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Caixas CVT - mudanças infinitas nos carros

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    Caixas CVT - mudanças infinitas nos carros

    Estas caixas de variação continua não são melhores que as DSG e TcT de dupla embreagem?


    Porque tão poucos carros a utilizam, como o prius e o civic hybrid..


    Mantêm sempre a rotação certa e melhoram consumos e performance.

    Porque será que não são mais utilizadas? :/

    #2
    Bom tópico, também me pergunto o mesmo...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Traveller99 Ver Post
      Bom tópico, também me pergunto o mesmo...
      2009 Audi A6 2.7 TDI Acceleration - YouTube

      Pessoalmente detesto.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por vso Ver Post

        Porque será que não são mais utilizadas? :/

        Porque não é propriamente entusiasmante estar a conduzir um carro e parecer que estamos a andar de scooter.

        Fora isso, é o tipo de caixa mais eficaz que pode haver.

        Comentário


          #5
          Eu adoro a caixa CVT num "cruiser"... só posso dizer bem dela. pelo menos, assentava como uma luva ao A6.

          A meu ver é muito suave, adoro não sentir as mudanças, os solavancos durante as passagens da caixa etc... Quando queres sentir as mudanças trocarem tens sempre o modo sport.
          Para além disso, numa CVT a acelerar a fundo tens o motor a funcionar no regime optimal para obter a maior aceleração possível ( no meu caso era perto das 4000 rpm ).

          Mas é verdade que num desportivo, onde se procura prazer de condução, esta caixa não faz sentido nenhum...

          Comentário


            #6
            Para mim depende do carro, a CVT é uma caixa mais eficiente tanto em consumos como em retirar o sumo do motor e mais confortavel de usar (como ja disseram, nao se sente mudanças ou solavancos). Num A6 por exemplo, com a insonorizaçao do carro e o motor silencioso acho que é uma boa companheira de estrada, ja em algo tipo o Prius, o som daquele motor continuamente torna-se, pelo menos para mim, algo incomodativo. E falo do Prius como falo de um Punto mk2 que usava tambem uma caixa CVT ou ate a tipica Scooter.

            Assim como assim, prefiro pessoalmente uma caixa auto normal na maioria dos carros, mas dependendo do carro nao me desagradava viver com uma CVT.

            Comentário


              #7
              Porquê?

              A) Não gostamos da mudança, temos medo;
              B) Ninguém quer andar num carro barulhento, que soa a secador de cabelo;
              C) Provavelmente têm um custo de produção muito superior às transmissões regulares;
              D) Remove algum do prazer de conduzir?
              E) Retira alguma sensação de controlo total?
              F) Retira alguma sensibilidade do acelerador (feedback)?

              Sinceramente, tantas razões pelas quais não existem muitos carros (existem outras máquinas com motor que as utilizam) com CVT. Nunca conduzi nenhum mas acredito que não iria gostar, assim como não acho muita piada a caixas automáticas.



              Só este vídeo é suficiente para explicar o porquê...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                Não está a fazer a rotação ideal, ou então não acelera a fundo nesse vídeo.

                O último aos 235km/h é erro ou a descer porque a velocidade anunciada são 220km/h.

                Como já disseram uma CVT só em motores com capacidade em baixas, com pouco ruído (insonorização) senão torna-se desagradável.

                O único defeito que lhes encontro é um limite máximo, baixo de binário.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                  Porquê?

                  A) Não gostamos da mudança, temos medo; - Ok, mas só isso não chega para justificar.. e cvt já existem..
                  B) Ninguém quer andar num carro barulhento, que soa a secador de cabelo; Então porque se vendem tantos prius? Muitas pessoas não ligam a prazer de condução nem a rotação a subir etc.. Só querem um carro eficiente..
                  C) Provavelmente têm um custo de produção muito superior às transmissões regulares; Não conheço o custo de produção, mas será mesmo superior a uma DSG? não acredito.
                  D) Remove algum do prazer de conduzir? Ver resposta B
                  E) Retira alguma sensação de controlo total? Nunca andaste de scooter? Não faz sentido esta.
                  F) Retira alguma sensibilidade do acelerador (feedback)? Ver anterior

                  Sinceramente, tantas razões pelas quais não existem muitos carros (existem outras máquinas com motor que as utilizam) com CVT. Nunca conduzi nenhum mas acredito que não iria gostar, assim como não acho muita piada a caixas automáticas.



                  Só este vídeo é suficiente para explicar o porquê...


                  Resposta a bold.

                  Quando ao video, interessante!

                  Não sabia que tinham exprimentado cvt na F1!

                  Tinham bastantes vantagens tecnicas mas foram banidas, provavelmente por tirar o caracteristico som dos upshifts e downshifts.

                  Comentário


                    #10
                    As caixas CVT foram banidas da F1 por causa das desvantagens que trariam caso alguma equipa descobrisse a pólvora e desenvolvesse uma caixa que lhes daria uma vantagem descomunal.

                    Em relação às tuas respostas, detesto scooters, odeio o barulho irritante que fazem. Todos os vídeos de carros com CVT fazem um barulho descomunal e irritante. A caixa CVT retira sensibilidade que tens num acelerador comum já que a mesma tenta sempre manter o motor a RPM's optimais.

                    A verdade é que, estas caixas já existem desde 1950? Se não mais cedo e raramente são utilizadas em automóveis portanto há de haver uma explicação para tal.

                    Comentário


                      #11
                      Havia scooters que tinham CVTs manuais. Em que tu é que ajustavas a desmultiplicação com uma patilha

                      Comentário


                        #12
                        Fica aqui a lista de carros que usam CVT List of automobiles with continuously variable transmissions - Wikipedia, the free encyclopedia

                        Algumas CVT também tem opção de modo manual, como por exemplo o Juke 1.6 190cv

                        Comentário


                          #13
                          Isso de manual não tem nada.
                          É semi-automático, não tem embraiagem e mesmo nesse modo, nota-se que é uma transmissão diferente. Só aquela 1ª mudança, na realidade deve ter metido duas (em modo CVT) que contam como uma em modo manual.
                          Eu não acho piada nenhuma a este tipo de transmissões.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PMP1337 Ver Post
                            Havia scooters que tinham CVTs manuais. Em que tu é que ajustavas a desmultiplicação com uma patilha
                            havia não, ainda existem a Suzuki Burgman 650 tem um sistema manual em que e possivel "simular" a engrenagem de mudanças. A minha tem 60.000 kms e além de grande prazer de condução (quando comparado com uma scooter de cvt "normal") até hoje tem-se portado muito bem

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                              As caixas CVT foram banidas da F1 por causa das desvantagens que trariam caso alguma equipa descobrisse a pólvora e desenvolvesse uma caixa que lhes daria uma vantagem descomunal.

                              Em relação às tuas respostas, detesto scooters, odeio o barulho irritante que fazem. Todos os vídeos de carros com CVT fazem um barulho descomunal e irritante. A caixa CVT retira sensibilidade que tens num acelerador comum já que a mesma tenta sempre manter o motor a RPM's optimais.

                              A verdade é que, estas caixas já existem desde 1950? Se não mais cedo e raramente são utilizadas em automóveis portanto há de haver uma explicação para tal.
                              O barulho é o mesmo do mesmo motor com manual ou outro tipo de auto a esmifrar rotações (que basicamente são os vídeos normalmente colocados na internet).

                              A sensbilidade é exactamente ao contrário, precisas de ter a mesma sensibilidade de um qualquer carro com caixa auto (mais sensibilidade do que a conduzir um com cx manual)

                              A rotação óptima depende sempre da carga do acelerador. Tanto pode ser 1000rpm, como o regime onde o motor disponibiliza a potência máx.

                              Notoriamente e em motores com alguma capacidade uma CVT vai andar sempre numa faixa de rotações mais baixas que a convencional auto ou de dupla embraiagem (aliás o aumento do número de mudanças, actualmente 8, parece-me que é uma forma de permitir uma selecção mais estreita de rotações).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                As caixas CVT foram banidas da F1 por causa das desvantagens que trariam caso alguma equipa descobrisse a pólvora e desenvolvesse uma caixa que lhes daria uma vantagem descomunal.

                                Em relação às tuas respostas, detesto scooters, odeio o barulho irritante que fazem. Todos os vídeos de carros com CVT fazem um barulho descomunal e irritante. A caixa CVT retira sensibilidade que tens num acelerador comum já que a mesma tenta sempre manter o motor a RPM's optimais.

                                A verdade é que, estas caixas já existem desde 1950? Se não mais cedo e raramente são utilizadas em automóveis portanto há de haver uma explicação para tal.
                                Nem todos os carros com CVT fazem um barulho descomunal, nao compares o motor de um Prius com um A6 3.0 TDI como é logico. Nao te tira sensibilidade do acelerador, antes pelo contrario, no caso do Prius (e outros CVT's, mas eu so conduzi o Prius com este tipo de caixa) por exemplo, tu aceleras e o carro responde logo e mais facilmente te encosta contra o banco porque vai para o ponto ideal para extrair o sumo do motor, a resposta quando precisas de potencia, é bem mais rapida que num manual ou num Auto porque nao ha mudanças, é logo para a faixa ideal e o carro sai disparado.

                                As CVT sao o tipo de caixa mais eficiente, tanto em termos de consumos como em retirar a potencia do motor. O problema é que retira tambem a emoçao de conduçao.
                                Editado pela última vez por Drifter; 04 May 2013, 23:15.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por aml Ver Post
                                  havia não, ainda existem a Suzuki Burgman 650 tem um sistema manual em que e possivel "simular" a engrenagem de mudanças. A minha tem 60.000 kms e além de grande prazer de condução (quando comparado com uma scooter de cvt "normal") até hoje tem-se portado muito bem
                                  Mas há umas que têm mesmo uma patilha para regular a polia da transmissão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                    Nem todos os carros com CVT fazem um barulho descomunal, nao compares o motor de um Prius com um A6 3.0 TDI como é logico. Nao te tira sensibilidade do acelerador, antes pelo contrario, no caso do Prius (e outros CVT's, mas eu so conduzi o Prius com este tipo de caixa) por exemplo, tu aceleras e o carro responde logo e mais facilmente te encosta contra o banco porque vai para o ponto ideal para extrair o sumo do motor, a resposta quando precisas de potencia, é bem mais rapida que num manual ou num Auto porque nao ha mudanças, é logo para a faixa ideal e o carro sai disparado.

                                    As CVT sao o tipo de caixa mais eficiente, tanto em termos de consumos como em retirar a potencia do motor. O problema é que retira tambem a emoçao de conduçao.
                                    Até determinada velocidade, ou seja, em meio citadino/nacional. A velocidades mais altas uma recente auto de 8vel é capaz de uma relação maior. É outro dos limites de uma CVT.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                      Notoriamente e em motores com alguma capacidade uma CVT vai andar sempre numa faixa de rotações mais baixas que a convencional auto ou de dupla embraiagem (aliás o aumento do número de mudanças, actualmente 8, parece-me que é uma forma de permitir uma selecção mais estreita de rotações).
                                      Correcção, actualmente é 9 velocidades no RR Evoque e futuro Classe S(ambas feitas pela ZF).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                        Nem todos os carros com CVT fazem um barulho descomunal, nao compares o motor de um Prius com um A6 3.0 TDI como é logico. Nao te tira sensibilidade do acelerador, antes pelo contrario, no caso do Prius (e outros CVT's, mas eu so conduzi o Prius com este tipo de caixa) por exemplo, tu aceleras e o carro responde logo e mais facilmente te encosta contra o banco porque vai para o ponto ideal para extrair o sumo do motor, a resposta quando precisas de potencia, é bem mais rapida que num manual ou num Auto porque nao ha mudanças, é logo para a faixa ideal e o carro sai disparado.

                                        As CVT sao o tipo de caixa mais eficiente, tanto em termos de consumos como em retirar a potencia do motor. O problema é que retira tambem a emoçao de conduçao.
                                        Eu não percebo como funcionam as caixas CVT a 100% mas a rotação depende ou não da carga no acelerador? É que, repara no que eu quero dizer com falta de sensibilidade (feedback) e falta de controlo, quando tu estás num manual a carga que dás no acelerador está intrinsecamente ligada à velocidade que atinges e como tal, afere uma certa sensação de controlo. Já para não falar das velocidades engrenadas mas isto é outra história já que os full auto são iguais.

                                        Em relação à eficiência, estou para ver até que ponto é verdade. No papel parece-me óbvio que sim mas há muito que se lhe diga no sentido da eficiência da própria caixa. Já li algures em fóruns estrangeiros que a caixa em si, é muito pouco eficiente. Demasiadas perdas na mesma.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nbz Ver Post
                                          Eu não percebo como funcionam as caixas CVT a 100% mas a rotação depende ou não da carga no acelerador? É que, repara no que eu quero dizer com falta de sensibilidade (feedback) e falta de controlo, quando tu estás num manual a carga que dás no acelerador está intrinsecamente ligada à velocidade que atinges e como tal, afere uma certa sensação de controlo. Já para não falar das velocidades engrenadas mas isto é outra história já que os full auto são iguais.

                                          Em relação à eficiência, estou para ver até que ponto é verdade. No papel parece-me óbvio que sim mas há muito que se lhe diga no sentido da eficiência da própria caixa. Já li algures em fóruns estrangeiros que a caixa em si, é muito pouco eficiente. Demasiadas perdas na mesma.
                                          A rotação está associada à carga do acelerador até um certo ponto (em que a partir de certa velocidade as rpm já não baixam de determinada rotação), mas isso não está associado a uma falta de controlo.
                                          Na manual a carga também não está intrinsecamente ligada à velocidade, tal como não o está nas autos, senão precisavamos de cursos de pedal de metro. A diferença é que numa as mudanças são manuais, noutra são automáticas e noutra são infinitamente variáveis num determinado intervalo.

                                          Conduço manual e autos (7G e Multitronic) com regularidade e a sensação de controlo a partir dos 5-10km/h é superior nas auto (mais na CVT por sinal), excepto no caso de reduções da manual vs auto. Em modo manual (ou simulado) as autos acabam por perder para uma manual de 5/6vel por terem demasiadas velocidades (reais ou simuladas) para reduzir.

                                          Em termos de gozo, como é obvio continuo a gostar mais de manuais, mesmo as medianas.
                                          Em eficiência, controlo e superior atenção que damos ao resto da condução num andamento mais agressivo, no geral prefiro uma auto.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                            A rotação está associada à carga do acelerador até um certo ponto (em que a partir de certa velocidade as rpm já não baixam de determinada rotação), mas isso não está associado a uma falta de controlo.
                                            Na manual a carga também não está intrinsecamente ligada à velocidade, tal como não o está nas autos, senão precisavamos de cursos de pedal de metro. A diferença é que numa as mudanças são manuais, noutra são automáticas e noutra são infinitamente variáveis num determinado intervalo.

                                            Conduço manual e autos (7G e Multitronic) com regularidade e a sensação de controlo a partir dos 5-10km/h é superior nas auto (mais na CVT por sinal), excepto no caso de reduções da manual vs auto. Em modo manual (ou simulado) as autos acabam por perder para uma manual de 5/6vel por terem demasiadas velocidades (reais ou simuladas) para reduzir.

                                            Em termos de gozo, como é obvio continuo a gostar mais de manuais, mesmo as medianas.
                                            Em eficiência, controlo e superior atenção que damos ao resto da condução num andamento mais agressivo, no geral prefiro uma auto.
                                            Eu não falei em proporcionalidade, falei em ligação. Se apertas um pouco andas pouco, se apertas muito andas mais. É a isto que me refiro. Não há aqui uma escala intrínseca entre a % de carga com a % de incremento de velocidade mas sim uma simples relação.
                                            O que tu falas é de proporcionalidade directa em que, a proporção de acelerador que dás está directamente relacionada, numa certa escala, com a velocidade que atinges.

                                            Para além disto, nem sequer estou a falar de uma ciência exacta mas sim em termos empíricos. Se calhar é porque nunca conduzi Auto ou CVT por isso é que tenho uma certa dificuldade em falar destas coisas de forma concreta.
                                            Mas parece-me de facto que, se perde alguma sensação de controlo no que toca a acelerações mas deve ser só na minha cabeça.

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