por Rui Augusto / 4 Fevereiro 2013 / 0 comentários
Espelhos retrovisores sem ângulo morto
Um grupo de investigadores da Universidade Nacional da Coreia desenvolveram um espelho retrovisor mais realista, que mostra os objectos à distância que estão realmente e que elimina o famoso ângulo morto.
Estes novos retrovisores foram criados utilizando tecnologias que são usadas normalmente em oftalmologia para corrigir alguns problemas de visão. O retrovisor apareceria dividido em três áreas distintas: uma que mostra a distância, outra que mostra os objectos mais aproximados e uma outra que é um misto das duas primeiras. Os problemas de os objectos aparecerem mais longe do que na realidade estão e a distorção dos mesmos ficam assim resolvidos.
Durante algum tempo era normal ver os retrovisores com dois tipos de espelhos, com um mais pequeno que permitir mostrar o angulo morto. Mais recentemente os espelhos retrovisores passaram a integrar duas áreas distintas.
As boas notícias são também que o custo destes espelhos não é muito superior aos actuais, o que poderá fazer com que esta tecnologia se difunda muito rapidamente.
A Optical Society publicou até um vídeo online onde se podem ver as vantagens de se usar este tipo de espelhos. Os retrovisores ainda terão de ser avaliados pelas autoridades de segurança rodoviária, antes de começarem a integrar os novos veículos.
Espelhos retrovisores sem ângulo morto
Estes novos retrovisores foram criados utilizando tecnologias que são usadas normalmente em oftalmologia para corrigir alguns problemas de visão. O retrovisor apareceria dividido em três áreas distintas: uma que mostra a distância, outra que mostra os objectos mais aproximados e uma outra que é um misto das duas primeiras. Os problemas de os objectos aparecerem mais longe do que na realidade estão e a distorção dos mesmos ficam assim resolvidos.
Durante algum tempo era normal ver os retrovisores com dois tipos de espelhos, com um mais pequeno que permitir mostrar o angulo morto. Mais recentemente os espelhos retrovisores passaram a integrar duas áreas distintas.
As boas notícias são também que o custo destes espelhos não é muito superior aos actuais, o que poderá fazer com que esta tecnologia se difunda muito rapidamente.
A Optical Society publicou até um vídeo online onde se podem ver as vantagens de se usar este tipo de espelhos. Os retrovisores ainda terão de ser avaliados pelas autoridades de segurança rodoviária, antes de começarem a integrar os novos veículos.
Boas notícias!
Isto vai parecer tão parvo, mas há uns tempos que tinha, na minha cabeça, ideias acerca dos espelhos, se diferentes curvaturas, concavidades/convexidades não ajudariam a melhorar o campo de visão dos mesmos.