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Mota ou carro mais antigo a gasoleo?

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    Mota ou carro mais antigo a gasoleo?

    Boas, sou novo por estas bandas..
    Sempre gostei deste forum, mas so ha pouco tempo me inscrevi..
    Estou indeciso numa coisa e queria que voces, utilizadores mais experientes, me dessem uma pequena ajuda.
    Eu tenho carro e desde que o começei a conduzir q nao quero outra coisa.. mas o meu carro é um 1100 a gasolina e eu num espaço de um ano fiz 18000 km. A questão é que preciso de um veiculo mais economico que o meu carro pois parecendo q nao ainda me gasta bastante e cujo o orçamento para a sua aquisição nao seja muito alto. Preciso de ir todos os dias para a fac que fica na expo.. e eu moro na linha de cascais ( percurso longo). O passe nao me compensa pois desgasta me muito fisicamente e ainda trabalho em part time a noite. Se me pudessem dar um conselho, tava indeciso entre um opel corsa de 92 a gasoleo q um amigo meu esta a vender ( com motor isuzu) ou tirar a carta de mota e adquirir uma em conta. Cumprimentos ;)

    #2
    Qual é mesmo o teu carro?

    Isso da mota acho que é uma opção pessoal. Eu não trocava um carro por uma mota, mas reconheço que tem vantagens na maior parte do ano. Poupavas bastante, se comprasses uma 125cc, p.e.

    Em relação ao corsa 1.5 de 92, depende de muita coisa, valores envolvidos, estado dos 2 carros (o teu e esse), perspectivas de futuro, Kms das viaturas, etc.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
      Qual é mesmo o teu carro?

      Isso da mota acho que é uma opção pessoal. Eu não trocava um carro por uma mota, mas reconheço que tem vantagens na maior parte do ano. Poupavas bastante, se comprasses uma 125cc, p.e.

      Em relação ao corsa 1.5 de 92, depende de muita coisa, valores envolvidos, estado dos 2 carros (o teu e esse), perspectivas de futuro, Kms das viaturas, etc.
      ja pa nao falar que a sitios em lisboa onde ele nao pode entrar... ou estarei enganado??

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Qual é mesmo o teu carro?

        Isso da mota acho que é uma opção pessoal. Eu não trocava um carro por uma mota, mas reconheço que tem vantagens na maior parte do ano. Poupavas bastante, se comprasses uma 125cc, p.e.

        Em relação ao corsa 1.5 de 92, depende de muita coisa, valores envolvidos, estado dos 2 carros (o teu e esse), perspectivas de futuro, Kms das viaturas, etc.


        O meu carro é um peugeot 206 1.1 de 1998.. esse tal amigo que está a vender o carro ainda nao me falou em preços, so me perguntou qnt tava disposto a dar pelo carro ao que eu nao lhe respondi ainda :P .. O corsa tem prai 226000 km. ele diz q o carro ta impecavel e consome 5/6 L aos 100 km. Mas não sei se seria a melhor opção visto q o carro ja tem uns aninhos e pode vir a dar problemas frequentemente. Cumps

        Comentário


          #5
          Eu não trocava. Aguentava-me com o teu. Quantos Kms tem? Se perspectivas ficar com ele mais uns 2 ou 3 anos, acho que não faz sentido trocares por outro, desse tipo, ou sequer pensares em GPL. Até porque 1.1 não deve gastar assim tanto, e no percurso é até bom para consumos.

          Comentário


            #6
            Mas não estou a pensar em trocar de carro. Este peugeot fica em minha posse, visto que a minha irma acabou de tirar a carta e precisa de um carro tbm.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MARCIOSKS Ver Post
              ja pa nao falar que a sitios em lisboa onde ele nao pode entrar... ou estarei enganado??
              Por aquilo que disse agora (206 de 1998), acho que são basicamente os mesmos entre os 2 carros. Mas levantas-te uma boa questão?

              Ao autor do tópico, o teu 206 não pode circular em Lisboa, certo? É que houve uma alteração à primeira lei, em que aumentaram o perimetro de proibição para carros anteriores a 2000. Tens aqui a noticia:

              http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012...es-ao-ano-2000

              Se vens de Cascaism, só podes contornar Lisboa, tipo IC19, CREL, CRIL, A5, Eixo NS acho que é o limite.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mc93 Ver Post
                Mas não estou a pensar em trocar de carro. Este peugeot fica em minha posse, visto que a minha irma acabou de tirar a carta e precisa de um carro tbm.
                Sendo assim, não considerava comprar um carro com mais de 20 anos. Tenta ver de 2000 para a frente, por causa daquela lei, ou se vires que tens esse carro disponivel para o Inverno, compra uma 125cc.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Por aquilo que disse agora (206 de 1998), acho que são basicamente os mesmos entre os 2 carros. Mas levantas-te uma boa questão?

                  Ao autor do tópico, o teu 206 não pode circular em Lisboa, certo? É que houve uma alteração à primeira lei, em que aumentaram o perimetro de proibição para carros anteriores a 2000. Tens aqui a noticia:

                  Câmara de Lisboa vai alargar proibição de circulação a carros anteriores ao ano 2000 - SIC Notícias

                  Se vens de Cascaism, só podes contornar Lisboa, tipo IC19, CREL, CRIL, A5, Eixo NS acho que é o limite.

                  eu venho de Caxias, e o percurso ate a minha faculdade é longo. vou pela a.5, depois apanho a cril, e 2 circular. Nao costumo andar pelas zonas que falaram no video.. e depois ha a questão do transito :s

                  Comentário


                    #10
                    o orçamento para a mota ficaria em : 350 para a carta + 1000 para mota e acessorios que ficava num total de 1350 €
                    o orçamento para o corsa 1.5 tdi de 92 ficaria em : 600/700 euros com possibilidade de o carro vir a dar problemas

                    Comentário


                      #11
                      Depende, que idade tens? Se tiveres 25 ou mais, pode-se averbar para A1 e tens carta de 125 feita.
                      Se dizes não querer vender o teu carro optava pela mota, assim em alguma eventualidade, tipo chuva ou umas saidas á noite, ou de dia, mas que precises de mais lugares tens o carro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                        Depende, que idade tens? Se tiveres 25 ou mais, pode-se averbar para A1 e tens carta de 125 feita.
                        Se dizes não querer vender o teu carro optava pela mota, assim em alguma eventualidade, tipo chuva ou umas saidas á noite, ou de dia, mas que precises de mais lugares tens o carro.
                        tenho 20. Mesmo o orçamento da mota ser bastante superior, valerá a pena?

                        Comentário


                          #13
                          Uma mota 125 cc faz bons consumos e provavelmente vais fazer o percurso mais rapido, O orçamento é baixo para comprar porque o material básico (capacete luvas,botas, casaco) deve levar logo pelo menos uns 400 euros.. e no caso da mota comprar uma mota com um orçamento baixo também te pode calhar a fava e dar problemas como o corsa..

                          Se o teu colega te der o carro inspeccionado ha pouco tempo, e o comprares por 600 euros pode ser a melhor solução tendo em conta o orçamento que tens.. acho que era no que arriscaria..

                          edit: o preço que o teu amigo não é bom, é normal pelo que a unica vantagem seria se achares mesmo que o carro está em bom estado.

                          Comentário


                            #14
                            Nem que fosse de proposito, acabei de conversar com um amigo meu que tem um corsa com esse motor ISUZU e vai fazer agora 300.000kms, tem agora o primeiro problema no carro, vai ter que levar um radiador novo, de resto só levou material de desgaste e a manutenção normal (fora da marca), lemprei-me que afinal tem outra avaria o sensor de temperatura exterrio não funciona, ou seja problemas zero, só não sei se o dele é 1.5 ou 1.7, existiram 1.7?
                            O ano passado trocou de carro e preferiu dar de retoma uma 206 carrinha que tinha de 2002 porque diz que o corsa é mais fiavel e vai "morrer" nas mão dele, todos os dias anda 70kms no minimo.
                            A unica coisa má é que há tábuas mais confortaveis e não tem AC

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                              Nem que fosse de proposito, acabei de conversar com um amigo meu que tem um corsa com esse motor ISUZU e vai fazer agora 300.000kms, tem agora o primeiro problema no carro, vai ter que levar um radiador novo, de resto só levou material de desgaste e a manutenção normal (fora da marca), lemprei-me que afinal tem outra avaria o sensor de temperatura exterrio não funciona, ou seja problemas zero, só não sei se o dele é 1.5 ou 1.7, existiram 1.7?
                              O ano passado trocou de carro e preferiu dar de retoma uma 206 carrinha que tinha de 2002 porque diz que o corsa é mais fiavel e vai "morrer" nas mão dele, todos os dias anda 70kms no minimo.
                              A unica coisa má é que há tábuas mais confortaveis e não tem AC
                              Vou ver o carro hoje ainda.. Não sei é que preço hei de dizer ao gajo.. Mas não dou mais de 600 euros

                              Comentário


                                #16
                                Mantendo o carro eu ia pela mota, mas preferia uma 250. Gasta quase o mesmo, mas tem uma condução muito mais agradável.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TFarias Ver Post
                                  Mantendo o carro eu ia pela mota, mas preferia uma 250. Gasta quase o mesmo, mas tem uma condução muito mais agradável.
                                  Só que ele quer uma solução económica.
                                  A carta de motas para +125 já é mais cara, e uma 250 em condições é ainda mais cara.
                                  Se tens 20 então talvez seja melhor o carro, pois carta+mota+acessórios é mais do que os 1350€.
                                  Mas se podes dar esses 1350 ou pouco mais porque não procurar um diesel comercial económico por esse preço?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                    Só que ele quer uma solução económica.
                                    A carta de motas para +125 já é mais cara, e uma 250 em condições é ainda mais cara.
                                    Se tens 20 então talvez seja melhor o carro, pois carta+mota+acessórios é mais do que os 1350€.
                                    Mas se podes dar esses 1350 ou pouco mais porque não procurar um diesel comercial económico por esse preço?
                                    Se desse esse dinheiro, não seria para um comercial. Não aprecio carros desse tipo. Mas acho que a mota seria mesmo a opção mais cara.
                                    Em relação ao corsa, espero que se eventualmente avançe com o negócio, que ele esteja em mínimas condições

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ir tirar a carta de mota e ficar-se por A1 é tolice. A tirar é logo AL, porque AP só depois dos 21.
                                      Nos usados uma 250 custa tanto como uma 125, porque as 125 andam inflacionadas por causa da nova Lei.

                                      Eu não sou de Lisboa, nem de qualquer outra "grande " metrópole e dou imenso valor à mobilidade e economia (não só de €€, mas também de tempo) que a mota proporciona (para além do gozo que se retira na deslocação, mas isso já é subjectivo), quanto mais "vocês", que têm de enfrentar esse inferno diariamente.
                                      Editado pela última vez por TFarias; 01 May 2013, 22:58.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Aqui para a "província" tive de pagar 400 e tal € pela carta AP, mas em Lisboa à escolas com preços muito mais baixos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Esse meu amigo pediu 1500 euros pelo carro :O O carro esta muito bom de motor e levou um pintura e correia de distribuiçao recentemente... Mas achei muito por um carro de 1991 so pq tem isuzu..

                                          Comentário


                                            #22
                                            isso é mesmo preço de amigo, se o comprares por esse preço passas a ser o melhor amigo dele

                                            Comentário


                                              #23
                                              Podes crer !! Acho que com este negocio mal sucedido, temho de começar a pensar em tirar a carta de mota.. pq nao tou a ver encontrar caros antigos a gasoleo em bom estado .. sem conhecer o dono ou alguem que o conheça

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mas olha que encontrar uma bota em bom estado + equipamento + carta tambem não te vai ficar muito barato

                                                Citroën saxo 1.5d, € 1.400, Povoa Sto Adrião - Standvirtual se calhar com um destes ficarias bem servido, o carrro é bastante fiavel e economico.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                  Mas olha que encontrar uma bota em bom estado + equipamento + carta tambem não te vai ficar muito barato

                                                  Citroën saxo 1.5d, € 1.400, Povoa Sto Adrião - Standvirtual se calhar com um destes ficarias bem servido, o carrro é bastante fiavel e economico.
                                                  Não vai ser fácil, mas é muito mais económico.. e por 1000 euros arranja se uma 125 cc razoavel nao? cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    è possivel que arranjes por 1000 euros uma razoável não estou muito por dentro do mercado das 125, mas é a tal coisa tens que perceber minimamente de motas para distinguir as razoáveis das escafiadas, até porque muitas 125 no mercado são de estafeta.

                                                    Mas em termos de consumos claro que vai ser mais economico deve gastar menos 2,5 euros por cada 100 km que o carro em combustível.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nunca tive contacto com o andar numa mota e tenho medo que isso me prejudique qnd for a tirar a carta.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se souberes andar de bicicleta tirar a carta não é problema.. depois aprender realmente a andar vai ser com a pratica e com uma ou outra ida ao chão..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não faz sentido incluir o custo da carta de mota nessas contas, da mesma forma que não incluem o custo da carta de carro no preço do carro. Tirar carta de mota é um investimento pessoal tal como a de carro.

                                                          A minha sugestão é manteres o carro e passares a deslocares-te de moto sempre que puderes e te apetecer.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tens garagem? Se não tens esquece a mota

                                                            Comentário

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