Pedimos que nos contem histórias e nos identifiquem aqueles que são, no vosso entender, os “erros de palmatória”, as maiores falhas, os vícios e os defeitos dos condutores portugueses (ou pelo menos, de muitos deles). Dêem-nos as vossas opiniões!
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Quais são os vícios e defeitos dos condutores portugueses?
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostPedimos que nos contem histórias e nos identifiquem aqueles que são, no vosso entender, os “erros de palmatória”, as maiores falhas, os vícios e os defeitos dos condutores portugueses (ou pelo menos, de muitos deles). Dêem-nos as vossas opiniões!
Acho que em primeiro lugar nao existe maus condutores nas estradas portuguesas, existem sim incompetentes e chicos-espertos.
Muitos erros que os condutores tem a "mania" de os fazer é a falta de sinalização, o excesso de velocidade e o de alcool e certos comportamentos na via publica. Vejo muitos condutores sem piscas e as vezes a fazerem asneira por causa disso, porque enganam quem vem de tras. Ja para nao falar daqueles que a noite so andam com os minimos, porque é bastante perigoso.
Andam em excesso de velocidade que pode ter varias razoes, mas isso cada um tem a sua. Ou porque tem uma grande maquina e querem exibi-la, ou tao com pressa.. enfim, ha muitas razoes. Ha quem tambem passe sinais vermelhos, é um defeito e vicio de muitos. O conduzir alcoolizado é so mesmo para quem nao tem cabeça mesmo e depois quando apanham multa ficam com a cabeça mais inchada do que ja tem. A esses digo mesmo " bem feita". O estacionamento de alguns sao horriveis. Nao é por acaso que ha um topico sobre isso. Até eu ja pensei em criar um autocolante para quando ver algum desse tipo, colocar-lhe no para brisas.
Deixei secalhar 50% no que me vai na alma sobre o assunto.
ATENÇAO: nao me considero nenhum certinho nem nada disso, porque eu mesmo admito que ja fiz algumas asneiras, só tou a dizer a minha opiniao
Cumps, N1csm
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Para mim, alguns dos piores:
- Desrespeito da distância de segurança
- Velocidades ou exageradamente elevadas ou baixas
- Falta de piscas e má utilização dos faróis
- Excesso de buzina e outras manifestações de road rage
- Falta de cuidado com a manutenção do carro (luzes fundidas, pneus em mau estado, etc.)
- Falta de cuidado nos cruzamentos e passadeiras (prioridade, mudança de direção...)
- Não se posicionar bem na via (andar pelo meio, pela esquerda, rotundas por fora...)
- Estacionar de qualquer maneira
- Excesso de álcool, medicamentos, etc.
etc.
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Para mim, os piores são:
- Utilização da faixa do meio e esquerda quando não estão a ultrapassar.
- Não utilização de piscas.
- Luzes fundidas
- Pessoal a pastar, actuando como reguladores da velocidade do trânsito, sendo que a pior destas situações é quando um gajo o trânsito circula a determinada velocidade e há uma besta que aproveita uma nesga para entrar na estrada, obrigando toda a gente a travar e depois vai a pastar...Editado pela última vez por Real; 21 March 2013, 11:29.
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Para mim o pior deles todos.
Falta de civismo e o egocentrismo.
Estes dois defeitos conjugados, levam a todos os outros já mencionados acima.
O que interessa é o próprio umbigo e toda a chapa (digo carro) que levam à volta e nem querem saber que a estrada seja usada por mais pessoas.
- Falta de sinalização, seja piscas ou luzes fundidas, "Se eu vejo quero lá saber dos outros!" "Ninguém tem nada a ver com o lado para que vou!"
- Faróis Xénonchine, "Eu quero é ver bem, se os outros ficam encadeados, fechem os olhos!"
- Desrespeito da distância de segurança "Vou apertar com este, para lhe meter medo e sair da frente!"
- Velocidades ou exageradamente elevadas ou baixas "Eu vou à velocidade que quero, os outros que se aguentem ou saiam da frente!"
- Falta de cuidado nos cruzamentos e passadeiras (prioridade, mudança de direção...) "Eu tenho prioridade! Essa da direita foi um estúpido que inventou!"
- Não se posicionar bem na via (andar pelo meio, pela esquerda, rotundas por fora...) "Eu ando por onde quero, os outros que se desviem!"
- Estacionar de qualquer maneira "Olha aqui um lugar tão porreiro! Fica no meio da estrada? Desviem-se! Ocupa dois lugares, não me batem com as portas!"
- Excesso de álcool, medicamentos, etc. "Estou aqui... hic, tão porreiro, ainda consigo hic conduzir melhor hic a ver a dobrar que hic o Loeb!"
Usei algumas frase colocadas por outros, para exemplificar que, tudo se resume a Falta de civismo e egocentrismo.
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As piores, na minha opinião é a velha máxima do "meu umbigo".
Cortar prioridades porque eu tenho pressa.
Não dar piscas porque os outros não precisam de saber para onde vou.
Não ligar as luzes porque não quero ser visto.
Também há o estúpido vicio mesmo tuga, que em Espanha ou França raramente se vê isso, de quando se vai a acelerar e depara-se com um carro a aproximar-se na faixa oposta, em vez de abortar a ultrapassagem, força-se e acelera-se mais ainda...
À custa disso já devo ter presenciado uns 3 ou 4 acidentes desde que tenho carta...
Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver PostPara mim o pior deles todos.Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver PostFalta de civismo e o egocentrismo.
Precisamente.
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Condutores que:
- se colam à traseira dos outros, desrespeitando a distância de segurança, só porque têm pressa e acham-se no direito de circular acima do limite de velocidade e consequentemente dizem que os outros é que andam a pastar na faixa mais à esquerda, mesmo que estes estejam a fazer uma série de ultrapassagens;
- apitam 1 nano segundo após o semáforo ter aberto estrebuchando e gesticulando dentro do carro;
- param sem qualquer indicação luminosa, principalmente em trânsito citadino onde se circula com distâncias inferiores;
- não sinalizam quando pretendem alterar de direcção, especialmente em cruzamentos ou rotundas obrigando o trânsito a parar desnecessariamente;
- circulam numa via para fugir ao trânsito e depois tentam entrar à camelo;
Mas acima de tudo, falta de civismo, educação e bom senso.
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Aquilo que mais me chateia são as excelências que, nas AE's com 3 faixas, circulam na faixa do meio, independentemente da velocidade que levam e intensidade de trânsito........
Outra, que raramente é discutida, é o diferencial de velocidades em AE (independentemente se é ou não cumprido o código da estrada), acho que quem vem em velocidade elevada deve reduzi-la ao ultrapassar outros carros, e quem tiver motor para isso (muitas vezes os camiões, carros antigos, etc não o conseguem fazer) deve tentar manter uma velocidade semelhante aos outros carros, e não ir a pastar, para não causar desacelerações súbitas...Acho que as grandes diferenças de velocidades praticadas são a principal causa de acidente nas nossas AE's.....
P.S.- não sou contra quem anda a 300km/h em AE, só acho que essa pessoa, ao aproximar-se de outros carros deve reduzir para uma velocidade que, permitindo uma ultrapassagem em segurança, não seja muito diferente da dos carros que se prepara para ultrapassar.
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Originalmente Colocado por luissousa6 Ver PostAquilo que mais me chateia são as excelências que, nas AE's com 3 faixas, circulam na faixa do meio, independentemente da velocidade que levam e intensidade de trânsito........
Outra, que raramente é discutida, é o diferencial de velocidades em AE (independentemente se é ou não cumprido o código da estrada), acho que quem vem em velocidade elevada deve reduzi-la ao ultrapassar outros carros, e quem tiver motor para isso (muitas vezes os camiões, carros antigos, etc não o conseguem fazer) deve tentar manter uma velocidade semelhante aos outros carros, e não ir a pastar, para não causar desacelerações súbitas...Acho que as grandes diferenças de velocidades praticadas são a principal causa de acidente nas nossas AE's.....
P.S.- não sou contra quem anda a 300km/h em AE, só acho que essa pessoa, ao aproximar-se de outros carros deve reduzir para uma velocidade que, permitindo uma ultrapassagem em segurança, não seja muito diferente da dos carros que se prepara para ultrapassar.
No outro dia ia a consumar uma ultrapassagem a uns 90/100km/h na A20 quando, para meu espanto, ao retomar a faixa da direita levo com uma buzinadela de um gajo que deveria de vir, no mínimo a uns 150km/h e que acabou por beijar a minha traseira como quem diz "despacha-te que eu estou com pressa".
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Pesquisei no tópico e não me deram resultados acerca da minha opinião.
Assim sendo, deixo mais uma axa para a fogueira.
Um dos grandes vícios dos tugas, é o contínuo abuso na utilização do telemóvel durante a condução. Mesmo e depois das regras ficarem mais ap€rtadas, uma grande maioria prefere não utilizar qualquer kit de mãos livres...
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Irritam-me aqueles gajos que vão a 100km/h na faixa do meio, seguido de um gajo que vai a 102km/h e que depois passa para a faixa da esquerda para ultrapassar o gajo que vai a 100. Depois vão ali cerca de 1 km até a ultrapassagem estar completa. Duas coisas erradas no mesmo momento portanto.
Também costuma acontecer nas nacionais e especialmente em subidas, com os camiões a efectuarem este tipo de ultrapassagem. Se só vão 2 km/h mais rápido que o outro então reduzam até conseguirem efectuar uma ultrapassagem que não ponha em risco a fluidez do trânsito.
Outra coisa que me irrita é quando está sol o pessoal parece que ganha palas e não vê nada em frente causando enormes engarrafamentos.
O mesmo se sucede para dias de chuva, então na 2ª circular aquilo vira parque de estacionamento.
Por último não tenho absolutamente nenhuma paciência para aqueles gajos que vão a andar muito bem, vêem um acidente e automaticamente abrandam para "fazer o orçamento". Arre, ainda no outro dia um gajo trava-me numa curva para olhar para um que está encostado. Ai sim, dei-lhe o meu road rage com uma forte buzinadela e meia duzia de apelidos.
O resto já foi dito.
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Originalmente Colocado por luissousa6 Ver PostAquilo que mais me chateia são as excelências que, nas AE's com 3 faixas, circulam na faixa do meio, independentemente da velocidade que levam e intensidade de trânsito........
Outra, que raramente é discutida, é o diferencial de velocidades em AE (independentemente se é ou não cumprido o código da estrada), acho que quem vem em velocidade elevada deve reduzi-la ao ultrapassar outros carros, e quem tiver motor para isso (muitas vezes os camiões, carros antigos, etc não o conseguem fazer) deve tentar manter uma velocidade semelhante aos outros carros, e não ir a pastar, para não causar desacelerações súbitas...Acho que as grandes diferenças de velocidades praticadas são a principal causa de acidente nas nossas AE's.....
P.S.- não sou contra quem anda a 300km/h em AE, só acho que essa pessoa, ao aproximar-se de outros carros deve reduzir para uma velocidade que, permitindo uma ultrapassagem em segurança, não seja muito diferente da dos carros que se prepara para ultrapassar.
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Os condutores AHO são a excepção, e quanto fazem porcaria é isso mesmo e não a regra, ao contrário dos outro claro.
Falando pelo meu pai:
- Faz muitas vezes as rotundas por fora.
- Ás vezes circula na faixa do meio desnecessariamente ou a velocidade um pouco mais baixa que o recomendável e depois aponta o dedo a alguém que o ultrapasse pela direita.
- Por vezes anda por aí em modo velhinho ON, e esquece-se que nem todos, pelo menos naquele momento, têm a vida dele, mas reclama quando é ao contrário.
- Pensa que as velocidades determinadas estão bem estipuladas porque são lei.
Mas há uma coisa, e acredito que suceda com muitos outros, muitas vezes em que vai no meio e não o mais à direita possivel é porque se torna cansativo estar a fazê-lo sempre que se encontra um buraco entre carros e falivel, por exemplo não indo para onde pretende, e perigoso quando tem que sair dessa faixa, e o mesmo se passa muitas vezes nas rotundas.
É um bocado como parar em todos os stop ou vermelhos - neste caso, à noite por exemplo - é suposto a gente fazê-lo, mas depois o mundo real torna a coisa diferente.
Por falar nisso, já tenho mais material para o meu tópico.Editado pela última vez por PSS; 21 March 2013, 17:08.
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2 vícios extremamente irritantes:
- Aproximar-se da Via Verde a "200 km/h" (quando há 2 faixas lado a lado), só para ultrapassar quem já está alinhado com a mesma, para depois travar quase a fundo já mesmo a chegar ao pórtico
- Ultrapassar o maior número de "cromos" possível antes da saída, para depois se fazer uma diagonal quase a 90 graus e virar o volante quando faltam menos de 5 metros para a mesma!
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Originalmente Colocado por TECH123 Ver PostNão saberem fazer rotundas, é sempre por fora!!
Esta explícito no livro de código, por fora, só para sair na primeira....
Para mim é o pior mesmo...
Btw, outra do meu pai e tenho a certeza que de mais uns quantos:
- Passar na via verde o mais depressa possivel para tentar a não cobrança.
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Originalmente Colocado por TECH123 Ver PostNão saberem fazer rotundas, é sempre por fora!!
Esta explícito no livro de código, por fora, só para sair na primeira....
Para mim é o pior mesmo...
Por isso é que ainda se vê muita gente a fazê-las por fora, e se lhes batemos a culpa é nossa
Tens por aqui um tópico onde isso está bastante debatido.
Quanto a este tópico acho que já foi tudo dito.
Vou só referir as que me fazem mais confusão:
- Não usam piscas para nada, o de trás que adivinhe.
- Faróis apontados para a lua, os da frente que usem óculos de sol.
- Faixa da esquerda é a de eleição, independentemente da velocidade.
- "Chico-Espertismo", burros são os que esperam na fila.
Todas as outras já mencionadas não ficam atrás.
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Alguns vícios:
- A não utilização dos piscas (quer em mudanças de direcção quer em caso de paragem/encostar)
- A insistência em continuar a usar o telemóvel sem mãos-livres
- Os chamados "cheira cus" da AE, que julgam que os outros não têm direito a usar as via esquerda
- Fazer asneira e achar-se dono da razão quando são alertados
- Ir a pastar na via central da AE, e quando digo pastar, é ir a uns 90
- A virose dos mínimos (será que custa muito rodar o comutador mais um quarto de volta?)
- Aquela malta que, quando a sua via acaba, tenta entrar na outra à cão
- Rotundas sempre por fora
- Aquela malta que, mesmo vendo que o trânsito da frente parou, avança à mesma bloqueando os cruzamentos
- Paragem em segunda fila mesmo nas vias mais estreitas
- Estacionar em cima dos passeios (e não me venham com o argumento de não haver lugares)
E a cereja no topo do bolo, que me aconteceu ontem (que não fiz asneira, mas no entender do outro camelo fiz...):
- buzinar por causa da asneira de outro e, imediatamente a seguir, fazer outra (ou mais) ainda pior
Não tenho vergonha nenhuma em admitir que faço asneiras. Todos fazem. A questão é que sei ver quando faço borrada e peço desculpa por isso, quando vi que alguém me buzinou a chamar a atenção.
Sobre a questão aqui levantada acerca do diferencial de velocidades em AE: sou possuidor de um carro que se ressente da caixa curta quando usado em AE, por isso tento ir nos 90/100. Raramente vou aos 120, e na maioria das vezes é quando estou a ultrapassar. Nesta situação, e em que vou nos 120, mesmo que o meu carro seja um fraco não admito que o resto da malta se cole atrás de mim a buzinar e a mandar flashadas. Se estão em marcha de urgência, usem os 4 piscas como complemento dos máximos. Noutros casos, tenham paciência, mas gramam com a minha traseira, e não apresso a minha ultrapassagem por causa de suas excelências. Eu também quero chegar ao meu destino mas, sobretudo, quero chegar inteiro.
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Podiam contar os vossos.
Das vezes que conduzi os disparates que me lembro de fazer foram:
- Rotundas por fora, pelo mesmo motivo que o meu pai.
Quando há pouco trânsito faço-as como deve ser.
- Não andar sempre que possivel à direita, pela mesma razão da situação acima.
- Dar pouca distância para retomar a via depois de ultrapassar.
- Dar pouca distância para o carro da frente.
Não é a toda a hora, mas acontece mais que o desejado.
Tenho quase a certeza que tenho mais mas pouco conduzo porque é das coisas mais boring que existem, ainda por cima nas nossas más estradas.
Vá, condutores AHO, desanquem-me.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostPedimos que nos contem histórias e nos identifiquem aqueles que são, no vosso entender, os “erros de palmatória”, as maiores falhas, os vícios e os defeitos dos condutores portugueses (ou pelo menos, de muitos deles). Dêem-nos as vossas opiniões!
Ps: e é possível em muitos casos um pénis pequeno.
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