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Óleo ou outro líquido a sair do escape??

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    Óleo ou outro líquido a sair do escape??

    Olá a todos. Esta é a minha primeira participação neste fabuloso Fórum e desde já obrigado a todos os que me possa ajudar.

    Possuo um velhote Ibiza de 96, e como fomos de férias e temos outros carros cá em casa, este ficou na garagem.
    Quando regressei, como é usual, fui ver se estava tudo ok e liguei o carro. Como tem estado frio, dei umas valentes aceleradelas, 5000/6000 rpm...
    Qual não é o meu espanto quando ao sair do carro vejo o chão "preto", com o que saiu do tubo de escape, cá vai uma foto tirada hoje:
    WP_000569.jpg
    Supostamente deveria sair água ou algo assim, mas isto que saiu é preto, não entendo se é óleo ou algo
    Acham que o carro pode estar com alguma avaria (levou em Janeiro de 2012 panela e tubo de escape e em Janeiro de 2013 catalisador novo)?? Ou será normal?

    Uma vez mais, obrigado!
    Editado pela última vez por Turistapt; 03 April 2013, 16:09.

    #2
    então mas aceleras até às 5000/6000 com o carro a frio ou aqueceste até aos 90 antes?

    quanto à questão, sou leigo na matéria e quando não se sabe é melhor se estar calado, mas talvez possa ser combustivel não queimado misturado com óleo, não sei...alguém com mais luzes deverá responder-te

    Comentário


      #3
      Pois... efetivamente fiz isso a frio
      Em todo o caso, hoje dei uma volta com ele e constatei que se parar o carro num local (mesmo com ele quente) e acelerar mesmo até às 5000/6000 rpm sai algo como o que saiu ontem... Já se acelerar só até as 3000/4000 nada de mais... apenas água... notei igualmente que por dentro o tubo de escape está realmente bastante negro...
      Eu sou mesmo um leigo, daí ter-me registado neste Fórum a ver se aprendo umas coisitas que por estes tempos não há € para carros novos infelizmente...

      Comentário


        #4
        1º a frio? G.A.N.D.A M.A.L.U.C.O !!
        2º um carro que tivemos, 106 1.1 , também fazia isso e era carro "preso" / entupido. Umas gazadas em AE e acabou

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
          1º a frio? G.A.N.D.A M.A.L.U.C.O !!
          pois a gasolina está barata não é?? Deu-me para isso foi mesmo do género... "ora bem, está parado há 8 dias, ainda quero que dure mais uns tempitos, a ver se tiramos as teias de aranha"...
          É o que dá ser um leigo
          Mas estou certo que aqui no Fórum vou aprender muito!!

          Comentário


            #6
            Gasolina??? O problema é mesmo o carro, motor e seu periféricos, enquanto não está quente estás a estragar

            Comentário


              #7
              Pois... realmente... acho que não volto a repetir a "gracinha"...
              Mas acham então que não me deva preocupar??

              Comentário


                #8
                Nem comento, até porque estas coisas aprendem-se quando se tira a carta, nem é preciso perceber de carros.

                Deves ter queimado a junta da cabeça que fez com que passasse óleo para a câmara de explosão.

                Comentário


                  #9
                  Quando vais praticar desporto "entras a matar"? Lembra-te disso quando colocares o motor a funcionar, a frio...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                    Nem comento, até porque estas coisas aprendem-se quando se tira a carta, nem é preciso perceber de carros.

                    Deves ter queimado a junta da cabeça que fez com que passasse óleo para a câmara de explosão.
                    Não estou a ver a relação entre as coisas. Se vai óleo para a câmara de combustão, vai ser queimado, e o fumo sai "azulado". Não vão sair pingas pretas (da cor do óleo) pelo escape.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                      Nem comento, até porque estas coisas aprendem-se quando se tira a carta, nem é preciso perceber de carros.

                      Deves ter queimado a junta da cabeça que fez com que passasse óleo para a câmara de explosão.
                      Queimar a junta da cabeça?? Isso dá que outros sintomas? O carro hoje pareceu-me bem...
                      Infelizmente, tendo carta há 10 anos, admito que sobre mecânica isso foi algo que nas aula se "ignorou"... Mas ok... admito que não deveria ter acelerado o carro a frio...
                      E claro, como admiti em termos de mecânica sou leigo e gostava de aprender um pouco mais, só isso...

                      Ah, em relação ao escape, não está a sair fumo nenhum em especial, e quando andei normalmente em cidade (sem aceleradelas de 5000/6000 rpm - lol) a única coisa que reparei foi a água da condensação...

                      Mas se estraguei algo como posso saber??

                      Comentário


                        #12
                        Turistapt, a minha sugestão é andar com o carro até ele ter o motor quente, e aqui mais vale pecar por andar mais do que menos, e puxar um bocado por ele numa estrada que o permita fazer, durante alguns minutos, de forma progressiva. Isto assumindo que a manutenção está toda em dia.

                        A condensação no escape acumula-se primeiros minutos/kms de funcionamento, é preciso algum tempo a funcionar para a "limpar" toda. Esse carro não costuma fazer viagens longas, pois não?

                        Comentário


                          #13
                          GustavoAlmeida, efetivamente é o "carro de ir para o trabalho"... Faz no máximo uns 50-60 Km/semana...
                          Em relação a manutenção tem tudo em dia...

                          Ou seja, em principio não me devo preocupar muito com o "episódio"?

                          Comentário


                            #14
                            isso é fuligem misturada com agua/humidade que estava no escape.
                            esse carro quer é andar,vais ver que isso desaparece

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                              Não estou a ver a relação entre as coisas. Se vai óleo para a câmara de combustão, vai ser queimado, e o fumo sai "azulado". Não vão sair pingas pretas (da cor do óleo) pelo escape.
                              Tens razão, não abri a imagem porque estava em aula, a agora que olho o cenário não será óleo queimado não senhora

                              Acelerar o carro a frio é pecado mortal, o óleo para além de ainda não ter chegado a todos os pontos do motor, ainda não atingiu a temperatura ideal de lubrificação.
                              Experimenta fazer umas tiradas em AE (com o carro quente, né) a ritmos mais vivos.

                              Comentário


                                #16
                                Vou seguir os conselhos e num destes fins-de-semana, em vez de "carro de semana", vai ser promovido e vai até à AE para ver (a quente é claro ) se "estica" e fica limpinho. É que realmente nos seus percursos do dia-a-dia anda sempre a rotações muito baixas mesmo.
                                Já estou mais descansado pois parece não ser nada "do outro mundo"
                                Obrigado!

                                Comentário


                                  #17
                                  Lembra-te só para puxares pelo carro quando ele já está quente ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pro motor durar bem, nunca acelere com o motor frio no ralenti

                                    Ao ligar, espere uns dois minutos sem acelerar o carro, em ponto morto. O motor está frio.

                                    Depois de passar os dois minutos, saia com o carro sem forçar o motor(trocar as marchas com rotação elevada). Ande macio e sem pressa até o motor atingir temperatura de serviço.

                                    Como o carro é do grupo VAG, ele opera com a temperatura em 90º marcados no painel.


                                    Essa dica eu aprendi com meu tio, com mais de 40 anos de habilitação(carta de condução no BR)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isso é a água condensada que vem do motor suja com a sujidade que está no tubo de escape.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas.

                                        Turistapt, não te vou "dar na cabeça" por fazeres isso com o carro frio, já o fizeram hehehe

                                        Segue o conselho já dado, AE, depois do carro quente, e anda com ele a puxar bem. Depois volta a fazer o teste, se não voltar a acontecer, excelente. Se continuar tudo na mesma, aí já muda de figura.

                                        Que tipo de óleo usas e quando foi a última vez que o mudas-te? Óleos fracos (marcas rasca) a partir duns kms podem começar a não queimar bem e consequentemente saem em forma de borra pelo sistema de escape. (por norma acontece em motores mais obsoletos)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MiguRClio Ver Post
                                          Boas.

                                          Turistapt, não te vou "dar na cabeça" por fazeres isso com o carro frio, já o fizeram hehehe

                                          Segue o conselho já dado, AE, depois do carro quente, e anda com ele a puxar bem. Depois volta a fazer o teste, se não voltar a acontecer, excelente. Se continuar tudo na mesma, aí já muda de figura.

                                          Que tipo de óleo usas e quando foi a última vez que o mudas-te? Óleos fracos (marcas rasca) a partir duns kms podem começar a não queimar bem e consequentemente saem em forma de borra pelo sistema de escape. (por norma acontece em motores mais obsoletos)
                                          O Óleo pode começar a não queimar bem?
                                          Então mas é isso que é suposto, o óleo nem sequer queimar... Sinceramente não entendi esta tua ultima afirmação.

                                          Quanto ao tópico, com o motor a frio tenta não ultrapassar as 3000rpm, isto se for a gasolina...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
                                            O Óleo pode começar a não queimar bem?
                                            Então mas é isso que é suposto, o óleo nem sequer queimar... Sinceramente não entendi esta tua ultima afirmação.

                                            Quanto ao tópico, com o motor a frio tenta não ultrapassar as 3000rpm, isto se for a gasolina...

                                            Perdão, queria dizer o contrario O óleo COMEÇAR a queimar, era o que queria dizer

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MiguRClio Ver Post
                                              Que tipo de óleo usas e quando foi a última vez que o mudas-te? Óleos fracos (marcas rasca) a partir duns kms podem começar a não queimar bem e consequentemente saem em forma de borra pelo sistema de escape. (por norma acontece em motores mais obsoletos)
                                              O óleo que uso é BP Visco (não sei o modelo, mas está anotado algures no carro), foi mudado há 8000 Km supostamente será mudado daqui a 2000 Km. Em termos de nível e cor, verifiquei e tudo ok.

                                              Comentário

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