Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Planeta Terra será Redondo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Planeta Terra será Redondo?

    Daniel Shenton tem 33 anos, é americano radicado em Londres, formado em arquitetura pela Virginia Tech e tem a fala calma e pausada. Ele acredita na teoria evolutiva e no aquecimento global. Tem, em suas próprias palavras, “uma visão bem ortodoxa das coisas” – menos quando o assunto é o planeta Terra.
    Shenton é presidente da Flat Earth Society, ou Sociedade da Terra Plana, uma organização que defende e tenta explicar que nós vivemos, na verdade, em um grande disco, com o Sol e a Lua girando sobre nossas cabeças.

    Sim. A pequena bola azul no espaço que nós costumamos chamar de lar não é redonda, não gira ao redor do Sol e nem mesmo poderia ser considerada um planeta. Ainda de acordo com a FES, toda essa ideia da Terra ser redonda é parte de uma grande farsa que vem sendo encoberta há séculos. Mas vamos por partes.
    A sociedade presidida por Shenton foi fundada oficialmente em 1957. Antes disso, porém, era chamada de “Universal Zetetic Society”. “Atualmente temos 173 membros, porém mais de 30 mil pessoas participam dos nossos fóruns de discussão online”, diz ele. A web é a principal ferramenta do grupo para divulgação de suas ideias.
    Segundo Shelton, o presidente anterior tinha uma visão muito mais religiosa e uma postura de “pregação” de ideias bem mais forte do que a sua. “Pessoalmente, não faço isso por nenhuma convicção religiosa, e nem acredito em converter ninguém. Disponibilizamos as informações e gostaríamos que as pessoas considerassem o que lerem”.
    No site da entidade há muitos textos explicando como seria possível observar todos os fenômenos naturais (nascer e por do sol, mudança de estações, etc) em uma Terra plana. Basicamente, a Terra seria um grande disco chato, com o pólo norte localizado bem no centro e a antártica formando como um anel de gelo nas bordas, o que impediria o oceano de “cair”.

    O sol e a lua, ambos esféricos, girariam acima das nossas cabeças, sendo que a mudança de estação seria causada pelo aumento do tamanho do “Círculo” que o Sol faz (ver ilustração abaixo). Como tanto o Sol e a Lua seriam relativamente pequenos, dia e noite seriam criados simplesmente quando o Sol ilumina ou não uma área.
    “Existem muitas hipóteses, mas nós mesmos não temos uma teoria definitiva sobre como todo funciona”, diz Shelton. “Não acho que acreditar em uma Terra plana elimina as leis da Física. Em relação à gravidade, por exemplo, eu pessoalmente acredito que a Terra e o resto dos corpos celestes estão subindo a uma velocidade de 9,8 metros por segundo. Isso teria, em nós, o mesmo efeito da gravidade em um planeta redondo”.
    Todas as incongruências na teoria da Terra plana são, aparentemente, explicada com o argumento de que não existe uma única ideia consolidada, ou que ainda não se sabe exatamente como tudo funciona.
    Em relação à própria existência de fotos espaciais provando a redondez da Terra, Shelton e outros membros da FES parecem ter uma explicação muito simples: são todos uma mentira.

    De Londres, Daniel Shelton falou à INFO Online sobre Teorias da Conspiração, farsas históricas e como, afinal, surgiu seu interesse por uma Terra chata.
    INFO Online - Você aprendeu, na escola, que a Terra era redonda?
    Daniel Shelton-Sim
    - E quando mudou de ideia?
    - Quando estava na universidade (Virginia Tech), mais ou menos aos 19 anos. Li um pouco sobre o assunto e comecei a procurar livros a respeito.
    -E hoje, você ainda é arquiteto?
    -Prefiro manter algumas partes da minha vida pessoal...Não tenho problemas em falar sobre a Sociedades, mas não gosto de envolver, por exemplo, colegas de trabalho nisso..
    -Você fala com sua família e amigos sobre isso?
    - Converso às vezes. Eles sabem o que penso. Sei que não vou convencê-los e eles sabem que não vão mudar minha ideia.

    - Qual parte da Terra ser redonda não faz sentido para você?
    - Costumo ir à praia e olhar para o oceano. Ele parece bem plano... E até mesmo a gravidade, entre os cientistas, é muito debatida. O que é? O que a causa? E a teoria da terra plana acelerando para cima dá conta de responder a tudo isso, e ainda é mais esclarecedora.

    - E como você explica as fotos tiradas pela Nasa, por exemplo, ou tantas outras agências espaciais, governos...?
    - São falsas.
    - Então é tudo uma fraude?
    - A coisa vem há tanto tempo que seria um escândalo muito grande para as pessoas no poder. Elas perderiam a credibilidade.
    - No passado, as pessoas acreditavam em uma Terra plana até que uma série de cientistas começaou a provar que nosso planeta era redondo. O que você está dizendo é que, em algum momento, as pessoas no poder se deram conta de que esses cientistas todos estavam errados e que a Terra era mesmo plana – mas que era preciso manter a farsa?
    - Sim. Porque para a maioria das pessoas não faz diferença. Não é importante. Qual a diferença que isso faz na vida delas, ao irem ao supermercado, por exemplo? Mas, para nós, faz...
    - Mas essa farsa precisaria envolver todos os governos do mundo, para dizer o mínimo...
    - Não acho que todos os governos precisam estar na teoria da conspiração. Mesmo na NASA, se você pensar, nem todos vão ao espaço para ver como é de verdade. Nem todos terão acesso a dados que mostram a verdade. Só pessoas em posições chaves. E aí, tudo o que têm que fazer, é mover a ideia para baixo na cadeia de comando.
    - Então quem saberia de tudo? O presidente?
    - O alto comando da NASA saberia. O presidente dos EUA não precisaria saber....
    - Você precisaria pegar um foguete para acreditar, então, que a Terra é redonda?
    - Acho que quando ficar barato pegar um foguete e viajar ao espaço a farsa toda virá à tona. E isso deve acontecer em breve, com as novas tecnologias...
    Teoria da conspirao diz que Terra plana - Cincia - Notícias - INFO

    Estejam à vossa vontade que a Igreja não se importa...

    #2
    Ele tem razão , a terra não é redonda, é esférica, e ligeiramente achatada nos polos..

    Comentário


      #3
      Claro que é redonda levem o gajo a atravessar o mundo duma ponta a outra para ver se ele cai ao buraco quando chegar ao fim do plano.

      Com cada burro que aparece!

      Comentário


        #4
        Nem sequer compreendo qual é a ideia de poluir o fórum com lixo deste. A silly season começou mais cedo este ano.

        Comentário


          #5
          Preciso urgentemente de saber o que este senhor anda a fumar. Para estudos científicos claro.

          Comentário


            #6
            O que a droga faz. Um rapazinho tão novo ..... Vidas .....

            Comentário


              #7
              Cool.

              Comentário


                #8
                Mais riculo do que a questão foi mencionada, é perder tempo com isto.. Isto é um não assunto..

                Comentário


                  #9
                  Será que o homem ouviu falar de Fernão Magalhães? Consta que o navegador não caiu no abismo.

                  Comentário


                    #10
                    Porque é que ele não faz como já algumas pessoas fizeram?

                    Um balão meteorológico, uma máquina fotográfica e uns componentes electrónicos à mistura.. E siga para bingo.

                    Se há pessoas amadoras a fazê-lo, de certeza que não será de todo impossível para ele

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                      Nem sequer compreendo qual é a ideia de poluir o fórum com lixo deste. A silly season começou mais cedo este ano.
                      Prova lá! É que só da forma quando existir Viagens Comercias ao Espaço é que talvez caiam por Terra essas teorias da conspiração.

                      Eu também posso inventar a Teoria de que o Coração não existe (ou será que não?) tal como vejo fotos deste como aparecem as do Planeta do espaço, ou se tivesse aberto já um Cadáver para ver com os meus próprios olhos tal como visse a Terra dessa forma para o afirmar que sim. E tu, já examinaste um Cadáver para afirmar que somos compostos de um Coração?

                      Isto é um pouco como o que me faz lembrar, a "O Mito da Caverna de Platão"...

                      Editado pela última vez por nunomplopes; 04 May 2013, 17:10.

                      Comentário


                        #12

                        Comentário


                          #13
                          A o planeta terra tem um formato redondo ''relativo''. Se contar com a atmosfera é quase redondo, secalhar mais oval que redondo até. Se não contar com a atmosfera, parece uma batata.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                            Prova lá! É que só da forma quando existir Viagens Comercias ao Espaço é que talvez caiam por Terra essas teorias da conspiração.

                            Eu também posso inventar a Teoria de que o Coração não existe (ou será que não?) tal como vejo fotos deste como aparecem as do Planeta do espaço, ou se tivesse aberto já um Cadáver para ver com os meus próprios olhos tal como visse a Terra dessa forma para o afirmar que sim. E tu, já examinaste um Cadáver para afirmar que somos compostos de um Coração?

                            Isto é um pouco como o que me faz lembrar, a "O Mito da Caverna de Platão"...

                            Vou repetir Fernão Magalhães diz-te alguma coisa?

                            Não é preciso ir ao espaço para perceber que a terra é esférica, basta olhar para as rotas dos voos comerciais ou será que o pilotos também estão todos "comprados" pela Nasa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                              Prova lá! É que só da forma quando existir Viagens Comercias ao Espaço é que talvez caiam por Terra essas teorias da conspiração.

                              Eu também posso inventar a Teoria de que o Coração não existe (ou será que não?) tal como vejo fotos deste como aparecem as do Planeta do espaço, ou se tivesse aberto já um Cadáver para ver com os meus próprios olhos tal como visse a Terra dessa forma para o afirmar que sim. E tu, já examinaste um Cadáver para afirmar que somos compostos de um Coração?

                              Isto é um pouco como o que me faz lembrar, a "O Mito da Caverna de Platão"...

                              Vá, vou acreditar que estás sob efeito de psicotrópicos potentes e levar isto na brincadeira.

                              Continua, por favor!

                              Comentário


                                #16
                                Mamãe estou na internet!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                  O que a droga faz. Um rapazinho tão novo ..... Vidas .....
                                  Nem muita genebra e muitas litrosas de leffe brunne provocam tantas alucinações, vrais?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                    Vá, vou acreditar que estás sob efeito de psicotrópicos potentes e levar isto na brincadeira.

                                    Continua, por favor!
                                    Podes acreditar que sim, se quiseres experimentar tal viagem alucinante posso-te recomendar o meu Psiquiatra...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Proponho ao menos a criação de uma comissão para estudar a fundo o assunto e posteriormente discutirmos racionalmente o relatório final.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                                        Vou repetir Fernão Magalhães diz-te alguma coisa?

                                        Não é preciso ir ao espaço para perceber que a terra é esférica, basta olhar para as rotas dos voos comerciais ou será que o pilotos também estão todos "comprados" pela Nasa.
                                        Mas eu estou afirmar que acredito nisto? Por abrir o tópico quer dizer alguma coisa? Abri perante o fundamentos actuais alguem ainda se basear na ideia Jurássica de que a Terra é plana. Mas quando diziam que era Redonda também não era considerado um Sacrilégio à época? O Galilei lá se sujeitou. Tanto isso para mim agora dá-me para o mesmo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Devem conhecer este Personagem (julgo eu cá para os meus botões)...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Esse tipo que se meta num barco e veja outro navio afastar-se e (afundar-se) desaparecer no horizonte.
                                            Se a terra fosse um plano os barcos seriam sempre visiveis, independentemente da distancia a que estivessem apenas os fenomenos de distorção optica e necessidade de lentes mais potentes interfeririam na vista do barco a afastar-se.
                                            Mas como no horizonte todos os objetos ao se afastarem (se afundam) desaparecem no horizonte está aí a conclusão mais que obvia que só podemos presenciar esse fenómeno se a terra fôr esferoide ou ovaloide.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                              O que a droga faz. Um rapazinho tão novo ..... Vidas .....
                                              O Nuno já não é tão jovem, creio

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                Mas eu estou afirmar que acredito nisto? Por abrir o tópico quer dizer alguma coisa? Abri perante o fundamentos actuais alguem ainda se basear na ideia Jurássica de que a Terra é plana. Mas quando diziam que era Redonda também não era considerado um Sacrilégio à época? O Galilei lá se sujeitou. Tanto isso para mim agora dá-me para o mesmo...
                                                Sabes quais são os princípios da Ciência, não sabes?

                                                Esse exemplo não tem qualquer fundamento, porque não foi a Ciência que disse que a Terra era plana.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nuno, eu acho que, em vez de dares valor a teorias sem importância, devias procurar documentar-te sobre o assunto.

                                                  Galileu descobriu que a Terra é redonda muito antes de alguém conseguir voar lá acima.

                                                  Se medires a sombra em diferentes latitudes, à mesma hora do dia, vais obter 3 ângulos de sombra diferentes, que provam que a terra é redonda.

                                                  As estrelas que consegues ver no espaço são diferentes à medida que mudas a tua latitude, para uma mesma hora. Só é possível numa superfície esférica.

                                                  Mas há mais: a diferença de tempo de dia e noite do verão para o inverno só acontecem pois a Terra é redonda e o seu eixo de rotação se modifica ao longo do ano.

                                                  Em eclipses lunares, o formato da Terra fica estampado na lua.

                                                  Eu podia ficar aqui o dia todo...mas sinceramente não me apetece.

                                                  Só dei estes exemplos para ficar aqui registado o quão idiota é essa teoria.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Esta teoria deu-me cancro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                      Esse tipo que se meta num barco e veja outro navio afastar-se e (afundar-se) desaparecer no horizonte.
                                                      Se a terra fosse um plano os barcos seriam sempre visiveis, independentemente da distancia a que estivessem apenas os fenomenos de distorção optica e necessidade de lentes mais potentes interfeririam na vista do barco a afastar-se.
                                                      Mas como no horizonte todos os objetos ao se afastarem (se afundam) desaparecem no horizonte está aí a conclusão mais que obvia que só podemos presenciar esse fenómeno se a terra fôr esferoide ou ovaloide.
                                                      Acho que ia aplicar aqui um termo da Fotografia para dizer que mesmo que fosse "plano"também o deixarias de ver o objecto, utilizando a "Distancia Focal" ;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mas este tópico existe mesmo??

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Há coisas tão tontinhas que passam pelo AHFO...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            Nuno, eu acho que, em vez de dares valor a teorias sem importância, devias procurar documentar-te sobre o assunto.

                                                            Galileu descobriu que a Terra é redonda muito antes de alguém conseguir voar lá acima.

                                                            Se medires a sombra em diferentes latitudes, à mesma hora do dia, vais obter 3 ângulos de sombra diferentes, que provam que a terra é redonda.

                                                            As estrelas que consegues ver no espaço são diferentes à medida que mudas a tua latitude, para uma mesma hora. Só é possível numa superfície esférica.

                                                            Mas há mais: a diferença de tempo de dia e noite do verão para o inverno só acontecem pois a Terra é redonda e o seu eixo de rotação se modifica ao longo do ano.

                                                            Em eclipses lunares, o formato da Terra fica estampado na lua.

                                                            Eu podia ficar aqui o dia todo...mas sinceramente não me apetece.

                                                            Só dei estes exemplos para ficar aqui registado o quão idiota é essa teoria.
                                                            Eu abri o Tópico com essa ideia contrataria para contrapôr a que ainda há pessoas que pensem assim. Não a falar da minha ideia. Alem que eu mediante acreditar no que é a Teoria vigente, estou sempre aberto, ou que seja a discutir ou que seja a compreender. Eu abro-me às coisas, não me limito.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X