Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda escolha Mestrado - Mkt , Gestão ou Turismo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda escolha Mestrado - Mkt , Gestão ou Turismo?

    Boa noite pessoal.


    Venho aqui expor a minha situação e pedir a vossa opinião de acordo com a vossa experiência, pois vejo que existe aqui neste forum pessoas bem formadas e com carreiras digamos que bem consolidadas, assim interpreto pelos posts que colocam aqui.


    Pois bem, eu sou um licenciado perdido literalmente. Tirei uma licenciatura em Línguas e Relações Empresariais na Univ Aveiro e pouco ou nada tenho conseguido usufruir do mesmo. Visto que o meu curso é tão vasto que não aprofundei em nada, o que me prejudica.


    Estudei a língua Francesa e Inglesa a fundo sao vantagens e tenho breves (muito básicos) conhecimentos de Árabe.


    Depois no meu curso tive Introdução às seguintes cadeiras Economia, Gestão, Marketing, Comportamento Organizacional, Recursos Humanos, isto para citar as principais.


    Acontece que, como nao aprofundei nenhuma delas, "dei uns toques" só em todas , isto pouco me vale quando candidato a um emprego.


    É terrível ter que explicar sempre o meu curso e o conteúdo do mesmo, e depois concretamente, candidato-me a um posto de Mkt e sou passado à frente por alguém que tenha uma licenciatura em Mkt, o mesmo acontece para um posto de Gestão para um licenciado em Gestão e por ai adiante.

    De experiência profissional faço alguns trabalhos como promotor de eventos em part-time mas a precariedade dos recibos verdes e deste tipo de trabalhos leva a crer que de caminho pagamos até para trabalhar.


    Entao agora estou muito dividido. Tirar um mestrado ou fazer um estagio internacional ao abrigo do Programa Leonardo. ja me candidatei ao estagio mas a empresa que me vai supostamente acolher nao me inspira muita confiança (muitos estagiários, nao pagam nada, empresa pequena etc) poucas perspectivas de aproveitamento profissional desta possível experiência.


    Acontece que gostaria de aproveitar um pouco da vossa experiência profissional e académica.


    Qual o mestrado que REALMENTE vale a pena investir ? Que me proporcione aprendizagens e capacidade para ir trabalhar tanto aqui mas principalmente internacionalmente ?


    Eu as áreas que gosto e que me sinto bem sao as áreas do Mkt, Turismo e da Gestão.


    Economia é para fugir porque matemática sou péssimo, mkt é algo que tenho gosto em fazer mas tenho receio da falta de oportunidades , mesmo no estrangeiro. E gestão é algo que gosto porque acho que é reconhecido e ainda existe oportunidades, mas que gostaria de algo concreto (para vasto ja tenho a minha licenciatura) e Turismo é algo que também considero por ser uma aposta em algo que vai sempre existir e que tenho também gosto, algo como gestão de turismo nao sei.


    Por exemplo, quando procuro na net empregos encontro Product Manager, Sales Consultant, Web Marketing, Services Manager, Account Management,entre outros nomes pomposos sera que com estes cursos consigo estar apto para os mesmos ?


    Os mestrados que seleccionei assim à partida para servir de indicação são de preferencia públicos pois nao tenho muitas possibilidades económicas.


    O perfeito seria tirar Gestão na Católica ou na Nova Lisboa mas isso nao tenho possibilidades.


    Considerei estes :


    - Mestrado em Marketing (FEP) Mkt na FEP que tal ?
    - Gestão Comercial (FEP) tanto este como o de serviços são bons ?
    - Gestão de Serviços (FEP)


    Na FEP também tenho a parca esperança em entrar, os candidatos são muitos e eu tenho media de outra universidade de somente 14 valores arredondados.


    - Mestrado em Gestão do Marketing (IPAM) - privado , vale a pena o investimento?


    Depois vi para Lisboa o ISCTE Business School que nao conheço de todo. mas gostei da apresentação do site para o mestrado em Mkt e um em Hospitalidade e Gestão Hoteleira. O que acham desta faculdade e destes cursos ?


    A minha ideia é que dentro destas áreas possam elucidar-me e serem completamente francos comigo, o que realmente é bom nestas áreas o que valha a pena.


    A vossa opinião sobre estes cursos e a sua empregabilidade e reconhecimento lá fora.


    Aceito todas as criticas e sugestões e ate mesmo sugestões de universidades lá fora, para isso tinha de tirar o IELTS creio o exame de Inglês.


    Fico a espera das vossas ajudas, estou mesmo perdido e desesperado e a situação não esta nada fácil para cair em erros de investimento e conseguir dar um rumo positivo à minha vida.


    OBRIGADO

    #2
    Isso é um post muito comprido!

    - Em qualquer bom mestrado de Gestão vais levar com Economia/Finanças, por isso prepara-te. Das 3 opções é sem dúvida o mais abrangente e permite-te trabalhar em Turismo e em Marketing, na verdade, em qualquer área. Um bom gestor tanto gere Hotéis como fábricas de cuecas.
    - Marketing em Portugal é um mestrado muito limitado, basta ver o que é que os professores de Marketing em Portugal percebem, por exemplo de marketing digital. É de rir Se optares por Mkt (que é dos cursos mais fascinantes que se pode tirar) não vás para o IPAM. É caro e fora de Portugal ninguém dá valor à escola.
    - Turismo, tudo depende do teu gosto pessoal e do que gostarias de fazer. Tanto Gestão como Mkt ter permitem trabalhar em Turismo no futuro, já o inverso não se aplica verdadeiramente.

    Resumindo:

    Se não tiveres medo de um bocadinho de matemáticas - Gestão é o que te abre mais portas. Depois especializas-te no sector que quiseres, como Turismo por exemplo. Todo o Gestor deve saber de Marketing (quanto mais melhor), o inverso não é necessariamente verdade, há muito Marketeer que não percebe um boi de Gestão (e depois vêm-se orçamentos desmedidos e mal gastos em canais que não fazem sentido)....

    Btw, porque é que Gestão na Nova não tens hipóteses? Notas?

    Comentário


      #3
      A minha opinião é a mesma do Rasec. Gestão é muito mais abrangente e permite-te, literalmente, trabalhar em qualquer sector de actividade. Ou seja, abre-te muito mais portas. Óbvio que a área de gestão exige bom domínio da matemática e dos números.

      Quanto a escolas, sem dúvida que a Nova e a Católica são as melhores em Portugal na área da gestão. Se não der podes considerar também o ISCTE ou ISEG em Lisboa ou a FEP no Porto.

      Comentário


        #4
        Mas prepara-te que o mercado de trabalho nessas áreas não anda fácil. O que até pode ser uma vantagem porque assim já sabes que tens que te esforçar mais, tirar melhores notas e portanto conseguir mais facilmente um emprego.

        Comentário


          #5
          Em relação a estágios, se estiverem com disposição de ir para o estrangeiro, vê aí com a AIESEC na UA.

          Caso não queiras ir para fora, subscrevo o que já foi dito...

          Comentário


            #6
            O teu caso (talvez mesmo o teu "drama") é bem o reflexo do perfeito disparate que é muitas vezes o ensino superior em Portugal, que anda a alimentar-se do esforço financeiro e intelectual dos incautos ou menos informados, apenas e só para acautelarem os seus próprios interesses financeiros!

            Criaram-se licenciaturas que só podem ter resultado da imaginação fértil de um qualquer realizador de cinema desempregado e cuja utilidade e relevância para o mercado de trabalho se aproxima do zero absoluto! Uma palhaçada sem nome e uma enorme falta de respeito e escrúplos, que deveria ser severamente punida!

            Comentário


              #7
              Se pudesse despedir uma ou duas lontras, tinha emprego para ti com o curso que tens agora que me parece ser bastante adequado ao mercado de trabalho actual.
              Diria até que tem mais saída do que um curso de marketing...
              Deves estar a enviar cvs para os locais errados.

              Comentário


                #8
                eu na Nova de Lisboa as notas para candidatura são altíssimas e eu nao teria hipótese.

                Uma das que ando a ponderar é o Marketing da FEP, mas uma colega minha o ao passado tentou , gastou 55€ e nao conseguiu mesmo tendo uma media acima da minha. Acho que são cerca de 30 vagas e o nr de candidatos é gigante.

                Eu Gestão também adorava , mas infelizmente nao sei se as minhas extremas dificuldades a matemática e similares permitiriam-me avançar para esse mestrado.

                Desde ja agradeço a vossa grande ajuda, Pastis se as "lontras" saírem ou se porventura existir espaço para mais um cá estou eu

                Comentário


                  #9
                  Eu acho que o que disseram sobre gestão está certo, mas já toda a gente sabe isso e há aos pontapés.

                  Talvez especializares-te em algo mais....específicio. Apostar na diferença. Não sei se é com esses mestrados, just sayin.

                  Comentário


                    #10
                    Vou deixar aqui um desabafo que nada é contra o user em questão:

                    É muito bonito uma pessoa ir para uma faculdade/instituto tirar um curso qualquer, para onde tinha média, e depois candidatar-se a mestrados nas faculdades onde queria ter entrado em licenciatura, sendo que vai com médias gigantes, que os alunos de licenciatura desta última faculdade, não conseguem obter (ou é extremamente difícil). Assim vai o sistema de incentivos neste país de treta.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      O teu caso (talvez mesmo o teu "drama") é bem o reflexo do perfeito disparate que é muitas vezes o ensino superior em Portugal, que anda a alimentar-se do esforço financeiro e intelectual dos incautos ou menos informados, apenas e só para acautelarem os seus próprios interesses financeiros!

                      Criaram-se licenciaturas que só podem ter resultado da imaginação fértil de um qualquer realizador de cinema desempregado e cuja utilidade e relevância para o mercado de trabalho se aproxima do zero absoluto! Uma palhaçada sem nome e uma enorme falta de respeito e escrúplos, que deveria ser severamente punida!
                      Há cursos a mais, e muitos deles não têm qualquer utilidade sim, mas em ultima análise a responsabilidade da escolha do curso cabe ao aluno, (e com o acompanhamento dos pais) perceber qual a sua vocação, e qual a escola que lhe pode garantir mais empregabilidade.

                      Todos sabemos que os tempos são hoje diferentes, nos anos 80 entravamos para Gestão em qualquer das faculdades de referencia com 13 valores, e os miudos de hoje precisam de 16/17 valores, e muitos nem fazem ideia da estrutura do curso que vão fazer, e saíamos 5 anos depois com empregabilidade garantida, o que não é o caso de hoje, e o pós Bolonha, alterou profundamente a lei da oferta e da procura, o que deveria ter como consequencia um maior rigor nas escolhas a fazer no secundário.

                      E a oferta abundante e diversificada de faculdades e poltécnicos não é um exclusivo deste País.

                      Sinais do tempo, temos que nos adaptar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kapelov Ver Post
                        ........................................

                        Depois vi para Lisboa o ISCTE Business School que nao conheço de todo. mas gostei da apresentação do site para o mestrado em Mkt e um em Hospitalidade e Gestão Hoteleira. O que acham desta faculdade e destes cursos ?

                        .................................................. ...............................

                        Fico a espera das vossas ajudas, estou mesmo perdido e desesperado e a situação não esta nada fácil para cair em erros de investimento e conseguir dar um rumo positivo à minha vida.


                        OBRIGADO
                        A ISCTE Business Shcool, (INDEG) tem um Mestrado em Gestão excelente, e com muito boa reputação.

                        Falo por experiência própria.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Dukco Ver Post
                          Vou deixar aqui um desabafo que nada é contra o user em questão:

                          É muito bonito uma pessoa ir para uma faculdade/instituto tirar um curso qualquer, para onde tinha média, e depois candidatar-se a mestrados nas faculdades onde queria ter entrado em licenciatura, sendo que vai com médias gigantes, que os alunos de licenciatura desta última faculdade, não conseguem obter (ou é extremamente difícil). Assim vai o sistema de incentivos neste país de treta.
                          concordo com o que dizes, mas o meu caso não é esse , tenho uma média de 14 valores que hoje em dia não é garantia de entrada nestas faculdades. Mas acho que essa injustiça que tu falas nota-se mais no secundário, quando aqueles alunos vão para os externatos tirar melhores notas que os estudantes da escola pública, dita "normal".

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por kapelov Ver Post
                            concordo com o que dizes, mas o meu caso não é esse , tenho uma média de 14 valores que hoje em dia não é garantia de entrada nestas faculdades. Mas acho que essa injustiça que tu falas nota-se mais no secundário, quando aqueles alunos vão para os externatos tirar melhores notas que os estudantes da escola pública, dita "normal".
                            Pois não. Agora imagina qual a percentagem de alunos dessas faculdades que têm notas >=14? Muito, muito baixa!! Depois chegam gajos com médias de 14/15/16 e tudo a passar à frente, já que não há vagas garantidas. É uma pouca vergonha!!

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X