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Cuidados a ter no uso de um sistema de arranque de emergencia.

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    Cuidados a ter no uso de um sistema de arranque de emergencia.

    Viva: Por lapso deixei uma luz acesa no interior do habitáculo do carro.Pelo que a bateria descarregou.Resolvi comprar um sistema de arranque de emergência.Daqueles portáteis que se carregam em casa e são levados para junto do carro; já carregados.Sistema que dispensa o uso de outro carro de apoio.Numa vista rápida pelo manual verifiquei que a «garra»de cor vermelha (+) deve ser ligada ao borno vermelho da bateria; até aqui tudo bem,a minha duvida é relativa à ligação da «garra» de cor preta (-). Aqui diz que tem que ser ligada à massa.Eu cuidava que ela tinha que ser ligada ao outro borne da bateria de sinal menos (-). Sou eu que estou a perceber bem? Insisto;a garra de cor preta não tem que ser ligada ao borne negativo da bateria mas sim à massa?É isso?

    Desculpem lá a ingenuidade nestas questões, mas supondo que percebi bem e a garra de cor preta tenha que ser ligada à massa onde posso encontrar essa massa no carro? Na carroçaria; numa zona não pintada?

    Há alguma outra indicação pertinente que me possam dar acerca deste procedimento?

    Antecipadamente agradecido pela ajuda!

    #2
    É a um ponto de massa mesmo.

    Coloca a garra negativa por exemplo num dos parafusos da torre de suspensão ou até mesmo à carroçaria.

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      #3
      Correcto... Num parafuso ou mesmo chapa. Já fiz assim mas foi carro para carro e acho que aconselham que seja mesmo assim.

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        #4
        Agradecido aos dois pela resposta rápida.Realmente fiquei incrédulo quando verifiquei que era à massa e não ao outro borne da bateria.Não fosse eu para aqui fazer asneiras.
        Comprei um destes sistemas de arranque no continente.Não tinha nenhuma especificação salvo dizer que tinha uma saída de 10A.Usei o dito sistema e não funcionou.Acabei por o trocar por outro comprado no AKI com especificações ao nível da potencia e uso em carros a gasóleo até 2200 de cilindrada.Agora que me deram essa informação, já não sei até que ponto aquele que comprei no continente não foi por mim mal usado.Mas enfim, sinto que este que agora tenho é mais profissional.Estou a dar-lhe a carga inicial e amanhã, sendo assim, vou experimenta-lo; mas agora, de forma acertada tal como me foi sugerido por Vós.

        Mais uma vez agradecido!

        Comentário


          #5
          Na mesma conversa, mas com outra duvida.

          Com cabos de carro para carro é a mesma coisa?? É que eu uso vermelho com vermelho e preto com preto. Ou será que tenho de que utilizar o preto na massa ??????????

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            #6
            Deves usar o preto na massa.

            Usar o preto na bateria é um risco porque a bateria pode explodir.

            Toda a vida vi fazerem a ligar os cabos entre si e nunca aconteceu nada, ams o correcto mesmo é ligar a massa à carroçaria porque de facto existe a possibilidade da bateria explodir.

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              #7
              Até o dia de hoje.. graças a Deus n me aconteceu nada, porque eu faço assim.

              Mas se tocar na chapa, a tinta n corta a corrente?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
                Até o dia de hoje.. graças a Deus n me aconteceu nada, porque eu faço assim.

                Mas se tocar na chapa, a tinta n corta a corrente?
                Não, mas o ideal é mesmo num parafuso.

                Comentário


                  #9
                  Da suspenção ou do bloco?

                  Comentário


                    #10
                    A tinta pode dificultar sim... Por isso é que se pode usar um parafuso por exemplo. O motor faz massa por isso também pode ser usado.
                    Eu a primeira vez que dei carga fiz assim porque já tinha lido que era errado ligar negativo com negativo e positivo com positivo. E o outro carro ligou na boa.

                    Comentário


                      #11
                      Aquilo faz faísca, pode queimar a tinta. A melhor opção é mesmo, o parafuso.

                      Comentário


                        #12
                        Qual se liga primeiro, já agora?

                        Comentário


                          #13
                          Penso que recomendam que o positivo seja o primeiro a ligar e o último a desligar, e que se ligue cada cabo primeiro na bateria que está descarregada, para evitar ao máximo os arcos.

                          Pessoalmente acho que é um bocado de preocupação a mais.

                          Comentário


                            #14
                            Eu já passei corrente a muitos carros (diga-mos de forma incorreta) e nunca me aconteceu nda, até ao dia .

                            Como disse o nosso amigo, isso é preocupação a mais.

                            Comentário


                              #15
                              A quantidade de vezes que o meu antigo Corsa precisou de cabos, devido à fragilidade do batente da porta do condutor que deixava a luz interior constantemente acesa, e sempre liguei preto com preto, vermelho com vermelho.

                              Agora fiquei assustado.
                              Como já disseram: "graças a Deus não me aconteceu nada"

                              Comentário


                                #16
                                Estou a ver que a maioria não lê os manuais...

                                Aqui fica o procedimento correcto:

                                Comentário


                                  #17
                                  usa cabos bons, os dos chineses aquecem e não funcionam

                                  se puderes usa um booster de bateria, é muito melhor e pega mais rápido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                    Penso que recomendam que o positivo seja o primeiro a ligar e o último a desligar, e que se ligue cada cabo primeiro na bateria que está descarregada, para evitar ao máximo os arcos.

                                    Pessoalmente acho que é um bocado de preocupação a mais.
                                    E tem toda a lógica, pois se ligarem primeiro o negativo e, ao ligarem o positivo, por acidente, tocarem em alguma parte do metálica carro (que está toda ligada ao negativo), o resultado não será muito bom...
                                    Se o procedimento fôr feito do modo correcto, já não existe esse risco!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por lancialybra Ver Post
                                      Agradecido aos dois pela resposta rápida.Realmente fiquei incrédulo quando verifiquei que era à massa e não ao outro borne da bateria.Não fosse eu para aqui fazer asneiras.
                                      Comprei um destes sistemas de arranque no continente.Não tinha nenhuma especificação salvo dizer que tinha uma saída de 10A.Usei o dito sistema e não funcionou.Acabei por o trocar por outro comprado no AKI com especificações ao nível da potencia e uso em carros a gasóleo até 2200 de cilindrada.Agora que me deram essa informação, já não sei até que ponto aquele que comprei no continente não foi por mim mal usado.Mas enfim, sinto que este que agora tenho é mais profissional.Estou a dar-lhe a carga inicial e amanhã, sendo assim, vou experimenta-lo; mas agora, de forma acertada tal como me foi sugerido por Vós.

                                      Mais uma vez agradecido!
                                      Nunca se deve ligar o negativo à bateria descarregada; sempre a um ponto de massa!!

                                      A arco eléctrico provocado pela ligação, pode fazer a bateria explodir!
                                      Quanto mais descarregada estiver a bateria (maior será a "faisca") e, consequente, o risco de explosão!!
                                      Já vi uma a explodir e, além dos plásticos e metal, ainda há grande perigo do ácido, por isso, tenham esse "pormaior" em atenção!!

                                      Aqui tem uma boa explicação:
                                      Como usar os cabos de bateria

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
                                        Da suspenção ou do bloco?
                                        De preferência que faça parte da carroçaria/suspensão, embora no bloco também resulte.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                          De preferência que faça parte da carroçaria/suspensão, embora no bloco também resulte.
                                          Normalmente ligo algures no bloco, mas, qualquer parte metálica "limpa" onde dê para colocar a garra, serve!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Este é um daqueles tópicos que deveria ser rescrito e dar direito a sticky na secção apropriada.

                                            Tenho pena que neste fórum haja esta lacuna e, eventualmente, resistência.

                                            Fica a sugestão.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Também sou dos que toda a vida fizeram mal, mas graças a este tópico vou deixar de desafiar a sorte.

                                              Comentário

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