em 1908.
Inicialmente, a empresa apenas ornamentava veículos, construindo a sua primeira carroçaria própria em 1917 para um chassis fornecido por outra marca, seguindo-se então outros trabalhos semelhantes.
Entrou então no grupo GM, em 1931. No final da mesma década, havia planos para produzir um carro projectado na Austrália, no entanto, devido ao começo da 2ª Guerra Mundial, tal não foi possível. Nessa época, a empresa tornou-se na indústria de armamento da Austrália: entre 1939 e 1945 foram produzidas mais de 30 mil carroçarias para as forças australianas e norte-americanas e fabricados vários equipamentos, entre armas, aeronaves, barcos, aviões, camiões e motores para barcos e os respectivos componentes.
A Holden tomou então as rédeas da comercialização de veículos na Oceânia e em algumas ilhas orientais no Pacífico, zona denominada por Australásia, assumindo também, em seu nome, parte da GM Daewoo na Coreia do Sul entre 2002 e 2009.
A marca teve e tem na sua alçada vários rebadges, tendo, neste momento, na sua gama, carros que conhecemos como Chevrolet e Opel.
Os carros desta marca que são construídos no seu país de origem, são-no em Elizabeth, no sul da Austrália, enquanto os motores são montados na fábrica de Fishermans Bend, em Port Melbourne.
Mais história na nossa querida Wikipedia ou podem sempre pesquisar.
Como marca que é marca tem (ou não ) uma divisão desportiva ou de luxo ou ambos (ou, nalguns casos, pseudo-luxuosos ou pseudo desportivos), a Holden tem a Holden Special Vehicles. A Holden Special Vehicles, oficialmente, é parceira da Holden para carros desportivos, uma espécie de SRT na Chrysler.
O que esta empresa sediada em Clayton faz, é modificar carros como o Commodore ou a Ute e comercializá-las sob a marca HSV.
Apenas vou acrescentar que, à excepção de rebadges como foi o Astra OPC, esta empresa tem carros apenas equipados com motores "proibidos" no nosso canto, como é o caso do V8 emprestado pelo Corvette Z06 ao W427.
Como não me apetece escrever muito mais, quem quiser ler mais alguma coisa acerca desta divisão pode sempre ir... à Wikipedia ou pesquisar.
Comentário