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POWER BOX. Tens? Satisfeito?

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    POWER BOX. Tens? Satisfeito?

    Boas pessoal,

    abri este tópico para que possamos opinar sobre as power box.

    Grau de satisfação, consumos, prestações do carro, advertências, problemas originados por elas...

    Eu conheço estas: http://www.racechip.de/lp/pt/pro2 E vocês, quais conhecem ou teem?

    Postem as vossa opiniões e sugestões.

    Vamos a isso ;)
    Editado pela última vez por Jagg; 19 February 2013, 13:17.

    #2
    Originalmente Colocado por Jagg Ver Post
    Boas pessoal,

    abri este tópico para que possamos opinar sobre as power box.

    Grau de satisfação, consumos, prestações do carro, advertências, problemas originados por elas...

    Eu conheço estas: RaceChip® Chiptuning | RaceChip® Pro 2

    Postem as vossa opiniões e sugestões.

    Vamos a isso ;)
    Para mim não há como uma reprogramação, onde se mexe (por quem sabe) nos valores do carro: tempos de abertura, pressão do turbo, corte etc... muitas vezes em carros da mesma marca, do mesmo modelo e até do mesmo ano, os mapas na centralina, têm diferenças, logo a reprogramação, é uma "coisa" única e especifica.

    Uma power box, normalmente, serve para varios carros, desde que a ficha de ligação seja igual. Certos parametros, não se consegue alterar com a power box... a única vantagem que encontro, é na altura de vender o carro, de levar à marca para fazer a revisão ou IPO, a facilidade com que se retira.

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      #3
      Uma power box barata que faz 80 ou 90% daquilo que faz uma repro por uma fracção do custo: sim.

      Uma power box dessas que custa o mesmo que uma repro: não.

      Acho que uma power box é mais útil para um trabalho DIY, pode-se fazer com uns conhecimentos de electrónica e programação e instalar em qualquer carro com poucas modificações, enquanto para a reprogramação é preciso ter software (muito caro de adquirir legitimamente e difícil de arranjar "por fora") e muitas vezes hardware específico para a marca/modelo.
      Editado pela última vez por SRLA; 19 February 2013, 13:19.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Jagg Ver Post
        Boas pessoal,

        abri este tópico para que possamos opinar sobre as power box.

        Grau de satisfação, consumos, prestações do carro, advertências, problemas originados por elas...

        Eu conheço estas: RaceChip® Chiptuning | RaceChip® Pro 2 E vocês, quais conhecem ou teem?

        Postem as vossa opiniões e sugestões.

        Vamos a isso ;)
        conheces porque tens no carro? conta mais!

        Comentário


          #5
          desconheço totalmente o trabalho feito por uma power box! Dado a publicidade que lhes fazem despertou-me curiosidade.
          Será mesmo assim? (poupança, potência, perfomances)

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            #6
            A powerbox é basicamente a mesma coisa que uma reprogramação, excepto que não é.
            Eu sei que é um comentário redundante mas é isto mesmo. A powerbox mexe em parâmetros pouco específicos e que podem ser adaptados a quase todos os automóveis com turbo-compressores sem necessidade de afinações extensivas, dyno runs e para donos que não pretendam espremer todo o sumo possível e muito menos bater recordes de 1/4 milha.

            Comentário


              #7
              O problema é que a power box não mexe mesmo nos parâmetros, simplesmente "engana" a unidade de controlo de forma a aumentar a potência. Por exemplo a power box mais usual é um simples circuito que fica entre a unidade e os injectores, entra o sinal normal na box e para os injectores sai um sinal de maior período (os injectores ficam mais tempo abertos). Outras (daquelas baratuchas do ebay) são uma simples resistência no sinal de pressão/massa de ar que faz com que a unidade leia uma quantidade de ar superior à real e assim enriqueça a mistura.

              Isto funciona para pequenas modificações porque não dá a flexibilidade de uma reprogramação, e não sei até que ponto nos motores mais recentes que fazem mil e uma verificações redundantes precisamente para impedir modificações (já para não falar nos Diesel com pré e pós injecções). É claro que em teoria é sempre possível fazer uma box mais complexa, que lê e manipula mais sinais, mas a dada altura o custo da box já é o custo de uma reprogramação e não compensa (que será o caso das box xpto desse site).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                O problema é que a power box não mexe mesmo nos parâmetros, simplesmente "engana" a unidade de controlo de forma a aumentar a potência. Por exemplo a power box mais usual é um simples circuito que fica entre a unidade e os injectores, entra o sinal normal na box e para os injectores sai um sinal de maior período (os injectores ficam mais tempo abertos). Outras (daquelas baratuchas do ebay) são uma simples resistência no sinal de pressão/massa de ar que faz com que a unidade leia uma quantidade de ar superior à real e assim enriqueça a mistura.

                Isto funciona para pequenas modificações porque não dá a flexibilidade de uma reprogramação, e não sei até que ponto nos motores mais recentes que fazem mil e uma verificações redundantes precisamente para impedir modificações (já para não falar nos Diesel com pré e pós injecções). É claro que em teoria é sempre possível fazer uma box mais complexa, que lê e manipula mais sinais, mas a dada altura o custo da box já é o custo de uma reprogramação e não compensa (que será o caso das box xpto desse site).
                Não me parece que as powerboxes, por exemplo, no site indicado pelo autor do tópico (estamos a falar de uma powerbox de 400€, a mais cara) apenas sirvam para enganar a ECU.
                Provavelmente sobrepõe-se ao mapa original enquanto activa e daí alterar certos parâmetros.
                Em relação ao resto, estou de acordo. Aliás até tenho conhecimento de quem tenha feito essa "powerbox" rudimentar em casa.

                EDIT: Estive agora a tentar decifrar algum Alemão e reparei que aquelas powerboxes são mesmo "pequenas ECU" já que detêm memória e um CPU portanto acredito mesmo que se sobreponham ou manipulem os dados que saem da ECU original para o motor.
                Editado pela última vez por Nbz; 19 February 2013, 14:02.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                  EDIT: Estive agora a tentar decifrar algum Alemão e reparei que aquelas powerboxes são mesmo "pequenas ECU" já que detêm memória e um CPU portanto acredito mesmo que se sobreponham ou manipulem os dados que saem da ECU original para o motor.
                  Exactamente, e era aí que queria chegar. No limite até podes comprar uma ECU completa aftermarket, programar aquilo como bem entenderes em casa e não precisas da original para nada. O problema é o custo!

                  Por 400€ ou pouco mais já fazes uma repro.

                  Comentário


                    #10
                    Interessante é como o preço sobre para o dobro para ganharmos valores percentuais residuais. Estamos a falar na ordem do 1% (incremento de 1 ou 2 cavalos)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                      Interessante é como o preço sobre para o dobro para ganharmos valores percentuais residuais. Estamos a falar na ordem do 1% (incremento de 1 ou 2 cavalos)
                      Os parâmetros a mais que as mais avançadas controlam e as correcções mais sofisticadas que fazem já são o "fine tune". 90% dos ganhos de performance vêm do simples aumento de pressão de sobrealimentação e aumento do combustível injectado.

                      Comentário


                        #12
                        Uma repro, bem feita, é sempre uma repro mas como tudo na vida tem as suas desvantagens, como na hora de vender o carro ou se este ainda estiver na garantia...

                        Penso que o grande objectivo de quem aplica este tipo de box não é o ganho de potência será sim reduzir o gasto de combustivel.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jagg Ver Post
                          Uma repro, bem feita, é sempre uma repro mas como tudo na vida tem as suas desvantagens, como na hora de vender o carro ou se este ainda estiver na garantia...

                          Penso que o grande objectivo de quem aplica este tipo de box não é o ganho de potência será sim reduzir o gasto de combustivel.
                          Só ganhas autonomia aumentando a potência e binário.
                          As reprogramações têm exactamente o mesmo objectivo. Depois há quem as use para bater tempos de quarto de milha.

                          Comentário


                            #14
                            To a pensar colocar uma num dos meus carros para "experimentar" e depois do resultado meter no outro.

                            Qual a melhor?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jagg Ver Post
                              To a pensar colocar uma num dos meus carros para "experimentar" e depois do resultado meter no outro.

                              Qual a melhor?
                              Escolhe um modelo e vê as especificações.
                              Há powerbox's para todos os bolsos com desempenhos de acordo.

                              Comentário


                                #16
                                Em 98 pus uma coisa dessas num ibiza gttdi de 97 vendida na seat do Restelo.

                                Ao fim de uns meses a caixa de velocidades deu de si, acabou por não me dar grandes despesas, tirei a power box e nunca mais tive problemas.

                                Mas isto no século passado, acredito que hoje em dia estejam mais evoluídas.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jagg Ver Post
                                  Penso que o grande objectivo de quem aplica este tipo de box não é o ganho de potência será sim reduzir o gasto de combustivel.
                                  Esta afirmação, comum entre os defensores de repros e outros que tais, é sempre de partir o coco a rir.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    Esta afirmação, comum entre os defensores de repros e outros que tais, é sempre de partir o coco a rir.
                                    Até pode ser real, o andar mais e gastar mais é que não.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                      Até pode ser real, o andar mais e gastar mais é que não.
                                      Portanto, as marcas que gastam milhões a projectar os motores, os sistemas de injecção e tudo mais, e que têm de cumprir requisitos de emissões, fazem pior que o reprogramador do bairro....que a única coisa que faz é aumentar o débito do combustível. Está certo...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Jagg Ver Post
                                        Uma repro, bem feita, é sempre uma repro mas como tudo na vida tem as suas desvantagens, como na hora de vender o carro ou se este ainda estiver na garantia...

                                        Penso que o grande objectivo de quem aplica este tipo de box não é o ganho de potência será sim reduzir o gasto de combustivel.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          Portanto, as marcas que gastam milhões a projectar os motores, os sistemas de injecção e tudo mais, e que têm de cumprir requisitos de emissões, fazem pior que o reprogramador do bairro....que a única coisa que faz é aumentar o débito do combustível. Está certo...
                                          Não esquecer que as marcas têm que cumprir normas de emissões e manter a fiabilidade/durabilidade, o chiptuner não.

                                          Há motores que podiam ser mais eficientes se não fossem, por exemplo, as limitações de emissões de NOx (mistura mais pobre). Aliás lembro-me de ver um estudo a constatar que a eficiência dos Diesel rodoviários - que vinha a aumentar ano a ano - teve uma quebra quando entraram as últimas normas anti-poluição. E depois há a zona de utilização do motor, a situação a que a esmagadora maioria dos relatos de redução de consumos se refere é quando pegam num motor fraquito em baixas, aumentam substancialmente o binário nesses regimes e assim o condutor onde antes passava em 3ª agora pode passar em 4ª.

                                          Mas é verdade que a teoria da repro para os consumos é uma tanga, de certeza que quem fizesse repros só para consumos, sem diferença na performance, ia num instante à falência Isso é um bónus, a cereja no topo do bolo, não acontece com todos e mesmo quando acontece não é nenhuma diferença abismal.
                                          Editado pela última vez por SRLA; 20 February 2013, 10:36.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Esta afirmação, comum entre os defensores de repros e outros que tais, é sempre de partir o coco a rir.
                                            Para rir é pessoas que escrevem não sabendo do que estão a falar

                                            Eu já trabalhei no ramo automóvel e, trabalhei com repros e power box. Tinhamos alguns clientes, que só se preocupavam, na redução de consumo.

                                            Até posso dar um exemplo: num Opel astra GTC de 15o cv, no computador de bordo com e sem power box, fazia diferença de 1 litro (condução em cidade). Claro esta que andar a fundo, aumentava... mas a emoção era outra (era outro carro) e então com o botão sport ligado

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                              Em 98 pus uma coisa dessas num ibiza gttdi de 97 vendida na seat do Restelo.

                                              Ao fim de uns meses a caixa de velocidades deu de si, acabou por não me dar grandes despesas, tirei a power box e nunca mais tive problemas.

                                              Mas isto no século passado, acredito que hoje em dia estejam mais evoluídas.

                                              Quando trabalhei no ramo automóvel, também por lá apareciam "artistas" que julgavam que uma box ou repro, ia reparar os problemas do carro. A tua caixa já tinha problemas, com alguns "abusos" cedeu, tão simples como isto. O fiat punto gt, com repro, derretia logo a embraiagem, houve casos do carro ficar logo no banco de ensaios. Tinha de ser trocada pela marca xpto (não me lembro qual) e por ali não dava + problemas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                power box não conheço.
                                                Mas chip, o meu irmão teve um tigra que trazia um chip da centralina modificado.
                                                Foi instalado pelo anterior dono.
                                                Andava um pouco mais e bebia tambem mais um pouco que os outros, mas nada por aí alem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                  Não esquecer que as marcas têm que cumprir normas de emissões e manter a fiabilidade/durabilidade, o chiptuner não.

                                                  Há motores que podiam ser mais eficientes se não fossem, por exemplo, as limitações de emissões de NOx (mistura mais pobre). Aliás lembro-me de ver um estudo a constatar que a eficiência dos Diesel rodoviários - que vinha a aumentar ano a ano - teve uma quebra quando entraram as últimas normas anti-poluição. E depois há a zona de utilização do motor, a situação a que a esmagadora maioria dos relatos de redução de consumos se refere é quando pegam num motor fraquito em baixas, aumentam substancialmente o binário nesses regimes e assim o condutor onde antes passava em 3ª agora pode passar em 4ª.
                                                  Teve uma quebra com as normas...e onde é que o novo mapeamento vai resolver essa baixa de rendimento? Ela é provocada pela introdução de novos componentes, EGR, filtros de partículas, e outros parecidos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                                                    Para rir é pessoas que escrevem não sabendo do que estão a falar

                                                    Eu já trabalhei no ramo automóvel e, trabalhei com repros e power box. Tinhamos alguns clientes, que só se preocupavam, na redução de consumo.

                                                    Até posso dar um exemplo: num Opel astra GTC de 15o cv, no computador de bordo com e sem power box, fazia diferença de 1 litro (condução em cidade). Claro esta que andar a fundo, aumentava... mas a emoção era outra (era outro carro) e então com o botão sport ligado
                                                    O computador de bordo está programado para as definições de marca...com reprogramação, os valores ficam completamente errados, porque os dados do CB não foram modificados. Mas tu, com tanto conhecimento no ramo, sabes isto certamente?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      O computador de bordo está programado para as definições de marca...com reprogramação, os valores ficam completamente errados, porque os dados do CB não foram modificados. Mas tu, com tanto conhecimento no ramo, sabes isto certamente?
                                                      Os valores do CB ficam errados se os mapa de injecção não ficarem devidamente calibrados.

                                                      A abertura dos injectores é definida em micro-segundos mas a informação que o CB recebe é em miligramas, ou seja, para aumentar o debito de combustivel é necessário aumentar o tempo de abertura dos injectores, mas temos de "avisar" a ECU que esse tempo de abertura equivale a "X mg" e não a "y mg" como antes programado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Teve uma quebra com as normas...e onde é que o novo mapeamento vai resolver essa baixa de rendimento? Ela é provocada pela introdução de novos componentes, EGR, filtros de partículas, e outros parecidos...
                                                        EGR pode ser fechada, por exemplo. E não é só pelos componentes, como referi os Diesel hoje em dia não podem funcionar tão pobres quanto querem por causa das emissões de NOx.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
                                                          Para rir é pessoas que escrevem não sabendo do que estão a falar

                                                          Eu já trabalhei no ramo automóvel e, trabalhei com repros e power box. Tinhamos alguns clientes, que só se preocupavam, na redução de consumo.

                                                          Até posso dar um exemplo: num Opel astra GTC de 15o cv, no computador de bordo com e sem power box, fazia diferença de 1 litro (condução em cidade). Claro esta que andar a fundo, aumentava... mas a emoção era outra (era outro carro) e então com o botão sport ligado
                                                          Pensei que milagres era só lá para os lados de Fátima...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tenho uma powerbox no Laguna III 2.0 dCi. Passou (supostamente) de 150 para 170cv, e de 340 para 380Nm.

                                                            Não notei grande diferença no coice ou força do carro, notei sim que usa menos a caixa (é Auto), e tem melhores retomas de velocidade.

                                                            Quantos aos consumos gasta talvez menos 0,5l... não mais que isso.

                                                            Custou 170€ numa casa em Matosinhos.

                                                            Comentário

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