Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Médios que incomodam

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Médios que incomodam

    Bons dias!

    Eu já conduzo há uns anos mas agora, que conduzo com mais frequência, tenho reparado num fenómeno que me incomoda um bocado. Cada vez apanho mais e mais automóveis que, ao surgirem à minha retaguarda, vêem com os médios mas que me encandeiam quase como se fossem máximos. Isto é normal? São as lâmpadas que estão subidas, têm intensidade a mais ou ambas?

    Só eu é que reparo nisto? :P

    #2
    Sim, infelizmente tem sido um flagelo para quem conduz à noite (eu incluido) é o que dá usar Xenon em ópticas abertas.

    Comentário


      #3
      Também noto o mesmo pois tenho conduzido bastante à noite.

      Alguns é por estarem mal regulados, quando tiverem de ir à IPO isso acaba por se resolver (o pior é até lá); há dias vi um que tinha a esquerda muito levantada, presumo que tenha trocado a lâmpada e não tenha ficado fixa como deve ser, já me aconteceu.

      Se vires que o tom é azul, o problema deve ser outro, xénon aftermarket.

      Comentário


        #4
        Nem de propósito...

        Ainda para mais tenho andado num corsa em que os espelhos amplificam esta questão.

        Não é só xenon after market, há mesmo muito pessoal com faróis mal regulados


        Cump.

        Comentário


          #5
          Eu por acaso reparava mais quando comecei a conduzir, agora só se estiver catastroficamente mal regulado é que me faz impressão.
          E já conduzi SÓ de noite, dezenas de quilómetros a fio entre Braga e as imediações do Porto.

          Comentário


            #6
            só agora reparaste? ia isso todos os dias quando andava de noite, agora quase só dia que até me esqueço. a maior parte deles é xénon em óticas não preparadas para o efeito ou "kits de xénon falso", como eu costumo chamar.

            Comentário


              #7
              Curioso, falar-se aqui do Xenon aftermarket (contra o qual eu sou contra), mas mais curioso é experiência que tenho de um familiar:

              - Quando tinha uma viatura com Xénon de origem e com todos os requisitos, estava sempre a levar flashadas dos carros que vinha de frente (e insultos) e provocações dos que iam à frente.
              Chegou a ir diversas vezes à marca reclamar e mesmo atestando que tudo estava em ordem e legal, chegaram mesmo a regular os faróis a martelo, pra baixar o feixe....e....nada.

              - Agora que tem um carro sem Xénon de série (nem a marca o propõe como opcional), colocou umas lâmpadas de Xénon (pois diz que se habituou de tal maneira à tonalidade, que não quer outra coisa), não fez mais nenhuma alteração (regulação autom, lava-faróis, etc) e agora não incomoda ninguém.

              Por acaso sou testemunha, pois conduzi diversas vezes à frente destes dois veículos e a realidade é que os originais encandeavam, nem que fosse por fracções, conforme a trepidação da estrada, e estes, não incomodam absolutamente nada e iluminam muito bem.

              Comentário


                #8
                Infelizmente, os Srs das autoridades, estão mais atentos ao controle de velocidade, do que à praga do xenon, instalado em parábolas normais.

                Comentário


                  #9
                  Realmente é algo que incomoda, o chamado xénon dos chineses Parece que é moda, o pior é que "cega" mesmo, mas as autoridades não se importam.
                  Costumo mandar uns flashes quando apanho "cromos" desse género. Quando as coisas são bem feitas e não há riscos para os restantes condutores, nada contra.

                  Comentário


                    #10
                    Também reparo na má regulação dos faróis, quer seja normal ou xenon há sempre farois mal regulados.

                    Comentário


                      #11
                      E não se esqueçam dos faróis de nevoeiro ligados.. principalmente quando chove e faz espelho na estrada!
                      É só inteligencias nas nossas estradas.. isto para não falar das centenas que andam sem carta, mas isso é outra história!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                        E não se esqueçam dos faróis de nevoeiro ligados.. principalmente quando chove e faz espelho na estrada!
                        É só inteligencias nas nossas estradas.. isto para não falar das centenas que andam sem carta, mas isso é outra história!
                        Melhor que isso são os imbecis que conduzem com mínimos e faróis de nevoeiro à noite.

                        Comentário


                          #13
                          Xenon aftermarket sem regulação automatica devia dar direito a uma multa bem pesada ... Pode colocar muita gente em perigo na estrada ... As pessoas que conduzem com essa porcaria deviam ter consciência do que estão a fazer.

                          Comentário


                            #14
                            Fico satisfeito por saber que concordam. É que eu agora comecei a ter de conduzir de noite todos os dias e é horrível. Ofusca os olhos, é perigoso, irrita só por estarem irregulares e é desconfortável porque o habitáculo fica cheio de luz que até vejo os meus reflexos todos nos vidros.

                            Também me incomoda que a policia continue a ignorar luzes mal reguladas e já agora os escapes com emissões negras escandalosas!

                            Comentário


                              #15
                              De facto esses xenon aftermarket são uma praga mas a culpa nem é do material é de quem compra erradamente a versão e instala, é a ignorância total infelizmente.

                              Lá está, se estas coisas fossem devidamente reguladas e criassem forma de inspeccionar e aprovar nada disto acontecia. Preferem não regulamentar e não proibir de vender mas depois a policia ou não faz nada ou então multa conforme os conhecimentos mecânicos dos agentes.

                              É este limbo tão característico da nossa sociedade. Depois a solução é não permitir nada ou então permitir mas com aprovação X, Y e Z e umas centenas de euros.

                              É o que está.

                              Comentário


                                #16
                                Até parece que só o "chinon" é que provoca incandeamento...

                                Comentário


                                  #17
                                  Por falar nisso ontem lá apanhei um cromo que tinha umas lâmpadas que mais branco e forte que aquilo não existia, pareciam 2 holofotes...
                                  Lá lhe dei um sinal de máximos no inicio da recta, foi muito amável e trocou para máximos fazendo a recta inteira a máximos.
                                  Deu me vontade de ir atrás do carro e cumprimenta-lo(a) pela simpatia.
                                  Lembrei-me logo disto...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um espelho retrovisor anti encadeamento faz milagres nessas situações. É daquelas coisas que dá mesmo jeito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Conduzo muito à noite, e sinceramente o xenon dos chineses é o que menos me incomoda. É relativamente raro.

                                      O problema maior são as pessoas com faroís mal regulados.

                                      Além disso, o xenon de origem também me afecta um pouco, apesar das regulações automáticas, o facto é que as luzes xenon incandeiam mais que as normais.

                                      Também tenho reparado, não sei se coincidência ou não, que as luzes das carrinhas de mercadorias, especialmente do grupo PSA, me têm muitas vezes incomodado bastante, parecendo que estão muito altas e são muito fortes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                        Nem de propósito...

                                        Ainda para mais tenho andado num corsa em que os espelhos amplificam esta questão.

                                        Não é só xenon after market, há mesmo muito pessoal com faróis mal regulados


                                        Cump.
                                        Há é pessoal coma cabeça mal regulada. Como dizes e bem, é o xenon pirata, é os farois mal regulados, é o trazerem o carro carregado mas não mexerem no botão que regula os faróis, quando este existe claro, é o fumo negro e a falta de manutenção e os gajos de trás que levem com cheiro a óleo de 90 mil KM e motor podre, é pneus carecas, é passarem nas IPO neste estado, enfim, muitos desses condutores são uns autênticos atrasados mentais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                          Xenon aftermarket sem regulação automatica devia dar direito a uma multa bem pesada ... Pode colocar muita gente em perigo na estrada ... As pessoas que conduzem com essa porcaria deviam ter consciência do que estão a fazer.
                                          E dá direito a multa...inclusive ordem de nova inspecção caso a actual esteja com folha verde.

                                          Mas vês algum policia a multá-los ? Eu não...infelizmente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Este tópico retrata a minha vida durante a condução nocturna.
                                            É xénon de origem, aftermarket, faróis mal regulados, faróis de nevoeiro ligados sem necessidade, é tudo.

                                            Quando vou mais chateado ou mal disposto, levam com flashadas de máximos, principalmente os songamongas com faróis de nevoeiro ligados.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Há pessoal que quando carrega o carro, mesmo que só com passageiros, não se dá ao trabalho de regular as luzes.......accionar o botãozinho é uma tarefa muito árdua.....depois há os xénon......para quem conduz é óptimo, para quem vem em sentido contrário são uma bosta.....nunca colocaria xénon num carro por isso mesmo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                Um espelho retrovisor anti encadeamento faz milagres nessas situações. É daquelas coisas que dá mesmo jeito.
                                                Por acaso gosto mais dos que têm a regulação manual para posição nocturna!
                                                Editado pela última vez por luissousa6; 17 February 2013, 00:44.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Por acaso é um problema que me tem afectado ultimamente. O pessoal anda com os faróis virados para o céu e com o xénon comprado nos chineses e depois os outros é que são afectados. Essa do xénon irrita-me bastante aquela porcaria quando nos cruzamos com ela encandeia mesmo é um perigo e devia ser proibido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por roberts Ver Post
                                                    Realmente é algo que incomoda, o chamado xénon dos chineses Parece que é moda, o pior é que "cega" mesmo, mas as autoridades não se importam.
                                                    Costumo mandar uns flashes quando apanho "cromos" desse género. Quando as coisas são bem feitas e não há riscos para os restantes condutores, nada contra.
                                                    É o Chénon .

                                                    Por acaso é uma situação que a mim me incomoda imenso, fico cego e mesmo depois do carro passar ainda estou um tempo sem ver... E depois já repararam que essas luzes azuladas não iluminam absolutamente nada?? Vejam estas duas fotos:

                                                    Os Xénon de origem são mais "brancos" que muitos desses aftermarket, o motivo pelo qual são mais brancos é porque se aproximam mais da luminosidade perfeita (o que faz deles serem mais caros também), que é o Sol, as lâmpadas de halogéneo ficam abaixo da luminosidade do Sol mas o Xénon já fica acima, e quanto mais azul, mais distante está, reduzindo assim o contraste dos objectos. Mais Kelvin não significa melhor visibilidade!!!

                                                    Mas adiante, se esses indivíduos gostam de andar a ver bem sem se preocuparem se incomodam ou cegam os outros, eu faço o mesmo, ligo os máximos!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O encadeamento pelos faróis de médios é actualmente das coisas que mais me irritam e incomodam na estrada. Por ser sensível à luz, facilmente detecto faróis a encadear-me. Como já referiram, são várias as causas.


                                                      - Xenon de origem: por mais eficiente que seja todo o sistema, lâmpadas, ópticas e regulação automática, existem várias situações onde se nota encandeamento. Em estradas inclinadas, ao passar em lombas, em curvas, entre outros.


                                                      - Xenon aftermarket: simplesmente encandeia sempre, em qualquer situação. Os idiotas que montam os kits, principalmente em ópticas abertas, ainda não perceberam que metade da luz é dispersa para a frente e para os lados, incomodando gravemente os outros condutores. Não percebo porque não há fiscalização desta alteração ilegal, presente em cada vez mais veículos.


                                                      - Regulação incorrecta: creio que é possível em todos os modelos (pelo menos com halogéneo) a regulação manual em altura das ópticas, utilizando apenas uma chave. O objectivo é igualar a luz emitida por cada óptica, e limitar o seu alcance até cerca de 30 metros. Além disto, é possível regular os faróis numa máquina, presente em casas de pneus por exemplo.


                                                      - Falta de regulação em altura: desde há uma década pelo menos, todos os veículos tem no interior um botão/roda para regular a altura dos faróis. O objectivo é baixá-los sempre que existam passageiros e/ou carga na traseira do veículo. No entanto, parece-me que muitos condutores desconhecem tal funcionalidade, ou esquecem-se de a utilizar.


                                                      A juntar a isto, a maioria dos condutores não utiliza devidamente os mínimos. Sempre que se pára o carro, para entrada/saida de passageiros, cargas/descargas, entre outros motivos, deve mudar-se os médios para mínimos. Se o veículo não está em circulação, deve sinalizar-se como tal, desta forma certamente não se incomoda os outros com luz desnecessária.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                                        - Xenon de origem: por mais eficiente que seja todo o sistema, lâmpadas, ópticas e regulação automática, existem várias situações onde se nota encandeamento. Em estradas inclinadas, ao passar em lombas, em curvas, entre outros.


                                                        Não é bem isso...

                                                        Os faróis de xenon (originais, bem feitos, bem alinhados), não encandeiam, mas fazem mais "força nos olhos", não pela potência luminosa, mas pela temperatura do balanço de brancos.

                                                        Os xenon costuma vir equilibrado para os 6500K a 8000K (temperatura da luz do Sol é 6500K, outras estrelas, é diferente, dependendo da temperatura na estrela, daí usar-se uma unidade de temperatura: Kelvin), face aos de halogénio que vêm para os 3500K a 4000K, a temperatura de luz de uma vela é de á volta de 3000K, 3300K.

                                                        Uma temperatura significa que se pegarmos num prisma, e dividirmos a luz de uns faróis de halogénio em três feixes (vermelho, verde e azul), o feixe azul será menos potente, seguido do verde, e o vermelho será mais potente. No Xenon, é ao contrário.

                                                        A visão humana tem mais percepção das cores frias, "activa mais os olhos".

                                                        Se forem a ver, a luz mais incomodativa se tiverem a sair da cama a meio da noite, é mesmo se ligarem luzes fluorescentes da cozinha (o standard é 6500K), mas no quarto, não custa tanto. As da casa de banho custam... porque as WC's costumam estar muito bem iluminadas (e com lâmpadas de halogénio que atingem rapidamente a potência máxima), e têm os azulejos a reflectirem a luz por todo o lado...

                                                        Se forem a ver, todas as luzes de aviso, luzes de presença nocturnas, devem ser vermelhas. Porque as luzes vermelhas podem ter boa potência, serem facilmente visíveis, sem cegar ninguém.






                                                        Portanto esse caso do senho que era incomodado quando tinha xenon, ora, eu também era incomodado em 2005, eram poucos os carros que tinham xénon, hoje em dia, já é muito mais normal

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          apanho varias vezes carros com xenon de origem que por qq motivo incandeiam principalmente audis,bmw e opel não sei o porque disso acontecer não sei se é a lente que amplia demais ou é alguma ma regulacão ,e em lombas tambem se nota bem

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mas será que o xenon é assim tão necessário ?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X