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AlfaRomeo 166 2.0 V6 TB comprar VS não comprar

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    AlfaRomeo 166 2.0 V6 TB comprar VS não comprar

    Boas pessoal

    Venho aqui e pela primeira vez sem ser um ''espectador'', para tentar ter algumas respostas à minha duvida, que é a seguinte:
    Cá em casa conduz-se uma carrinha Ford Mondeo 2.0 tddi de 2001 com 200000km, sem problemas de maior, carro grande, pouco dinâmico menos económico que o desejado. Aqui à dias, numa pesquisa na net, dei comigo a pensar que vou trocar de carro, para este: Alfa Romeo 166 2.0 V6 TB (gpl), ano 1999 com 180000km, mas como não conheço mto bem a maquina em questão, estou um pouco reticente. Trocar ou não trocar???
    Gostava de saber algumas opiniões de quem possa ajudar, será um motor fiável, não me vai dar problemas, terá muita manutenção???
    Cumprimentos

    #2
    O pessoal que tem Alfas diz que são mto fiáveis.

    Comentário


      #3
      os carros não têm comparação. Mas prepara-te para custos de manutenção mais avultados. E certifica-te que está tudo em condições e com revisões em dia.

      Comentário


        #4
        Vê se a electrónica está toda a funcionar e se o Kit GPL está em condições ;)

        Comentário


          #5
          166 v6? gasta demasiado.

          Originalmente Colocado por Reguilao Ver Post
          Boas pessoal

          Venho aqui e pela primeira vez sem ser um ''espectador'', para tentar ter algumas respostas à minha duvida, que é a seguinte:
          Cá em casa conduz-se uma carrinha Ford Mondeo 2.0 tddi de 2001 com 200000km, sem problemas de maior, carro grande, pouco dinâmico menos económico que o desejado. Aqui à dias, numa pesquisa na net, dei comigo a pensar que vou trocar de carro, para este: Alfa Romeo 166 2.0 V6 TB (gpl), ano 1999 com 180000km, mas como não conheço mto bem a maquina em questão, estou um pouco reticente. Trocar ou não trocar???
          Gostava de saber algumas opiniões de quem possa ajudar, será um motor fiável, não me vai dar problemas, terá muita manutenção???
          Cumprimentos
          Greetings!

          O carro pode ser muito giro.
          Mas vou te contar a minha experiência com o GPL num A4 1.6 de 1997 (despachei-o em 2005).
          Carro muito porreiro. No manual dizia que gastava 11.9lt em cidade.
          Com o GPL fazia muitas vezes 16lt/100.
          O kit de gás na altura era novidade, multiponto. Alimentação independente para cada cilindro.
          Custou +3000€ a instalação.
          Esse Alfa v6 deve gastar a GPL lá para os +20lt/100km.

          Estive a ver num site e o anunciado é 17,59lt/100km em cidade!!!

          17.59 l (litros)

          Alfa Romeo 166 2.0 V6 Turbo (1998) - características técnicas, datos técnicos - potencia máxima, par motor máximo, consumo de combustible - urbano/extraurbano/combinado, velocidad máxima, aceleración, peso, dimensiones máximas, motor, suspensión, lla

          Mesmo os carros pequeninos 1000cc Aveos etc a GPL vão para os 8 ou 9lt.

          http://www.youtube.com/watch?v=s0u0P9SkEQs

          O Tiff não gostou muito do carro. Diz que não é grande coisa a conduzir.


          Faz bem as contas.
          Pode ficar bem mais caro que o teu tddi.
          Os Alfa 156 1.9jtd já andam pelos menos de 5000€ de 2002/3.
          Com menos de 200.000km.
          Pode ser mais económico.

          Alfas a gasolina consomem mais óleo.
          Os jtds de 8v são tidos como muito resistentes.
          Até já me senti tentado a meter-me num.
          O 156 é só 12cm mais pequeno.
          É também mais bonito.

          Procura a versão sportwagon. É mesmo muito bonita. Muito melhor que a berlina.
          http://www.carinf.com/es/0490412475.html

          http://www.youtube.com/watch?v=Mm2R1Jaj8_I

          Gasta 7,8lt em cidade.
          Malta com esse motor jtd 8v diz que consegue facilmente 5,2lt/100km nas voltas.

          Cumprimentos
          Editado pela última vez por pgainf; 05 March 2013, 19:48.

          Comentário


            #6
            Um dos carros mais bonitos da sua época e segmento, e esse motor é digno para o mesmo. Se o consumo não for um problema, não vejo porque não.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
              Greetings!

              O carro pode ser muito giro.
              Mas vou te contar a minha experiência com o GPL num A4 1.6 de 1997 (despachei-o em 2005).
              Carro muito porreiro. No manual dizia que gastava 11.9lt em cidade.
              Com o GPL fazia muitas vezes 16lt/100.
              O kit de gás na altura era novidade, multiponto. Alimentação independente para cada cilindro.
              Custou +3000€ a instalação.
              Esse Alfa v6 deve gastar a GPL lá para os +20lt/100km.

              Estive a ver num site e o anunciado é 17,59lt/100km em cidade!!!

              17.59 l (litros)

              Alfa Romeo 166 2.0 V6 Turbo (1998) - características técnicas, datos técnicos - potencia máxima, par motor máximo, consumo de combustible - urbano/extraurbano/combinado, velocidad máxima, aceleración, peso, dimensiones máximas, motor, suspensión, lla

              Mesmo os carros pequeninos 1000cc Aveos etc a GPL vão para os 8 ou 9lt.
              Old Top Gear Alfa Romeo 166 - YouTube
              O Tiff não gostou muito do carro. Diz que não é grande coisa a conduzir.


              Faz bem as contas.
              Pode ficar bem mais caro que o teu tddi.
              Os Alfa 156 1.9jtd já andam pelos menos de 5000€ de 2002/3.
              Com menos de 200.000km.
              Pode ser mais económico.

              Alfas a gasolina consomem mais óleo.
              Os jtds de 8v são tidos como muito resistentes.
              Até já me senti tentado a meter-me num.
              O 156 é só 12cm mais pequeno.
              É também mais bonito.

              Procura a versão sportwagon. É mesmo muito bonita. Muito melhor que a berlina.
              Alfa Romeo 156 Sportwagon 1.9 JTD Multijet (2003) - características técnicas, datos técnicos - potencia máxima, par motor máximo, consumo de combustible - urbano/extraurbano/combinado, velocidad máxima, aceleración, peso, dimensiones máximas, motor, Alfa Romeo 156 JTD m-jet 16V 150cv raduno Alfasport Val D'Aosta 2011 - YouTube

              Gasta 7,8lt em cidade.
              Malta com esse motor jtd 8v diz que consegue facilmente 5,2lt/100km nas voltas.

              Cumprimentos

              Esses 17L em cidade parece-me algo exagero, ou entao o motor é muito guloso, essas medias para o 3.0 V6 acreditava. Mesmo que gaste 17L, com a evoluçao do GPL duvido que gaste mais de 20L em cidade, o que da 16€ por cada 100km.

              Quanto à opçao Diesel, comparar um 1.9 Diesel de 150cv (se bem me recordo) com um 2.0 Turbo V6 com 205cv... acho que nao tem muito haver pois nao? O Diesel ate pode ser mais poupado, mas tambem é bem menos gratificante. Depende do que se quer do carro.


              Ja agora, nao misturar sistemas de GPL ja antigos com os actuais, se o teu carro passou de 11L para 16L isso estava mal afinado. Hoje em dia o aumento anda na casa dos 2L

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                Esses 17L em cidade parece-me algo exagero, ou entao o motor é muito guloso, essas medias para o 3.0 V6 acreditava. Mesmo que gaste 17L, com a evoluçao do GPL duvido que gaste mais de 20L em cidade, o que da 16€ por cada 100km.

                Quanto à opçao Diesel, comparar um 1.9 Diesel de 150cv (se bem me recordo) com um 2.0 Turbo V6 com 205cv... acho que nao tem muito haver pois nao? O Diesel ate pode ser mais poupado, mas tambem é bem menos gratificante. Depende do que se quer do carro.


                Ja agora, nao misturar sistemas de GPL ja antigos com os actuais, se o teu carro passou de 11L para 16L isso estava mal afinado. Hoje em dia o aumento anda na casa dos 2L

                Concordo com o Drifter, os consumos anunciados pelo Alfa são idênticos aos do A4 1.8t 150cv (que é o carro que tenho como referencia a gpl) e o meu amigo faz com um deposito de gpl, 45€ +/-, 500km (condução moderada) isso faz a minha carrinha (condução moderada), quanto à equação 156jtd seria uma opção, mas teria de investir mais 1000€ depois da venda da minha e de longe ficaria com o carro que quero (é mto pequeno, gosto de carros grandes), a opção 166 não teria de investir mais que o valor da venda da minha carrinha e isso seria óptimo O meu receio é realmente a fiabilidade do motor, visto já ter 180000km e a manutenção do mesmo. (Até tenho medo de o experimentar antes de ter a certeza, pois acho que o trago logo comigo para casa!!!)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                  Esses 17L em cidade parece-me algo exagero, ou entao o motor é muito guloso, essas medias para o 3.0 V6 acreditava. Mesmo que gaste 17L, com a evoluçao do GPL duvido que gaste mais de 20L em cidade, o que da 16€ por cada 100km.

                  Quanto à opçao Diesel, comparar um 1.9 Diesel de 150cv (se bem me recordo) com um 2.0 Turbo V6 com 205cv... acho que nao tem muito haver pois nao? O Diesel ate pode ser mais poupado, mas tambem é bem menos gratificante. Depende do que se quer do carro.


                  Ja agora, nao misturar sistemas de GPL ja antigos com os actuais, se o teu carro passou de 11L para 16L isso estava mal afinado. Hoje em dia o aumento anda na casa dos 2L
                  Eu tenho um Alfa com o 2.5 v6 e esses 20l de consumo em cidade parecem-me exagerados mesmo a GPL.

                  Quanto ao resto, o 166 é dos carros mais elegantes e exclusivos que podes comprar, o motor 2.0 v6 turbo é bom, mas quanto a mim o 3.0 ou 3.2 v6 non turbo são melhores e condizem melhor com as caracteristicas do carro.

                  Nao tem comparação com o mondeo em ponto algum, mesmo na manutenção que será mais cara para peças equivalentes.

                  Comentário


                    #10
                    Do ponto de vista economico ... nao tens nada a ganhar ! Tens de ter isso em mente...

                    Revisões , peças , "manias" desse Alfa vão ser sempre muito mais caras e esses motores em particular nao convem levar ao Zé da esquina ... é preciso alguem que saiba mexer neles, consumos tambem vao ser altos portanto nao vais poupar nada em relação ao teu Mondeo.

                    Claro que ganhas um carro de outro segmento ... mais exclusivo mas com um valor de mercado sempre a cair pique
                    Editado pela última vez por SPV; 05 March 2013, 22:34.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                      O pessoal que tem Alfas diz que são mto fiáveis.
                      São...?

                      Comentário


                        #12
                        Old Top Gear Alfa Romeo 166 - YouTube

                        Comentário


                          #13
                          Em Agosto de 2019 Comprei um Alfa 166 2.5 V6 de 1999. Pondero igualmente converter a GPL. Ainda estou a conhecê-lo e avaliar até que ponto valerá a pena face aos poucos quilómetros que faço, e o estado do carro que ainda não conheço na totalidade. As minhas impressões até agora:

                          + O V6 a gasolina dá gosto, muito suave, silencioso a baixas, orquestral a médias e altas, mexe muito bem esta 1,5 tonelada. Estradista por excelência. Como ficará a GPL?
                          + Assentos aquecidos, com regulação elétrica e em couro creme. 4 lugares do mais confortável (mais uma criança).
                          + Bagageira grande, e roda suplente normal, dá boas opções o depósito para GPL.
                          + Gosto da estética interior e exterior e da cor (cinza azulado) mas isso já é relativo.
                          +- Inicialmente não se ouvia um ruído, tudo super suave. Depois de chover algumas borrachas começam a chiar um pouco. Não parece grave.
                          +- Perde valor de facto... como comprador, para mim foi uma excelente oportunidade!
                          +- Consome combustível sim, se o computador está correto estou a fazer 9,2 o que é muito bom. Engato mais para reduzir do que para acelerar mas em estradas normais creio que 10 litros será o razoável. Sobe tanto quanto se acelerar.
                          +- Consome algum óleo. Não muito. É uma característica, não defeito. Basta verificar com regularidade e adicionar quando necessário.
                          +- Não é um carro polivalente. Não dá para dia-a-dia e fds, temos que optar. Se não tens alternativas e não podes ter outro veículo não compres este, com este motor. Para mim dá. Para o centro uso o Metro. Não tenho que estacionar.
                          - Nada de curiosos a mudar a correia de distribuição, há que encontrar quem saiba fazer. Leva quase 6 litros de óleo, e depois mudar o filtro...
                          - Os motores Alfa vale a pena esperar que aqueçam, pode pesar na consciência quando se tem pressa.
                          - Parece consensual que a suspensão pode revelar-se frágil.

                          Com 20 anos, até agora surpreende pela positiva. Talvez pelo facto de ser o topo de gama de então tenha levado a marca a ter mais cuidado que noutros modelos (?)

                          Mais sobre o 166 e os diversos motores: https://youtu.be/TS3ZLZG1W5o
                          Editado pela última vez por Alfa117; 13 October 2019, 18:50.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Alfa117 Ver Post
                            Em Agosto de 2019 Comprei um Alfa 166 2.5 V6 de 1999. Pondero igualmente converter a GPL. Ainda estou a conhecê-lo e avaliar até que ponto valerá a pena face aos poucos quilómetros que faço, e o estado do carro que ainda não conheço na totalidade. As minhas impressões até agora:

                            + O V6 a gasolina dá gosto, muito suave, silencioso a baixas, orquestral a médias e altas, mexe muito bem esta 1,5 tonelada. Estradista por excelência. Como ficará a GPL?
                            + Assentos aquecidos, com regulação elétrica e em couro creme. 4 lugares do mais confortável (mais uma criança).
                            + Bagageira grande, e roda suplente normal, dá boas opções o depósito para GPL.
                            + Gosto da estética interior e exterior e da cor (cinza azulado) mas isso já é relativo.
                            +- Inicialmente não se ouvia um ruído, tudo super suave. Depois de chover algumas borrachas começam a chiar um pouco. Não parece grave.
                            +- Perde valor de facto... como comprador, para mim foi uma excelente oportunidade!
                            +- Consome combustível sim, se o computador está correto estou a fazer 9,2 o que é muito bom. Engato mais para reduzir do que para acelerar mas em estradas normais creio que 10 litros será o razoável. Sobe tanto quanto se acelerar.
                            +- Consome algum óleo. Não muito. É uma característica, não defeito. Basta verificar com regularidade e adicionar quando necessário.
                            +- Não é um carro polivalente. Não dá para dia-a-dia e fds, temos que optar. Se não tens alternativas e não podes ter outro veículo não compres este, com este motor. Para mim dá. Para o centro uso o Metro. Não tenho que estacionar.
                            - Nada de curiosos a mudar a correia de distribuição, há que encontrar quem saiba fazer. Leva quase 6 litros de óleo, e depois mudar o filtro...
                            - Os motores Alfa vale a pena esperar que aqueçam, pode pesar na consciência quando se tem pressa.
                            - Parece consensual que a suspensão pode revelar-se frágil.

                            Com 20 anos, até agora surpreende pela positiva. Talvez pelo facto de ser o topo de gama de então tenha levado a marca a ter mais cuidado que noutros modelos (?)

                            Mais sobre o 166 e os diversos motores: https://youtu.be/TS3ZLZG1W5o
                            Não vale a pena meter gpl em carros com kms elevados é pedir problemas. Bons kms e cuidado com ele, são carros que devem ter uma utilização estimada. ;)

                            Comentário


                              #15
                              Ja tive alguns V6 tb's e não é o motor mais fiavel do mundo, principalmente montado no 166.
                              O 166 sofre de alguns bugs electricos crónicos, como fechaduras de portas, falhas no infotainment nomeadamente o ar condicionado não disponivel, vidros electricos a subirem aos soluços... entre outros, nisto o 156 e 147 eram muito melhores que o 166, pois eram quase isentos de problemas crónicos electricos.
                              Motor, bem aqui é onde se deve ter mais cuidado pois é mesmo sensivel, o principal problema são as valvulas de escape onde as touches são de afinação manual e requerem ajuste de 20 em 20000km (e ninguem o faz), se este ajuste não for feito o motor soa como uma maquina de custura com as touches a bater depois de quente, alem de estragar a orquestra tambem come os lobulos das arvores de cames e cada uma custa 850€.
                              Ter cuidado tambem com o oleo, obrigatoriamente 10W60 ou correm o risco de gripar a cambota.
                              Correia de distribuição de 3 em 3 anos ou 60 em 60.000km, velas de 20 em 20.000km.
                              E pronto, quem viver bem com isto, vive bem com um 166 V6 TB 12v.
                              Os V6 de 24V (2.5 ou 3.0) são muito, mas muito mais fiaveis e baratos de manter que o turbo, optem sempre por esses, como contra é que são raros e caros.
                              De resto o V6 turbo é um carro que dá prazer de conduzir, anda bem, canta bem e é super confortavel, filtra a estrada como poucos.

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