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"Os portugueses não sabem conduzir!"

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    "Os portugueses não sabem conduzir!"

    OPERAÇÃO PÁSCOA

    Acidentes mostram que portugueses "não sabem conduzir"

    por Agência Lusa, publicado por Susana SalvadorHoje36 comentários





    Fotografia © Mário Ribeiro/Arquivo Global Imagens
    O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP) disse hoje que os resultados da sinistralidade rodoviária no período da Páscoa mostram que os portugueses "não sabem conduzir", sendo urgente apostar na formação dos condutores e tornar os exames mais rigorosos.
    "Quando chove há menos mortos e os acidentes são menos graves, o problema que se coloca é que as pessoas não sabem guiar", disse à agência Lusa Carlos Barbosa.

    O presidente do ACP reagia aos resultados da operação "Páscoa 2013" da GNR, que terminou com um balanço mais negativo face a 2012, com o registo de mais acidentes e mais vítimas mortais.
    No total, a GNR registou, nos quatro dias da operação, 793 acidentes -- mais 100 do que em 2012 --, os quais resultaram em oito vítimas mortais, mais sete face ao ano passado.
    O presidente da ACP adiantou que os números da operação mostram que os portugueses "não sabem conduzir", sendo necessário uma reestruturação do ensino da condução, sobretudo ao nível dos exames
    "Os exames em Portugal não são rigorosos, as cartas de condução são quase oferecidas através das escolas e dos centros de exames. Enquanto a legislação não mudar e os exames não forem mais rigorosos vamos continuar a ter esta matança nas estradas", sustentou.
    Carlos Barbosa sublinhou que os exames devem passar a ser mais rigorosos e exigentes, como acontece em qualquer país da Europa, defendendo que o instrutor não deve ir dentro do carro juntamente com o examinador.
    O presidente do ACP questionou também o destino dos mais de quatro milhões de euros provenientes dos prémios dos seguros automóveis, que deveriam ser aplicados em campanhas de segurança rodoviária, mas atualmente não se conhece o seu destino.
    "As campanhas de segurança rodoviária reduziram substancialmente. Os cerca de quatro milhões de euros por ano que vão dos prémios dos seguros são para destinos desconhecidos. O ministro da Administração Interna terá que explicar para onde vai esse dinheiro, se é para carros, para pistolas ou para radares", acrescentou.
    Carlos Barbosa considerou ainda que as campanhas "pararam substancialmente", sendo preciso que recomecem rapidamente para sensibilizar as pessoas.





    Acidentes mostram que portugueses "não sabem conduzir" - Portugal - DN

    #2
    Que novidade...basta andar na estrada diariamente...Os condutores estão como a classe politica e não prevejo melhoras.

    Comentário


      #3
      Comentário original apagado por correr o risco de ser mal interpretado.

      Nas autoestradas e outras vias com 3 ou mais vias é ver os condutores a ocuparem sistematicamente as vias centrais e mais à esquerda. Quem ultrapassa vai por onde? Pela direita?
      Editado pela última vez por zMax; 01 April 2013, 14:37.

      Comentário


        #4
        De uma forma geral tem razão.

        Comentário


          #5
          Tem 50% de razao no que diz. Os outros 50% culpo as entidades que supostamente deveriam controlar as estradas

          Sim, sou a favor das coimas pesadas! De radares fixos e moveis em todo o lado e mais algum. Multas pesadas para estacionamentos a 3 pancadas A educaçao dos condutores so vai acontecer quando as liçoes lhe comecarem a sair do bolso.

          Comentário


            #6
            A culpa é de todos. Das escolas e dos exames, por apenas ensinarem o básico da condução. Da polícia por apenas se preocupar com multas de velocidade e estacionamento. E obviamente, dos próprios condutores que após terem a carta pensam que sabem conduzir.

            Comentário


              #7
              Será que , nas escolas do ACP, os candidatos saem mais bem preparados para a selva, que nas outras escolas .

              Comentário


                #8
                Apoio as palavras do Sr. Carlos Barbosa, concretamente:

                "Os exames em Portugal não são rigorosos, as cartas de condução são quase oferecidas através das escolas e dos centros de exames. Enquanto a legislação não mudar e os exames não forem mais rigorosos vamos continuar a ter esta matança nas estradas"

                "As campanhas de segurança rodoviária reduziram substancialmente. Os cerca de quatro milhões de euros por ano que vão dos prémios dos seguros são para destinos desconhecidos."

                Comentário


                  #9
                  Basta passar a fronteira para verificar isso.

                  A condução dos portugueses, particularmente em AE/via rápida, é digna de um país do 3º mundo. Caótica. Ninguém sabe manter um ritmo constante, anda tudo a ziguezaguear de faixa para faixa, caramelos a velocidades baixas tanto na mais à direita como na do meio, caramelos em velocidade excessiva, meio-mundo colado à traseira do carro seguinte, and so on.

                  E chove e o pessoal continua a conduzir como se o piso estivesse seco, na boa!

                  E depois acontecem Páscoas assim.

                  A condução dos portugueses reflecte integralmente o nosso civismo. Que é a dar para o inexistente. Somos todos os maiores e as regras não são para cumprir. E o bom senso é para meninos.
                  Editado pela última vez por Andre; 01 April 2013, 15:03.

                  Comentário


                    #10
                    Deve ser a primeira vez na vida que concordo com este homem.

                    Até me doi ter que contribuir para o seu ordenado, mas o spread assim o obriga

                    Comentário


                      #11
                      Nao sei de que país estão a falar. Eu conheço um em que:
                      1.nas escolas de condução assinam-se aulas que nao foram leccionadas, não se aprende a ultrapassar, a mudar um pneu ou a ver o nivel de oleo e agua;
                      2. as estrada teem um piso manteiga, ou teem alcatrão no intervalo dos buracos, ou inclinação da mesma é contrária às regras de segurança ou todas as anteriores;
                      3. vejo gente a meter pneus chineses e a acelerar de forma igual faça chuva ou faça sol;
                      4. policia que faz prevenção com os radares de velocidade escondidos em árvores, viadutos e carros a simularem avarias, que veem todos os anos para a praça da ponte 25 de abril (pq toda a gente sabe que portugal é lisboa) dizer que o transito esta fluido ou compacto, que morrem x e houveram y acidentes; que nunca multam ninguem quando estacionam em sitios para deficientes ou em 2ª e 3ª fila, mas que sabem multar em sitios que nao lembram a ninguem;
                      5. politicos e governantes que nunca saíram de 4 paredes e mandam estes bitaites ao ar; que criam empresas publicas com gestao privada para controlar estacionamento e concessionar IPs construidas em cima de ENs que agora sao AEs;

                      Sim, resolvia-se a mortalidade se todos os automoveis andassem a 20km/h.

                      TL;DR os portugueses nao sabem conduzir, mas também nao sabem construir, e nao sabem fiscalizar porque nao sabem regular por nao saberem mandar.
                      Editado pela última vez por maxpayne; 01 April 2013, 15:23.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                        Basta passar a fronteira para verificar isso.

                        A condução dos portugueses, particularmente em AE/via rápida, é digna de um país do 3º mundo. Caótica. Ninguém sabe manter um ritmo constante, anda tudo a ziguezaguear de faixa para faixa, caramelos a velocidades baixas tanto na mais à direita como na do meio, caramelos em velocidade excessiva, meio-mundo colado à traseira do carro seguinte, and so on.

                        E chove e o pessoal continua a conduzir como se o piso estivesse seco, na boa!

                        E depois acontecem Páscoas assim.

                        A condução dos portugueses reflecte integralmente o nosso civismo. Que é a dar para o inexistente. Somos todos os maiores e as regras não são para cumprir. E o bom senso é para meninos.

                        Em Espanha não se conduz melhor.

                        Comentário


                          #13
                          Concordo, os portugueses não sabem conduzir..
                          Basta ir para uma AE ou para o centro de uma cidade e entende-se bem: nas AE as pessoas parece que têm vergonha em andar na faixa da direita, sinais de "pisca" parecem que não existem, ultrapassagens à queima, prioridade de passagem em tudo quanto é sítio, má educação em cada esquina, and so on.
                          Mas como aqui já foi dito, as escolas de condução também têm uma boa parte da culpa. Como em todo o lado existe corrupção, e os testes de código e condução não são excepção. Eu teria vergonha de colocar prováveis assassinos a conduzir na estrada, tamanha falta de destreza e sentido de condução que apresentam.
                          A polícia também tem uma quota parte das culpas: só se lembram deste tipo de operações nestas épocas mais especiais, devem-se esquecer que o ano tem 365 dias; multas que por vezes não têm cabimento nenhum, parecendo mesmo que só querem implicar ou ganhar a "jarda" do dia;
                          Nesse aspecto temos um país degradante.

                          Dois exemplos: tenho um amigo cujo ex-namorada tinha tirado a carta. Segundo ele, ela era um autêntico perigo na estrada, até que ele lhe perguntou como tinha conseguido a carta. A resposta dela foi "paguei na escola de condução uns 200€ adicionais, e passei no exame. Demos uma volta, nem me mandaram estacionar, e disseram que estava passada".
                          Outro exemplo foi o meu irmão: ele todos os sábados vai fazer umas compras a uma frutaria da área de residência, que tem uma esquadra da PSP a uns 200m. Como tal, ele deixou o carro com os "piscas" intermitentes numa zona de estacionamento proibido (zona com linha amarela contínua, que nem tão pouco prejudica o trânsito, e costuma haver mais automóveis) junto à frutaria. Qual é o espanto dele quando dá uma vista de olhos para fora e vê o agente a multá-lo. Ele lá lhe perguntou o motivo da multa, e disse-lhe que era por estar numa zona de estacionamento proibido. O meu irmão explicou-lhe que tinha ido às compras, e que estavam outros automóveis estacionados, e que não foram multados (estavam um pouco mais atrás), ao qual o polícia lhe responde "Hoje calhou-lhe a si" O meu irmão concordou, e em vez de tirar o carro, deixou-o lá estar mais uma hora sensivelmente, pois como já tinha a multa passada, não valeria a pena andar à procura de estacionamento.

                          Comentário


                            #14
                            Como sempre polémico...ou talvez...apenas intragável.

                            Dizer que os portugueses não sabem conduzir significa nunca ter saído daqui.

                            Deduzir que são maus porque as cartas são oferecidas é outra falácia.

                            Comentário


                              #15
                              Experimentem ir conduzir para Itália! Ou Espanha, também não é melhor.

                              Que as cartas sejam dadas, aulas pouco rigorosas, exames pouco exigentes, não concordo, e não acho que esteja aí o problema.

                              Toda a gente (ou 99% das pessoas) quando acabam de tirar a carta sabem como conduzir bem. O problema é depois.

                              Toda a gente nas escolas de condução faz piscas, cumpre os limites de velocidade, não usa o tlm, acende as luzes quando chove muito, aprende a estacionar nos sítios correctos, etc.

                              Mas depois, por falta de educação cívica, e rodoviária, e por falta de fiscalização as pessoas deixam de ligar àquilo que aprenderam.
                              Mas que o aprenderam, aprenderam! O problema está depois, não é nas escolas de condução.

                              Aliás, no geral, quem conduz melhor nas nossas estradas são os recém encartados
                              Editado pela última vez por rjrg; 01 April 2013, 16:11.

                              Comentário


                                #16
                                Os acidentes são causados por muitos factores.

                                Setubal por exemplo está num estado lastimável, o pavimento está degradado aos anos e estas chuvadas fez levantar os remendos.

                                A falta de manutenção e falta de criminalização dos politicos/autarcas (basicamente os responsáveis), é na minha opinião o maior causador de acidentes.
                                Depois a facilidade como se tira a carta, é uma estupidez total, o meu exame foi: arrancar com o carro, conduzir até ao centro de exames e estacionar de frente. passei limpo.
                                Outra grande causa de acidentes, a estupidez do ser humano, todos os dias na estrada vemos perfeitos anormais, uns não sabem conduzir, outros não sabem as regras.
                                E a crise, um policia amigo meu todos os dias aqui em setubal pára uns 3 a 4 carros sem inspeção, ora se nem o dinheiro pra inspeção têm, como vão fazer a manutenção às mais importantes peças como travões, pneus, suspensão...

                                Portugal vai de marcha atrás a fundo, de vtec aberto a caminho dum País terceiro-mundista.

                                Comentário


                                  #17
                                  Um Presidente de uma associação destas com tantos associados que culpabiliza unicamente os condutores como a única causa-efeito para o aumento de acidentes...

                                  Nem fala da qualidade dos traçados, por exemplo no distrito de Braga, onde se verificou por acaso nesta época de Pascoa a maior sinistralidade...

                                  Uma dúvida: o ACP ainda tem escolas não tem? E ainda são os cursos mais caros como há 10 anos quando tirei a carta certo?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                    Como sempre polémico...ou talvez...apenas intragável.

                                    Dizer que os portugueses não sabem conduzir significa nunca ter saído daqui.

                                    Deduzir que são maus porque as cartas são oferecidas é outra falácia.
                                    Precisamente, o problema não está nos exames de condução, isso está provado à muito, está na falta de civismo logo após o exame. Este Presidente do ACP esquece-se apenas de dizer que ele próprio é um incompetente para ocupar o lugar que ocupa, não entendendo nada de automóveis, e tomando posições ridículas em relação ás supostas medidas antipoluição em Lisboa, no caso da proibição de veículos anteriores a 1990, em que nas afirmações que teve sobre veículos com catalisador, passou um atestado de burrice a ele próprio!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu tenho que concordar com ele. Para já e a comecar pelo forum AHO a grande percentagem dos utilizadores deste forum já assumiram conduzir em excesso de velocidade o que para mim o excesso de velocidade é o que mais origina acidentes aliado as estradas de portugal que sao uma maravilha, e ao desrespeito dos condutores uns pelos outros e pelo codigo da estrada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Concordo na integra com Carlos Barbosa ... Agora o que fez ele para melhorar isto ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Os numeros sobem em relaçao ao ano anterior no periodo da Pascoa so pelo facto das condiçoes metereologicas , no ano transacto tivemos uma Pascoa cheia de sol este ano tivemos muita chuva , neve, gelo e nevoeiro com estas condiçoes os acidentes aumentam muito. Algumas vitimas mortais tiveram a ver com os fenomenos da natureza e nao directamente ligado ao tipo de conduçao.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que o problema todo está nas estradas. Deviam existir pelo menos 3 faixas em cada via. Uma para os pesados, uma para os nabos e uma para os aceleras... Assim ninguém tinha acidentes.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pedrolimma Ver Post
                                              Os numeros sobem em relaçao ao ano anterior no periodo da Pascoa so pelo facto das condiçoes metereologicas , no ano transacto tivemos uma Pascoa cheia de sol este ano tivemos muita chuva , neve, gelo e nevoeiro com estas condiçoes os acidentes aumentam muito. Algumas vitimas mortais tiveram a ver com os fenomenos da natureza e nao directamente ligado ao tipo de conduçao.
                                              É verdade que o as condicoes metereologicas estiveram piores que o ano passado mas como se diz quem anda a chuva molha-se e muitos de estes acidentes tambem deverao ser por se conduzir num dia de chuva como se estivesse sol

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                Em Espanha não se conduz melhor.

                                                You must be kidding
                                                ...

                                                Os espanhóis têm uma condução em AE bastante diferente, para melhor. Particularmente porque mantêm um ritmo constante e muito próximo dos limites. O fluxo é muito mais homogéneo, é difícil ver alguém passar os 140-150 km/h, tal como é difícil encontrar alguém a 100 km/h na faixa mais à direita (já aqui é mato...).

                                                Outra coisa é a condução em cidade, particularmente Madrid ou Barcelona.

                                                Aliás, vários países têm estilos de condução radicalmente diferentes em cidade e fora dela. Os italianos são diabos autênticos na condução citadina, nem sequer respeitam qualquer passadeira (mesmo as com sinais!!!) e depois em AE comportam-se relativamente bem e bem melhor do que se vê por aqui.
                                                Editado pela última vez por Andre; 01 April 2013, 19:04.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Indo por partes, onde se verificou a maioria destes acidentes? E as vitimas mortais?
                                                  Poderá estar ligado de certa forma a diminuição do trafego nas auto-estradas ( o € das portagens começa a pesar no bolso de muitos ) e ao mau tempo que se fez sentir?

                                                  Mas sim, conduzimos mal. Como a maior parte dos povos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não se sabe conduzir, isso é verdade, mas também não existe qualquer fiscalização das autoridades para além do controlo por radar (multa fácil). Ainda este fim de semana fiz Lx - Algarve - Lx apenas vi 2 patrulhas quando fui para baixo e apenas 1 quando vim para cima (ambas paradas e dentro dos carros pois estava a chover), chovia a potes e o que não faltavam era caramelos a circular sem luzes ou apenas com mínimos; o único controlo que se faz é mesmo a velocidade e parece que é a única causa dos acidentes perante as nossa autoridades.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O maroto do Carlos Barbosa já foi ele próprio apanhado em excesso de velocidade... (bem sei que não foi nada de muito relevante mas....)

                                                      Não acho que, o problema esteja na deficiente formação/falta de destreza dos jovens mas sim nos vícios que se vão apanhando com a idade, sendo a estrada um reflexo disso mesmo.

                                                      As maiores asneiradas que eu já vi em estrada tiveram como protagonistas malta mais velha.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post

                                                        You must be kidding
                                                        ...

                                                        Os espanhóis têm uma condução em AE bastante diferente, para melhor. Particularmente porque mantêm um ritmo constante e muito próximo dos limites. O fluxo é muito mais homogéneo, é difícil ver alguém passar os 140-150 km/h, tal como é difícil encontrar alguém a 100 km/h na faixa mais à direita (já aqui é mato...).

                                                        Outra coisa é a condução em cidade, particularmente Madrid ou Barcelona.

                                                        Aliás, vários países têm estilos de condução radicalmente diferentes em cidade e fora dela. Os italianos são diabos autênticos na condução citadina, nem sequer respeitam qualquer passadeira (mesmo as com sinais!!!) e depois em AE comportam-se relativamente bem e bem melhor do que se vê por aqui.
                                                        Concordo. Por exemplo em algumas cidades espanholas, Vigo por exemplo, é fácil levar com uma scooter em cima, mas depois em AE é como dizes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O que me faz mais confusão é o estado das estradas, cada vez mais as nossas estradas estão a ficar numa lastima.

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                                                            #30
                                                            Concordo que as escolas de condução e os estabelecimentos de exame tenham uma cota parte de culpa, muita gente faz o código e quando passa para a condução não sabe as regras simplesmente porque as decorou para o dia, e ainda se vê muito o chegar à frente com a nota para ser aprovado, infelizmente.
                                                            por outro lado discordo que sejam os recém-encartados os principais responsáveis pela má condução, visto a maioria dos acidentes serem provocado por pessoas com anos de carta e que simplesmente não cumprem as regras e conduzem à patrão, ou pessoas de mais idade e que já não deveriam conduzir, ou mais grave ainda por uma faixa etária jovem que abusam a todos os níveis e que em muitos casos resultam em mortes.

                                                            Quanto aos espanhóis, no seu país comportam-se relativamente bem em autoestrada, em Portugal é vê-los acima dos limites...mas ainda assim os portugueses conseguem ser pior...

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