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Como fazer a limpeza do circuito de refrigeração?

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    Como fazer a limpeza do circuito de refrigeração?

    Alguém sabe?

    Segundo sei temos que abrir uma torneirinha do radiador (em baixo), e com o motor a funcionar adicionar água ao radiador.

    É isto?;)

    Cumprimentos.[8D]

    #2
    Isto está deslocado, não [?]

    Comentário


      #3
      Como assim?

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

        Como assim?
        O "DêCêIi" deve querer dizer que isto deveria estar no FÓRUM de como fazer.

        Digo eu...

        Por acaso também tenho curiosidade em saber como fazer isso.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por nto

          citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

          Como assim?
          O "DêCêIi" deve querer dizer que isto deveria estar no FÓRUM de como fazer.

          Digo eu...

          Por acaso também tenho curiosidade em saber como fazer isso.
          Se formos a ligar a essas coisas ninguém pode postar em nada...

          Peço a um Moderador que me transfira o tópico para o "Como fazer" para não estar a criar outro e ficar este a ocupar espaço.;)

          Comentário


            #6
            up

            Comentário


              #7
              Não acredito que ninguém saiba fazer isto...

              Comentário


                #8
                eu apenas fiz isso uma vez num toyota e aquilo foi vazar o circuito tirando o tubo inferior do radiador e voltei a encher, neste caso é simples pois não tens aqueles problemas de purgar o ar como era o caso do r5.

                Comentário


                  #9
                  eu na minha AERODECK quando pretendo substituir o anticongelante
                  desligo sempre o tubo de agua que está mais em baixo para sair
                  a maior quantidade de agua possivel. nunca mexo na torneira porque pode ficar com fuga (manias).
                  por exemplo faz duas semanas que meti um termoestato novo na minha
                  princesa e desliguei só o tubo do termoestato e saiu bastante agua.
                  depois disto tudo mete-se o anticongelante e deixa-se trabalhar o electriventilador pelo menos tres vezes.

                  muito importante:
                  deve sempre por-se a chauffage no quente para o circuito ficar completo.
                  e tem que se ter em atenção se o carro necessita de ser sangrado
                  é comum nos carros FRANCESES .

                  Comentário


                    #10
                    a única coisa que sei é lubrificar o circuito de procriação...

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por civic sr

                      eu na minha AERODECK quando pretendo substituir o anticongelante
                      desligo sempre o tubo de agua que está mais em baixo para sair
                      a maior quantidade de agua possivel. nunca mexo na torneira porque pode ficar com fuga (manias).
                      por exemplo faz duas semanas que meti um termoestato novo na minha
                      princesa e desliguei só o tubo do termoestato e saiu bastante agua.
                      depois disto tudo mete-se o anticongelante e deixa-se trabalhar o electriventilador pelo menos tres vezes.

                      muito importante:
                      deve sempre por-se a chauffage no quente para o circuito ficar completo.
                      e tem que se ter em atenção se o carro necessita de ser sangrado
                      é comum nos carros FRANCESES .
                      Pelo que percebo é libertar o tudo mais abaixo do radiador e deixar verter (com o carro desligado)

                      Depois encho o depósito. onho o carro a trabalhar e ligo a chauffage no maximo (quente), e depois volto a desligar e atesto o resto do depósito.

                      É isso?

                      Abraços

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por nto

                        citação:Originalmente colocada por civic sr

                        eu na minha AERODECK quando pretendo substituir o anticongelante
                        desligo sempre o tubo de agua que está mais em baixo para sair
                        a maior quantidade de agua possivel. nunca mexo na torneira porque pode ficar com fuga (manias).
                        por exemplo faz duas semanas que meti um termoestato novo na minha
                        princesa e desliguei só o tubo do termoestato e saiu bastante agua.
                        depois disto tudo mete-se o anticongelante e deixa-se trabalhar o electriventilador pelo menos tres vezes.

                        muito importante:
                        deve sempre por-se a chauffage no quente para o circuito ficar completo.
                        e tem que se ter em atenção se o carro necessita de ser sangrado
                        é comum nos carros FRANCESES .
                        Pelo que percebo é libertar o tudo mais abaixo do radiador e deixar verter (com o carro desligado)

                        Depois encho o depósito. onho o carro a trabalhar e ligo a chauffage no maximo (quente), e depois volto a desligar e atesto o resto do depósito.

                        É isso?

                        Abraços
                        sim
                        mas depois de o electriventilador ( ventoinha ) trabalhar pelo menos tres vezes.
                        e atestar só passado um tempo ou seja ate perder a pressão da agua ,
                        para não sermos enganados com o nivel da agua.
                        com a pressão a agua sobe de nivel.
                        e já agora que carro é?

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por civic sr

                          citação:Originalmente colocada por nto

                          citação:Originalmente colocada por civic sr

                          eu na minha AERODECK quando pretendo substituir o anticongelante
                          desligo sempre o tubo de agua que está mais em baixo para sair
                          a maior quantidade de agua possivel. nunca mexo na torneira porque pode ficar com fuga (manias).
                          por exemplo faz duas semanas que meti um termoestato novo na minha
                          princesa e desliguei só o tubo do termoestato e saiu bastante agua.
                          depois disto tudo mete-se o anticongelante e deixa-se trabalhar o electriventilador pelo menos tres vezes.

                          muito importante:
                          deve sempre por-se a chauffage no quente para o circuito ficar completo.
                          e tem que se ter em atenção se o carro necessita de ser sangrado
                          é comum nos carros FRANCESES .
                          Pelo que percebo é libertar o tudo mais abaixo do radiador e deixar verter (com o carro desligado)

                          Depois encho o depósito. onho o carro a trabalhar e ligo a chauffage no maximo (quente), e depois volto a desligar e atesto o resto do depósito.

                          É isso?

                          Abraços
                          sim
                          mas depois de o electriventilador ( ventoinha ) trabalhar pelo menos tres vezes.
                          e atestar só passado um tempo ou seja ate perder a pressão da agua ,
                          para não sermos enganados com o nivel da agua.
                          com a pressão a agua sobe de nivel.
                          e já agora que carro é?
                          Não percebi isso da ventoinha trabalhar 3 vezes?

                          Seria num Ford

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por v7

                            a única coisa que sei é lubrificar o circuito de procriação...
                            [}][}][}]

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por nto

                              citação:Originalmente colocada por civic sr

                              citação:Originalmente colocada por nto

                              citação:Originalmente colocada por civic sr

                              eu na minha AERODECK quando pretendo substituir o anticongelante
                              desligo sempre o tubo de agua que está mais em baixo para sair
                              a maior quantidade de agua possivel. nunca mexo na torneira porque pode ficar com fuga (manias).
                              por exemplo faz duas semanas que meti um termoestato novo na minha
                              princesa e desliguei só o tubo do termoestato e saiu bastante agua.
                              depois disto tudo mete-se o anticongelante e deixa-se trabalhar o electriventilador pelo menos tres vezes.

                              muito importante:
                              deve sempre por-se a chauffage no quente para o circuito ficar completo.
                              e tem que se ter em atenção se o carro necessita de ser sangrado
                              é comum nos carros FRANCESES .
                              Pelo que percebo é libertar o tudo mais abaixo do radiador e deixar verter (com o carro desligado)

                              Depois encho o depósito. onho o carro a trabalhar e ligo a chauffage no maximo (quente), e depois volto a desligar e atesto o resto do depósito.

                              É isso?

                              Abraços
                              sim
                              mas depois de o electriventilador ( ventoinha ) trabalhar pelo menos tres vezes.
                              e atestar só passado um tempo ou seja ate perder a pressão da agua ,
                              para não sermos enganados com o nivel da agua.
                              com a pressão a agua sobe de nivel.
                              e já agora que carro é?
                              Não percebi isso da ventoinha trabalhar 3 vezes?

                              Seria num Ford
                              quando o motor atinge uma certa temperatura a ventoinha começa a trabalhar e assim qua a temperatura baixa ligeiramente para.

                              isto é:
                              temos que deixar o carro a trabalhar ao relanti até a ventoinha trabalhar parar e voltar a trabalhar normalmente.
                              por exemplo o FORD ESCORT T.D. 1.8 tem que se sangrar o sistema.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por civic sr

                                citação:Originalmente colocada por nto

                                citação:Originalmente colocada por civic sr

                                citação:Originalmente colocada por nto

                                citação:Originalmente colocada por civic sr

                                eu na minha AERODECK quando pretendo substituir o anticongelante
                                desligo sempre o tubo de agua que está mais em baixo para sair
                                a maior quantidade de agua possivel. nunca mexo na torneira porque pode ficar com fuga (manias).
                                por exemplo faz duas semanas que meti um termoestato novo na minha
                                princesa e desliguei só o tubo do termoestato e saiu bastante agua.
                                depois disto tudo mete-se o anticongelante e deixa-se trabalhar o electriventilador pelo menos tres vezes.

                                muito importante:
                                deve sempre por-se a chauffage no quente para o circuito ficar completo.
                                e tem que se ter em atenção se o carro necessita de ser sangrado
                                é comum nos carros FRANCESES .
                                Pelo que percebo é libertar o tudo mais abaixo do radiador e deixar verter (com o carro desligado)

                                Depois encho o depósito. onho o carro a trabalhar e ligo a chauffage no maximo (quente), e depois volto a desligar e atesto o resto do depósito.

                                É isso?

                                Abraços
                                sim
                                mas depois de o electriventilador ( ventoinha ) trabalhar pelo menos tres vezes.
                                e atestar só passado um tempo ou seja ate perder a pressão da agua ,
                                para não sermos enganados com o nivel da agua.
                                com a pressão a agua sobe de nivel.
                                e já agora que carro é?
                                Não percebi isso da ventoinha trabalhar 3 vezes?

                                Seria num Ford
                                quando o motor atinge uma certa temperatura a ventoinha começa a trabalhar e assim qua a temperatura baixa ligeiramente para.

                                isto é:
                                temos que deixar o carro a trabalhar ao relanti até a ventoinha trabalhar parar e voltar a trabalhar normalmente.
                                por exemplo o FORD ESCORT T.D. 1.8 tem que se sangrar o sistema.
                                Ok, foi o que eu tinha pensado, mas fiquei na dúvida.

                                Um dos carros, seria um Ford Escort, mas o 1.8D.

                                Se o TD tem de ser sangrado, acredito que o D também o seja...

                                A ser assim, já começa a ser mais complicado...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por nto

                                  citação:Originalmente colocada por civic sr

                                  citação:Originalmente colocada por nto

                                  citação:Originalmente colocada por civic sr

                                  citação:Originalmente colocada por nto

                                  citação:Originalmente colocada por civic sr

                                  eu na minha AERODECK quando pretendo substituir o anticongelante
                                  desligo sempre o tubo de agua que está mais em baixo para sair
                                  a maior quantidade de agua possivel. nunca mexo na torneira porque pode ficar com fuga (manias).
                                  por exemplo faz duas semanas que meti um termoestato novo na minha
                                  princesa e desliguei só o tubo do termoestato e saiu bastante agua.
                                  depois disto tudo mete-se o anticongelante e deixa-se trabalhar o electriventilador pelo menos tres vezes.

                                  muito importante:
                                  deve sempre por-se a chauffage no quente para o circuito ficar completo.
                                  e tem que se ter em atenção se o carro necessita de ser sangrado
                                  é comum nos carros FRANCESES .
                                  Pelo que percebo é libertar o tudo mais abaixo do radiador e deixar verter (com o carro desligado)

                                  Depois encho o depósito. onho o carro a trabalhar e ligo a chauffage no maximo (quente), e depois volto a desligar e atesto o resto do depósito.

                                  É isso?

                                  Abraços
                                  sim
                                  mas depois de o electriventilador ( ventoinha ) trabalhar pelo menos tres vezes.
                                  e atestar só passado um tempo ou seja ate perder a pressão da agua ,
                                  para não sermos enganados com o nivel da agua.
                                  com a pressão a agua sobe de nivel.
                                  e já agora que carro é?
                                  Não percebi isso da ventoinha trabalhar 3 vezes?

                                  Seria num Ford
                                  quando o motor atinge uma certa temperatura a ventoinha começa a trabalhar e assim qua a temperatura baixa ligeiramente para.

                                  isto é:
                                  temos que deixar o carro a trabalhar ao relanti até a ventoinha trabalhar parar e voltar a trabalhar normalmente.
                                  por exemplo o FORD ESCORT T.D. 1.8 tem que se sangrar o sistema.
                                  Ok, foi o que eu tinha pensado, mas fiquei na dúvida.

                                  Um dos carros, seria um Ford Escort, mas o 1.8D.

                                  Se o TD tem de ser sangrado, acredito que o D também o seja...

                                  A ser assim, já começa a ser mais complicado...
                                  não é muito complicado.
                                  repara com atenção nos tubos da agua se algum deles não tem tipo um
                                  "parafuso" de plastico em cima.
                                  metes a agua já com a chauuffage no quente e tiras esse ou esses "parafusos" na totalidade e metes a agua e assim que sair so agua tapas ,que em principio está sangrado. por isso é que é importante esse "teste" da ventoinha trabalhar , que é para ver se está tudo bem;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    OK, já percebi como se faz mas tenho uma dúvida bastante pertinente.
                                    Ao desligarmos o tubo de baixo a água vai sair, mas não toda com certeza.
                                    Sendo assim e com o tubo debaixo desligado , não deveriamos ter que pôr o carro a trabalhar e enquanto este trabalha, ir inserindo àgua pelo radiador a fim da água fazer o circuito de refrigeração e voltar a sair (pelo mesmo tubo), completando todo o circuito e renovando toda a àgua do motor e radiador??

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                                      #19
                                      Já agora, como se faz isso de sangrar?

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por civic sr

                                        citação:Originalmente colocada por nto

                                        citação:Originalmente colocada por civic sr

                                        citação:Originalmente colocada por nto

                                        citação:Originalmente colocada por civic sr

                                        citação:Originalmente colocada por nto

                                        citação:Originalmente colocada por civic sr

                                        eu na minha AERODECK quando pretendo substituir o anticongelante
                                        desligo sempre o tubo de agua que está mais em baixo para sair
                                        a maior quantidade de agua possivel. nunca mexo na torneira porque pode ficar com fuga (manias).
                                        por exemplo faz duas semanas que meti um termoestato novo na minha
                                        princesa e desliguei só o tubo do termoestato e saiu bastante agua.
                                        depois disto tudo mete-se o anticongelante e deixa-se trabalhar o electriventilador pelo menos tres vezes.

                                        muito importante:
                                        deve sempre por-se a chauffage no quente para o circuito ficar completo.
                                        e tem que se ter em atenção se o carro necessita de ser sangrado
                                        é comum nos carros FRANCESES .
                                        Pelo que percebo é libertar o tudo mais abaixo do radiador e deixar verter (com o carro desligado)

                                        Depois encho o depósito. onho o carro a trabalhar e ligo a chauffage no maximo (quente), e depois volto a desligar e atesto o resto do depósito.

                                        É isso?

                                        Abraços
                                        sim
                                        mas depois de o electriventilador ( ventoinha ) trabalhar pelo menos tres vezes.
                                        e atestar só passado um tempo ou seja ate perder a pressão da agua ,
                                        para não sermos enganados com o nivel da agua.
                                        com a pressão a agua sobe de nivel.
                                        e já agora que carro é?
                                        Não percebi isso da ventoinha trabalhar 3 vezes?

                                        Seria num Ford
                                        quando o motor atinge uma certa temperatura a ventoinha começa a trabalhar e assim qua a temperatura baixa ligeiramente para.

                                        isto é:
                                        temos que deixar o carro a trabalhar ao relanti até a ventoinha trabalhar parar e voltar a trabalhar normalmente.
                                        por exemplo o FORD ESCORT T.D. 1.8 tem que se sangrar o sistema.
                                        Ok, foi o que eu tinha pensado, mas fiquei na dúvida.

                                        Um dos carros, seria um Ford Escort, mas o 1.8D.

                                        Se o TD tem de ser sangrado, acredito que o D também o seja...

                                        A ser assim, já começa a ser mais complicado...
                                        [u]não é muito complicado.
                                        repara com atenção nos tubos da agua se algum deles não tem tipo um
                                        "parafuso" de plastico em cima.
                                        metes a agua já com a chauuffage no quente e tiras esse ou esses "parafusos" na totalidade e metes a agua e assim que sair so agua tapas ,que em principio está sangrado. por isso é que é importante esse "teste" da ventoinha trabalhar , que é para ver se está tudo bem;)
                                        </u>
                                        assim;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vê este tópico e se ainda ficares com dúvidas diz: http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=73941


                                          Aí não há torneirinhas portanto é retirar o tubo inferior do radiador.

                                          A única coisa que não foi referida nesse tópico foi a limpeza interna do circuito com aditivos desengordurantes ou para retirar calcário ou ferrugem, porque não foi necessário nesse caso em concreto, mas basta seguir as indicações dos fabricantes dos respectivos produtos (tipicamente pôr o motor a funcionar alguns minutos - 15 a 30 consoante a indicação - com uma mistura de água e esse produto, depois lavar bem novamente apenas com água corrente).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acho que há aqui um equivoco.
                                            Eu não pretendo apenas substituir a àgua do circuito de refrigeração do motor mas sim lavar tudo.
                                            Quando abri noutro dia a torneirinha do radiador, a água veio toda cheia de ferrugem. Estava completamente castanha, daí querer lavar o radiador e o motor para retirar as impurezas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Estava a pensar abrir um tópico novo mas como encontrei este não vale a pena.

                                              Recomendem então produtos para limpar o calcário no circuito.
                                              Já ouvi falar em Coca-Cola, comentários

                                              Comentário


                                                #24
                                                Retirado de outro fórum!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                                  Estava a pensar abrir um tópico novo mas como encontrei este não vale a pena.

                                                  Recomendem então produtos para limpar o calcário no circuito.
                                                  Já ouvi falar em Coca-Cola, comentários
                                                  Na altura usei um produto da Redex!
                                                  Também me falaram numa forma barata: líquido de limpar os fogões.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Obrigado pelas dicas.
                                                    Funcionou bem o Redex Mad Dragon?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                                      Obrigado pelas dicas.
                                                      Funcionou bem o Redex Mad Dragon?
                                                      Sim, acho que sim!
                                                      Muita sujidade saiu, mas acho que merecia outra limpeza a seguir.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Para limpar todo o circuito no meu caso : com o motor parado desligo todos os tubos do radiador , abro a sauffage au maximo e introduzo uma mangueira no tubo de baixo (o que vai do radiador para o motor ) após isto simplesmente abro a torneira e espero que a agua ferrugenta saia toda .
                                                        Quando conferir que só sai agua limpa .. em principio devo ter o circuito do motor limpo no interior .

                                                        Faço o mesmo ao radiador .

                                                        Quando o radiador e o motor estiverem limpos , volto a montar tudo como estava .
                                                        Atesto com liquido de refrigeração solução 50% (anticongelante anti ferrugem água ).. aquilo já vem no bidon com a mistura feita apenas temos de virar para dentro do depósito de compensação .
                                                        Depois de cheio o circuito , ligo o motor e espero que o termostato dispare .. verifico os niveis de liquido ainda com o motor em funcionamento após o qual o desligo .
                                                        Aguardo um pouco e refaço o nivel se necessário fôr .

                                                        Tem resultado comigo .

                                                        ps: quem fôr mais picuinhas pode esvaziar de novo o circuito e reenchê-lo pois da primeira vez fica sempre alguma água no interior do circuito isto serve para que a percentagem não fique um pouco mais diluida que o recomendado .
                                                        O que dará mais protecção .

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          para os rookies o melhor é comprar daqueles productos para limpar o circuito (penso que a redex, wynn's e restore têm bons productos para isso)...
                                                          seguir as instruções...

                                                          depois para retirar a agua é tirar o tubo mais baixo, destapar a tampa "de enchimento" (para ser mais rapido podem ir dando umas sopradelas no bocal de enchimento lol)
                                                          para lavar pode-se usar agua corrente até sair toda a agua suja pelo tubo inferior...

                                                          para atestar novamente recomendo desapertar também um tubo superior (o que estiver num nivel mais alto) e atestar até sair liquido por esse tubo...

                                                          apertar tudo convenientemente e nos 5/7 dias seguintes ir verificando nivel diáriamente se possivel, só para verificar se não há fugas ou alterações de nivel...

                                                          não é complicado, mas quem não se sente seguro é melhor ir ao mecanico para n fazer asneiras...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                            Eu acho que há aqui um equivoco.
                                                            Eu não pretendo apenas substituir a àgua do circuito de refrigeração do motor mas sim lavar tudo.
                                                            Quando abri noutro dia a torneirinha do radiador, a água veio toda cheia de ferrugem. Estava completamente castanha, daí querer lavar o radiador e o motor para retirar as impurezas.
                                                            Completamente castanha?

                                                            Isso não será sintoma de junta queimada (literalmente podre) ?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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