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Ajuda Ford Focus 1.8 TDDI 90 cv

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    Ajuda Ford Focus 1.8 TDDI 90 cv

    Bons dias,

    Gostava de ter a vossa opinião/experiência sobre um problema que tenho vindo a ter ... comprei um ford focus 1.8 tddi com cerca de 180 000 km. O carro nos últimos tempos segundo o antigo dono andava pouco e maioritariamente em circuito urbano. Acontece que o meu percurso diário são cerca de 100 km sempre em auto-estrada e sempre que vou a uma velocidade de 130 km começa-me a piscar a luz do óleo de forma intermitente e chega inclusive a ficar acessa durante alguns segundos até reduzir a velocidade ou colocar a viatura em ponto morto.
    Falei com o meu mecanico e ele diz que é a bomba de oleo ( e que o custo de reparação não compensa), entretanto tenho lido alguns artigos na net com a experiencia de outros utilizadores e alguns dizem que substituiram a válvula de pressão de óleo.
    Será que vale a pena no meu caso também fazer esta substituição? É um trabalho que necessita abrir o motor e afins?

    Obrigado

    #2
    só para ir para cima o post

    Comentário


      #3
      gostei do teu 2º Post Só vim aqui para puxá-lo um pouco mais para cima para ver se alguém entendido no carro te ajuda!! Infelizmente não conheço a mecânica desse carro e não te posso ajudar!

      Comentário


        #4
        Também já li sobre avaria do sensor/válvula da pressão do óleo.

        Sendo que no caso de não estar a funcionar correctamente, por volta das 2500 a 3000RPM, só tem uns 0,5 Bar de pressão, quando deveria ter uns 2 Bar (se memória não me falha).

        Mas tenta eventualmente, passar num dos fóruns a seguir:

        Forum FordPT - Índice

        • Índice
        Editado pela última vez por nto; 22 February 2013, 16:18. Razão: Correcção ortográfica

        Comentário


          #5
          Eu diria que é o sensor de pressão.

          Se fosse mesmo a bomba de óleo possivelmente já tinhas era o motor agarrado.

          Interruptor de pressão do óleo são aprox 10€ (é isto que funciona como sensor de pressão?)
          Interruptor de pressão do óleo FAE - 12610 para o seu automóvel preços mais baixos - Compartimento do motor - Lubrificação - Interruptor de pressão do óleo - Interruptor de pressão do óleo - 12610

          Se tiveres mesmo que mudar a bomba e não tens medo de meter mãos à obra:
          How to Replace an Oil Pump in a Ford Focus | eHow.com

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
            Eu diria que é o sensor de pressão.

            Se fosse mesmo a bomba de óleo possivelmente já tinhas era o motor agarrado.

            Interruptor de pressão do óleo são aprox 10€ (é isto que funciona como sensor de pressão?)
            Interruptor de pressão do óleo FAE - 12610 para o seu automóvel preços mais baixos - Compartimento do motor - Lubrificação - Interruptor de pressão do óleo - Interruptor de pressão do óleo - 12610

            Se tiveres mesmo que mudar a bomba e não tens medo de meter mãos à obra:
            How to Replace an Oil Pump in a Ford Focus | eHow.com

            Bem, vens corroborar o que já tinha referido.

            Sinceramente começaria pelo sensor, sem sombra de dúvidas.

            Comentário


              #7
              Obrigado a todos pela ajuda!
              Vou começar por mudar a tal valvula. Depois deixo aqui o feedback ... pode ser que venha a ajudar alguém no futuro.

              Comentário


                #8
                Sobre esse tipo de problema n sei amigo, mas esse motor humm. Nda bom mesmo.
                Um motor que responde bem, e se sente mesmo a puxar, mas a qualidade é zero amigo.
                Dois amigos tiveram esse automóvel e um deles rebentou 2 vezes. Uma delas foi o piston que forou o bloco via-se o piston de fora, e a segunda vez ja estava a dar os mesmos sintomas. Outro gajo estava em plena auto estrada era uma SW, ficou parado nem sinal de nada nem uma luz.
                Tinha cido a elerónica e as bielas. Por isso digo esse carro é zero mesmo

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
                  Sobre esse tipo de problema n sei amigo, mas esse motor humm. Nda bom mesmo.
                  Um motor que responde bem, e se sente mesmo a puxar, mas a qualidade é zero amigo.
                  Dois amigos tiveram esse automóvel e um deles rebentou 2 vezes. Uma delas foi o piston que forou o bloco via-se o piston de fora, e a segunda vez ja estava a dar os mesmos sintomas. Outro gajo estava em plena auto estrada era uma SW, ficou parado nem sinal de nada nem uma luz.
                  Tinha cido a elerónica e as bielas. Por isso digo esse carro é zero mesmo

                  E eu tenho alguns conhecidos, que nunca tiveram problemas...

                  Como ficamos agora?

                  Comentário


                    #10
                    Eu gostei do "cido"!
                    Tenho um amigo que tem um comercial 1.8tdci de 90cv com 400k km e nunca teve problemas a não ser com peças de desgaste (bateria, pneus, alternador, etc.).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
                      Sobre esse tipo de problema n sei amigo, mas esse motor humm. Nda bom mesmo.
                      Um motor que responde bem, e se sente mesmo a puxar, mas a qualidade é zero amigo.
                      Dois amigos tiveram esse automóvel e um deles rebentou 2 vezes. Uma delas foi o piston que forou o bloco via-se o piston de fora, e a segunda vez ja estava a dar os mesmos sintomas. Outro gajo estava em plena auto estrada era uma SW, ficou parado nem sinal de nada nem uma luz.
                      Tinha cido a elerónica e as bielas. Por isso digo esse carro é zero mesmo
                      Acontece mais no motor da transit connect e TDCI de 115cv.

                      A empresa tinha um TDDI de 2001 e foi vendido com 530.000km a um funcionário.

                      Em nestes anos e km's todos apenas mudou o seguinte:

                      - Rolamento turbo (150.000km).
                      - Embraiagem (250.000km).
                      - 2 Transmissões (370.000km).
                      - 1 taco do motor (450.000km.
                      - Amortecedores (480.000km).

                      De resto era gasoleo e peças de desgaste (discos, filtros, pneus (muitos)). E ao fim destes km's todos ainda dava 200km/h a descer.

                      A unica preocupação era fazer as revisões a tempo que foram feitas sempre...

                      Comentário


                        #12
                        Mais um voto a favor da fiabilidade dos TDdi.

                        A minha SW de 2000 conta com 240k no odómetro mas poderá ter mais alguns pois foi comprada em 3ª mão (tinha 2 donos anteriores).

                        Comprei com os 160k da praxe, enfiei-lhe mais 70k em cima em 4 anos e na minha mão levou:
                        - 2 pendurais da direcção que faziam um toc toc a andar (mudado em garantia. Não sei o nome ao certo daquilo mas é normal neste carro isso ganhar folga)
                        - 1 bateria e 4 velas de incandescência - considero material de desgaste, incluindo as velas. As velas terão entregue a alma por minha culpa pois forcei o arranque várias vezes mesmo quando a bateria já dava sianis de fraqueza nesse inverno.
                        - 1 embraiagem + rolamento bomba central pelos 200k. Foi a bomba central que deu o badagaio e verteu óleo para o disco de embraiagem embora a mesma já estivesse no fim de vida, segundo o meu mecânico.
                        - Pneus (gastou os BF Goodrich que trazia, 4 GY F1-GSD3 e está agora a comer 4 Kuhmo SPT KU31 na medida 205/50R16)

                        Depois disso já rola à aprox 10k nas mãos da minha esposa e é sempre a andar sem problemas.

                        Estou super contente com o carro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
                          Sobre esse tipo de problema n sei amigo, mas esse motor humm. Nda bom mesmo.
                          Um motor que responde bem, e se sente mesmo a puxar, mas a qualidade é zero amigo.
                          Dois amigos tiveram esse automóvel e um deles rebentou 2 vezes. Uma delas foi o piston que forou o bloco via-se o piston de fora, e a segunda vez ja estava a dar os mesmos sintomas. Outro gajo estava em plena auto estrada era uma SW, ficou parado nem sinal de nada nem uma luz.
                          Tinha cido a elerónica e as bielas. Por isso digo esse carro é zero mesmo
                          Nada bom mesmo, só a tua opinião sobre este motor.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por costinhapt Ver Post
                            Bons dias,

                            Gostava de ter a vossa opinião/experiência sobre um problema que tenho vindo a ter ... comprei um ford focus 1.8 tddi com cerca de 180 000 km. O carro nos últimos tempos segundo o antigo dono andava pouco e maioritariamente em circuito urbano. Acontece que o meu percurso diário são cerca de 100 km sempre em auto-estrada e sempre que vou a uma velocidade de 130 km começa-me a piscar a luz do óleo de forma intermitente e chega inclusive a ficar acessa durante alguns segundos até reduzir a velocidade ou colocar a viatura em ponto morto.
                            Falei com o meu mecanico e ele diz que é a bomba de oleo ( e que o custo de reparação não compensa), entretanto tenho lido alguns artigos na net com a experiencia de outros utilizadores e alguns dizem que substituiram a válvula de pressão de óleo.
                            Será que vale a pena no meu caso também fazer esta substituição? É um trabalho que necessita abrir o motor e afins?

                            Obrigado
                            Sei que o motor não é o mesmo mas, no meu fiat aconteceu o mesmo e o que se passava era que a peça que recolhe o óleo do carter estava cheia de borra. Logo não aspirava o óleo em condições, logo não havia pressão suficiente, logo deficiente lubrificação do motor. É só o que me aconteceu talvez não seja mau verificar. Uma coisa é certa revolve isso rápido pois estás a danificar o motor, se andas assim com ele!

                            Comentário


                              #15
                              Quada um tem a sua sorte nos carros. Eu apenas conduzi uma vez esse carro e achei formidavel na minha opinião. É como disse cada um com a sua sorte ...

                              Comentário


                                #16
                                Não tou com muita sorte! Conforme combinado venho deixar a minha experiência ... troquei a tal valvula ... fui experimentar o carro luz continua a piscar e como se não bastasse puf ficou a trabalhar a 3 cilindros (não sei se coincidência) ... tá na oficina ... vamos ver o que para ai vem ...

                                Comentário


                                  #17
                                  Por curiosidade, qual o lubrificante que foi utilizado nestes 180000km e qual o que estará no motor actualmente?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mudei á cerca de 500 Km o óleo e filtros ... meti Helix 10W40

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por costinhapt Ver Post
                                      Mudei á cerca de 500 Km o óleo e filtros ... meti Helix 10W40
                                      É o recomendado no manual do carro?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por costinhapt Ver Post
                                        Mudei á cerca de 500 Km o óleo e filtros ... meti Helix 10W40

                                        Esse carro devia andar com 5W30 a cumprir pelo menos a norma ◦FORD M2C-913A/B ou ACEA B1


                                        A norma mais actual, que é retrocompatível com as indicadas acima, é : ◦Ford WSS-M2C913-C ou ACEA B5.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Exacto mas como o carro já tem cerca de 14 anos foi recomendado passar para 10W40 por ser um oleo + "grosso"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por costinhapt Ver Post
                                            Exacto mas como o carro já tem cerca de 14 anos foi recomendado passar para 10W40 por ser um oleo + "grosso"
                                            Recomendado por quem?

                                            As recomendações do "Manel GT" não são para levar a sério ;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              mas poderá isso ter tido influencia no problema?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por costinhapt Ver Post
                                                mas poderá isso ter tido influencia no problema?
                                                Sim, é uma hipótese. Aliás é a única variável apresentada.

                                                Substitui o óleo e o respectivo filtro o quanto antes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E aqui mais um que teve um TDdi desses, um Sportvan que até hoje foi dos melhores carros que tive em termos de utilização e divertimento na condução. O único problema que tive e aconteceu por duas vezes, foi ter perdido potência de repente, mal andando e um sopro descomunal no compartimento do motor.
                                                  Das duas vezes, saltou um dos tubos (aqueles à maquinão do intercooler que se vislumbram mal se abre o capot).
                                                  De resto, revisões a tempo e horas e gasóleo lá para dentro.
                                                  Se a memória não me falha, 85 mil kms em 2 anos e só o vendi porque precisava mesmo dum carro de 5 lugares. Tanto é que passado uns aninhos fui buscar uma SW mas com o motor TDci, usada, com 120 mil kms que entretanto passou para a minha sogra e já leva 190 mil kms e quando lhe meto as mãos em cima, ainda anda (depois da esfrega necessária para limpar toda, porque não passa de 4ª velocidade) como dantes, velocidades proibitivas e ilegais, com uma facilidade e conforto desconcertantes...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Como já referido, o carro deveria estar com um óleo, a respeitar a norma e viscosidade aconselhada pela marca.

                                                    Passa pelo tópico dos óleos, que verás o que te é referido.

                                                    Já agora, fica o endereço do tópico:

                                                    http://forum.autohoje.com/boxes/335-...oleos-324.html

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por costinhapt Ver Post
                                                      Exacto mas como o carro já tem cerca de 14 anos foi recomendado passar para 10W40 por ser um oleo + "grosso"
                                                      Essa recomendação foi baseada em quê?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Alguns motores não toleram óleos que não cumpram as normas definidas pela marca. Poupas uns euros no óleo e pode-te custar algumas centenas ou milhares mais tarde.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O que diz o manual? Nao diz 5W30 FORD M2C-913A/B ou ACEA B1 como e BEM o ruisilva referiu?

                                                          o motor foi projectado para um 5W30 e com o tempo passaram para o 10W40? parabens, isso esta a caminho do desgaste prematuro. O que interessa se é mais 'grosso'? a lubrificacao nao esta a ser adequadamente, logo o que é preferivel? estar a comer um pouco de oleo (correcto) ou nao comer oleo algum mas tendo uma lubrificacao extremamente deficiente?

                                                          Estou a imaginar o manel GT a meter aquele porque o carro ja tem 14 anos! que direi do 18tds que continua a levar com o 5W40 recomendado, desde a primeira revisao?
                                                          A unica coisa que fiz de diferente por o carro JA TER QUASE 18 anos, foi reduzir o intervalo de manutençao.
                                                          Editado pela última vez por maxpayne; 11 March 2013, 16:00.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                                            o motor foi projectado para um 5W40 e com o tempo passaram para o 10W40? parabens, isso esta a caminho do desgaste prematuro. O que interessa se é mais 'grosso'? a lubrificacao nao esta a ser adequadamente, logo o que é preferivel? estar a comer um pouco de oleo (correcto) ou nao comer oleo alguma mas tendo uma lubrificacao deficiente?

                                                            coisas que continuo sem entender..
                                                            Não sabemos se está a comer óleo, mas como dizes mesmo a comer óleo que coma o recomendado.

                                                            Comentário

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