Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clio 1.2 200.000 kms, GPL ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Clio 1.2 200.000 kms, GPL ou não?

    Olá a todos. Sou nova por aqui, é a primeira vez que posto neste fórum.

    Tenho um clio 1.2 a gasolina de 2002, com quase 200.000kms e ando a pensar na opção GPL. As finanças não andam pelo melhor e torna-se complicado comprar outro carro, mas se tiver de ser...Se o meu carro tivesse menos kms, nem pensava duas vezes em investir na instalação do GPL mas como já tem uns kms e alguns anos, não sei bem. Importa dizer que não me tem dado problemas nenhuns, está bem estimado e é muito confortável. Gosto dele. Se soubesse que era carro para fazer uns 400.000 ou mais, já estava decidido, mas não conheço nenhum com tantos kms como o meu a gasolina, portanto não faço ideia se será carro para mais uns anitos.

    Por outro lado, ouvi dizer que dá para aproveitar o sistema de um carro para o outro, logo, não era investimento perdido. E também, se paga a ele próprio após uns 40.000kms (os quais estou a contar do carro aguentar).

    O que acham, vale a pena o GPL neste carro ou mais vale comprar outro?

    #2
    Clio 1.2 200.000 kms, GPL ou não?

    Olá a todos. Sou nova por aqui, é a primeira vez que posto neste fórum.

    Tenho um clio 1.2 a gasolina de 2002, com quase 200.000kms e ando a pensar na opção GPL. As finanças não andam pelo melhor e torna-se complicado comprar outro carro, mas se tiver de ser...Se o meu carro tivesse menos kms, nem pensava duas vezes em investir na instalação do GPL mas como já tem uns kms e alguns anos, não sei bem. Importa dizer que não me tem dado problemas nenhuns, está bem estimado e é muito confortável. Gosto dele. Se soubesse que era carro para fazer uns 400.000 ou mais, já estava decidido, mas não conheço nenhum com tantos kms como o meu a gasolina, portanto não faço ideia se será carro para mais uns anitos.

    Por outro lado, ouvi dizer que dá para aproveitar o sistema de um carro para o outro, logo, não era investimento perdido. E também, se paga a ele próprio após uns 40.000kms (os quais estou a contar do carro aguentar).

    O que acham, vale a pena o GPL neste carro ou mais vale comprar outro?

    Comentário


      #3
      Desculpem, já vi que postei isto no sítio errado. Maçarica!

      Comentário


        #4
        Tenho um como o teu, meti a GPL com 150.000km.

        Conheço outro, com 300.000km e GPL desde os 110.000 e queimou agora a junta da cabeça.

        Compensar compensa, precisas de fazer cerca de 33.000km para recuperar o investimento.

        Comentário


          #5
          Se não abundas em dinheiro e o carro está estimado acho que deves avançar. Se mais tarde der buraco compras outro usado com o mesmo motor e aproveitas o sistema. Até porque esse carro tem um valor tão residual que se o trocares só perdes dinheiro.

          Comentário


            #6
            Postei a resposta no outro tópico igual.

            Comentário


              #7
              Não sei como esta o teu carro,mas um carro se for tratado a tempo e horas em termos de manutenção tens carro para fazer outros 200 mil km,mas depende sempre do trato que lhes das,por isso se não estas com vontade de comprar carro novo podes meter gpl a vontade

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                Postei a resposta no outro tópico igual.
                Desculpa, mas não consegui apagar o outro tópico. Mais uns dias e fico fina nisto.

                Obrigada!

                Comentário


                  #9
                  Anirac, conheço de perto esses Clios e seus motores.

                  Se fizes-te as revisões sempre a tempo e horas, tens realmente motor para mais 100mil km, ou até mais.

                  Posto isto, acho que se pensas mesmo em GPL, força nisso que o teu carro à prior está para durar.

                  PS: Tenho um Clio de 1995, já levou muita porrada, tem 226mil km e parece um relógio, por isso acho que deves avançar

                  Comentário


                    #10
                    De facto, 200mil km's é uma "rodagem" de respeito.

                    Pode ainda ser viável a instalação do GPL, mas para isso terá de fazer testes ao circuito de refrigeração e compressão do motor. Com isto, fica com uma melhor ideia se valerá mesmo a pena instalar ou não.

                    No mínimo, dependendo dos instaladores, gastará 1600€. Chegar aos 400mil km's, parece-me demasiado optimista, mas porque não?! Se a manutenção for feita como deve ser e não houver avarias graves...

                    Trocar o sistema de uma carro para o outro, pode ser feito, mas um instalador cobrar-lhe-á cerca de 800/900€ pelo serviço. Um valor, a meu ver, que não compensa muito. Mais vale vender o carro com o kit, que sempre valorizará um pouco mais. Isto, se o investimento já tiver sido amortizado. Caso contrário, é mesmo melhor aproveitar o kit para outro veículo. Mas para isso, convém ter um kit em condições e ter atenção que os motores são "equivalente", ou seja, se comprar um carro com motor de injecção directa, o kit deste Clio já não serve...

                    Comentário


                      #11
                      convem deixar algum dinheiro de parte,com a mudanca para gpl alguns problemas escondidos tendem a aparecer.

                      Comentário


                        #12
                        Os 200.000 km por si só não dizem tudo.
                        Um carro que fez 200.000 km em autoestrada é diferente de outro que anda maioritariamente em cidade.

                        Basta pensar que em autoestrada, cada rotação do motor tem uma correspondência directa com uma distância percorrida.
                        Já um carro que passe muito tempo no pára-arranca (seja filas ou cidade), tem imensos períodos em que esteve a trabalhar mas não percorreu sequer 1 cm.

                        Dito isto, o conselho do Braz é (a meu ver) o mais válido.

                        A verdade é que se esse carro pode significar alguns riscos, é possível fazer alguns testes antes que ajudem a entender o real estado de funcionamento actual.

                        Mudar para outro carro traria vantagens se esse fosse novo ou mais perto disso, o que do ponto de vista financeiro acarreta outros encargos.

                        Daí que alguns testes antes da conversão, deixando ali algum dinheiro de parte para algum imprevisto pode ser o mais indicado.

                        Comentário


                          #13
                          Obrigada pelas respostas.

                          Não querendo abusar mas já abusando...esses testes ao circuito de refrigeração e compressão do motor fazem-se onde? No próprio local onde o carro será convertido para GPL ou nos mecânicos habituais? Se forem feitos no próprio local onde supostamente será feita a conversão não haverá uma tendência para dizerem que está tudo ok para ganharem mais um cliente?

                          Comentário


                            #14
                            Um mecânico habitual poderá fazer esse tipo de testes sem problema.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por anirac Ver Post
                              Obrigada pelas respostas.

                              Não querendo abusar mas já abusando...esses testes ao circuito de refrigeração e compressão do motor fazem-se onde? No próprio local onde o carro será convertido para GPL ou nos mecânicos habituais? Se forem feitos no próprio local onde supostamente será feita a conversão não haverá uma tendência para dizerem que está tudo ok para ganharem mais um cliente?
                              Qualquer oficina equipada poderá fazer isso. De qualquer forma a compressão serve apenas para verificar o estado do motor, mas o motor também pode ser reparado. Basicamente se o motor estiver a puxar e a andar bem não tens de te preocupar com isso.

                              Os testes ao circuito de refrigeração não sei para que servem. O GPL apenas libertará mais calor pelo que irá exigir mais trabalho do sistema de refrigeração, nada mais do que isto. Basta estar atenta ao nível de liquido de refrigeração nos primeiros tempos.

                              Um último conselho, foca-te mais no médio/longo prazo. Se o objectivo é manter o carro por uns bons tempos (> 30.000kms) avança com a instalação e considera o investimento a fundo perdido. Dificilmente compensará aproveitar o sistema para outro carro, pelo que ao fazeres o investimento é com a consciência que vais usar o carro para rentabilizar o GPL e que futuramente caso o queiras vender ou mudar o sistema GPL, o investimento da instalação já ardeu. Não será valorizado numa venda e não compensará pagar 800€ para mudá-lo para outro carro. Não só porque a maioria da instalação não será aproveitada, mas porque algumas partes têm período limitado de vida (o depósito tem apenas 10 anos úteis de vida, por exemplo, e ninguém vai mudar um depósito com 8 anos para durar apenas 2 anos no carro de destino).

                              Tendo em conta este compromisso de ficar com o carro até "cair de podre" ou ter noção que em caso de venda o GPL não será valorizado, força, avança sem medo.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X