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Árvore de Natal italiana - Problema com luzes traseiras num Fiat Punto

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    Árvore de Natal italiana - Problema com luzes traseiras num Fiat Punto

    O meu namorado tem um Fiat Punto de 2003. Há duas semanas apareceu uma luz de aviso no quadrante a avisar para uma luz fundida (era um mínimo da frente) que foi trocado e a luz desapareceu.
    Esta semana voltou em força, mas apenas acende quando ele carrega no travão. Pedi para ele travar comigo fora do carro e o que está a acontecer é que quando ele pressiona o travão, para além das luzes de stop também acende o pisca do lado esquerdo.
    Já procurei na internet o que poderia causar este problema e parece que o mais provável é ser resultado da humidade ou falta de massa.
    Tinha duas perguntas: É fácil desmontar o farolim traseiro neste modelo? O que é a massa, e como é que consigo ver se é esse o problema?

    #2
    Isso é muito comum.

    Basicamente é desmontar o farolim e verificar a ficha de ligação. Normalmente basta limpar/raspar os conectores e o problema está resolvido.

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      #3
      Já vi chamarem muita coisa aos fiat em geral e ao punto em particular, árvore de natal foi a 1ª vez

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        #4
        Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
        Já vi chamarem muita coisa aos fiat em geral e ao punto em particular, árvore de natal foi a 1ª vez
        Arvore de Natal sao normalmente os Alfas e Lancia que têm mais luzinhas no tablier.

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          #5
          Originalmente Colocado por elise Ver Post
          O meu namorado tem um Fiat Punto de 2003. Há duas semanas apareceu uma luz de aviso no quadrante a avisar para uma luz fundida (era um mínimo da frente) que foi trocado e a luz desapareceu.
          Esta semana voltou em força, mas apenas acende quando ele carrega no travão. Pedi para ele travar comigo fora do carro e o que está a acontecer é que quando ele pressiona o travão, para além das luzes de stop também acende o pisca do lado esquerdo.
          Já procurei na internet o que poderia causar este problema e parece que o mais provável é ser resultado da humidade ou falta de massa.
          Tinha duas perguntas: É fácil desmontar o farolim traseiro neste modelo? O que é a massa, e como é que consigo ver se é esse o problema?

          Isso tanto acontece num fiat como em qualquer outra marca.

          Para desmontares o farolim, tens umas capas no pilar C tens de as tirar e assim acedes á porca.
          As outras estão no compartimento da mala, vê o video que explica bem onde as encontras.
          Basta desenroscares essas porcas e o farolim sai facilmente.
          Podes aproveitar e limpar os contactos e retirar o zebro tanto das lampadas como das ligações.
          WD ou um spray Bala devem fazer o serviço.



          Deixo este video a explicar como se desmonta e monta o farolim traseiro do punto 2003.
          Fiat Punto: Rear Lights, Rear Indicators, Brake Lights Bulb Change - YouTube


          Quando montares o farolim de novo, presta atenção ao aperto das porcas, não as apertes com força bruta, como já vi fazerem, pois podem partir a ancoragem do parafuso ao farol.
          Editado pela última vez por m4nn1pul0; 06 February 2013, 18:23.

          Comentário


            #6
            ainda bem que alguem fala disto aqui porque ultimamente tenho reparado que é um problema comum em fiats, lâncias e alfas

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por snitram18 Ver Post
              ainda bem que alguem fala disto aqui porque ultimamente tenho reparado que é um problema comum em fiats, lâncias e alfas
              A electrónica sempre foi um ponto forte nos italianos



              Agora piro-me de mansinho

              Comentário


                #8
                Isso é falta de massa. Tens de limpar os contactos.

                Também costuma acontecer muito nos Clio mk2

                Comentário


                  #9
                  Confirmo, uma boa limpeza nos contactos do farolim é preciso. Do lado da cablagem há um fio que liga à chaparia do carro, é a isto que se chama "massa". O defeito poderá estar nesta ligação também.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Jung13 Ver Post
                    Isso é falta de massa. Tens de limpar os contactos.

                    Também costuma acontecer muito nos Clio mk2
                    E Méganes II tb.

                    Comentário


                      #11
                      O meu namorado desmontou o farolim mas estava tudo seco e os fios pareciam estar intactos. Ao voltar a montar a coisa correu menos bem e aquilo ficou meio solto
                      Levou ao mecânico que resolveu o problema (era falta de massa) e voltou a fixar a peça. Ficou por 10 euros.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por elise Ver Post
                        O meu namorado desmontou o farolim mas estava tudo seco e os fios pareciam estar intactos. Ao voltar a montar a coisa correu menos bem e aquilo ficou meio solto
                        Levou ao mecânico que resolveu o problema (era falta de massa) e voltou a fixar a peça. Ficou por 10 euros.
                        Deve ter jeito para a mecânica

                        Comentário


                          #13
                          aconteceu me exatamente o mesmo com o meu antigo carro, o belo do Twingo... mas a mim acendia me apenas o minimo do lado esquerdo...
                          aquilo ate chegava a ser perigoso, as vezes em cruzamentos e assim ao reduzir a velocidade como pisava levemente o travão, o raio do minimo acendia e quem ia nos outros carros pensavam que eu estava a dar sinais para estes passarem, quando nao era essa a minha intenção.. so tinha duas soluçoes, ou passava a circular sempre de luzes ligadas ou entao arrancava os minimos... entretanto reparei que tinha um problema no minimo do lado direito (nao ligava simplesmente) portanto a solução passou a ser arrancar os minimos

                          Comentário


                            #14
                            Comprava um spary de WD40, ia lá atrás desligava as fichas dos farois traseiros, metia Spray e estava o problema resolvido, isso é falta de massa , (mau contacto) acontece muito e não só nos FIATS.

                            Comentário


                              #15
                              Faz assim.
                              Desmonta e vê os contactos devem estar sujos usa spray limpa ccontactos, para isso até o do pingo doce serve!

                              Vê se os cabos estão bons, etc.
                              Verifica se algum fusivel esta queimado.

                              Falo por experiencia no meu BX...
                              Primeiro foram piscas a trocar com luzes de stop (massa)
                              Depois luz direita traseira de presença (fusível)
                              Depois foi o medio/max da frente esquerda (mau contacto)

                              Boa sorte!

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