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Futuro da PSA: Peugeot mais premium, Citroën como generalista - Tem lógica?

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    Futuro da PSA: Peugeot mais premium, Citroën como generalista - Tem lógica?

    El CEO de PSA aprovechaba la presentación de resultados de 2012 que te publicamos ayer para marcar las líneas estratégicas de los próximos años para las dos marcas del grupo, Peugeot y Citroën. Contaba Philippe Varin que el objetivo es que Peugeot se convierta en una marca "aspiracional", una de valor añadido, vamos, una marca premium, con la que rivalizar con el posicionamiento de Volkswagen, o incluso atacar por debajo algunas partes del mercado copadas por Audi o BMW.

    Esta ofensiva de mover el producto hacia arriba en precio y calidad percibida arrancará con el 208 GTI y el2008, para ser acompañada de "17 novedades que se presentarán a lo largo de 2013".

    Varin, inmediatamente a continuación, agregó que, en ningún caso, este movimiento "hacia arriba" de Peugeot ha de implicar que Citroën se posicione como marca low-cost, sino que se quedará donde está, como más generalista, una estrategia que, a nuestro entender, lleva jugando PSA desde que adquirió la marca de los dos chevrones, desplazándola hacia abajo.

    Con Peugeot posicionada como más premium, PSA tratará de esquivar la guerra de precios en el segmento generalista, y ofrecer productos con los que pueda sacar más margen comercial, una medida que Renault ya aplica, y le funciona, y que Fiat también pretende hacer suya.
    Citroën - Generalista
    Peugeot - Semi-Premium/ Premium (anti VW/ anti Audi-BMW)
    Citroën DS - Premium

    Tem lógica? Irá funcionar?

    #2
    Só na cabeça dos franceses é que faz sentido ter um grupo com duas marcas a concorrer nos mesmos segmentos e entre si próprias

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
      Só na cabeça dos franceses é que faz sentido ter um grupo com duas marcas a concorrer nos mesmos segmentos e entre si próprias
      Há mais grupos a fazer o mesmo... não vamos por aí.

      O que não faz sentido é pegar num citroen, enche-lo de bling bling e de portas com vidros que não abrem e cobrar mais por isso.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
        Peugeot - Semi-Premium/ Premium (anti VW/ anti Audi-BMW)
        Citroën DS - Premium

        Tem lógica? Irá funcionar?
        Não, não funcionou no passado e não irá funcionar no futuro. Porque insistem no mesmo erro?

        De uma forma geral, o posicionamento e prestígio das marcas leva muito tempo a consolidar-se e não se altera por "decreto". A Peugeot até pode construir veículos com a mesma qualidade da BMW que NUNCA os vai conseguir vender ao mesmo preço dos BMW. E a pior coisa que uma marca generalista pode fazer é gastar o mesmo que as premium no desenvolvimento e fabrico de um carro e depois vendê-lo a um preço muito inferior.

        As marcas generalistas Europeias, com exceção do grupo VAG, estão bem tramadas... com F grande.
        Editado pela última vez por eu; 14 February 2013, 18:38.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Não, não funcionou no passado e não irá funcionar no futuro. Porque insistem no mesmo erro?

          De uma forma geral, o posicionamento e prestígio das marcas leva muito tempo a consolidar-se e não se altera por "decreto". A Peugeot até pode construir veículos com a mesma qualidade da BMW que NUNCA os vai conseguir vender ao mesmo preço dos BMW. E a pior coisa que uma marca generalista pode fazer é gastar o mesmo que as premium no desenvolvimento e fabrico de um carro e depois vendê-lo a um preço muito inferior.

          As marcas generalistas Europeias, com exceção do grupo VAG, estão bem tramadas... com F grande.
          Concordo, na integra. É mesmo isto.

          A confiança e imagem de qualidade é uma coisa que demora muito tempo a construir, é que os carros mudam-se num instante mas mudar a cabeça das pessoas.. leva anos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eu Ver Post

            As marcas generalistas Europeias, com exceção do grupo VAG, estão bem tramadas... com F grande.

            Estás enganado, a Europa não é o Mundo. A Europa está em crise mas todas as marcas Europeias, com excepção da Peugeot-Citroen, ou estão inseridas em grandes grupos Mundiais ou então estão a crescer fora da Europa. A FIAT faz parte do Grupo FIAT -Chrysler que está a crescer, a Renault faz parte do Grupo Renault-Nissan que está muito bem, a Ford faz parte da Ford, e a Opel/Vauxhall faz parte da GM. A Peugeot-Citroen é a que em pior situação porque está "sozinha".

            Lucros da Fiat crescem 12% ajudados pela Chrysler - Empresas - Jornal de Negócios
            Folha de S.Paulo - Mercado - Renault registra lucro em 2012 e aes sobem - 14/02/2013
            Renault Nissan registou recorde de vendas de 8,1 milhões de veículos em 2012 - Expresso.pt
            Mercado americano puxa alta de 64% no lucro trimestral da GM | Valor Econômico
            Ford tem lucro líquido de US$ 1,6 bilhão no 4º trimestre - EXAME.com


            Uma coisa é darem prejuízo da Europa, porque a Europa está em crise, outra coisa é aquilo que se passa em todo o Mundo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              Não, não funcionou no passado e não irá funcionar no futuro. Porque insistem no mesmo erro?

              De uma forma geral, o posicionamento e prestígio das marcas leva muito tempo a consolidar-se e não se altera por "decreto". A Peugeot até pode construir veículos com a mesma qualidade da BMW que NUNCA os vai conseguir vender ao mesmo preço dos BMW. E a pior coisa que uma marca generalista pode fazer é gastar o mesmo que as premium no desenvolvimento e fabrico de um carro e depois vendê-lo a um preço muito inferior.

              As marcas generalistas Europeias, com exceção do grupo VAG, estão bem tramadas... com F grande.
              A peugeot sempre se posicionou acima da citroen (e até mesmo da Renault), não vejo o celeuma.

              Apenas vejo uma intenção de clarificar melhor essa diferença.

              Peugeot é mesmo a única marca francesa que eu compraria.

              Comentário


                #8
                Premium ou generalista se querem vender mais, deixem de brincar aos leds e massifiquem os sistemas de conforto e segurança...extras inadmissíveis e caros demais para a tecnologia já existente...

                Comentário


                  #9
                  Na minha opinião, a Peugeot sempre se superiorizou aos Citroens respectivos. Aliás, até creio que se não mudarem isso, não faz sentido ter as duas marcas a concorrer para o mesmo... Portanto, vejo a notícia com bons olhos.

                  Quanto aos alvos, acho muito bem que a Peugeot tente rivalizar com a BMW e Audi, mas naturalmente, não pode ter os menos preços. Se conseguir igualar-se em tudo com as marcas premium, mantendo preços mais competitivos, tiro o chapéu.

                  Comentário


                    #10
                    Para já é mais o contrário por cá:

                    Peugeot mais generalista.
                    Citroën, principalmente DS, mais "premium".

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                      A peugeot sempre se posicionou acima da citroen (e até mesmo da Renault), não vejo o celeuma.
                      Nem sempre.

                      Sim desde que existe PSA.

                      Mas de um modo geral os grandes Hidropneumáticos Citröen estavam acima dos Peugeots.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                        Para já é mais o contrário por cá:

                        Peugeot mais generalista.
                        Citroën, principalmente DS, mais "premium".

                        Por cá a peugeot também se posiciona acima da citroen. A série DS será eventualmente uma excepção...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                          Para já é mais o contrário por cá:

                          Peugeot mais generalista.
                          Citroën, principalmente DS, mais "premium".

                          Achas? Eu não vejo um C3 mais "premium" que um 207/8. Um DS3, sim.

                          Também não vejo o C4 acima do 308...

                          Aliás, a meu ver a Peugeot é a marca francesa mais aburguesada. Sem contar com a parte da Citroen que é a DS, claro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                            Nem sempre.

                            Sim desde que existe PSA.

                            Mas de um modo geral os grandes Hidropneumáticos Citröen estavam acima dos Peugeots.
                            Essa sempre foi uma grande bandeira da citroen mas a questão é que só a suspensão não faz um carro. Nesse ponto podem ganhar, mas perdem em tudo o resto (qualidade de materiais/acabamentos, comportamento/chassis, etc).

                            Comentário


                              #15
                              Que se saiba, o Grupo PSA sempre fez a Citroën passar por ser a parente pobre do grupo.

                              O problema da PSA permitiu que a Citroën de há uns 10 aninhos a esta parte começar uma revolução que a tornou mais atractiva que a Peugeot, nunca esquecendo valores e transmitindo valores dos tempos áureos da Double Chevron. Coisa que ninguém esperava.

                              De qualquer das formas, e mesmo partilhando muita coisa, as marcas sempre se distinguiram devido a pequenos pormenores que não estão à vista do público.

                              E não se esqueçam, a Citroën sempre cobriu as propostas mais baratas como as mais caras (2 CV e DS, por exemplo).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                Essa sempre foi uma grande bandeira da citroen mas a questão é que só a suspensão não faz um carro. Nesse ponto podem ganhar, mas perdem em tudo o resto (qualidade de materiais/acabamentos, comportamento/chassis, etc).
                                Os CX e XM estavam acima dos Peugeots e mesmo agora o C6.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                  Essa sempre foi uma grande bandeira da citroen mas a questão é que só a suspensão não faz um carro. Nesse ponto podem ganhar, mas perdem em tudo o resto (qualidade de materiais/acabamentos, comportamento/chassis, etc).
                                  Materiais e acabamentos são iguais em ambos senão mesmo melhores nos Citroën. Essa teoria que os Citroën são mais fraquinhos é quase sempre originada por desconhecimento de causa. Reconhece-se sim, que os modelos da Citroën em meados dos anos 80 estavam aquém da média mas os Peugeot também não são mais famosos. Esta última ganhava sobretudo nas gamas superiores, com os 504/505 e 604.

                                  Chassis idênticos mas com afinações ligeiramente diferentes produzem sentimentos diferentes. Um Citroën exige-se mais filtrado, dada a imagem que se tem da marca. Mas não os faz ficar atrás dos "primos" da Peugeot...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                    Os CX e XM estavam acima dos Peugeots e mesmo agora o C6.
                                    O C6 é um aparte. Para já, é um projecto antigo. Em segundo lugar, não tem rival na Peugeot porque é o único seg. E da PSA. Se se comparar com o 607, a comparação continua a ser injusta, uma vez que este último é um projecto muito mais antigo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      Materiais e acabamentos são iguais em ambos senão mesmo melhores nos Citroën. Essa teoria que os Citroën são mais fraquinhos é quase sempre originada por desconhecimento de causa. Reconhece-se sim, que os modelos da Citroën em meados dos anos 80 estavam aquém da média mas os Peugeot também não são mais famosos. Esta última ganhava sobretudo nas gamas superiores, com os 504/505 e 604.

                                      Chassis idênticos mas com afinações ligeiramente diferentes produzem sentimentos diferentes. Um Citroën exige-se mais filtrado, dada a imagem que se tem da marca. Mas não os faz ficar atrás dos "primos" da Peugeot...
                                      Ainda hoje em dia eu entro num pug e num citro e vejo as diferenças de materiais/acabamento. Então na Renault ainda é mais evidente (para baixo)...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não vejo um Peugeot 307 ao nível de um Citroën C4 Mk1 "Exclusive".
                                        O Citroën C5 é uma das referencias do segmento, dentro das marcas "generalistas", assim como os seus antecessores (bem visto gtabarth)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Estas marcas Citroen e Peugeot deveriam era desenvolver carros simples , funcionais e baratos. Andar a apostar em qualidade que nao vende que depois chega a preços muito perto da BMW , Audi e Mercedes nao me parece que seja este o caminho . Peugeot a competir com o trio alemao parece-me uma batalha perdida mas os franceses tem manias que ninguem entende. A unica coisa acertada que a Citroen lançou nestes ultimos anos foi o Citroen C- Elysee que oferece espaço/simplicidade com um preço baixo . Agora lançar DS5 e DS4 a preços das marcas premium isso so da prejuizo. O cliente PSA/Citroen quer um carro muito mais barato que os concorrentes premium. Um 308 hdi 112cv a custar 26000 eur e um BMW116d 28000 eur nao me parece que a Peugeot se va safar..........

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que o grupo PSA precisa é de uma marca low cost como a Dacia para se adaptar à nova realidade europeia.

                                            "A Dacia é também a marca que conheceu, desde o seu lançamento, o maior crescimento na Europa, com vendas anuais multiplicadas por 8 entre 2005 e 2011."

                                            Bem me parecia que a Peugeot andava a vender pópós caros demais.

                                            Comentário


                                              #23
                                              isto é apenas conversa para desviar a atenção dos gigantescos prejuizos e de mais uma ajuda estatal francesa.

                                              más decisões ao longo de anos dão nisto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pessoalmente sempre me pareceu que a Peugeot e Citroen estão ao mesmo nível. Já a Renault sempre achei uns furos abaixo principalmente ao nível dos interiores.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                  isto é apenas conversa para desviar a atenção dos gigantescos prejuizos e de mais uma ajuda estatal francesa.

                                                  más decisões ao longo de anos dão nisto.
                                                  o estado francês sempre deu a mãozinha Às empresas francesas e de que maneira, até em áreas insuspeitas como o publicidade no Grupo Publicis

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Futuro da PSA: Peugeot mais premium, Citroën como generalista - Tem lógica?


                                                    Este riu-se...



                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                      O C6 é um aparte. Para já, é um projecto antigo. Em segundo lugar, não tem rival na Peugeot porque é o único seg. E da PSA. Se se comparar com o 607, a comparação continua a ser injusta, uma vez que este último é um projecto muito mais antigo.
                                                      Logo verificas o que escrevi no meu 1º post, que os grandes Hidropneumáticos Citröen estavam acima dos Peugeots.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                        o estado francês sempre deu a mãozinha Às empresas francesas e de que maneira, até em áreas insuspeitas como o publicidade no Grupo Publicis
                                                        em tudo, tudo o que mexa

                                                        aços, carros, electrónica, energia, lixos etc etc etc

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          o engraçado disto tudo, é que a Renault onde o estado tem 15%, tem lucro e vende menos que a PSA na europa

                                                          o que distingue uma boa duma má gestão, e das decisões que se tomaram nos últimos anos.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                            Logo verificas o que escrevi no meu 1º post, que os grandes Hidropneumáticos Citröen estavam acima dos Peugeots.
                                                            Em conforto e inovação. E o resto?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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