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10 frases que só os maus chefes dizem. Exemplo? "Não lhe pago para pensar"

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    10 frases que só os maus chefes dizem. Exemplo? "Não lhe pago para pensar"

    Ajuda, encorajamento e confiança são termos estranhos aos maus chefes. Agarrados aos pequenos poderes, vêem a posição que ocupam como um meio de se afirmarem perante os outros, a maior parte das vezes em detrimento de um melhor ambiente de trabalho e maior produtividade. Aqui ficam as dez piores coisas que os maus chefes são capazes de dizer. Amiúde.


    1. Se não queres este trabalho, há mais quem queira. Os bons chefes sabem que o sucesso dos seus negócios passa, principalmente, pela existência nas empresas de bons recursos humanos. Por isso, fazem o possível para se rodearem pelos melhores, estimulando-os. Já os maus gostam de lembrar constantemente quem são eles quem manda e que num minuto arranjam outra pessoa para fazer determinado serviço.

    2. Não lhe pago para pensar. Isto é o que costuma dizer um mau chefe quando despreza uma ideia sugerida por um empregado. Geralmente, são pessoas que não sabem funcionar em equipa e terminam a discussão com algo do tipo “faz o que te digo e mais nada”. A vida é muito curta para trabalhar com alguém que pensa assim.


    3. Não o quero ver nas redes sociais no horário de trabalho. Os grandes chefes há muito perceberam que o relógio não pode determinar a forma como se trabalha. Actualmente, os trabalhadores qualificados vivem, dormem e comem no trabalho. Cada vez mais lhes sobre pouco tempo para a vida familiar, mas como não são robôs precisam de intervalos durante o dia para ver o que se passa pelo Facebook ou as últimas novidades à venda no eBay. Os maus não percebem isso. Acham que é apenas o lazer a sobrepor-se ao trabalho. O que está errado.


    4. Vou ter isso em consideração. Há expressões que nunca usamos na vida real, só mesmo nos negócios. O “vou ter isso em consideração” significa, para um mau chefe, algo como “vai morrer longe e não voltes a dirigir-me a palavra sem eu o solicitar”. Dito de outra forma: “Não vou fazer nada do que sugeriste e quero que fiques a saber que as tuas opiniões para mim valem zero”. Acaba por dar mau resultado.


    5. Quem te deu autorização para fazer isso? As pessoas que vivem obcecadas com as hierarquias e as autorizações superiores devem ser evitadas a todo o custo. Não contribuem para a produtividade e têm uma visão carreirista do trabalho. Quem chefia desta forma é, regra geral, avesso à inovação e à capacidade de resolver os imprevistos no momento.


    6. Pára o que estás a fazer e pega nisto imediatamente. Os bons chefes usam esta premissa muito ocasionalmente e apenas em situações de verdadeira emergência. Os mais fracos fazem-no todos os dias, esquecendo as dúzias de tarefas que já ficaram para trás por causa destas ordens...


    7. Não me tragas problemas. Traz soluções. Este princípio tem origens nobres, ancoradas da percepção de muitas empresas de que os seus funcionários podiam contribuir activamente para a resolução na hora de problemas que surgem todos os dias. Mas para os maus chefes, esta expressão significa “não me chateies. Cala-te a arranja-te”, mesmo que o funcionário em causa não tenha as qualificações exigidas para solucionar o problema.


    8. Parece-me que isso é um problema pessoal. Quando um chefe não consegue identificar determinados comportamentos que podem pôr em causa a harmonia no local e na equipa de trabalho e identifica algumas situações como “problemas pessoais”, pode estar a arranjar um caso bicudo. Quem lida com pessoas deve saber onde está a fronteira entre o pessoal e o profissional e, mais importante, quando se cruzam. Um chefe que não tem essa perspicácia demonstra pouca capacidade de liderança.


    9. Tenho algo a dizer-te… e toda a gente pensa o mesmo. Os bons chefes sabem o momento exacto e como devem fazer sentir aos funcionários o que sentem sobre o seu trabalho. Já os maus, nunca elogiam, preferindo carregar nas críticas negativas. Os ainda piores juntam a isso o facto de pensarem que o resto da organização pensar o mesmo. Isto leva a que o trabalhador comece a não confiar em ninguém à sua volta e que toda a gente o odeia. Pelo menos até alguém lhe dizer que o mesmo chefe já fez o mesmo com outras pessoas.


    10. Nos tempos que correm, é uma sorte teres emprego. O mais engraçado nos chefes que costumam dizer isto é que nunca pensam na sorte que eles próprios têm em estar empregados. Numa altura em que Portugal, por exemplo, tem 12,5% de desemprego, é o mesmo que dizer a alguém “não acredito que te consigas manter dos 87,5% da população activa”. É um verdadeiro insulto e, pior, uma tremenda falta de visão empresarial. As pessoas que vivem amedrontadas tendem a subestimar o seu potencial.

    fonte!

    #2
    Gosto especialmente da número 4, "Vou ter isso em consideração".

    É mesmo como quem diz: "Se te fosses mas era f$&#%".

    Comentário


      #3
      Depois de trabalhar na Suiça posso dizer-te que o pior que contribui negativamente para a não excelência de 1 local de trabalho é todo o emprego Não ter consciência do business que trabalha e o que tem valor, o que não tem, o que é eficiente e não é e quais são as prioridades anuais ou a 5 anos.

      Pergunto a muita gente em Portugal quanto é que a empresa factura por ano, o departamento, qual a estratégia a 1 ano ou 5 anos e ninguém sabe.

      Após isso, essas 10 atitudes vêm dessa cultura (O saber quem autorizou o quê, quem tem de fazer o quê, avaliação de performance etc deveria ser algo revisitado todos os dias para alinhar com a estratégia).

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
        Depois de trabalhar na Suiça posso dizer-te que o pior que contribui negativamente para a não excelência de 1 local de trabalho é todo o emprego Não ter consciência do business que trabalha e o que tem valor, o que não tem, o que é eficiente e não é e quais são as prioridades anuais ou a 5 anos.

        Pergunto a muita gente em Portugal quanto é que a empresa factura por ano, o departamento, qual a estratégia a 1 ano ou 5 anos e ninguém sabe.

        Após isso, essas 10 atitudes vêm dessa cultura (O saber quem autorizou o quê, quem tem de fazer o quê, avaliação de performance etc deveria ser algo revisitado todos os dias para alinhar com a estratégia).

        Desculpa lá mas isso não tem fundamento nenhum.

        Em Portugal temos empresas que aplicam esses conceitos que referiste e ainda mais alguns. E estou a falar de pequenas empresas porque nos grandes grupos é inquestionável. E as que ainda não aplicam não durarão muito tempo no actual cenário.

        Comentário


          #5
          Eu depois apago os posts para nao ser off topic e nao criar uma guerra.

          Mas para perceberes :

          Votações federais deste domingo, 3 de março 2013 - swissinfo.ch


          Onde é que 1 Sonae se a administração decidir comprar carros novos para a administração, os empregados apenas fazem 1 referendo e essa decisão tem de ser revogada.

          Se calhar não fui claro, mas todas as decisões têm de ser comunicados aos empregados e aprovadas por estes. Empresas assim em Portugal?

          Eu trabalhei 10 anos, decisões de renovar hardware, beneficios ao board, de a empresa apostar em projectos x ou y nunca ninguém me perguntou nada.

          Eu sou externo (consultor num banco) e tenho voto nas decisões de investimento de capital e estratégia do banco. Onde em Portugal?

          As pessoas nem votam nas medidas para meter emprego a 5%, e exportações a 200% do que está actualmente.

          Mas fico contente que conheças 1 realidade que eu desconheço.

          PS:
          No mês passado, essa reprovação unânime foi claramente presenciada frente ao presidente demissionário do conselho de administração da multinacional farmacêutica Novartis, Daniel Vasella, que terminou sendo obrigado a renunciar a uma indenização de partida da ordem de 72 milhões de francos suíços.


          PS2: Em Portugal um chefe do BES esquece de pagar o IRS,...foi 1 falha....


          Amigo estamos a brincar?
          Editado pela última vez por Superfast; 11 March 2013, 13:30.

          Comentário


            #6
            12.5% de desemprego? Isso já foi escrito quando?

            É engraçado de ler mas no fundo não é nada que já toda a gente não saiba. Os bons chefes sabem motivar os funcionários para promover a criatividade e produtividade, a hierarquia acaba por ser uma necessidade prática mas os funcionários são vistos como parceiros de negócios e todos trabalham para o mesmo, cada um com a sua função. Os maus fazem da empresa o seu reino onde se podem impor e descarregar as suas frustrações e inseguranças. No fundo têm o poder mas não a competência ou ética para o usar de forma responsável e eficaz.
            Editado pela última vez por SRLA; 11 March 2013, 13:41.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
              Eu depois apago os posts para nao ser off topic e nao criar uma guerra.

              Mas para perceberes :

              Votações federais deste domingo, 3 de março 2013 - swissinfo.ch


              Onde é que 1 Sonae se a administração decidir comprar carros novos para a administração, os empregados apenas fazem 1 referendo e essa decisão tem de ser revogada.

              Se calhar não fui claro, mas todas as decisões têm de ser comunicados aos empregados e aprovadas por estes. Empresas assim em Portugal?

              Eu trabalhei 10 anos, decisões de renovar hardware, beneficios ao board, de a empresa apostar em projectos x ou y nunca ninguém me perguntou nada.

              Eu sou externo (consultor num banco) e tenho voto nas decisões de investimento de capital e estratégia do banco. Onde em Portugal?

              As pessoas nem votam nas medidas para meter emprego a 5%, e exportações a 200% do que está actualmente.

              Mas fico contente que conheças 1 realidade que eu desconheço.

              PS:
              No mês passado, essa reprovação unânime foi claramente presenciada frente ao presidente demissionário do conselho de administração da multinacional farmacêutica Novartis, Daniel Vasella, que terminou sendo obrigado a renunciar a uma indenização de partida da ordem de 72 milhões de francos suíços.


              PS2: Em Portugal um chefe do BES esquece de pagar o IRS,...foi 1 falha....


              Amigo estamos a brincar?
              Eu não conheço realidade nenhuma que tu desconheces. Só acho que esses clichés que em Portugal é tudo mau e "na França" é que é já passaram de moda.

              Mas já que falas na Sonae, não sei em que pontos é que os empregados interferem em decisões estratégicas da empresa mas sei que participam activamente em programas de melhoria contínua onde eles próprios contribuem com ideias e na implementação desses projectos. Quando falo em funcionários estou a falar de "caixas", peixaria, reposição, etc no caso dos Continentes.

              Ou a Autoeuropa que promove activamente a participação dos funcionários na análise de processos e atribui prémios aos funcionários cujas ideias se traduziram em ganhos financeiros no final da implementação do projecto.

              São apenas exemplos mas mais haverá.

              Quanto ao que falas do BES... acho que não é um problema de cultura ou de má gestão. É mesmo a impunidade que se vive neste país onde algumas pessoas podem fazer o que entenderem porque está sempre tudo bem. É mais um problema de justiça, favorecimentos, classe política miserável, etc.

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                #8
                O ponto 3 é de uma estupidez atroz!

                Comentário


                  #9
                  "Não o quero ver a mexer no Telemóvel", foi a que mais ouvi, mesmo em trabalhos em que efectivamente o telemóvel era uma ferramenta de trabalho!

                  Comentário


                    #10
                    Adoro quando alguém não habilitado para determinada função diz "Fazes isso em 5 minutos..."

                    Comentário


                      #11
                      Eu ouvi uma dessas uma vez, e só uma: "a recompensa [por ter feito um trabalho extraordinário] é ainda teres emprego". Poucos meses depois estava emigrado num emprego muito melhor.

                      No dia em que voltar a ouvir uma dessas frases começo a fazer as malas. A minha vida (profissional) é curta demais para perder tempo com chefes desses.

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                        #12
                        Já conheci disso. Curiosamente, soube há pouco tempo que essa empresa já despediu para aí 80% dos funcionários e está à beira da falência. A essa lista, falta juntar aqueles que confundem trabalhar muito com trabalhar bem.

                        Comentário


                          #13
                          Dessas só ouvi a 6 e a 7... se bem que quando é a 6, é mesmo a sério...

                          Comentário


                            #14
                            3. Não o quero ver nas redes sociais no horário de trabalho. Os grandes chefes há muito perceberam que o relógio não pode determinar a forma como se trabalha. Actualmente, os trabalhadores qualificados vivem, dormem e comem no trabalho. Cada vez mais lhes sobre pouco tempo para a vida familiar, mas como não são robôs precisam de intervalos durante o dia para ver o que se passa pelo Facebook ou as últimas novidades à venda no eBay. Os maus não percebem isso. Acham que é apenas o lazer a sobrepor-se ao trabalho. O que está errado.
                            Como é obvio durante o horário de trabalho não é para andar a "navegar". Se a justificação é a elevada carga horária/falta de tempo no dia a dia então o problema do trabalhador/chefe/empresa é outro: falta de produtividade do trabalhador/chefe/empresa que se devia traduzir numa eficiência maior e respectiva redução da carga horária...aliás quanto maior a carga, menor a eficiência. E assim tinham tempo para ir ao FB, Mail, Twiter, coçar o grelo e afins fora do horário de trabalho.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                              Adoro quando alguém não habilitado para determinada função diz "Fazes isso em 5 minutos..."
                              O meu chefe é assim, mas quando lhe perguntam quais as minhas funções, não faz ideia. Nem mesmo daquelas que lhe competem a ele e para as quais recebe prémio mas sou eu que desempenho.

                              Comentário


                                #16
                                Eu tenho várias.

                                A mais repetida "Manda quem pode, obedece quem deve"...

                                O direito à liberdade e pluralidade de opiniões no seu esplendor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Basicamente tudo se resume a uma coisa...

                                  Quem muito faz, muito erra...
                                  Quem pouco faz, pouco erra...
                                  Quem nada faz, nada erra...
                                  Quem nada erra, é promovido!

                                  Daí termos os chefes que temos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    O ponto 3 é de uma estupidez atroz!
                                    Isso é o teu ponto de vista. Outro ponto de vista é de que as pessoas não são máquinas, e precisam de escapes ao longo de um dia de trabalho.

                                    Basta olhar para os escritórios de uma das maiores empresas do Mundo, a Google:

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                      Eu tenho várias.

                                      A mais repetida "Manda quem pode, obedece quem deve"...

                                      O direito à liberdade e pluralidade de opiniões no seu esplendor.
                                      O meu pai faz pior: Mostra como se faz a uma velocidade muito grande para parecer que se fosse ele fazia àquele ritmo. É claro que é por 20 segundos. Depois diz: Vês? agora faz tu [durante o resto do dia]:-)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                        Isso é o teu ponto de vista. Outro ponto de vista é de que as pessoas não são máquinas, e precisam de escapes ao longo de um dia de trabalho.

                                        Basta olhar para os escritórios de uma das maiores empresas do Mundo, a Google:


                                        As pessoas não podem confundir as coisas. As empresas não são todas a Google. Nalguns casos andar sempre nas redes sociais é contraproducente sim.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nessa lista falta aí uma 11º mais ouvida,que é aquela de "se voçê for simpática comigo,podemos pensar na tal promoção"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                            Nessa lista falta aí uma 11º mais ouvida,que é aquela de "se voçê for simpática comigo,podemos pensar na tal promoção"
                                            Eu sou mais direto e digo logo "Baixa mas é a cuequinha!"

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sou a única a quem o chefe perguntou pq não era amiga dele no facebook!?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                Sou a única a quem o chefe perguntou pq não era amiga dele no facebook!?
                                                Misturar trabalho com facebook pode dar barraca.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tive um chefe de linha na Tyco de Évora que me disse a nº 1. E eu segui o conselho dele, vim-me embora.

                                                  Comentário


                                                    #26

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                      Basta olhar para os escritórios de uma das maiores empresas do Mundo, a Google:

                                                      Quando tiver a minha esplunca vai ter isso tudo. Na verdade já tenho a mesa de snooker e os matrecos preparados à espera que eu me decida...

                                                      Mas já se vê em muitas empresas. Isso e as consolas de videojogos e até piscinas para empregados, em Portugal.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                                                        Misturar trabalho com facebook pode dar barraca.
                                                        Claro! Tanto q lhe respondi, que não era para ele não saber o que fazia durante o horário de trabalho!!!
                                                        Até os colegas são poucos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Eu sou mais direto e digo logo "Baixa mas é a cuequinha!"
                                                          Sinceramente .....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                            Eu sou mais direto e digo logo "Baixa mas é a cuequinha!"
                                                            Ela responde-te que não está a usar e tu despede-la por desrespeito das normas de higiene da empresa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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