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Roadsters e Motos: O mais perto que as 4 e 2 rodas chegam em termos de sensações?

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    Roadsters e Motos: O mais perto que as 4 e 2 rodas chegam em termos de sensações?

    Parece-me um tema interessante e não abordado no forúm, a não ser possivelmente de forma esporádica e quando o tema do tópico não era esse.

    As motos proporcionam sensações fantásticas. Rolamos sobre uma linha e não sobre carris, o que altera desde logo tudo, e depois falamos de máquinas que normalmente possuem relações peso/potência que proporcionam prestações estrondosas, mesmo sem grande investimento.
    Dependendo das carenagens ou falta delas, viseira, etc, podemos estar mais ou menos ligados ao meio envolvente.

    Os roadsters por seu lado proporcionam uma experiência de condução ao ar livre e diferente do que encontramos num carro convencional. Som do motor/escape está também mais presente. Normalmente os cabelos vão ao vento ainda que o impacto frontal dos elementos seja muito mais reduzido. Mas em relação às motas há a vantagem de não usar capacete e não existirem obrigações com equipamento.

    Poderão estes dois ''substituir-se'' de alguma forma, para quem só puder ou quiser um (questões monetárias, segurança/medo, etc, o que for) e procurar a liberdade que os veículos motorizados podem trazer?
    Especialmente conhecendo o que uma moto trás. Será que um roadster poderá de alguma forma preencher esse vazio ou até mais do que isso?

    Siga a discussão.

    #2
    São dois mundos diferentes, com características diferentes.

    Comentário


      #3
      Por causa das coisas tenho um de cada... e ambos dão muito gozo.
      Só ando a stressar com uma coisa... a falta de sol!

      Comentário


        #4
        Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

        Comentário


          #5
          Não. .

          Comentário


            #6
            Nada do que já conduzi com 4 rodas, e já conduzi um ou dois bichinhos engraçados, me proporcionou a mesma sensação de adrenalina e alucinação que me proporcionava a minha GSX-R...

            Comentário


              #7
              Nunca na vida um carro vai conseguir transmitir as sensaçoes de uma mota e vice versa Apesar de ambos nos levarem do ponto A para o B em cima de rodas, mas sao mundos bastante diferentes

              E ate aos dias de hoje nenhum carrito me deixou a tremer como uma CR125 deixou

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
                E vice-versa

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  São dois mundos diferentes, com características diferentes.
                  Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                  Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
                  Obrigadinho. Com gajos como vocês tava f*dido

                  Originalmente Colocado por TFarias Ver Post
                  Por causa das coisas tenho um de cada... e ambos dão muito gozo.
                  Só ando a stressar com uma coisa... a falta de sol!
                  Originalmente Colocado por Request Ver Post
                  Nada do que já conduzi com 4 rodas, e já conduzi um ou dois bichinhos engraçados, me proporcionou a mesma sensação de adrenalina e alucinação que me proporcionava a minha GSX-R...
                  Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                  Nunca na vida um carro vai conseguir transmitir as sensaçoes de uma mota e vice versa Apesar de ambos nos levarem do ponto A para o B em cima de rodas, mas sao mundos bastante diferentes

                  E ate aos dias de hoje nenhum carrito me deixou a tremer como uma CR125 deixou
                  De acordo. O ideal é ter os dois e uma moto não é fácil de esquecer.

                  Eu gosto muito dos dois. A minha verdadeira paixão são os carros, pois existe desde sempre, mas as motos são algo fenomenal. Não digo melhor mas bem diferente.
                  Dou por mim a pensar nisto porque há quem não goste simplesmente ou risque desde logo a possiblidade 2 rodas. E, para quem não conhece ou não conhece muito bem o que transmitem, acho que um roadster proporcionará sensações fantásticas... mas para os outros a solução talvez seja só mesmo aceitar o facto que nada é igual ou dar o braço a torcer.

                  Comentário


                    #10
                    Eu nunca conduzi um Roadster, mas já dei umas voltas numas belas maquinas de 2 rodas, e tenho em casa uma moto4, é diferente, não muito mas é, a começar pelos apoios uma não cai se pararmos sem pôr o/os pés no chão
                    São mundos diferentes, uma mota transmite outra sensação que um carro não consegue transmitir, depois há a questão das motas Off e On Road.
                    Acredito que deve ser muito fixe dar umas voltas num Roadster num belo dia de sol, mas numa mota é simplesmente fantástico, a adrenalina, é difícil de explicar por texto a quem nunca experimentou.

                    Comentário


                      #11
                      Um Lotus Elise/Exige, um Caterham, um Ariel Atom, um KTM X Bow, um Westfield, não darão sensações semelhantes a uma mota?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Um Lotus Elise/Exige, um Caterham, um Ariel Atom, um KTM X Bow, um Westfield, não darão sensações semelhantes a uma mota?
                        Pessoalmente, e sem ter experimentado os carros em questão, acho que não! Pois quando me refiro a sensações que só uma mota proporciona vai muito para lá da aceleração ou da sensação de "cabelos ao vento", é toda a envolvente, aquela sensação de que fazemos parte integrante da máquina! Enfim, não sou capaz de explicar por palavras...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Request Ver Post
                          Pessoalmente, e sem ter experimentado os carros em questão, acho que não! Pois quando me refiro a sensações que só uma mota proporciona vai muito para lá da aceleração ou da sensação de "cabelos ao vento", é toda a envolvente, aquela sensação de que fazemos parte integrante da máquina! Enfim, não sou capaz de explicar por palavras...
                          Mas essa sensação pode ser também experimentada num carro, ou não? É que os carros mencionados vão muito além da aceleração (que até é melhor nas motas) e dos cabelos ao vento (o Exige até é fechado).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Um Lotus Elise/Exige, um Caterham, um Ariel Atom, um KTM X Bow, um Westfield, não darão sensações semelhantes a uma mota?
                            Separava desde logo os Lotus. São hardcore mas são carros ''normais'', no fim de contas.

                            Dai para a frente... nunca conduzi nada disso, infelizmente, mas tenho poucas dúvidas que mais dramático não há. Mas a questão é que são completamente fora do normal e que não os vejo passar à frente de minha casa. Com pessoas de capacete lá dentro.

                            Ainda assim, acho que as duas diferenças fundamentais são:
                            -Estás dentro de algo, não montado em cima (sem conotação sexual pretendida)
                            -Para todos os efeitos, estão 4 rodas no chão. E a física aplica-se de outra forma, em relação a 2 em linha.

                            Suspeito que serão parecidos no gozo (em termos quantitativos) e muito mais competentes nessa tarefa que o tal comum roadster. Mas continuando a ser diferente pelas duas razões em cima, acho que a questão ai não é ultrapassável.
                            Editado pela última vez por b00ster; 27 March 2013, 23:20.

                            Comentário


                              #15
                              É muito diferente em tudo e algo muito pessoal, uns vivem de uma maneira outros doutra. Para mim tenho dificuldade em dizer qual dá mais gozo.
                              Acho que também depende dos dias e estado de espirito.

                              O "deitar" da moto para o lado da curva é o que naturalmente leva maior destaque como parte da experiência, é isso que faz a moto mudar de direcção e que para quem vem de um carro é quase contra natura. O volante é a inclinação que se dá.

                              Nas quatro rodas sentes que tens o controlo e vais forçando, viras o volante aqueles graus e fazes a curva, podes voltar a fazer a mesma curva a mais velocidade e usar os mesmos graus no volante, apenas o viras mais rápido. Na mota não, pessoalmente sinto que a mesma curva dá-me sempre uma sensação diferente cada vez que passo por ela é como se não houvese uma igual, como se houvesse uma dimensão mais para lidar onde a ousadia faz parte e tens de confiar que a moto é tudo o que te separa do alcatrão.

                              É um tanto estranho, assustador, excitante e aditivo sendo que as doses dos destes dois últimos adjectivos tendem a aumentar com tempo de condução.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                Mas essa sensação pode ser também experimentada num carro, ou não? É que os carros mencionados vão muito além da aceleração (que até é melhor nas motas) e dos cabelos ao vento (o Exige até é fechado).
                                Atenta à parte que ele disse fazeres parte da máquina.

                                Num carro continuas a girar o volante, uma mota é controlada pelo corpo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Um Lotus Elise/Exige, um Caterham, um Ariel Atom, um KTM X Bow, um Westfield, não darão sensações semelhantes a uma mota?
                                  Não, para mim as sensações que as motos transmitem nem tem a ver com a velocidade, na minha andei uma vez a 200km/h e nem gostei da experiencia, gosto da envolvência que andar de moto transmite, o inclinar nas curvas, o apanhar com o vento e sol na cara, a facilidade de ultrapassar com o simples rodar do punho...não sei bem explicar o prazer que dá, simplesmente é diferente de andar "enlatado" dentro de um carro...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isto é um fórum automóvel é para falar bem de...... Automóveis!!! Podem dizer que adoram os velocípedes motorizados mas logo a seguir que AMAM os automóveis! Obrigado e tenham cuidado para não caírem

                                    Comentário


                                      #19
                                      Antes de ter carro tive mota. Tive várias experiências com motas excitantes quando era mais novo, começando numa Cagiva Mito racing, Aprilia RS250, Yamaha XR 650, várias CBR'r e uma R1. A mais potente foi uma GSXR 1100 toda mexida.
                                      Duvido que algum dia venha a conduzir algo tão potente, excitante, intimidatório como aquilo. Venha lá o que vier..

                                      Prefiro o conceito quatro rodas. Acho que dá mais liberdade de movimentos, mais "à-vontade" para diversão e abusos.
                                      Ainda no verão passado fiz pouquíssimos kms de calções, chinelos, sem t-shirt, numa Suzuki Bandit 650 e só para sentir a mota puxei 1ª e 2ª ao redline... Já não estou habituado..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por muito bom que seja o roadster, um veículo de duas rodas é uma coisa diferente.
                                        A questão não tem a ver com performance, tem a ver com a condução. Um carro é como um jogo de consola, lá vamos mexendo nuns pedais, umas alavancas e um rodinha e aquilo vai se mexendo conforme a nossa habilidade para movimentar adequadamente os manípulos.
                                        A condução de um veículo de duas rodas é uma coisa física. O nosso corpo é que conduz a mota, e depois temos também para lá uns manípulos e alavancas, mas estes aqui servem apenas para adaptar a performanace do veículo ao que o nosso corpo está a fazer. Por isso não é comparável. O próprio posicionamento do corpo altera a geometria e consequentemente o comportamento do veículo.
                                        Como o Request disse e bem um motociclista é parte integrante do veículo.

                                        E depois há aquela questão, de os motociclistas perceberem porque é que os cães põe o focinho de fora da janela nos carros.

                                        Devo dizer também que em abono da verdade a minha opinião não deve ser tida como uma verdade absoluta porque eu tenho e sempre tive desde a adolescência uma grande paixão por veículos de duas rodas. Só uso o carro se não puder usar mota.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                                          Atenta à parte que ele disse fazeres parte da máquina.

                                          Num carro continuas a girar o volante, uma mota é controlada pelo corpo.
                                          Ando de mota há vários anos e considero que esta descrição está bastante boa!

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                            Um Lotus Elise/Exige, um Caterham, um Ariel Atom, um KTM X Bow, um Westfield, não darão sensações semelhantes a uma mota?
                                            talvez atom v8, porque o resto precisava de mais uns 200cv para conseguir oferecer o mesmo poder de acelaracao

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Micky Ver Post
                                              Antes de ter carro tive mota. Tive várias experiências com motas excitantes quando era mais novo, começando numa Cagiva Mito racing, Aprilia RS250, Yamaha XR 650, várias CBR'r e uma R1. A mais potente foi uma GSXR 1100 toda mexida.
                                              Duvido que algum dia venha a conduzir algo tão potente, excitante, intimidatório como aquilo. Venha lá o que vier..

                                              Prefiro o conceito quatro rodas. Acho que dá mais liberdade de movimentos, mais "à-vontade" para diversão e abusos.
                                              Ainda no verão passado fiz pouquíssimos kms de calções, chinelos, sem t-shirt, numa Suzuki Bandit 650 e só para sentir a mota puxei 1ª e 2ª ao redline... Já não estou habituado..
                                              Isso não conseguia... Acho que se calhar nem uma voltinha na rua. Já é demais.

                                              Já se sabe que a tal questão do ''faz o que digo, não faças o que eu faço'' e que protecção deve estar sempre presente mas t-shirt + dia de verão + volta tranquila =

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                                talvez atom v8, porque o resto precisava de mais uns 200cv para conseguir oferecer o mesmo poder de acelaracao
                                                Precisamente.
                                                Por isso mesmo é que não tiro a carta de motociclos e tenho medo dos mesmos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                  Precisamente.
                                                  Por isso mesmo é que não tiro a carta de motociclos e tenho medo dos mesmos.
                                                  eu estou a contar tirar daqui a 1 ano mas como um gajo daqui ja disse, ter uma r eleva bastante o patamar de aceleracao expectavel para qualquer carro, basta ver que para acompanhar uma 1000 ja precisas de uns 700/800cv lol

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                                    eu estou a contar tirar daqui a 1 ano mas como um gajo daqui ja disse, ter uma r eleva bastante o patamar de aceleracao expectavel para qualquer carro, basta ver que para acompanhar uma 1000 ja precisas de uns 700/800cv lol
                                                    Talvez um dia eu também tire.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                                      eu estou a contar tirar daqui a 1 ano mas como um gajo daqui ja disse, ter uma r eleva bastante o patamar de aceleracao expectavel para qualquer carro, basta ver que para acompanhar uma 1000 ja precisas de uns 700/800cv lol
                                                      Acho que nem é preciso uma 1000 de cilindrada para te deixar com nicotina na cueca Ontem dei ali com uma motoreta, que pensava que ja nao existia ou que se existisse estivesse fechada a 7 chaves como peça de colecçao, que é capaz de nos deixar com a cueca bem castanha e tem apenas 250 de cilindrada TZR 250 e se juntar mos uma RGV 250...... entao ai acho que poucas 600 da actualidade conseguem dar a emocao de qualquer uma destas quanto mais um carro

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Entre roadster e moto só me faz lembrar isto:






                                                        Editado pela última vez por 500c; 28 March 2013, 15:37.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                          Acho que nem é preciso uma 1000 de cilindrada para te deixar com nicotina na cueca Ontem dei ali com uma motoreta, que pensava que ja nao existia ou que se existisse estivesse fechada a 7 chaves como peça de colecçao, que é capaz de nos deixar com a cueca bem castanha e tem apenas 250 de cilindrada TZR 250 e se juntar mos uma RGV 250...... entao ai acho que poucas 600 da actualidade conseguem dar a emocao de qualquer uma destas quanto mais um carro
                                                          2 tempos é outra loiça.
                                                          Não é preciso uma 1000 isso é verdade, uma 600 já dá para ver bem o que se têm "entre as pernas"(sem conotação sexual)

                                                          Comentário


                                                            #30


                                                            Esta é aversão final.

                                                            Comentário

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