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Bmw 320d 1999 - Ajuda

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    Bmw 320d 1999 - Ajuda

    Olá boa noite pessoal,
    recentemente entrei para uma empresa e foi-me atribuída uma carrinha BMW 320d de 1999.
    No entanto algo não está muito bem com esta viatura. O que se passa é que em qualquer subida ela sofre uma "perda de força" brutal, e mesmo em recta é um pouco lenta para chegar até aos 120kmh. Sei que já trocou o turbo e recentemente o sensor massa de ar. Como passo bastante tempo em AE com ela, este comportamento torna a rotina algo incómoda e ainda fico medo de me deixar a pé um dia destes!
    Isto poderá ser do quê?
    Por exemplo ao relantim ela faz sempre este zumbido:

    #2
    Não haverá aí uma fuga de ar nalguma tubagem ?

    Comentário


      #3
      Tenta identificar a origem do som...pode muito bem ser uma fuga de ar na admissão.

      Comentário


        #4
        Obrigado. Amanhã assim que pegar nela tentarei identificar melhor a origem do ruído.

        Comentário


          #5
          Se te incomoda bastante, agarra na carrinha e vai à bmw ou a um centro de diagnóstico, e ve se dá erro!

          Algo a está a colocar em safe mode, embora ache que esse barulho seja de alguma correia ou pollie empenada!

          Comentário


            #6
            Olá,

            Quando aceleras a fundo, o ponteiro do consumo instantaneo vai até aos 20l?

            Como já houve reparações, tens aí muitas variáveis, embora não ache esse barulho nada de especial, porque os motores pré-commonrail têm esse barulho mais agudo.
            Mas podes ter uma fuga de ar.
            Verifica toda a tubagem de vácuo. Isso podes fazer tu mesmo, apenas tens de desmontar os plásticos por cima do motor, e usares uma lanterna.
            Ainda sobre fugas de ar que diminuíem potência, podes ter fuga no intercooler, e fuga na junta que liga o turbo ao colector de escape. Mas isso nota-se melhor se acelerares (coloca um video como fizeste, mas com alguém a acelerar).
            Mais coisas: se a MAF foi trocada e não foi emparelhada com a centralina, pode ser a causa de falta de andamento.
            A carrinha faz fumo branco quando a ligas a frio?
            O turbo pode ter a geometria variável presa (mas isso não causa barulhos estranhos, apenas perda de andamento)

            És de onde? Se fores da zona de Lisboa, se quiseres, posso ouvir a carrinha ao vivo e dar-te uma opinião melhor formada do que a que te estou a escrever aqui.


            Cumps,

            Eu também tenho um e46 com esse motor e já passei por situações semelhantes.

            Comentário


              #7
              Obrigado pelas respostas pessoal
              Soube hoje que ao trocarem o turbo, colocaram um usado o mais barato possível, isto há cerca de 5 anos. O MAF foi há cerca de 1 ano, há +/- 2 anos levou um catalisador.
              Eduhardlock muito obrigado pela ajuda e disponibilidade. Ela não faz fumo branco a frio por acaso.
              Como daqui a 15 dias tenho de ir a Getafe com ela, vou levá-la assim que possível a uma Bosch Service.
              O vídeo a acelerar ficou assim

              Comentário


                #8
                Aquela "mangueira" do lado esquerdo não devia estar ligada a lado nenhum ?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                  Aquela "mangueira" do lado esquerdo não devia estar ligada a lado nenhum ?
                  Também reparei nisso, mas como não percebo destas coisas, fiquei a pensar que ía dizer uma grande asneira.

                  Olha, se for asneira, pelo menos já não a disse sozinho

                  Comentário


                    #10
                    Basicamente deves ser o elemento mais novo na empresa e portanto espetaram-te o cancro de todas as viaturas

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                      Aquela "mangueira" do lado esquerdo não devia estar ligada a lado nenhum ?
                      Ela está ligada, eu é que retirei a capa do motor p/ o vídeo.



                      Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                      Basicamente deves ser o elemento mais novo na empresa e portanto espetaram-te o cancro de todas as viaturas
                      Resumindo e concluindo: sim

                      Comentário


                        #12
                        Não há stress com a mangueira. Pode-se andar com o carro assim, aquilo é o tubo onde liga o cone que pertence ao plástico que cobre o motor. Depois daquele buraco está o filtro do ar, envolto numa esponja, não tem problema.

                        Zecajr,

                        Não precisas agradecer, o fórum é isto mesmo: ajudar e ser ajudado!

                        Esse trabalhar do motor em aceleração está saudável, e não oiço nada que possa parecer que haja fuga no turbo (elimino para já a junta que liga turbo a colector). Se tivesses um problema no turbo terias salpicos de óleo na traseira, fumo preto a sair do escape, e em aceleração o teu carro pareceria uma ambulância. Não me parece ser o caso. Mas não invalida que esse turbo já tenha o veio ligeiramente empenado ou esteja cheio de carvão, mas não é isso que te está a impedir de passares dos 120Km/h.
                        Se não faz fumo branco, também não é bomba injectora.
                        Agora, falta verificar tubagem de vácuo toda (não é só a do turbo, tens de ver a que liga ao servofreio e a que acciona as persianas do radiador e EGR). Se os tubos nunca foram trocados, aconselho-te a trocá-los, porque basta uma pequena fuga para o carro não andar e não travar o que deve.
                        Outra hipótese é o depósito de vácuo estar rachado, mas é muito raro isso acontecer. O depósito está do teu lado esquerdo, junto ao depósito da água do limpa-vidros, é um cilindro preto.
                        Pode também ser o regulador de pressão do turbo. Para ser ver se está bom ou fazes um diagnóstico ou sacas o regulador e medes com multimetro.

                        Tens a EGR ligada?

                        Chegaste a andar com o carro e aceleraste (pedal a fundo) para ver se o ponteiro de consumo instantaneo encosta nos 20l? A melhor maneira de ver é em 2ª, 3ª e 4ª velocidade.

                        O carro pega bem a frio? Não fica a tremer como se estivesse a trabalhar a 3 cilindros?

                        Se depois disto tudo verificado, não for detectado nada, passa-se para o injector-piloto.
                        Se já trocaram as velas alguma vez, podem ter trilhado o fio do injector-piloto ao colocar o colector de admissão. Isto foi o que aconteceu no meu carro. O mecânico era sapateiro e lixou-me o fio do injector.
                        Não dava erro no DIS, só ao fim de 1 ou 2 anos (já não me recordo) é que acusou na máquina.

                        Cumps,

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por zecajr Ver Post
                          Ela está ligada, eu é que retirei a capa do motor p/ o vídeo.

                          Fui ao Youtube ver outros motores e foi isso que percebi, aquilo liga à capa

                          Comentário

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