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C3 1124 cm3 - Fenda no bloco

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    C3 1124 cm3 - Fenda no bloco

    O meu carro perdeu água, levei-o à oficina e o diagnóstico chegou há uns minutos: bloco fendido. Isto suscita-me duas questões:

    - como acontece uma coisa assim?

    - há alguma solução (que não seja a troca do bloco)?

    #2
    Tens fotos?

    Bloco fendido, só estou a ver diferenças de temperatura súbitas e um defeito de fundição.

    A solução só mesmo um bloco novo, nem imagino qualquer 'biscatada' ai.

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      #3
      O mecânico pensa que seja um defeito de fundição. Obrigado.

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        #4
        Quantos KM tem o motor e como foi tratado?

        Geralmente problemas no bloco/cabeça devem-se a excesso de temperatura.

        Comentário


          #5
          O carro perdeu água / aqueceu e tu meteste logo água? Água fria em bloco quente pode fazer rachar o bloco... Talvez compense trocar o motor por um recondicionado.

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            #6
            Não, nada disso aconteceu. A luz avisadora acendeu e o computador de bordo deu a mensagem de temperatura excessiva. Estacionei e desliguei. Passado umas duas horas levei o carro à oficina (bem perto, a 300 metros). Quando lá cheguei, verificaram que o motor tinha muito pouca água; foi adicionada água e o motor foi posto a trabalhar, para trabalhar até a ventoínha disparar. Saí de lá com tudo aparentemente normal.

            No dia seguinte fiz uns quinze quilómetros e a luz acesa de novo. Chamei a assistência em viagem, que trouxe o carro.
            Editado pela última vez por Ton; 18 March 2013, 16:26.

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              #7
              A não ser que o C3 seja "dos últimos" a terem saído (suponho que seja a versão anterior a esta), penso que sai mais barato comprar um C3 em segunda mão.

              Comentário


                #8
                Vou substituir o motor por um usado (cerca de 400 Euros + Iva + montagem). O carro é da versão anterior, está amortizado e bom para mim, que passo cerca de 45 dias por ano em Portugal.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por Ton Ver Post
                  Não, nada disso aconteceu. A luz avisadora acendeu e o computador de bordo deu a mensagem de temperatura excessiva. Estacionei e desliguei. Passado umas duas horas levei o carro à oficina (bem perto, a 300 metros). Quando lá cheguei, verificaram que o motor tinha muito pouca água; foi adicionada água e o motor foi posto a trabalhar, para trabalhar até a ventoínha disparar. Saí de lá com tudo aparentemente normal.

                  No dia seguinte fiz uns quinze quilómetros e a luz acesa de novo. Chamei a assistência em viagem, que trouxe o carro.
                  Duas questões.

                  Disse que quando o carro aqueceu da 1ª vez o parou e desligou. Como o levou à oficina a seguir? Apenas deixou arrefecer, ligou e seguiu?

                  Quando chegou a oficina eles deviam ter adicionado a "àgua" com o motor a trabalhar. Colocar água fria num motor quente desligado pode causar um grande choque térmico.

                  Mas como perdeu a água antes o procedimento deles não terá sido o causador da maleita.

                  Bloco novo para o sítio e está a andar.

                  Comentário


                    #10
                    Isso aconteceu a um amigo meu, com um C3 I 1.1 de 2009, e o defeito era apenas um sensor que passava a informação errada para a centralina dando a informação que a temperatura do motor era excessiva.
                    Editado pela última vez por Brunofig; 18 March 2013, 21:03.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                      Duas questões.

                      Disse que quando o carro aqueceu da 1ª vez o parou e desligou. Como o levou à oficina a seguir? Apenas deixou arrefecer, ligou e seguiu?

                      Quando chegou a oficina eles deviam ter adicionado a "àgua" com o motor a trabalhar. Colocar água fria num motor quente desligado pode causar um grande choque térmico.
                      Para levar o carro à oficina, liguei o motor e arranquei. O motor tinha arrefecido e a distância é muito curta (cerca de 400 metros).

                      A água foi adicionada com o motor a trabalhar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ton Ver Post
                        O mecânico pensa que seja um defeito de fundição. Obrigado.
                        teve cuidado com as poças de água.....é que é giro passar por cima delas e ver a água a saltar mas, por vezes, o resultado é desastroso!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                          teve cuidado com as poças de água.....é que é giro passar por cima delas e ver a água a saltar mas, por vezes, o resultado é desastroso!
                          Nao sei se é suficiente para fendar o bloco........

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