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Mazda 3 1.6 MZ-CD VS Peugot 206+ 1.1 gasolina

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    Mazda 3 1.6 MZ-CD VS Peugot 206+ 1.1 gasolina

    Viva tenho dois carros para poder comprar mas não sei qual deles escolher:

    1.
    Mazda 3 1.6 MZ-CD

    ano: 2007
    kms: 87.000
    cv´s: 110

    preço: 8.500€

    2.

    Peugot 206 + 1.1 gasolina

    ano: 2009
    kms: 36.000
    motor: 1.1

    preço: 5.500€



    Eu sei que são carros COMPLETAMENTE diferentes mas gostaria de saber os PÓS e os CONTRAS de cada um deles (médias, conforto, preço revisões e peças, etc)
    E já agora na vossa opinião qual deles comprar?

    #2
    Obviamente, são carros completamente diferentes e com uma diferença de € significativa.
    Justifica-se comprar um carro diesel e de um segmento acima?

    Comentário


      #3
      Depende muito do tipo de percursos, necessidades de espaço, etc

      Comentário


        #4
        Esse 206+ está a um bom preço, mas tens que pensar que estás a comprar um carro que basicamente saiu em 1998, com um motor super lento e gastador. Mas são sempre menos 3000 euros que o mazda, que é melhor (muito) que esse Peugeot.

        Comentário


          #5
          Tal como já foi dito, o 206 é um projecto de 98. Mesmo tendo sido renovado para este plus (+), não deixa de ter um motor assim pró obsoleto, lento, não muito gastador ao contrário do q dizem, mas acima de tudo bastante fiável. É um carro muito confortável, fácil e divertido de guiar, mas não deixa de ter uma insonorização fraca, bem como uma construção dada a barulhos (ainda q este tenha um tablier diferente do 206, duvido q tenham dado muita atenção aos pormenores menos conseguidos do 206... normal. Ainda é um modelo com o qual se convive muito bem, principalmente em ambiente urbano, para aqui é mais do q aconselhável. Mas assim q saímos da cidade queremos é estar ao volante do menos confortável mas mais desenvolto, mais adulto, e mais moderno Mazda 3.

          Portanto será a utilização a dar ao carro q irá desempatar, como não sei qual é não posso aconselhar melhor

          Comentário


            #6
            Só mais uma questão a nivel de peças, revisões etc e tal na Mazda são BEM MAIS CAROS ou nem por isso ?

            Será que para saber o histórico do carro a Mazda informa-me se eu fornecer a matrícula?
            Ou qual será a melhor maneira para obter o referido histórico do carro ?

            Comentário


              #7
              Mazda em geral tem manutenção mais cara, e no caso desse diesel se tiver FAP convém fazer manutenção sempre na marca.

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                #8
                Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                Mazda em geral tem manutenção mais cara, e no caso desse diesel se tiver FAP convém fazer manutenção sempre na marca.
                Depende do que se considere caro. Eu tenho um Mazda3 de 2010 a diesel e a manutenção feita na marca não é assim tão cara.

                A Mazda é mais cara em peças do que a Peugueot. Mas eu iria para a mazda.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                  Depende do que se considere caro. Eu tenho um Mazda3 de 2010 a diesel e a manutenção feita na marca não é assim tão cara.

                  A Mazda é mais cara em peças do que a Peugueot. Mas eu iria para a mazda.
                  Mais cara que a Peugeot como confirmaste. Não estava a considerar outras marcas.

                  Comentário


                    #10
                    206Hdi o que é a FAP sabem se o mazda 3 1.6 de 2007 tem?
                    Editado pela última vez por sapinho32; 17 March 2013, 11:30.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sapinho32 Ver Post
                      206Hdi o que é a FAP sabem se o mazda 3 1.6 de 3007 tem?

                      FAP é o filtro de partículas.

                      Já agora:

                      http://forum.autohoje.com/boxes/8313...anutencao.html

                      Comentário


                        #12
                        Existe maneira de quando começar a dar problemas REMOVER o tal FAP ???? Se SIM, como fazer ?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por sapinho32 Ver Post
                          206Hdi o que é a FAP sabem se o mazda 3 1.6 de 3007 tem?
                          De 3007? Andas uns 1000 anos avançado.

                          Se for a diesel tem. Se for a gasolina não.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por sapinho32 Ver Post
                            Existe maneira de quando começar a dar problemas REMOVER o tal FAP ???? Se SIM, como fazer ?
                            Ires a uma oficina especializada, deve rondar os 400 euros a remoção do FAP e reprogramação da centralina ( para não dar erro ).

                            A marca não os retira.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                              Mazda em geral tem manutenção mais cara, e no caso desse diesel se tiver FAP convém fazer manutenção sempre na marca.
                              Porquê? Por causa do Eloys? Não o colocam "cá fora"?

                              Comentário


                                #16
                                Ok trepkos ja corrigi

                                Comentário


                                  #17
                                  Tenho um colega que tem uma Mazda 6 SW 2.0 (+/- 130k km) das primeiras com FAP e fez sempre a manutenção na marca, até pensar que ia poupar uns euros ao fazer fora numa oficina de confiança. A factura foi ligeiramente mais baixa (não chegou a 20% de "poupança") mas começou a ter logo problemas com a luz do FAP a acender.

                                  O óleo usado era da mesma graduação mas não cumpria a norma da Mazda e acabou por ter que levar à marca. Tiveram de fazer uma limpeza ao FAP que estava suja de óleo, e ainda pagar nova muda de óleo e respectivo filtro.

                                  Não sei se com o 3 existe este risco, mas como o caso que relatei existem idênticos no fórum. Muitos optam por remover o FAP que nem sempre é a opção correcta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                    Tenho um colega que tem uma Mazda 6 SW 2.0 (+/- 130k km) das primeiras com FAP e fez sempre a manutenção na marca, até pensar que ia poupar uns euros ao fazer fora numa oficina de confiança. A factura foi ligeiramente mais baixa (não chegou a 20% de "poupança") mas começou a ter logo problemas com a luz do FAP a acender.

                                    O óleo usado era da mesma graduação mas não cumpria a norma da Mazda e acabou por ter que levar à marca. Tiveram de fazer uma limpeza ao FAP que estava suja de óleo, e ainda pagar nova muda de óleo e respectivo filtro.

                                    Não sei se com o 3 existe este risco, mas como o caso que relatei existem idênticos no fórum. Muitos optam por remover o FAP que nem sempre é a opção correcta.
                                    Então era por isso que falavas em ir à marca, por causa do FAP?

                                    Disseste tudo depois, se se cumprir a norma, não há problema. O meu tem 199mil Kms, sem ter feito uma muda de óleo na Opel e o FAP nunca avariou ou acendeu a luz, nada.

                                    Curioso o relato, conheço uma Mazda 5 em que aconteceu exactamente o mesmo, veio de uma Midas para a Mazda, para efectuar a mesma "manobra".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      Então era por isso que falavas em ir à marca, por causa do FAP?

                                      Disseste tudo depois, se se cumprir a norma, não há problema. O meu tem 199mil Kms, sem ter feito uma muda de óleo na Opel e o FAP nunca avariou ou acendeu a luz, nada.

                                      Curioso o relato, conheço uma Mazda 5 em que aconteceu exactamente o mesmo, veio de uma Midas para a Mazda, para efectuar a mesma "manobra".
                                      No caso da Mazda 6 não basta cumprir a norma, tem de ser mesmo óleo da Mazda que penso que é desenvolvido em parceria com a Total.

                                      Não sei se sucede o mesmo com outros motores da marca.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                        No caso da Mazda 6 não basta cumprir a norma, tem de ser mesmo óleo da Mazda que penso que é desenvolvido em parceria com a Total.

                                        Não sei se sucede o mesmo com outros motores da marca.
                                        Esse FAP funciona de maneira diferente do FAP do 1.6d. Esse da mazda6 e 5 não tem liquido.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                          Esse FAP funciona de maneira diferente do FAP do 1.6d. Esse da mazda6 e 5 não tem liquido.
                                          Pois não. O meu colega faz muita AE daí nunca ter tido problemas (excepto desse relacionado com o óleo), mas existem muitos relatos de problemas.

                                          Ainda assim os percursos citadinos não são nada bons para carros com FAP.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                            No caso da Mazda 6 não basta cumprir a norma, tem de ser mesmo óleo da Mazda que penso que é desenvolvido em parceria com a Total.

                                            Não sei se sucede o mesmo com outros motores da marca.
                                            Desconhecia isso. É a primeira vez que oiço tal coisa. Nos casos que conheço (que não vão à marca), não há relatos deste tipo de situação. Quer dizer, soube de 1, mas esse não colocou a norma correcta e ía dando cabo do FAP.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Que o Mazda é globalmente um carro (muito) superior isso é indesmentível.

                                              Porém, não referes o mais importante: que km's fazes por ano? Faz-te falta o espaço adicional? Que tipo de condução? Muitos trajetos curto? QUe falta te fazem os 3.000€?

                                              Não te esqueças também que o Mazda desvaloriza muito no mercado de usados, mas não sei mesmo porquê!

                                              Se a opção por o Peugeot (mais barato, mas menos espaçoso, pouco motor...) não terás problemas com filtro de partículas;
                                              Se a opção for Mazda gastas mais dinheiro, tens um carro globalmente melhor, muito mais motor, mas o fap pode fazer-te a vida negra!

                                              Eu se fosse para puro citadino... peugeot. Se fosse para o segmento c a diesel... ir ver outras propostas!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                Desconhecia isso. É a primeira vez que oiço tal coisa. Nos casos que conheço (que não vão à marca), não há relatos deste tipo de situação. Quer dizer, soube de 1, mas esse não colocou a norma correcta e ía dando cabo do FAP.

                                                Confirma-se que só se aplica à Mazda 6 e 5

                                                Mazda Original Oil DPF 5w30 - 5LT - TEXOLEO.com

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O 206 é um automóvel que foi lançado para o mercado no já longínquo ano de 1998... o Mazda é de outro segmento, tem um bom comportamento, bom motor.
                                                  Se apenas for para utilizar dentro da cidade, o 206 1.1 serve perfeitamente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso que estão a dizer dos 2.0 MZR-CD apenas levarem óleo Mazda é falso.

                                                    Não é obrigatório usar óleo Mazda.

                                                    O óleo a usar tem é uma norma não muito usual e o Zé da esquina mete o 5W30 que tem lá num bidão, quando não mete o 5W40 ou o 10W40 da praxe .

                                                    O comum é o ACEA C2 ou C3. O Mazda tem que respeitar o JASO-DL1.

                                                    A JASO DL1 entra na ACEA C2 mas por uma franja pois o ACEA C2 tem um teor de cinzas menor ou igual a 0.8%, a JASO-DL1 menor ou igual a 0.6%(daí nem todos os ACEA C2 servirem, como os C2 VW ou LL ou GM) e a ACEA C1 menor ou igual a 0.5%.

                                                    Eu uso ACEA C1 desde que comprei a minha M5 e até agora nunca tive problemas com o DFP.
                                                    Óleo que uso: Liqui Moly Top Tec 4500.

                                                    Outros que se pode usar:
                                                    ACEA C1
                                                    Fuchs Titan GT1 PRO C1
                                                    Motul 8100 Eco Clean+ C1
                                                    Wolf Officialtech C1
                                                    Castrol Edge professional C1 (apenas acessível ao meio profissional)
                                                    Galp Formula MZ (apenas acessível ao meio profissional)

                                                    JASO-DL1 mas que não cobrem ACEA C1 (basicamente têm um teor de cinzas de 0.6%)
                                                    Mazda Dexelia DFP
                                                    Mobil 1 ESP Formula

                                                    O maior problema é que há falta de luzes a Mazda decidiu usar a luz do DFP até como indicador para fazer revisão. O problema é que pouca gente tem computadores preparados para mexer nisto e não conseguem fazer o reset da revisão.

                                                    Daí a luz começar a piscar ao fim de pouco tempo pois a malta devia mudar aos 20k/1 ano e quando chega aos 18-19k vai mudar. Quando chega aos 21k desde a mudança anterior lá está a luz da praxe.

                                                    Outra coisa importante:
                                                    Esse Mazda 3 não sofre disto pois o motor é o banal 1.6 HDi da parceria Ford-PSA. Sofre é do mal de precisar de Eolys a cada 60k e se for como os Focus aos 120k venha um DFP novo. Faz parte da manutenção programada e é apenas mais 1 manutenção programada caríssima, ao nível de uma mudança de distribuição.

                                                    Mazda = concessionários oficiais genericamente fracos: mão de obra cara e mudam peças à conta do freguês por tentativa e erro.

                                                    Peças cá em em Portugal são caras. Quando passam a fronteira o preço cresce em média uns 20 ou 30% em relação aos preços praticados fora mas a net é amiga e se forem coisas caras compensa os portes a vir de fora.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      "chicolaranja" obrigado pelo esclarecimento. Nota que o que escrevi não foi baseado em experiência ou conhecimento directo. Como referi um colega tem um 6 SW e foi ele que me passou essa informação.

                                                      Também deves compreender que após uma má experiência ele não vai voltar a arriscar num ManelGT.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                        Confirma-se que só se aplica à Mazda 6 e 5

                                                        Mazda Original Oil DPF 5w30 - 5LT - TEXOLEO.com
                                                        Portanto o pessoal tem de comprar este óleo ou outro com a tal norma "esquisita", senão arriscam-se a problemas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                                                          Isso que estão a dizer dos 2.0 MZR-CD apenas levarem óleo Mazda é falso.

                                                          Não é obrigatório usar óleo Mazda.

                                                          O óleo a usar tem é uma norma não muito usual e o Zé da esquina mete o 5W30 que tem lá num bidão, quando não mete o 5W40 ou o 10W40 da praxe .

                                                          O comum é o ACEA C2 ou C3. O Mazda tem que respeitar o JASO-DL1.

                                                          A JASO DL1 entra na ACEA C2 mas por uma franja pois o ACEA C2 tem um teor de cinzas menor ou igual a 0.8%, a JASO-DL1 menor ou igual a 0.6%(daí nem todos os ACEA C2 servirem, como os C2 VW ou LL ou GM) e a ACEA C1 menor ou igual a 0.5%.

                                                          Eu uso ACEA C1 desde que comprei a minha M5 e até agora nunca tive problemas com o DFP.
                                                          Óleo que uso: Liqui Moly Top Tec 4500.

                                                          Outros que se pode usar:
                                                          ACEA C1
                                                          Fuchs Titan GT1 PRO C1
                                                          Motul 8100 Eco Clean+ C1
                                                          Wolf Officialtech C1
                                                          Castrol Edge professional C1 (apenas acessível ao meio profissional)
                                                          Galp Formula MZ (apenas acessível ao meio profissional)

                                                          JASO-DL1 mas que não cobrem ACEA C1 (basicamente têm um teor de cinzas de 0.6%)
                                                          Mazda Dexelia DFP
                                                          Mobil 1 ESP Formula

                                                          O maior problema é que há falta de luzes a Mazda decidiu usar a luz do DFP até como indicador para fazer revisão. O problema é que pouca gente tem computadores preparados para mexer nisto e não conseguem fazer o reset da revisão.

                                                          Daí a luz começar a piscar ao fim de pouco tempo pois a malta devia mudar aos 20k/1 ano e quando chega aos 18-19k vai mudar. Quando chega aos 21k desde a mudança anterior lá está a luz da praxe.

                                                          Outra coisa importante:
                                                          Esse Mazda 3 não sofre disto pois o motor é o banal 1.6 HDi da parceria Ford-PSA. Sofre é do mal de precisar de Eolys a cada 60k e se for como os Focus aos 120k venha um DFP novo. Faz parte da manutenção programada e é apenas mais 1 manutenção programada caríssima, ao nível de uma mudança de distribuição.

                                                          Mazda = concessionários oficiais genericamente fracos: mão de obra cara e mudam peças à conta do freguês por tentativa e erro.

                                                          Peças cá em em Portugal são caras. Quando passam a fronteira o preço cresce em média uns 20 ou 30% em relação aos preços praticados fora mas a net é amiga e se forem coisas caras compensa os portes a vir de fora.


                                                          Infelizmente a falta de informção a nível dos óleos, ainda vai sendo alguma.

                                                          Muitas oficinas, apenas se limitam a cumprir a gradução (isto quando a cumprem), não verificando se respeitam ou não as especificações.

                                                          Até mesmo em oficinas da marca, a gradução em alguns casos não é respeitada... quanto mais a especifiações em si...
                                                          Editado pela última vez por nto; 18 March 2013, 22:43. Razão: Correcção ortográfica

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                                                            Outra coisa importante:
                                                            Esse Mazda 3 não sofre disto pois o motor é o banal 1.6 HDi da parceria Ford-PSA. Sofre é do mal de precisar de Eolys a cada 60k e se for como os Focus aos 120k venha um DFP novo. Faz parte da manutenção programada e é apenas mais 1 manutenção programada caríssima, ao nível de uma mudança de distribuição.

                                                            Isto foi me dito por um mecanico na Ford: Focus mk2.5 revisao ao FAP aos 120.000km, mudança se for preciso mas o normal é mudarem o Eolys, se nao mudarem o FAP aos 120.000km, mudam aos 180.000km.

                                                            Comentário

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