Ambicioso (muito!)
Com o DS6, a Citroen pretende rivalizar com a Audi, BMW e Mercedes.
Para a aposta ser bem-sucedida, a construtora aposta no design desta berlina, e numa relação preço/tecnologia atrativos.
Mistura de berlina e de brake, o DS6 será original e com raça.
Mais desportivo do que prático, este carro deverá ter um modularidade e mala limitados.
Quando em 2012 a Citroen apresentou o concept “Numero 9” anunciou que seriam produzidas 3 viaturas nele inspiradas.
Ora, a 1ª será um crossover que poderá chamar-se DSX, que será apresentado sob a forma de concept no Salão de Xangai em abril. Será comercializado já sob a forma de modelo de produção em 2014.
A 2ª será uma berlina grande de 3 volumes batizada de DS9.
A 3ª será o DS6, aqui apresentado, numa carroçaria de 5 portas coupé/hatch.
Com ela a Citroen visa nem mais nem menos do que os Audi A6 e A7 Sportback, BMW Série 5, e Mercedes Classe E.
Visa concorrer com preços mais acessíveis.
Com efeito, sobre o capô encontraremos motores de 4 cilindros (o momento é de downsizing de motores) para limitar os consumos e as emissões de CO2.
A fim de cativar os consumidores chineses avessos ao diesel, a Citroen irá propor um bloco 1.6 THP a gasolina com 3 níveis de potência: 160, 200 e 240cv.
Uma versão Hybrid4 a funcionar com gasolina sem chumbo também está em preparação.
Para a Europa a marca dos chevrons irá focar-se sobretudo no 2.0 HDi de 160cv e uma versão híbrida melhorada – Hybrid4 – com 200cv (com mais autonomia em modo puramente elétrico e facilidade/rapidez de recarregamento de baterias).
A opção V6 HDi de 240cv não está excluída. Esta motorização utilizada pela Jaguar poderá ser legitimada apenas ao DS6 para aumentar as suas vendas.
Linhas bonitas para seduzir
Para competir com os germânicos, o DS6 irá contar com estilo dinâmico. Curvas originais que se irão refletir no habitáculo.
Tal como o DS5, o DS6 disporá efetivamente de uma arquitetura interior inspirada na aeronáutica.
Espera-se, igualmente, que a qualidade dos materiais seja ao nível dos rivais Audi, BMW...
Enfim, o construtor francês terá de multiplicar o seu equipamento high-tech.
Poderá servir-se do seu recente acordo com a Opel para adotar certos equipamentos tais como: faróis adaptativos (que variam em função das viaturas com que se cruzam), Cruise Control com dispositivo anti colisão, o sistema de deteção se sinais...
Toda esta sofisticação terá um custo:
Estima-se que comece nos 37.000€ (em frança). Um preço elevado, mas concorrencial aos oponentes germânicos.
Em resumo:
-Uma berlina hatachback
-Motores a gasolina de 160 a 240cv
-Motores a diesel de 160 a 240cv
-Híbridos a gasolina e a diesel: 2016
-Preço estimado para França: a partir de 37.000€
Fonte de informação: Auto Plus 1281, 25-3-2013
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