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Problemas para ligar o carro

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    Problemas para ligar o carro

    Viva pessoal.

    O meu polo (1.4 TDI de 2000) faz uma média de 15000km por ano. Durante todo o ano ando com ele quase todos os dias contudo, ele acaba por ficar uns tempos parado (na altura das pausas escolares) e nessas alturas devo apenas andar 1 vez por semana com ele e são normalmente caminhos curtos. Ele "dorme" sempre dentro de garagem.

    No passado ano, sempre notei alguma dificuldade em ele pegar à primeira e no fim de Julho (numa época em que ele se calhar teve um mês sem ser ligado), como tive muita dificuldade para o conseguir ligar, acabei por comprar uma bateria nova.

    Pensava eu que iria resolver os meus problemas de arranque mas sempre notei que bastava o carro estar parado um ou dois dias que ele demorava sempre algum tempo a pegar, ou seja, demorava 4 ou 5 segundos a ligar apesar de já ter a bateria nova. A verdade é que não sei porquê mas sempre fiquei com a impressão que o problema seria outro.

    Na sexta feira da semana passada fiz cerca de 100 km e ele ficou parado até ontem. Como hoje precisava do carro, ontem lá o liguei. Voltei a ter alguma dificuldade para ele arrancar mas ele lá pegou. Tolo que fui, apenas andei 2 metros para a frente e outros 2 metros para trás.

    Tá-se mesmo a ver que hoje, que precisava do carro, ele não pegou. Tentei várias vezes e ele nada. Tentei que ele pegasse de empurrão mas nada (aqui confesso que possa ter havido aselhice do condutor).
    Agora, sempre que ligo a ignição, depois das luzes habituais manterem-se acesas, elas apagam, ficando apenas a luz indicadora da bateria (sempre).

    Venho aqui então pedir a vossa opinião.

    1 - Devo mesmo ter dado cabo da bateria não devo?

    2- Acham que possa existir outro problema que não a bateria mas que agora tenha se manifestado nela?

    Quais as vossas opiniões?

    Obrigado,

    kodiak

    #2
    Algumas vez as velas de incandescência foram trocadas?....

    Fora isso, a bateria é a adequada, isto é, tem a potência de arranque e amperagem hora mínima indicada?

    Quanto a essa temática dessas duas ordens de grandeza das baterias, podes a seguir o que se entende com as mesmas e tópico onde seguir questão:


    Originalmente Colocado por nto Ver Post
    As baterias tem duas ordens de "grandeza"/potência e que são:

    - Letra "Ah" que equivale à amperagem hora e que é indicada por dois digitos seguido das letras, exemplo: "44 Ah"

    - Letras "A" que é a capacidade de arranque e que é indicada por três dígitos seguidos das letras, exemplo "600 A"

    O problema é que muitas baterias não trazem a capacidade de arranque indicadas nas mesmas.

    Sendo que o mais importante na hora de colocar o carro a trabalhar, será a capacidade de arranque (quanto maior melhor) e não a amperagem hora.

    Sendo o teu motor o 1.9SDI, os requisitos mínimos são: 70Ah e 640A (como já tinha referido acima)

    Agora acredito é que a tua capacidade de arranque possa estar enfraquecida.

    Em todo o caso e na procura de baterias, tenta ver se as mesmas tem as duas ordens de grandeza.

    É que poderá ter uma bateria com 74AH e 600A e outra com 70AH e 680A.

    A mais adequada e que terá mais potência para colocar o carro a trabalhar, será a de 70Ah e 680A.

    in: http://forum.autohoje.com/boxes/9217...ca-ou-nao.html

    Comentário


      #3
      Olá nto.

      Antes de mais obrigado pela resposta.

      vamos por partes
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Algumas vez as velas de incandescência foram trocadas?....
      Epá. Nem sei o que isso é (tenho uma leve ideia) portanto assumo que nunca foram trocadas ou se foram, já foram há muito tempo. Vamos assumir que as que lá estão têm mais de 7 anos

      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Fora isso, a bateria é a adequada, isto é, tem a potência de arranque e amperagem hora mínima indicada?
      Quanto a essa temática dessas duas ordens de grandeza das baterias, podes a seguir o que se entende com as mesmas e tópico onde seguir questão:
      in: http://forum.autohoje.com/boxes/9217...ca-ou-nao.html
      Sim. A bateria é a adequada. É uma 62AH e no sítio onde a comprei afirmaram-me que era a adequada.

      Achas que a bateria foi mesmo ao ar? Se mudar as velas posso resolver esse problema?
      Não terá nada a ver com a passagem de combustível?

      obrigado,

      kodiak

      Comentário


        #4
        Tens de utilizar um aparelho tipo multímetro/voltímetro para medir o estado da bateria. Se a bateria com o carro desligado tiver menos de 12,...volts tens a bateria descarregada, mas isso não implica que ela não esteja boa, simplesmente indica que não tem carga suficiente.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
          Tens de utilizar um aparelho tipo multímetro/voltímetro para medir o estado da bateria. Se a bateria com o carro desligado tiver menos de 12,...volts tens a bateria descarregada, mas isso não implica que ela não esteja boa, simplesmente indica que não tem carga suficiente.
          Ok. Amanhã vejo isso.

          Há algum modo de ver que as velas estão estragadas/a precisar de serem substituídas?

          kodiak

          Comentário


            #6
            Essas velas devem ser as de origem...em princípio será das velas. Se o motor de arranque roda, porque havia de ser bateria?

            Comentário


              #7
              Já agora, o problema de meter os motores diesel a funcionar de empurrão é que a compressão dentro desses motores é muito mais elevada, logo é necessário muito mais balanço para se conseguir ligá-lo dessa forma. Um motor a gasolina pega logo...

              Para um motor diesel é preciso uma descida valente...

              Comentário


                #8
                11.82 é descarregada?

                kodiak

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por kodiak Ver Post
                  Olá nto.

                  Antes de mais obrigado pela resposta.

                  vamos por partes


                  Epá. Nem sei o que isso é (tenho uma leve ideia) portanto assumo que nunca foram trocadas ou se foram, já foram há muito tempo. Vamos assumir que as que lá estão têm mais de 7 anos



                  Sim. A bateria é a adequada. É uma 62AH e no sítio onde a comprei afirmaram-me que era a adequada.

                  Achas que a bateria foi mesmo ao ar? Se mudar as velas posso resolver esse problema?
                  Não terá nada a ver com a passagem de combustível?

                  obrigado,

                  kodiak


                  E qual a potência de arranque da bateria?

                  Esse é o valor primordial, no momento de colocar o carro a trabalhar e é identificado por 3 dígitos, seguidos da letra A (exemplo: 600A).

                  Quanto às velas, se nunca foram mudadas...

                  Para as testar, pode retirar as mesmas e fazer por exemplo, como no vídeo a seguir.

                  Se as mesmas "aquecerem", é porque estão a funcionar.


                  Comentário


                    #10
                    Se não tiveres cabos, também podes fazer da seguinte forma, para aferir estado das velas:


                    Comentário


                      #11
                      Olá nto.

                      Obrigado pela ajuda.

                      Não estou perto do carro por isso não consigo saber os 3 dígitos da bateria. Depois comunico.

                      Não tenho cabos, por isso teria de ser pelo segundo vídeo mas confesso que não entendi muito bem.


                      O mais complicado seria mesmo tirar as velas. É quite nem sei onde elas estão

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kodiak Ver Post
                        Olá nto.

                        Obrigado pela ajuda.

                        Não estou perto do carro por isso não consigo saber os 3 dígitos da bateria. Depois comunico.

                        Não tenho cabos, por isso teria de ser pelo segundo vídeo mas confesso que não entendi muito bem.


                        O mais complicado seria mesmo tirar as velas. É quite nem sei onde elas estão


                        No segndo vídeo, a chave de bocas, está a fazer contacto com o outro polo da bateria...

                        Sendo que, ao colocar a vela em contacto com o polo que vês e tocando simultaneamente na chave de bocas, dá "corrente" para aquecer a vela.

                        Quanto ao local onde se encontra, também não te sei indicar.
                        Editado pela última vez por nto; 08 February 2013, 11:13. Razão: Correcção orotgráfica

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          No segndo vídeo, a chave de bocas, está a fazer contacto com o outro polo da bateria...

                          Sendo ao colocar a vela em contacto com o polo que vez e tocando simultaneamente com a chave de bocas, dá "corrente" para aquecer a vela.

                          Quanto ao local onde se encontra, também não te sei indicar.
                          Ok.

                          Obrigado.

                          Vou ver isso e depois conto as novidades.

                          kodiak

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por kodiak Ver Post
                            11.82 é descarregada?

                            kodiak
                            Carregada não é !!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por kodiak Ver Post
                              11.82 é descarregada?

                              kodiak
                              Originalmente Colocado por AfonsoAlbufeira Ver Post
                              Carregada não é !!!

                              Pois, de facto se tem essa voltagem, já não tem os seus melhores dias...

                              Comentário


                                #16
                                kodiak, vê o vídeo a seguir.

                                É certo que é de um 1.9 TDI num Golf IV, mas atendendo que o 1.4 TDI mais não é do que o 1.9 TDI com menos um cilindro, então a localização das velas, será a mesma.


                                Comentário


                                  #17
                                  A bateria está a indicar essa voltagem porque já deve ter levado uma esfrega daquelas enquanto tentavas por o carro a trabalhar. É normal que se descarregue.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Olá pessoal.

                                    Obrigado pelas vossas respostas.

                                    Um colega meu, mecânico de profissão, veio cá a casa e com os cabos de bateria ligamos à primeira o carro. Passado pouco tempo, com o carro a trabalhar, o multímetro la indicava 13.80 v. Depois de uns tempos com o carro parado estabilizou nos 12.5v

                                    Segundo o meu colega, e tendo em conta o que viu e ouviu quando tentamos pegar o carro, devo estar com problemas no motor de arranque (acho que ele falou qualquer coisa em escovas).

                                    Ele também acha que pode haver alguma coisa elétrica a consumir muito por isso vou fazer uma vistoria a essa parte. Eu não sei porquê mas sempre tive a sensação que poderia ter um problema elétrico.

                                    Na próxima semana faço a vistoria elétrica mas apenas para o fim do mês é que posso ter o carro parado posts ver o motor de arranque.

                                    kodiak.

                                    P.S. -nto não vi o vídeo porque estou ao telefone. Amanhã vejo isso. Obg
                                    Editado pela última vez por kodiak; 09 February 2013, 01:03.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas o motor de arranque faz o motor rodar quando tentas? Ou o motor não roda?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        Mas o motor de arranque faz o motor rodar quando tentas? Ou o motor não roda?
                                        Sim. Acho que faz o motor rodar.

                                        kodiak.

                                        P.S. - nto já vi o vídeo. Tendo em conta o motor, no meu polo deve ser mais ou menos no mesmo sítio. Tb não sabia que se podia usar o multímetro para as velas

                                        Comentário


                                          #21
                                          Atenção que estes motores , da Seat/VW 1.4 TDI de tres cilindros , são motores com injetor-bomba, e como tal se não houver energia eletrica suficiente , nem de empurrão pegam, passo a explicar para quem não sabe, os injetores possuem uma eletrovalvula que é comandada pela centralina e é ela que abre e fecha conforme é ordenada , eletricamente. portanto se a bateria morrer não vale a pena empurrar. Quanto ás velas de incandescencia , só funcionam se a temperatura for muito baixa , possuem um sensor para tal, nas nossas temperaturas (não tenho memorizado qual)praticamente nem chegam a funcionar. No seu caso pode ser a carga da bateria que esteja fraca, veja como está e se for necessário de-lhe uma carga.
                                          Editado pela última vez por sailor; 09 February 2013, 10:35.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sailor Ver Post
                                            Quanto ás velas de incandescencia , só funcionam se a temperatura for muito baixa , possuem um sensor para tal, nas nossas temperaturas (não tenho memorizado qual)praticamente nem chegam a funcionar).
                                            Pois. Tb me disseram isso. Pelos vistos as velas nem sequer funcionam porque a temperatura nunca chaga a atingir determinado patamar (não sei se são 5 graus negativos).

                                            O electricista vai fazer a vistoria para ver se não há nada a consumir em excesso. É que talvez possa ser isso que esteja a descarregar a bateria. Mas mesmo assim, o meu colega acha que vai ser preciso ver o motor de arranque...

                                            kodiak

                                            Comentário


                                              #23
                                              A bateria com uma voltagem de 11,82 esta sem sombra de duvidas descarregada. Agora tens de ir fazendo medições constantes com o aparelho para determinar quanta carga ela perde com o carro parado. Se ela descarrega rapidamente em poucos dias ou a bateria está danificada ou tens algum componente eléctrico do carro em curto-circuito que te provoca a descarga da bateria. Para fazeres a prova paras o carro uns dias, desligas o cabo do pólo negativo da bateria durante esses dias e no fim verificas com o aparelho se ela perdiu muita carga em relação ao primeiro dia que paraste o carro. A situação das velas é que se estiver alguma queimada quanto mais frio estiver mais te custa a ligar o carro. Para teres certeza do estado das velas liga o carro ao programa de diagnóstico Vag-com e se tiveres alguma queimada aparece lá o erro registado e mais alguns erros que possam existir.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Amigo o teste as velas pode fazer (caseiro) de borla e eficaz na hora, passo a explicar: desliga os tres cabos de corrente de alimentação no polo das velas,CHAVE DESLIGADA CLARO,arranja um cabo que chegue do positivo da bateria ate ao polo da vela, liga o cabo á bateria, (encosta ) de maneira que não se desligue, e ao de leve (esfrega) uma a uma ,SÓ NO POLO DA VELA , se estiver queimada nada acontece , se estiver boa vai fazer faisca, ou seja está a funcionar. (ATENÇÃO ENQUANTO O CABO ESTIVER ALIMENTADO NÃO TOQUE COM O CABO NA MASSA) Abraços e bons testes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por sailor Ver Post
                                                  Amigo o teste as velas pode fazer (caseiro) de borla e eficaz na hora, passo a explicar: desliga os tres cabos de corrente de alimentação no polo das velas,CHAVE DESLIGADA CLARO,arranja um cabo que chegue do positivo da bateria ate ao polo da vela, liga o cabo á bateria, (encosta ) de maneira que não se desligue, e ao de leve (esfrega) uma a uma ,SÓ NO POLO DA VELA , se estiver queimada nada acontece , se estiver boa vai fazer faisca, ou seja está a funcionar. (ATENÇÃO ENQUANTO O CABO ESTIVER ALIMENTADO NÃO TOQUE COM O CABO NA MASSA) Abraços e bons testes.
                                                  Obrigado por esta explicação mas como não tenho jeito posts estas coisas e como provavelmente ainda era capaz de dar cabo de alguma coisa, prefiro levar o carro a quem saiba do assunto.


                                                  kodiak

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por sailor Ver Post
                                                    Atenção que estes motores , da Seat/VW 1.4 TDI de tres cilindros , são motores com injetor-bomba, e como tal se não houver energia eletrica suficiente , nem de empurrão pegam, passo a explicar para quem não sabe, os injetores possuem uma eletrovalvula que é comandada pela centralina e é ela que abre e fecha conforme é ordenada , eletricamente. portanto se a bateria morrer não vale a pena empurrar. Quanto ás velas de incandescencia , só funcionam se a temperatura for muito baixa , possuem um sensor para tal, nas nossas temperaturas (não tenho memorizado qual)praticamente nem chegam a funcionar. No seu caso pode ser a carga da bateria que esteja fraca, veja como está e se for necessário de-lhe uma carga.
                                                    Isso é a mesma coisa para os motores a gasolina. A bateria pode nao ter força para rodar o motor mas tem sempre carga para as velas (neste caso, injectores). Nao vejo razao para nao pegar de emppurrão, até porque o alternador começa logo a produzir.

                                                    Se o motor de arranque funciona, eu nao apontava nem bateria nem motor de arranque...mas posso estar enganado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A bomba injectora dos TDI só começa a funcionar a partir de uma certa rotação - 400rpm, por aí.
                                                      Se o motor de arranque não tem velocidade para rodar até pelo menos este regime, o motor não funciona.

                                                      No entanto não me parece explicar porque não pega de empurrão, a não ser que a tal electroválvula funcione como o user sailor diz.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Viva pessoal.

                                                        Não esquecendo o que coloquei no primeiro post:

                                                        "Tentei que ele pegasse de empurrão mas nada (aqui confesso que possa ter havido aselhice do condutor)."

                                                        Ou seja, para todos os devidos efeitos, eu não sei se ele pega ou não de empurrão.

                                                        Tenho tentado dar todos os dias uma volta com ele. Quando vou pegar no carro a bateria anda sempre pelos 12,5v. Mas apesar de pegar à primeira ainda "engasga-se" uma ou duas vezes antes de pegar...


                                                        kodiak

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                                                          #29
                                                          Amigos de facto o alternador mal começa a rodar produz energia mas não é suficiente neste caso, já agora a diferença das velas dos motores diesel para os motores a gasolina , nos diesel servem para aquecer a camara de combustão e facilitar o arranque a frio, (muito frio,) nos motores a gasolina , servem para inflamar a mistura ar/gasolina, portanto completamente diferente a função uma da outra, nos diesel a vela não é mais que uma resistencia de 12 ou 24v que aquece ao ser acionada , nos motores a gasolina, produz uma faisca de muitos milhares de volts , produzidos numa bobine de alta tensão alimentada a 12V. ABRAÇOS.

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