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Diário de bordo de vários acidentes... Agora com a Megane e seguradora online

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    Diário de bordo de vários acidentes... Agora com a Megane e seguradora online

    Decidi abrir este tópico para relatar (dia-a-dia) todo o processo pelo qual iremos passar desde que nos bateram no Clio III DCI 105cv van até ao final, que esperamos que seja a reparação.

    Dia 0 (1/3/2013)

    Já de noite seguimos na N118 (com trânsito algo intenso), como de costume, para passar o fim de semana na nossa terra quando num grupo de 3 a 5 viaturas (não sei bem) uma decide virar à esquerda. Todas as viaturas abrandam e acabam por parar, sendo a nossa a última. Ficámos imobilizados com os 4 piscas acesos, à espera que o trânsito volte a fluir. Nesta altura reparo nuns faróis ao fundo, atrás de mim, através do retrovisor. Volto a olhar para a frente e quando olho novamente para o retrovisor só tive tempo de fazer força contra o volante e carregar no pedal de travão a fundo. Neste momento somos atingidos (quase de raspão) por um pesado com semi-reboque, carregado com ferro R10 ou R12, ou mais... (para armaduras de pilares e lajes). No final a traseira do semi-reboque imobilizou-se a cerca de 10m da frente do clio, na faixa contrária.

    Segundo o motorista, quando constatou que não iria travar a tempo, tentou desviar-se e passar tudo pela esquerda. Mas nesse momento a carrinha que estava para virar atravessou-se na estrada e ele ficou sem hipótese de escape.
    Os bombeiros apareceram, porque estava na zona noutro serviço, e accionaram a brigada de trânsito. Esta nunca apareceu e ao fim de mais de 1 hora apareceu a GNR (accionada internamente 20 min antes segundo relato dos próprios).

    O motorista deu-se imediatamente como culpado (logo após o embate), preencheu-se a declaração amigável e viemos de taxi para casa.

    Quanto à seguradora (mencionarei mais tarde qual), o número 800 da AV estava inactivo obrigando-me a ligar através de um 21 (lá se foi o saldo). O call center mostrou-se incapaz de esclarecer uma duvida relativamente ao preenchimento da declaração amigável (tive que ligar ao meu primo e mediador da concorrência ), mas bastante solícitos e competentes quanto à assistência em viagem. Voltaram a ligar passados minutos para uma primeira recolha de dados e disponibilização de oficinas indicadas. Felizmente não precisamos porque já temos o bate-chapas da família, no qual deposito toda a confiança.

    Não me lembro de mais nada relevante do dia 1... Mais tarde se tiver foto em condições, coloco.

    PS: O Clio tem seguro de DP

    Dia 2 (2/3/2013)

    Entrega de declaração no mediador. A peritagem deverá ser 3ª feira e 4ª feira já deveremos ter carro de substituição.

    O Clio era para ser entregue hoje na oficina escolhida, mas será apenas no dia 4/3/2013.
    É pena porque queria ver algumas coisas com a luz do dia.


    PS: Olhando para trás e pensando no cenário do acidente, dá-me ideia que me saiu o €milhões

    Mais informações no dia 4/3/2013...
    Editado pela última vez por Ruie34; 16 February 2017, 08:50.

    #2
    Tens carro de substituição mesmo não arranjando o carro na marca? pergunto isto porque recentemente determinada companhia a uma pessoa amiga recusou-se a dar com o pretexto do carro não ir ao concessionario de origem.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Bombardier Ver Post
      Tens carro de substituição mesmo não arranjando o carro na marca? pergunto isto porque recentemente determinada companhia a uma pessoa amiga recusou-se a dar com o pretexto do carro não ir ao concessionario de origem.
      Penso que sim, pelo menos acho que o contrário não faria sentido, e o mediador nada referiu quanto a isso (sabendo já para onde o carro será encaminhado). De qualquer forma qualquer desenvolvimento será colocado aqui.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
        PS: Olhando para trás e pensando no cenário do acidente, dá-me ideia que me saiu o €milhões
        Da forma como descreves o acidente, parece-me que sim

        Ainda bem que a única coisa maltratada foi o Clio.

        Comentário


          #5
          Pics or didnt happend (fotos ou nao aconteceu)

          Comentário


            #6
            Muita, mas mesmo muita sorte em a única vítima ser o carro.
            Boa sorte na resolução. Mas, se nenhum dos intervenientes se puser a inventar, creio que seja rápido!
            Esse acidente foi na N118 mais exatamente onde, só por curiosidade?

            Comentário


              #7
              Tópico interessante, obviamente refiro-me à parte burocrática com que se lida após um acidente.

              Ainda bem que foi só chapa e ninguém se magoou.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                Pics or didnt happend (fotos ou nao aconteceu)
                Acredita que aconteceu

                A minha namorada tem uma foto tirada de noite. Amanhã posso postar aqui...

                Não devo voltar a ver o carro nos próximos 8 dias porque ele não está onde moramos durante a semana.

                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                Muita, mas mesmo muita sorte em a única vítima ser o carro.
                Boa sorte na resolução. Mas, se nenhum dos intervenientes se puser a inventar, creio que seja rápido!
                Esse acidente foi na N118 mais exatamente onde, só por curiosidade?
                Salvo erro ao km 12,3km. Entre a ponte das enguias (a seguir ao IC32) e o campo de tiro de Alcochete.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                  Da forma como descreves o acidente, parece-me que sim

                  Ainda bem que a única coisa maltratada foi o Clio.
                  Acredita, e olha que em mais de 8 anos vi dezenas de acidentes e desencarcerei algumas dezenas de pessoas.

                  Já levei uma traseirada e já tombei um carro, mas nada comparável com o que poderia ter sido este acidente.

                  Comentário


                    #10
                    Um acidente é sempre chato, mesmo que só esteja envolvida chapa.
                    Quando vemos um carro nosso abalroado é bastante complicado Para todos os efeitos ainda bem que ninguém se magoou.
                    Que tudo se resolva pelo melhor, um abraço solidário

                    PS: se arranjares a foto é porreiro

                    Comentário


                      #11
                      Segue a foto que melhor mostra os danos causados.

                      01032013521.jpg

                      Comentário


                        #12
                        Ainda bem que não te/vos aconteceu nada em termos físicos, mas já agora como ficaram os ocupantes da carrinha que virou à esquerda?

                        P. S. - Um elogio, ainda assim, à presença de espírito do camionista. Uma lição para quem anda sempre demasiado colado ao carro da frente.

                        Comentário


                          #13
                          Ainda bem que foram só danos materiais e ligeiros - parece.

                          Não vejo motivos para grande complicação na resolução do acidente. Só tu tiveste danos? Qual é a companhia que irá fazer a peritagem, a tua ou do outro?
                          Isso de teres já um carro de substituição é que acho mais estranho.

                          Qual foi a pergunta que não te souberam responder na Assist. em Viagem?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Ainda bem que não te/vos aconteceu nada em termos físicos, mas já agora como ficaram os ocupantes da carrinha que virou à esquerda?

                            P. S. - Um elogio, ainda assim, à presença de espírito do camionista. Uma lição para quem anda sempre demasiado colado ao carro da frente.
                            Os ocupantes da carrinha não sofreram nada. Aliás, a carrinha desapareceu e nunca mais foi vista.

                            Sem dúvida que o camionista teve um sangue frio enorme. Se ele tem acertado em cheio no carro tenho a noção de que não nos tínhamos safado.

                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Ainda bem que foram só danos materiais e ligeiros - parece.

                            Não vejo motivos para grande complicação na resolução do acidente. Só tu tiveste danos? Qual é a companhia que irá fazer a peritagem, a tua ou do outro?
                            Isso de teres já um carro de substituição é que acho mais estranho.

                            Qual foi a pergunta que não te souberam responder na Assist. em Viagem?
                            O mais complicado deverá ser a roda completamente desalinhada e todas as complicações que daí advenham (eixo, travão, amortecedor, mola...)

                            O tractor também sofreu danos, embora tenha voltado à base pelos próprios meios.

                            Não sei qual fará a peritagem, tudo o que eu refiro extra-acidente (data da peritagem, carro de substituição...) são palavras do mediador de seguros.

                            Perguntei onde poderia encontrar o número da carta verde e não me souberam responder? Indicaram-me o número da apólice.

                            O meu familiar (que também é mediador) referiu-me que o cenário é bem explicito e que deverá ser resolvido através de IDS. Vamos ver...

                            Comentário


                              #15
                              A minha questão seria essa, se entra no IDS é a tua própria companhia que analisa, marca peritagem e informa responsabilidades.

                              Comentário


                                #16
                                Deram-me um pequeno toque numa porta talvez há um ano e a outra companhia não tinha acordo IDS, pensei que todas tivessem, tive que fazer uma participação na companhia do outro segurado o que nunca tinha feito, achei estranho.

                                Ainda sobre o carro de substituição, confirmem se faz favor, tem-se direito a carro de substituição só dentro de oficinas da marca ou em qualquer uma?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                  A minha questão seria essa, se entra no IDS é a tua própria companhia que analisa, marca peritagem e informa responsabilidades.
                                  Pois, possivelmente o cliente nem chega a saber desses pormenores.

                                  A questão do IDS foi-me falada pelo meu mediador e não pelo mediador do carro. Já as datas hipotéticas para peritagem e viatura de substituição foram fornecidas por este último.

                                  Existem duas questões que me estão a "preocupar" um bocadinho:
                                  - 1 dos pneus ficou rasgado, qual o procedimento que vão tomar...
                                  - Se o amortecedor estiver danificado substituem apenas 1? Não será o mais aconselhável pois a viatura tem 150k km e ficará desequilibrada.

                                  Amanhã irei falar estas questões com a oficina.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    Os ocupantes da carrinha não sofreram nada. Aliás, a carrinha desapareceu e nunca mais foi vista.

                                    Sem dúvida que o camionista teve um sangue frio enorme. Se ele tem acertado em cheio no carro tenho a noção de que não nos tínhamos safado.



                                    O mais complicado deverá ser a roda completamente desalinhada e todas as complicações que daí advenham (eixo, travão, amortecedor, mola...)

                                    O tractor também sofreu danos, embora tenha voltado à base pelos próprios meios.

                                    Não sei qual fará a peritagem, tudo o que eu refiro extra-acidente (data da peritagem, carro de substituição...) são palavras do mediador de seguros.

                                    Perguntei onde poderia encontrar o número da carta verde e não me souberam responder? Indicaram-me o número da apólice.

                                    O meu familiar (que também é mediador) referiu-me que o cenário é bem explicito e que deverá ser resolvido através de IDS. Vamos ver...
                                    Tb nunca percebi onde anda esse "número" e para que servirá.
                                    Se alguém puder esclarecer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Dia 3 (4/3/2013)

                                      O carro já chegou à oficina e de acordo com uma primeira avaliação deverá levar:
                                      - Ilharga esquerda;
                                      - Eixo traseiro;
                                      - Farol;
                                      - Para-choques;
                                      - Pneu.

                                      Poderá ainda ter que levar a mala e amortecedor.

                                      Entretanto já fomos contactados e a peritagem será realizada amanhã.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas Ruie34!! Ainda bem que a sorte vos sorriu De resto quanto ao arranjo do carro dou-te um conselho: se levar pneu novo e amortecedor novo de um lado, convém que do outro lado o carro tenha o mesmo tratamento

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rodri12 Ver Post
                                          Boas Ruie34!! Ainda bem que a sorte vos sorriu De resto quanto ao arranjo do carro dou-te um conselho: se levar pneu novo e amortecedor novo de um lado, convém que do outro lado o carro tenha o mesmo tratamento
                                          Se isso ocorrer, concerteza que levará.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tranquilo é um Renault, vai ficar como novo

                                            Agora a falar mais a sério, fico feliz de ter corrido tudo bem... um abraço e que tudo corra pelo melhor

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              Dia 3 (4/3/2013)

                                              O carro já chegou à oficina e de acordo com uma primeira avaliação deverá levar:
                                              - Ilharga esquerda;
                                              - Eixo traseiro;
                                              - Farol;
                                              - Para-choques;
                                              - Pneu.

                                              Poderá ainda ter que levar a mala e amortecedor.

                                              Entretanto já fomos contactados e a peritagem será realizada amanhã.
                                              Eixo e pneu....e a jante não????

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                                Tranquilo é um Renault, vai ficar como novo

                                                Agora a falar mais a sério, fico feliz de ter corrido tudo bem... um abraço e que tudo corra pelo melhor
                                                Obrigado.

                                                Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                Eixo e pneu....e a jante não????
                                                Sim, a jante também não deve estar nas melhores condições.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Bombardier Ver Post
                                                  Deram-me um pequeno toque numa porta talvez há um ano e a outra companhia não tinha acordo IDS, pensei que todas tivessem, tive que fazer uma participação na companhia do outro segurado o que nunca tinha feito, achei estranho.
                                                  ...
                                                  A situação normal seria essa, cada um reclamar no seguro do outro.
                                                  As companhias para facilitar a gestão e rapidez acordaram então essas convenções (IDS, CIDS, entre outras), no entanto, só se podem aplicar dentro de algumas regras. Tudo o que saí fora, é tratado de forma "tradicional", reclamação junto do terceiro - aliás se não concordarem com a decisão IDS, será isso que devem fazer.

                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Pois, possivelmente o cliente nem chega a saber desses pormenores.

                                                  ...

                                                  Existem duas questões que me estão a "preocupar" um bocadinho:
                                                  - 1 dos pneus ficou rasgado, qual o procedimento que vão tomar...
                                                  - Se o amortecedor estiver danificado substituem apenas 1? Não será o mais aconselhável pois a viatura tem 150k km e ficará desequilibrada.

                                                  Amanhã irei falar estas questões com a oficina.
                                                  Depende, poderá haver um ajustamente na percentagem que assumem, não é muito linear, depende de companhia para companhia o procedimento nestas situações.
                                                  Algumas só pagam o que estragam, outras fazem uma % pelo desgaste...

                                                  Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                  Tb nunca percebi onde anda esse "número" e para que servirá.
                                                  Se alguém puder esclarecer.
                                                  O número da Carta verde estará no canto superior direito (mais ou menos), e identifica o país, segurador e apólice.
                                                  Com este número permite identificar o segurador, em caso de veículos estrangeiros é bastante importante, pois permite identificar o representante para sinistros em Pt.

                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Dia 3 (4/3/2013)

                                                  O carro já chegou à oficina e de acordo com uma primeira avaliação deverá levar:
                                                  - Ilharga esquerda;
                                                  - Eixo traseiro;
                                                  - Farol;
                                                  - Para-choques;
                                                  - Pneu.

                                                  Poderá ainda ter que levar a mala e amortecedor.

                                                  Entretanto já fomos contactados e a peritagem será realizada amanhã.
                                                  Dentro dos prazos normais. (2 dias após participação).
                                                  Editado pela última vez por Valium; 04 March 2013, 16:29.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                    Decidi abrir este tópico para relatar (dia-a-dia) todo o processo pelo qual iremos passar desde que nos bateram no Clio III DCI 105cv van até ao final, que esperamos que seja a reparação.

                                                    Dia 0 (1/3/2013)

                                                    Já de noite seguimos na N118 (com trânsito algo intenso), como de costume, para passar o fim de semana na nossa terra quando num grupo de 3 a 5 viaturas (não sei bem) uma decide virar à esquerda. Todas as viaturas abrandam e acabam por parar, sendo a nossa a última. Ficámos imobilizados com os 4 piscas acesos, à espera que o trânsito volte a fluir. Nesta altura reparo nuns faróis ao fundo, atrás de mim, através do retrovisor. Volto a olhar para a frente e quando olho novamente para o retrovisor só tive tempo de fazer força contra o volante e carregar no pedal de travão a fundo. Neste momento somos atingidos (quase de raspão) por um pesado com semi-reboque, carregado com ferro R10 ou R12, ou mais... (para armaduras de pilares e lajes). No final a traseira do semi-reboque imobilizou-se a cerca de 10m da frente do clio, na faixa contrária.

                                                    Segundo o motorista, quando constatou que não iria travar a tempo, tentou desviar-se e passar tudo pela esquerda. Mas nesse momento a carrinha que estava para virar atravessou-se na estrada e ele ficou sem hipótese de escape.
                                                    Os bombeiros apareceram, porque estava na zona noutro serviço, e accionaram a brigada de trânsito. Esta nunca apareceu e ao fim de mais de 1 hora apareceu a GNR (accionada internamente 20 min antes segundo relato dos próprios).

                                                    O motorista deu-se imediatamente como culpado (logo após o embate), preencheu-se a declaração amigável e viemos de taxi para casa.

                                                    Quanto à seguradora (mencionarei mais tarde qual), o número 800 da AV estava inactivo obrigando-me a ligar através de um 21 (lá se foi o saldo). O call center mostrou-se incapaz de esclarecer uma duvida relativamente ao preenchimento da declaração amigável (tive que ligar ao meu primo e mediador da concorrência ), mas bastante solícitos e competentes quanto à assistência em viagem. Voltaram a ligar passados minutos para uma primeira recolha de dados e disponibilização de oficinas indicadas. Felizmente não precisamos porque já temos o bate-chapas da família, no qual deposito toda a confiança.

                                                    Não me lembro de mais nada relevante do dia 1... Mais tarde se tiver foto em condições, coloco.

                                                    PS: O Clio tem seguro de DP

                                                    Dia 2 (2/3/2013)

                                                    Entrega de declaração no mediador. A peritagem deverá ser 3ª feira e 4ª feira já deveremos ter carro de substituição.

                                                    O Clio era para ser entregue hoje na oficina escolhida, mas será apenas no dia 4/3/2013.
                                                    É pena porque queria ver algumas coisas com a luz do dia.


                                                    PS: Olhando para trás e pensando no cenário do acidente, dá-me ideia que me saiu o €milhões

                                                    Mais informações no dia 4/3/2013...
                                                    Pela tua descrição é como, chegares a 3ª feira e vires que te saiu o euromilhas de sexta!

                                                    " -Olha Maria saiu-nos o euromilhões!"
                                                    " -Quando, hoje?"
                                                    " -Não... A semana passada!"

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post

                                                      Dentro dos prazos normais. (2 dias após participação).
                                                      Qual o tempo médio de espera desde a peritagem até à ordem de reparação?

                                                      É que aqui há uns anos tive uma experiência surreal (4 semanas de espera) que só acabou com uma peixeirada no medidador. Ocupei lá uma cadeira e ameacei que so saía com a confirmação da ordem de reparação.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                        Qual o tempo médio de espera desde a peritagem até à ordem de reparação?

                                                        É que aqui há uns anos tive uma experiência surreal (4 semanas de espera) que só acabou com uma peixeirada no medidador. Ocupei lá uma cadeira e ameacei que so saía com a confirmação da ordem de reparação.
                                                        Na ultima vez que me bateram o próprio perito deu logo a ordem de reparação.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Em 12 anos de carta consigo ser um leigo nestas coisas!!! Felizmente nunca bati nem nunca me bateram!!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Rodri12 Ver Post
                                                            Em 12 anos de carta consigo ser um leigo nestas coisas!!! Felizmente nunca bati nem nunca me bateram!!!
                                                            Eu tive um despiste sozinho em que adormeci, há 8 anos.

                                                            De resto já é a 3ª vez que marram comigo. Duas delas com consequências mais graves/chatas, na outra mandei o miudo embora.

                                                            Curiosamente, este carro é o terceiro toque que leva. Nas outras vezes foi só para-choques e/ou pintura.

                                                            Comentário

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