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Educação das crianças - TPCs - tempos livres

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    Educação das crianças - TPCs - tempos livres

    Como muitos dos que aqui participam, tenho crianças em idade escolar e no seguimento duma reportagem que passou ontem à noite na TV sobre um casal com filhos e o seu estilo de vida em cidade, resolvi abrir este tópico para comentar um pouco.

    Vou começar por explicar o horário da criança que tenho em casa: acorda às 7H, está na escola às 8H30 e só termina aulas por volta das 16H30. A seguir tem ocupação de tempos livres em que pratica alguns desportos regressando a casa às 18H.
    É um horário aparentemente excelente pois não perde tempo em transportes.

    Tem diariamente uma dose de cerca de 1H30 de trabalhos de casa ( não estou a inventar). Ao fim de semana passa geralmente a manhã toda de sábado e domingo em TPCs (por vezes tb tem de ser de tarde) .
    Tempo sobrante para brincar: zero. Notas escolar: cada vez pior, cada vez menos interessado na escola e aparentemente cansado desse ritmo. Passou as férias de pascoa todas a fazer TPCs, trazia umas 30 e tal folhas A4 frente e verso de mrds pa fazer.

    Com a idade da criança, eu saía da escola, fazia os TPCs em 10 minutos e ia brincar. Passava o fim de semana todo a ... Brincar. Nas férias: estava de férias. Hellloooooo???!!??? Com a minha vida de ócio ainda consegui estudar fazer faculdade e sustentar um família.


    Onde é que eu quero chegar: o programa de ensino do acutal 1º ciclo transformou a infância num campo de concentração e trabalhos forçados. As crianças passam tempo de mais na escola, passam tempo de mais em TPCs e o tempo que sobra para o entretenimento ou diversão é sistematicamente realizado em períodos em que a criança deveria esta a dormir ou descansar e relaxar.

    Falava ontem uma psicóloga na TV que dizia que estamos a cometer um crime com as nossas crianças por seguirmos atrás de teorias abstratas de educação.

    O Ministro acutal da educação resolveu recentemente carregar ainda mais no horário dos miúdos de primeiro ciclo pois achava que não estavam bem preparado a matemática.

    Pergunto aos pais deste fórum que acham desse tema e se sofrem da mesma tortura escolar?

    #2
    Ainda aí não cheguei, mas há uns anos li um texto que me deixou a pensar e vai muito no sentido que falas:

    O fim último da vida não é a excelência!!!!

    João Pereira Coutinho, jornalista




    Não tenho filhos e tremo só de pensar.

    Os exemplos que vejo em volta não aconselham temeridades.

    Hordas de amigos constituem as respectivas proles e, apesar da benesse, não levam vidas descansadas.

    Pelo contrário: estão invariavelmente mergulhados numa angústia e numa ansiedade de contornos particularmente patológicos.

    Percebo porquê.

    Há cem ou duzentos anos, a vida dependia do berço, da posição social e da fortuna familiar.

    Hoje, não. A criança nasce, não numa família mas numa pista de atletismo, com as barreiras da praxe: jardim-escola aos três, natação aos quatro, lições de piano aos cinco, escola aos seis, e um exército de professores, explicadores, educadores e psicólogos, como se a criança fosse um potro de competição.

    Eis a ideologia criminosa que se instalou definitivamente nas sociedades modernas: a vida não é para ser vivida - mas construída com sucessos pessoais e profissionais, uns atrás dos outros, em progressão geométrica para o infinito.

    É preciso o emprego de sonho, a casa de sonho, o maridinho de sonho, os amigos de sonho, as férias de sonho, os restaurantes de sonho.

    Não admira que, até 2020, um terço da população mundial esteja a mamar forte no Prozac.

    É a velha história da cenoura e do burro: quanto mais temos, mais queremos.

    Quanto mais queremos, mais desesperamos.

    A meritocracia gera uma insatisfação insaciável que acabará por arrasar o mais leve traço de humanidade.

    O que não deixa de ser uma lástima.

    Se as pessoas voltassem a ler os clássicos, sobretudo Montaigne, saberiam que o fim último da vida não é a excelência, mas sim a felicidade!

    Comentário


      #3
      Pastis, desculpa-me a pergunta porque pode ser indiscreta (se não te apetecer não respondas):
      Tens a criança em ensino público ou privado?

      Comentário


        #4
        Os meus andaram no privado até ao 9º e no público daí para diante. A parte do privado foi brutal, a do público já foi muito mais descontraída, tanto pelo estilo de ensino como por já estarem noutra idade.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Ainda aí não cheguei, mas há uns anos li um texto que me deixou a pensar e vai muito no sentido que falas:

          Aproveita bem o tempo. Dá muito menos trabalho um bébé do que uma criança no 1º ciclo.

          O bébé tem horário flexível, pode ir para os avós, pode tirar féria quando quer etc.

          A criança tem horário fixo, tem férias marcadas fixas, não faz pontes, tem atividades fixas, tem de ser constantemente acompanhada para aqui e para ali etc.

          Digamos que as "crianças de cidade" são extremamente sorvedoras de tempo... dos seus pais. Muito mais do que os bébés.

          Comentário


            #6
            Com crianças acabam-se as viagens em época baixa. Chega-se aos períodos de férias (Natal, Páscoa e Verão) e é ver os preços a subir.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Pastis, desculpa-me a pergunta porque pode ser indiscreta (se não te apetecer não respondas):
              Tens a criança em ensino público ou privado?
              Privado. Mas nalguns públicos tb existe a doença dos TPCs. Depende muito dos professores e metodologias de ensino.
              A generalidade dos privados carregam forte e feio nos TPCs por vários motivos, muito deles pouco nobres.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Aproveita bem o tempo. Dá muito menos trabalho um bébé do que uma criança no 1º ciclo.

                O bébé tem horário flexível, pode ir para os avós, pode tirar féria quando quer etc.

                A criança tem horário fixo, tem férias marcadas fixas, não faz pontes, tem atividades fixas, tem de ser constantemente acompanhada para aqui e para ali etc.

                Digamos que as "crianças de cidade" são extremamente sorvedoras de tempo... dos seus pais. Muito mais do que os bébés.
                Sim, com a escola começam os horários rígidos. Mas também não tens que cozinhar papas e sopas separadas, não tens de mudar 5 fraldas por dia, entretém-se sozinha sem estar sempre nos teus calcanhares, já ensinas a vestir sozinha, a comer sozinha, a tomar banho...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Como muitos dos que aqui participam, tenho crianças em idade escolar e no seguimento duma reportagem que passou ontem à noite na TV sobre um casal com filhos e o seu estilo de vida em cidade, resolvi abrir este tópico para comentar um pouco.

                  Vou começar por explicar o horário da criança que tenho em casa: acorda às 7H, está na escola às 8H30 e só termina aulas por volta das 16H30. A seguir tem ocupação de tempos livres em que pratica alguns desportos regressando a casa às 18H.
                  É um horário aparentemente excelente pois não perde tempo em transportes.

                  Tem diariamente uma dose de cerca de 1H30 de trabalhos de casa ( não estou a inventar). Ao fim de semana passa geralmente a manhã toda de sábado e domingo em TPCs (por vezes tb tem de ser de tarde) .
                  Tempo sobrante para brincar: zero. Notas escolar: cada vez pior, cada vez menos interessado na escola e aparentemente cansado desse ritmo. Passou as férias de pascoa todas a fazer TPCs, trazia umas 30 e tal folhas A4 frente e verso de mrds pa fazer.

                  Com a idade da criança, eu saía da escola, fazia os TPCs em 10 minutos e ia brincar. Passava o fim de semana todo a ... Brincar. Nas férias: estava de férias. Hellloooooo???!!??? Com a minha vida de ócio ainda consegui estudar fazer faculdade e sustentar um família.


                  Onde é que eu quero chegar: o programa de ensino do acutal 1º ciclo transformou a infância num campo de concentração e trabalhos forçados. As crianças passam tempo de mais na escola, passam tempo de mais em TPCs e o tempo que sobra para o entretenimento ou diversão é sistematicamente realizado em períodos em que a criança deveria esta a dormir ou descansar e relaxar.

                  Falava ontem uma psicóloga na TV que dizia que estamos a cometer um crime com as nossas crianças por seguirmos atrás de teorias abstratas de educação.

                  O Ministro acutal da educação resolveu recentemente carregar ainda mais no horário dos miúdos de primeiro ciclo pois achava que não estavam bem preparado a matemática.

                  Pergunto aos pais deste fórum que acham desse tema e se sofrem da mesma tortura escolar?
                  Concordo com tudo.

                  Aliás eu quando era puto lembro-me de no início do ano ainda começar a fazer os TPCs todos, mas ao fim de poucas semanas fazia poucos ou nenhuns, porque caso contrário não tinha tempo para mais nada. Felizmente pude fazer isso e ainda assim ter sucesso escolar porque chegavam-me as aulas para aprender, mas muitos não tinham essa sorte.

                  Parece que a tendência da era moderna é criar crianças workaholics o que não é de todo uma opção saudável e acaba por ter o efeito oposto. Acho também que isto é em parte uma transferência dos deveres dos professores para as crianças, já que obrigam-nas a aprender sozinhas o que deviam aprender na escola (também por culpa do nosso sistema em que temos um professor para 30 ou 40 crianças).

                  Uma criança tem que ter tempo e energia para brincar, sou da opinião que a vida é para ser vivida, e não apenas depois da reforma.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Privado. Mas nalguns públicos tb existe a doença dos TPCs. Depende muito dos professores e metodologias de ensino.
                    A generalidade dos privados carregam forte e feio nos TPCs por vários motivos, muito deles pouco nobres.
                    Vai de encontro à ideia (no geral, não em casos seleccionados) que tinha.

                    Comentário


                      #11
                      O meu pequeno faz hoje 5 meses! E pelas circunstâncias da vida já foi para o infantário, no entanto só lá está da 9h às 14h e ainda assim nesta fase da vida dele, é ainda tudo uma descoberta e brincadeira, felizmente!!
                      Quando chegar a essa fase não sei como me sentirei mas certamente ficarei como tu!! Revoltado com toda esta situação.
                      Mas uma coisa nunca deixará de ir conviver com os pais e nunca deixará de ter umas boas horas de brincadeira ao fim de semana por causa de TPC's se alguns ficarem por fazer... Temos pena.
                      O meu pai ensinou-me que há semana a escola era o meu trabalho, ao fim de semana ninguém trabalhava em casa, era só nosso (da família)

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                        #12
                        Ainda faltam uns anos até o meu ir para a escola mas vou acompanhar este tópico já em prevenção lol.

                        Comentário


                          #13
                          Lá em casa é assim:

                          Moramos em LX à frente da escola (pública) pelo que o tempo com deslocações é zero
                          Aulas das 9h às 17h30. Nada de ATL
                          TPC às terças e aos fins-de-semana (apenas o tempo indispensável para a sua realização e nisso professor é bastante comedido)
                          Actividade desportiva às 2as e 5as (1h de cada vez)
                          Actividade musical às 4as (1h)
                          Estudo mais intenso apenas nas proximidades da realização de provas.
                          Restantes tempos livres de cada dia são para brincar à vontade e ajudar nalguma coisa que seja preciso fazer em casa.
                          Ida para cama entre as 9h30 e as 10h menos às 6as e aos sábados.
                          Fins-de-semana sem actividades são para brincar e estar com os amigos
                          Férias são de campo e praia para esquecer a escola.
                          Os resultados escolares não são nada maus.

                          Com filhos mais velhos, no secundário, já fia mais fino mas já são eles que fazem a gestão dos seus tempos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                            Lá em casa é assim:

                            Moramos em LX à frente da escola (pública) pelo que o tempo com deslocações é zero
                            Aulas das 9h às 17h30. Nada de ATL
                            TPC às terças e aos fins-de-semana (apenas o tempo indispensável para a sua realização e nisso professor é bastante comedido)
                            Actividade desportiva às 2as e 5as (1h de cada vez)
                            Actividade musical às 4as (1h)
                            Estudo mais intenso apenas nas proximidades da realização de provas.
                            Restantes tempos livres de cada dia são para brincar à vontade e ajudar nalguma coisa que seja preciso fazer em casa.
                            Ida para cama entre as 9h30 e as 10h menos às 6as e aos sábados.
                            Fins-de-semana sem actividades são para brincar e estar com os amigos
                            Férias são de campo e praia para esquecer a escola.
                            Os resultados escolares não são nada maus.

                            Com filhos mais velhos, no secundário, já fia mais fino mas já são eles que fazem a gestão dos seus tempos.
                            A carga de TPCs varia conforme as escolas e professores mas pode afetar seriamente o equilíbrio das famílias.
                            Conheço casos como o teu de pessoas que acham que estou a exagerar. Mas por regra nas escolas privadas é sempre a carregar... A exigência sobre os professores é maior e agora com as provas da "4ª classe" as coisas vão ser ainda piores.

                            Quando dizia que os objectivos são pouco nobres tem mais a ver com esta situação: ego dos professores que querem ter turmas com boas notas nas avaliações.

                            Os TPCs em jarda melhoram automaticamente as notas médias pois a criança aprende à força e mais do que o necessário para a idade.

                            Comentário


                              #15
                              No privado havia TPC's todos os dias, no público a coisa parece-me mais suave.

                              O que me espanta é que, dando-se a coincidência de ter estudado nos mesmos sítios que os meus filhos, fico com a sensação que nos meus anos de estudante tinha muito mais tempo livre.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                Quando dizia que os objectivos são pouco nobres tem mais a ver com esta situação: ego dos professores que querem ter turmas com boas notas nas avaliações.
                                não será bem pelo ego... antes pela manutenção do emprego.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Conheço casos como o teu de pessoas que acham que estou a exagerar.
                                  Não tenho intenção de fazer quaisquer juízos de valor. Limitei-me a fazer uma descrição. Cada um sabe de si.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                                    não será bem pelo ego... antes pela manutenção do emprego.
                                    Sim, com todo o excesso de professores que há alguns deles acabam a ser "montados" e bem "montados" por quem manda.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu filho mais velho que frequenta a 2ª classe não perde mais de 15 a 30 minutos em TPC. E o desenvolvimento têm sido excelente.

                                      Sempre tive a preocupação de não o sobrecarregar com muita carga horária e AECS. Apenas têm inglês. Assim fica com muito tempo livre para ser criança.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A criança fica fastidiada de tanto estudar e depois os resultados não correspondem ao trabalho...

                                        Consegues ver pelo tipo de trabalhos se é algo que o miudo não gosta de fazer e se o tempo que ele perde justifica-se?

                                        Só para descargo de consciência porque às tantas pode ser que seja ele a demorar imenso tempo porque não gosta de estudar ou porque aquilo aborrece-o...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                          A criança fica fastidiada de tanto estudar e depois os resultados não correspondem ao trabalho...

                                          Consegues ver pelo tipo de trabalhos se é algo que o miudo não gosta de fazer e se o tempo que ele perde justifica-se?

                                          Só para descargo de consciência porque às tantas pode ser que seja ele a demorar imenso tempo porque não gosta de estudar ou porque aquilo aborrece-o...
                                          Daquilo que consigo concluir é que os trabalhos são mais complicados do que o normal para a idade. ( eu com a mesma idade não fazia TPC tão complexos e elaborados, talvez fossem mais repetitivos mas não tão complexos)

                                          Muitas vezes eu próprio não os consigo fazer e pais de colegas tb dizem o mesmo. Parece que foram feitos no sentido de desenvolver apenas o raciocínio em detrimento de ensinar as crianças a escrever e contar ( a base)

                                          Isto é, dá-me ideia que que estão a meter o cavalo à frente da carroça. Uma criança que mal sabe escrever e contar não pode ser sujeita a exercício e problemas matemática e interpretação de textos de complexidade para a qual não tem conhecimentos.

                                          Mas volto a referir que isto depende muito da orientação pedagógica das escolas e não quero com isso fazer generalizações.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho a impressão que já li/ouvi que em frança os TPC's são proibidos ou que querem proibir. Concordo um bocado com isto. O tempo nas aulas devia ser suficiente para os alunos aprenderem, pelo menos na primária. Mesmo que houvesse TPC's, devia ser apenas alguns para fazer depois das aulas, nunca para o fim de semana. O fim de semana é para descansar. Se não descansam, depois também não podem trabalhar em condições.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                              O fim de semana é para descansar. Se não descansam, depois também não podem trabalhar em condições.
                                              Os garotos estão a levar com a mesma "dose" dos pais. Eu bem vejo lá por minha casa: o fim de semana serve para tudo menos para descansar, porque durante a semana não sobra tempo para tratar daquilo que se devia. Eu faço questão, salvo raras excepções, de nem abrir o computador ao fim de semana. Já a minha mulher acaba sempre por estar a trabalhar ao fds...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                Tenho a impressão que já li/ouvi que em frança os TPC's são proibidos ou que querem proibir. Concordo um bocado com isto. O tempo nas aulas devia ser suficiente para os alunos aprenderem, pelo menos na primária. Mesmo que houvesse TPC's, devia ser apenas alguns para fazer depois das aulas, nunca para o fim de semana. O fim de semana é para descansar. Se não descansam, depois também não podem trabalhar em condições.

                                                Os TPC não me perturbam e concordo com eles. Só não concordo com a diareia mental de quem fez os programas e quem redige os TPCs. ( os oficiais das fichas dos livros e os das escolas)

                                                Parece que os miúdos estão a ser sujeitos a um ensino experimental.

                                                "Ora deixa cá ver como eles reagem a isto"

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  Daquilo que consigo concluir é que os trabalhos são mais complicados do que o normal para a idade. ( eu com a mesma idade não fazia TPC tão complexos e elaborados, talvez fossem mais repetitivos mas não tão complexos)

                                                  Muitas vezes eu próprio não os consigo fazer e pais de colegas tb dizem o mesmo. Parece que foram feitos no sentido de desenvolver apenas o raciocínio em detrimento de ensinar as crianças a escrever e contar ( a base)

                                                  Isto é, dá-me ideia que que estão a meter o cavalo à frente da carroça. Uma criança que mal sabe escrever e contar não pode ser sujeita a exercício e problemas matemática e interpretação de textos de complexidade para a qual não tem conhecimentos.

                                                  Mas volto a referir que isto depende muito da orientação pedagógica das escolas e não quero com isso fazer generalizações.
                                                  Para quem tem miúdos no 4ano deve ter visto um problema matemático com duas incógnitas q apareceu num teste exemplo de exame.
                                                  Eu fiquei a pensar se os miúdos têm bases para aquilo.

                                                  Mas já cá volto para dar a opinião sobre os catraios com q lido e a diferença de métodos. Mas nao concordo com a diferença entre o publico e o privado. (já volto q agora estou no telemóvel)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    entrar às 8.30 e sair às 4.30? assim é dificil motivar uma criança, a escola não é um trabalho, passar 8 horas na escola em tão tenra idade não lembra a ninguém
                                                    já agora, como são os horários de recreio? eu tinha meia hora a meio da manhã e 1 hora de almoço (passava 6 horas na escola), mas almoçar demorava 2 minutos e não me lembro de passar quaisquer férias a fazer o que quer que seja relacionado com a escola
                                                    e já agora também, essas actividades desportivas foste tu que escolheste ou ele?

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                      ...
                                                      O Ministro acutal da educação resolveu recentemente carregar ainda mais no horário dos miúdos de primeiro ciclo pois achava que não estavam bem preparado a matemática.
                                                      ...
                                                      O ministro tem meia razão. É verdade que não estão bem preparados, mas a causa são os professores incompetentes. O meu filho mais velho mudei-o de escola no fim do 1º período do 3º ano, precisamente por achar a professora incompetente. E os resultados viram-se.
                                                      Eu vejo sempre os trabalhos de casa dos dois (8º e 3º) e acompanho o estudo deles na parte de matemática/física etc, e a mim mulher na parte mais de letras/história. Não se pode entregar os miúdos na escola e esperar que a escola faça tudo. Há muito trabalho a fazer em casa e os pais não se podem demitir das suas funções.
                                                      Mas também é verdade que eles têm que ter tempo para brincar, e alguns professores exageram nos tpc's. Já percebi que um bocado é pelo facto de serem incompetentes e não conseguirem segurar as turmas, vai daí que o trabalho que tinha planeado para as aulas vai para casa.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                        Daquilo que consigo concluir é que os trabalhos são mais complicados do que o normal para a idade. ( eu com a mesma idade não fazia TPC tão complexos e elaborados, talvez fossem mais repetitivos mas não tão complexos)

                                                        Muitas vezes eu próprio não os consigo fazer e pais de colegas tb dizem o mesmo. Parece que foram feitos no sentido de desenvolver apenas o raciocínio em detrimento de ensinar as crianças a escrever e contar ( a base)

                                                        Isto é, dá-me ideia que que estão a meter o cavalo à frente da carroça. Uma criança que mal sabe escrever e contar não pode ser sujeita a exercício e problemas matemática e interpretação de textos de complexidade para a qual não tem conhecimentos.

                                                        Mas volto a referir que isto depende muito da orientação pedagógica das escolas e não quero com isso fazer generalizações.
                                                        Acho que vale sempre indagar junto da escola, assim de soslaio, se os meios-pedagógicos serão os mais adequados para as crianças com aquela idade... É que as crianças aprendem mais a brincar do que dessa maneira, isto na minha opinião...

                                                        No meu caso é imprescindível a relação social com os amigos da mesma idade da mesma forma que também acho necessário eles terem consciência da disciplina da escola.

                                                        Um lado em excesso pode ser prejudicial, isto a meu ver.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                          Não se pode entregar os miúdos na escola e esperar que a escola faça tudo. Há muito trabalho a fazer em casa e os pais não se podem demitir das suas funções.
                                                          Claro, é sempre esse o argumento dos professores. Qualquer reclamação sobre TPCs ou crítica tem sempre esta mesma resposta na ponta da língua.

                                                          É o tudo ou nada. Ou és um pai responsável ou és irresponsável. Tens de comer todo direitinho conforme o professor decide.

                                                          E depois ainda se queixam que os pais não participam ora se não tem voto nenhum em nenhuma matéria querem que os pais participem como? A fazer teatrinhos de fim de ano e festas de natal.


                                                          Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                          Mas também é verdade que eles têm que ter tempo para brincar, e alguns professores exageram nos tpc's. Já percebi que um bocado é pelo facto de serem incompetentes e não conseguirem segurar as turmas, vai daí que o trabalho que tinha planeado para as aulas vai para casa.
                                                          Os programas e cumprimento de objetivos são prioridade dos professores, sobretudo das privadas. Não tenho dúvidas.

                                                          O que não se faz em aula: TPC. Há sempre um director pedagógico a controlar o esquema. É como na tropa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                            O ministro tem meia razão. É verdade que não estão bem preparados, mas a causa são os professores incompetentes.
                                                            Os resultados dos alunos portugueses no PISA 2009, apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, revelam uma expressiva melhoria nas três áreas avaliadas: leitura, matemática e ciências.

                                                            Entre 2006, data da última avaliação do PISA, e 2009 verificaram-se progressos consideráveis nos resultados, sendo Portugal o segundo país que mais progrediu em ciências e o quarto país que mais progrediu em leitura e em matemática.

                                                            Pela primeira vez, os alunos portugueses atingem pontuações que se situam na média da OCDE, em literacia de leitura, domínio principal no estudo de 2009. Portugal situa-se na 21.ª posição, num conjunto de 33 países da OCDE que participaram no estudo, em 2009. Em 2000, estava na 25.ª posição, num conjunto de 27 países da OCDE.

                                                            Ver aqui mais informação: Resultados dos alunos portugueses melhoram no PISA 2009
                                                            Editado pela última vez por pjota; 03 May 2013, 12:11.

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