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FAP & Gasóleo - Compensa ou não?

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    FAP & Gasóleo - Compensa ou não?

    Boas Noites!

    Venho aqui colocar uma questão.

    Como já disse noutro tópico, estou a olhar para um 208 HDi de 115cv, que traz FAP. Já estive a ler sobre as regenerações, etc, não parece ser nada de muito complicado, apenas chato por vezes.

    Faço, geralmente, quase 30000 km por ano. Destes, deveremos andar nos 50% de cidade e 50% de estrada/autoestrada. A cidade onde vivo não é muito movimentada, pelo que é fácil manter ritmos de 50km/h sem apanhar pára-arranca.

    Acham que, nestas condições, o FAP terá boas condições de vida?

    #2
    Se tem as melhores condições possiveis para o FAP? Não, mas acho que podes ficar tranquilo, tens condições muito aceitáveis e atrevo-me a dizer que melhores que a maioria dos proprietários de carros com FAP (mero palpite pelo que vou ouvindo).

    Eu não teria receio em comprar um carro com FAP, de acordo com o teu percurso.

    Comentário


      #3
      Com esses Km por ano e se é pelo menos 50% em AE, não deves ter qualquer problema.
      Já agora é um carro bonito com um bom motor, boa escolha

      Comentário


        #4
        O meu pai tem um Opel Astra 1.3CDTI com FAP, anda 100%cidade e em precursos de 5 ou 6 km.

        Se não fores um exemplo igual ao meu pai, tens mais do que condições para teres um carro com FAP

        Comentário


          #5
          Obrigado pelas respostas até agora!

          Os 50 a 40% do percurso não são apenas AE, contemplam também IC's. E é frequente algumas viagens compridinhas, de 100 km para cada lado, e até de 300 km...

          Digamos que gosto bastante de passear, e o próprio acto de estudar me leva a fazer pelo menos 60 km por dia em estrada a ritmos de 90km/h.

          Comentário


            #6
            Basicamente é como o Ecoflex disse, nao vejo grandes problemas e ha pessoal que esforça mais o FAP (eu por exemplo). Em AE, mete é o carro acima das 2000rpm para facilitar as regeneraçoes.

            Pela experiencia que tenho com FAP do 1.6 PSA, eles nao sao muitos esquisitos com o FAP.

            Comentário


              #7
              Não tinhas ganho um 208 1.4 vti? Vais trocar? E o Gti?

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                #8
                Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                Não tinhas ganho um 208 1.4 vti? Vais trocar? E o Gti?
                Estou á espera da proposta do stand para ver se avanço com a troca!

                O GTi...Não vai passar do papel. É caro. Não o acho caro de Preço de Venda, mas é um carro que me sairá caro, infelizmente. Tendo em conta os cerca de 30000km anuais, quanto gastaria em combustível? Tenho pena, mas pensar com o coração, nesta altura, não pode ser! Talvez daqui a uns aninhos...Ainda hoje acalento o "sonho" de ter um 206 RC para as voltinhas do fim-de-semana, ali na serra (Monchique ou Caldeirão)...

                Este Hdi, em nível Allure, está espectacular!

                Branco, Jante 17 com acabamento Technical Grey, AC Auto, estofos meio couro, 3 portas, Tecto panorâmico, Start & Stop, GPS, Sensores de Estacionamento atrás...Está muito engraçado!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MiguRClio Ver Post
                  O meu pai tem um Opel Astra 1.3CDTI com FAP, anda 100%cidade e em precursos de 5 ou 6 km.Se não fores um exemplo igual ao meu pai, tens mais do que condições para teres um carro com FAP
                  E tem tido problemas com ele? Sinceramente acho que o medo da FAP é exagerada neste forum.

                  Comentário


                    #10
                    Eu perguntei pelo teu gti Acho que te vi no outro dia, Algarve

                    Comentário


                      #11
                      Este problema não se poe no teu caso. Porque vais sempre fazer deslocações em auto-estrada para fazeres regenerações.

                      Isto acontece mais como um colega que faz percusos citadinos de 12km dia (6+6). Resultado o carro indica-lhe que mude de oleo de 4 em 4 meses. Aqui seguramente um diesel não compensa. É preferivel ter um a gasolina economico.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                        Eu perguntei pelo teu gti Acho que te vi no outro dia, Algarve
                        O GTi agora tem andado mais parado! Até me esqueci de o levar à IPO, e tenho de resolver isso para andar com ele.

                        Em que zonas???

                        Comentário


                          #13
                          Portimao

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                            Portimao
                            Se tiver sido no 206 não era! No 208 é provável!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                              Basicamente é como o Ecoflex disse, nao vejo grandes problemas e ha pessoal que esforça mais o FAP (eu por exemplo). Em AE, mete é o carro acima das 2000rpm para facilitar as regeneraçoes.

                              Pela experiencia que tenho com FAP do 1.6 PSA, eles nao sao muitos esquisitos com o FAP.
                              Pelo que tenho vindo a saber, concordo contigo. Acrescentaria que deve estar relacionado com o Eolys, que modifica, de certa forma, os parâmetros de funcionamento do FAP. O que me faz confusão, é estes motores terem substituição programada do FAP, algo pouco comum.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
                                Se tiver sido no 206 não era! No 208 é provável!
                                Falo do 208. Lembro me da tua cara, pelas fotos do concurso que ganhaste

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                  Este problema não se poe no teu caso. Porque vais sempre fazer deslocações em auto-estrada para fazeres regenerações.

                                  Isto acontece mais como um colega que faz percusos citadinos de 12km dia (6+6). Resultado o carro indica-lhe que mude de oleo de 4 em 4 meses. Aqui seguramente um diesel não compensa. É preferivel ter um a gasolina economico.
                                  Isto do fap é uma coisa chata.
                                  Deixa-me ver se entendi, se fizer poucos klm o carro indica para fazer revisão mais cedo?

                                  Minha esposa anda por dia 35+35, eu ando 8+8 por dia. Mesmo assim vai ser carro para fazer pelo menos 20mil por ano. Acham que poderei ter problemas com fap no dia que comprar um carro que tenha essa tecnologia?

                                  Como vamos ter 2 carros a minha ideia é andar a vez, para não encher o carro "novo" cheio de km.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por labita Ver Post

                                    Como vamos ter 2 carros a minha ideia é andar a vez, para não encher o carro "novo" cheio de km.
                                    Esta perspectiva faz me uma confusão , ter dois carros porque se precisa tudo bem , mas andar a vez para não encher de quilómetros ? Os carros são para que ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por labita Ver Post
                                      Isto do fap é uma coisa chata.
                                      Deixa-me ver se entendi, se fizer poucos klm o carro indica para fazer revisão mais cedo?

                                      Minha esposa anda por dia 35+35, eu ando 8+8 por dia. Mesmo assim vai ser carro para fazer pelo menos 20mil por ano. Acham que poderei ter problemas com fap no dia que comprar um carro que tenha essa tecnologia?

                                      Como vamos ter 2 carros a minha ideia é andar a vez, para não encher o carro "novo" cheio de km.
                                      Não sei se percebi em a questão (o teu 8+8 e fazes 20mil Kms/ano?)....

                                      Mas propunha-te comprares um otto económico para o teu percurso e um diesel para a tua esposa e para tudo o resto. Assim, o "low-cost" servia para as deslocações menores, e o diesel "melhor" para a tua esposa e para as restantes deslocações de familia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por labita Ver Post
                                        Isto do fap é uma coisa chata.
                                        Deixa-me ver se entendi, se fizer poucos klm o carro indica para fazer revisão mais cedo?

                                        Minha esposa anda por dia 35+35, eu ando 8+8 por dia. Mesmo assim vai ser carro para fazer pelo menos 20mil por ano. Acham que poderei ter problemas com fap no dia que comprar um carro que tenha essa tecnologia?

                                        Como vamos ter 2 carros a minha ideia é andar a vez, para não encher o carro "novo" cheio de km.
                                        O principio de regeneração de um FAP (tirando os da renault/nissan actuais) é feito da seguinte forma:

                                        - Quando o filtro está "cheio" é injectado gasoleo quando o motor está na fase de escape de forma a que a queima se realize no proprio escape. Desta forma eleva-se a temperatura do mesmo e queima-se os residuos do FAP. O problema é quando interrompes uma regeneração (ao desligar o carro). Aí o gasoleo que está nos cilindros acaba por escorrer e cair no carter de oleo. Quando existe excesso de gasoleo no oleo o carro pede-te mudança de oleo. No caso do meu colega +- de 3000km em 3000km.
                                        Mas se tiveres o cuidado de ver o computador de bordo e verificares o consumo instantaneo (aquando uma regeneração é superior ao normal) basta não desligares o carro e aumentar a rotação até às 2000rpme esperar que termine mesma. O problema é quando o trajecto que fazes é tão curto que o carro não atinge temperaturas normais de funcionamento (uma das condições para a mesma ser realizada), aí o filtro acaba por ficar de tal forma comataldo que só na marca é que se pode fazer uma regeneração forçada diminuindo a longevidade do filtro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O FAP é eventualmente problema se lá estiver. Hoje em dia é negócio grande, tirar FAP's e reprogramar a centralina tendo isso em conta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por morzaca Ver Post
                                            O FAP é eventualmente problema se lá estiver. Hoje em dia é negócio grande, tirar FAP's e reprogramar a centralina tendo isso em conta.
                                            Até um dia que as inspecções começem a apertar.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                              Até um dia que as inspecções começem a apertar.
                                              Mas pode-se "manter" o FAP, isto é, desligar o mecanismo, retirando o "miolo" da coisa e mantendo a caixa no sitio? Pelo que sei, as inspeccoes não acusam nada a este respeito...

                                              Comentário


                                                #24
                                                O problema com o FAP, ( se funciona da mesma forma que o do grupo FIAT ) está sobretudo nos tempos de percursos habituais.

                                                No meu caso são 5 percursos de cerca de 10 kms com duração inferior a 20 min. e em que pego sempre no carro a frio pelo que nunca dá tempo a aquecer + regenerar quando o filtro está atestado.

                                                Solução, uma vez por semana ( aprox. 250 kms ), dou uma volta numa via rapida proxima já que com o filtro bem carregado, quando metemos a 6ª vel. acima das 2000 rm durante + de 1 min. a regener. é provocada pelo sistema e dura 10 min. certinhos que é o tempo que dura o tal rodeio na via rapida em questão.

                                                Ou seja, no meu caso é chatote, já me irritei mais com o assunto mas depois quase 4 anos, já estou habituado a ter que ir queimar carvão uma vez por semana.

                                                Conclusão, quem fizer percursos habitualmente superiores a 30 min. não terá problemas com o sistema.

                                                Provavelmente, o meu prox. carro será um downsized petrol engine.
                                                Editado pela última vez por ARMIC; 19 April 2013, 17:42.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Assim é na boa eu ando 90% em cidade com o meu Polo e tive que fazer algumas regenerações é certo mas desde que fizeram uma software update à mais de um ano nunca mais tive de fazer regenerações e os trajectos são os mm´s

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu no meu 2.0TDI, hoje de manhã, penso que a regeneração começou logo em frio. Liguei o carro e senti o motor com um trabalhar mais metálico e num regime perto das 1000rpm. Arranquei e reparei que o computador de bordo estava sempre a pedir que reduzisse a velocidade engatada de forma a manter as rotações altas. 10 minutos a andar sempre pelas 2000rpm e acabou a regeneração.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Em resposta ao tópico, a FAP não compensa. Compra o carro e esquece esse extra...poupas dinheiro na compra (menos material) e futuro dinheiro em manutenção...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                        Em resposta ao tópico, a FAP não compensa. Compra o carro e esquece esse extra...poupas dinheiro na compra (menos material) e futuro dinheiro em manutenção...
                                                        Não é extra...É mesmo um componente. E não há motor 1.6 HDi de 115cv sem FAP, pelo menos no 208.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O FAP dos novos PSA também tem o liquido?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Não sei se percebi em a questão (o teu 8+8 e fazes 20mil Kms/ano?)....

                                                            Mas propunha-te comprares um otto económico para o teu percurso e um diesel para a tua esposa e para tudo o resto. Assim, o "low-cost" servia para as deslocações menores, e o diesel "melhor" para a tua esposa e para as restantes deslocações de familia.
                                                            Talvez me tenha explicado mal.
                                                            Minha esposa no carro do pai que e gasolio faz entre 18k a 20k apenas para trabalhar, fim de semana quase nem anda.
                                                            O nosso carro e uma carrinha comercial em que vou trabalhar e usamos ao fim de semana. Neste momento faço uns 15k ano.

                                                            Resumindo. Nos os dois fazemos uns 35 mil em 2 carros.
                                                            MÁ carrinha comercial e para manter. O meu sogro vai vender a carrinha que minha esposa anda e por isso tenho que comprar carro novo.
                                                            Quando digo dividir os km, como carro novo e para andar mais nao quero o carro novo a fazer 30k no ano e a carrinha comercial 5k ano.

                                                            Quero carro bom a gasolio porque a gasolina nao iria longe.
                                                            E também minha GTtdi com 260 k nao aguentaria muito tempo a fazer 25k ano!

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