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    Oleo de motor

    Boas pessoal..Há tempos mudei o oleo de motor do meu Carina E 1.6, 116cv e coloquei o mobil 5w40.
    O que acontece é que estive a ler o manual e o que aconselham é o 15w40, 10w30 ou o 20w50. O que coloquei não será fino demais?
    acham melhor eu mudar? Tenho estado a pensar se não terei problemas com isso. Se for ao site da castrol ou da bp, ambas recomendam o 10w40, ou seja, não há nenhuma entidade que recomende o 5w40. Obrigado a todos

    #2
    À partida nao deves ter problemas visto que é um motor a gasolina com uma tecnologia antiga. ACHO, e repito, ACHO que qualquer API SN/SM/SL/SJ/CF para aí deve bastar. E seguindo essas normas acho que até um 0w40 não traria problemas. Fica é atento ao consumo de lubrificante.
    Por outras palavras creio que basicamente gastaste dinheiro a mais no óleo para o motor que é, mas não trará (creio) nenhum problema (já agora porque é que fizeste isso?).
    No teu caso teria colocado um 10w40 semi sintetico. Oleo com bases minerais e aditivos sinteticos.

    PS. Já agora, estás a fazer intervalos de manutenção de quantos km?

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      #3
      Um sintético fino cai bem no motor

      Mas como seu carro exige no mínimo 10w30, o bom é seguir o manual. Como seu motor é de tecnologia antiga, os dutos de óleo são mais largos que um motor moderno. Daí a recomendação do manual em utilizar um óleo mais grosso.

      Mas o Mobil 5w40 é muito bom. Estou usando há tempos.

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        #4
        eu coloquei o 5w40 pq me aconselharam (um colega). aconselhou até o 5w30 para fazer uma melhor limpeza. A questão é que eu comprei o carro há pouco tempo, foi a 1ª mudança de oleo que fiz. Então acham que, como o carro está a precisar de fazer estrada, pois está muito preso, é melhor andar umas centenas de km e faço a mudança mais cedo e mudo para o 10w40, para evitar "surpresas" desagradáveis?

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          #5
          Eu penso que não haverá problemas um oleo mais fino...
          Se for para viagens longas aconselhava um oleo mais grosso...
          ​Penso eu !

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            #6
            Aqui não se prende as caracteristicas do óleo mas sim a utilização do mesmo.

            Se fizeres muito cidade, esse óleo pode trazer alguns problemas, pois fica fino demais a temperaturas mais altas, devida a uma utilização mais "agressiva" no para arranca (digo isto seguindo lógica, não sou nenhum expert na matéria)

            Agora se fizeres praticamente só AE, deve correr tudo bem. Mas eu defendo sempre um óleo 10W40, pois adequa-se a praticamente todo o tipo de utilização (cidade, misto e AE). Os meus carros comem 10W40, com mudanças aos 10mil km e até hoje nunca deram problemas devido ao óleo.

            Vindo no manual do fabricante (eles são feitos com base em factos comprovados pelas marcas) vários óleos recomendados, e esse não se enquadra nas recomendações, acho e para não perderes a totalidade dos €, podias daqui a 5mil km mudar o óleo para um recomendado

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              #7
              sim, mas o 10w40 também não vem no manual do fabricante mas o 10w30 e esse oleo pelo que estive a pesquisar não se arranja facilmente..enfim..

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                #8
                Atenção que as marcas recomendam, basicamente, óleos que eles têm em stock já mesmo para obrigar o pessoal a investir € em revisões...

                O meu primo é chefe de mecânica na Toyota, e ele também faz serviços em casa, e vende óleo 10W40 ou da eni ou da valvoline, dependendo do preço que lhe façam, e ninguém se queixa

                PS: desculpe pelo erro do óleo 10W40, li mal

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