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Volkswagen Passat Variant modelo 1999 - Opiniões

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    Volkswagen Passat Variant modelo 1999 - Opiniões

    Galera, ontem estava na rua passeando e vi uma Passat Variant dessa aqui




    O engraçado é que esse carro está a venda na versão brasileira do Ebay, o Mercado Livre

    Passat Variant - Ano 1999 - 105000 km - no MercadoLivre

    Como eu quero, com câmbio manual.
    O preço está ótimo, R$ 13.000,00 e a SW está na cidade que moro hoje(Itabuna-BA)

    Sei que houve uns problemas com os motores desse veículo
    O motor dela é o mesmo do Audi A3 8L, 1.8T

    Peças de motor eu posso conseguir com facilidade.

    No site da Volkswagen daqui, como o carro é 1999, fala-se que não pode usar óleos com a norma VW 501.01.

    Enfim, caso eu compre, qual o óleo indicado para a motor dele?

    -------------------------------------------------------------------------

    O interesse no Passat Variant deve-se porque eu casei, preciso de um carro desse tipo de carroceria
    Minha mulher já tem filho.

    Além do que, é grande, largo e é um Volkswagen.

    Aqui quase não vende veículos desse tipo.
    Os que vendem são pequenos demais(Volkswagen SpaceFox, Palio Weekend)por dentro.
    Não há concessionárias em todas as cidades(JAC J6)
    É ridícula e perde feio em TUDO para a antecessora(Zafira), que é a Chevrolet Spin
    Mesmo mal da JAC J6, mas é grande(Renault Megane Grand Tour), porém tem motor pequeno(1.6)


    Opiniões sobre serão bem-vindas.

    #2
    Aqui em portugal 99% dessas passat variant são a gasóleo, com motor TDI, a gasolina é raro.

    Mas no geral é, ou foi, considerado um bom produto, ainda têm boa procura no mercado, estando até sobrevalorizadas nas versões diesel.

    Com o 1.8T já se mexe bem e é um motor fiável ao que se sabe.

    Comentário


      #3
      Que tenha conhecimento não existem problemas de relevo com esse motor, e tem um andamento muito acima da média. Parece-me um excelente carro e aliado a um excelente motor.

      Comentário


        #4
        eu tenho um passat desses, mas versão sedan, e com o muito português 1.9TDI, portanto quanto a motor não te posso dizer muito, apenas sei que esse 1.8T tem um cárter pequeno portanto os intervalos de mudanças são bastantes curtos e se não se respeitar as mudanças, o óleo começa a incrustar
        já agora um video de um teu compatriota, mas com o fabuloso motor 2.8 V6 com um cantar lindo:

        Comentário


          #5
          14 anos => 105 000km's uma média de 7500km's/ano... demasiado optimista, não?

          Se estiver em bom estado é um bom carro, bom motor, no entanto o 1.8T é guloso

          Atenção que a correia de distribuição deverá ser mudada aos 120 000km's ou 4 anos, será que já foi alguma vez mudada? Sabe que para fazer esse serviço tem que desmanchar toda a frente do carro(muitas horas de mão de obra €€€€€€)?

          Na Europa esse motor usa VW 503.00 (0W30) ou VW 504.00 (5W30).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Farang Ver Post
            14 anos => 105 000km's uma média de 7500km's/ano... demasiado optimista, não?

            Se estiver em bom estado é um bom carro, bom motor, no entanto o 1.8T é guloso

            Atenção que a correia de distribuição deverá ser mudada aos 120 000km's ou 4 anos, será que já foi alguma vez mudada? Sabe que para fazer esse serviço tem que desmanchar toda a frente do carro(muitas horas de mão de obra €€€€€€)?

            Na Europa esse motor usa VW 503.00 (0W30) ou VW 504.00 (5W30).

            Quem lhe disse isso enganou-o

            No caso do passat, basta tirar para-choques, tirar meia duzia de parafusos e aliviar um pouco a frente, nao é preciso tirar isso tudo, e a distribuiçao dos 1.8T é das coisas mais faceis de se fazer para quem perceba minimamente de mecanica

            O 1.8T é um dos melhores motores VAG dos ultimos anos, senao mesmo o melhor (Otto)

            Comentário


              #7
              Fui ver os dados no Autodata

              Comentário


                #8
                Vê esta imagem:

                Pelo menos na Europa, a grelha devia ser preta. Pela luz, parece ter lâmpadas de xenon sem ter os lava-faróis, os faróis certo e a nivelação dos faróis é manual... Não sei como é que a coisa funciona ai no Brasil. Por exemplo, na Europa, o ESP era de série em veiculos com mais de 150cv e esse não o tem. Já essas jantes também são esquisitas...

                Esse motor é engraçado. O "problema" do óleo, é bastante conhecido. Complementando o que o já aqui disseram:
                The 1.8 litre petrol engine in the Passat and Audi A4 has a lower oil capacity than transverse applications of the same engine (4.6 quarts in transverse, 4.3 quarts longitudinal), and may suffer from oil sludge problems as a result, if not changed at regular intervals with fully synthetic oils.
                Volkswagen Passat - Wikipedia, the free encyclopedia

                Quanto à distribuição, eu não vejo onde está o problema. Em Portugal, o habitual serviço de inspecção com mudança de óleo e mudança da ditribuição num 1.9 TDI são 3 horas de mão de obra. Devido à posição longitudinal é preciso desmanchar a frente, mas penso que seja mais fácil de trabalhar assim do que num Golf ou A3, com o motor montado transversalmente em que o espaço é muito mais é apertado, acho que é pela cava das rodas que se meche na distribuição.

                Comentário


                  #9
                  Atenção que este motor é algo susceptivel de criar as "lamas".

                  Tem que se usar um bom óleo, e mudar mais frequentemente (tipo, metade dos km's!) do que o anunciado pelo fabricante!
                  Mas podes aumentar o tamanho do elemento filtrante! Desde que seja do mesmo diametro que o anterior! Sempre ajuda mais um pouco!
                  Pesquisa sobre o "1.8T engine sludge" e vais entender o porquê!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                    Vê esta imagem:

                    Pelo menos na Europa, a grelha devia ser preta. Pela luz, parece ter lâmpadas de xenon sem ter os lava-faróis, os faróis certo e a nivelação dos faróis é manual... Não sei como é que a coisa funciona ai no Brasil. Por exemplo, na Europa, o ESP era de série em veiculos com mais de 150cv e esse não o tem. Já essas jantes também são esquisitas...

                    Esse motor é engraçado. O "problema" do óleo, é bastante conhecido. Complementando o que o já aqui disseram:
                    Volkswagen Passat - Wikipedia, the free encyclopedia

                    Quanto à distribuição, eu não vejo onde está o problema. Em Portugal, o habitual serviço de inspecção com mudança de óleo e mudança da ditribuição num 1.9 TDI são 3 horas de mão de obra. Devido à posição longitudinal é preciso desmanchar a frente, mas penso que seja mais fácil de trabalhar assim do que num Golf ou A3, com o motor montado transversalmente em que o espaço é muito mais é apertado, acho que é pela cava das rodas que se meche na distribuição.
                    As lâmpadas de xenon foram instaladas posteriormente, por isso não há lavadores de faróis.
                    As rodas não são OEM.
                    A grade dianteira foi pintada.

                    No mais está bonito

                    Comentário


                      #11
                      Aqui, a norma da VW quanto a óleos de motor é a VW 502/505.00
                      Viscosidade 5w40

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                        As lâmpadas de xenon foram instaladas posteriormente, por isso não há lavadores de faróis.
                        As rodas não são OEM.
                        A grade dianteira foi pintada.

                        No mais está bonito
                        Aqui em Portugal pelo menos andar com essas luzes pode dar chatice. O Passat tinha como opção os faróis de xenon e tudo o que isso implica. Esse tem xenon dos chinocas. Se no Brasil for como em Portugal, fica o aviso para depois não ficares surpreendido por uma multa da policia.

                        As jantes são horriveis. Serão umas réplicas a tentar imitar as MONTREAL?


                        A grelha também fica feia assim pintada.

                        Isto para mim são tudo coisas para puxar o preço para baixo.

                        Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                        Aqui, a norma da VW quanto a óleos de motor é a VW 502/505.00
                        Viscosidade 5w40
                        Falando dos TDI, a 505.01 supera a 505.00, com as normas para motores a gasolina o mesmo deve acontecer.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                          Aqui em Portugal pelo menos andar com essas luzes pode dar chatice. O Passat tinha como opção os faróis de xenon e tudo o que isso implica. Esse tem xenon dos chinocas. Se no Brasil for como em Portugal, fica o aviso para depois não ficares surpreendido por uma multa da policia.

                          As jantes são horriveis. Serão umas réplicas a tentar imitar as MONTREAL?


                          A grelha também fica feia assim pintada.

                          Isto para mim são tudo coisas para puxar o preço para baixo.

                          Falando dos TDI, a 505.01 supera a 505.00, com as normas para motores a gasolina o mesmo deve acontecer.

                          Aqui ainda estamos na VW 502/505.00

                          Óleos e Fluidos < Serviços e Manutenção < Serviços < Volkswagen do Brasil

                          http://www.vwbr.com.br/siteCms/oleosefluidos/op1.html

                          Óleos e Fluídos

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por snitram18 Ver Post
                            já agora um video de um teu compatriota, mas com o fabuloso motor 2.8 V6 com um cantar lindo:
                            Este som é o de origem?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                              Pelo menos nos motores a diesel não muda nada na Europa. Viscosidades à parte, os TDI VP têm de levar no minimo a norma 505.00, os PD têm de levar no minimo a norma 505.01. Existia a norma 506.01 para LongLife, mas esta foi substituida pela norma 507.00, norma essa que tal como o site diz é para veiculos com FAP.

                              Mas como no Brasil o gasóleo é só para veiculos de trabalho, olhando para as normas dos motores a gasolina, que desconheço que são iguais às da Europa, tens a 501.01 e a 502.00. Ora para o 1.8T a 501.01 deve ser mais do que suficiente, mas se lhe meteres óleos com a norma 502.00 não estás a estragar nada. Penso que muito pelo contrário, só estás a fazer bem!

                              Quanto ao som, de certeza que não é de origem.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                Este som é o de origem?

                                Nunca na vida

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                  Pelo menos nos motores a diesel não muda nada na Europa. Viscosidades à parte, os TDI VP têm de levar no minimo a norma 505.00, os PD têm de levar no minimo a norma 505.01. Existia a norma 506.01 para LongLife, mas esta foi substituida pela norma 507.00, norma essa que tal como o site diz é para veiculos com FAP.

                                  Mas como no Brasil o gasóleo é só para veiculos de trabalho, olhando para as normas dos motores a gasolina, que desconheço que são iguais às da Europa, tens a 501.01 e a 502.00. Ora para o 1.8T a 501.01 deve ser mais do que suficiente, mas se lhe meteres óleos com a norma 502.00 não estás a estragar nada. Penso que muito pelo contrário, só estás a fazer bem!

                                  Quanto ao som, de certeza que não é de origem.

                                  Como eu tenho outro Volkswagen, eu utilizo óleos que cumprem a norma VW 502/505.00, na viscosidade 5w40

                                  Será bem-vindo, caso eu compre a perua(o tipo de carroceria da Passat Variant como é chamado aqui)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                    Este som é o de origem?
                                    era bom... mas basta meter uma linha de escape igual como tem o carro no video que fica com esse sonoro

                                    Comentário

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